Questões de Concurso Público Prefeitura de Sertãozinho - SP 2025 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 25 questões

Q3211823 Fonoaudiologia
Sobre os estágios do desenvolvimento embrionário humano, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3211824 Fonoaudiologia
Sobre as teorias de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211825 Fonoaudiologia
Sobre os conceitos de fala, comunicação, linguagem e língua, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211826 Fonoaudiologia
Sobre as teorias do desenvolvimento da linguagem, é correto afirmar:
Alternativas
Q3211827 Fonoaudiologia
Considerando as patologias de voz, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211828 Fonoaudiologia
Em relação aos exames audiométricos de referência e sequenciais, utilizados em programas de saúde ocupacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211829 Fonoaudiologia
“A desordem motora pode ser acompanhada por distúrbios sensoriais, perceptivos, cognitivos, de comunicação e comportamental, por epilepsia e por desordens musculoesqueléticas secundárias”.

A definição acima refere-se a qual patologia?
Alternativas
Q3211830 Fonoaudiologia
A deglutição é caracterizada por cinco estágios. Sobre o estágio faríngeo, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3211831 Fonoaudiologia
Leia as palavras a seguir e assinale a alternativa que apresenta uma transcrição fonética correta.

GALINHA // BALDE // BASQUETE // MILHO
Alternativas
Q3211832 Fonoaudiologia
As válvulas envolvidas na produção da fala desempenham funções cruciais na modulação e articulação da voz. Sobre as válvulas laríngea, velofaríngea e oral, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211833 Fonoaudiologia
Os subsistemas da linguagem desempenham papéis essenciais na comunicação e na compreensão de diferentes aspectos linguísticos. Considerando os principais subsistemas envolvidos no processo linguístico, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3211834 Fonoaudiologia
Uma criança chegou para atendimento pois fala /t.a.m.i.z.a/ para /k.a.m.i.z.a/. Outro exemplo que a mãe deu foi que ele fala /t.a.ʃ.o.x.o/ para /k.a.ʃ.o.x.o/. A partir do exposto, qual a diferença entre os fonemas nos quais a criança apresenta troca na fala? 
Alternativas
Q3211835 Fonoaudiologia
A mastigação é um processo complexo que envolve diversas estruturas anatômicas e mecanismos neurofisiológicos. Considerando os aspectos fisiológicos e patológicos da mastigação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211836 Fonoaudiologia
O envelhecimento fisiológico é acompanhado de diversas alterações que afetam tanto as funções comunicativas quanto as funções orais e deglutitivas. Considerando as mudanças típicas no idoso e as implicações para a atuação fonoaudiológica, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3211837 Fonoaudiologia
Uma paciente de 62 anos, destra, sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico que resultou em uma lesão no giro temporal superior esquerdo. Durante a avaliação fonoaudiológica, constatou-se fala fluente, presença de parafasias, dificuldade significativa de compreensão verbal e ausência de autocrítica em relação aos seus erros linguísticos. Com base nesse quadro, assinale a alternativa que descreve corretamente as características da afasia apresentada e o foco inicial da intervenção. 
Alternativas
Q3211838 Fonoaudiologia
Uma criança de 5 anos, com histórico de fissura palatina corrigida, apresenta hipernasalidade e escape de ar nasal durante a produção de sons orais. Após avaliação inicial, o fonoaudiólogo suspeita de insuficiência velofaríngea (IVF). Considerando as características clínicas e os procedimentos diagnósticos disponíveis, qual seria a abordagem inicial mais adequada para o manejo desse caso? 
Alternativas
Q3211839 Fonoaudiologia
Um paciente com queimaduras em face e pescoço apresenta comprometimento de estruturas orofaciais, incluindo língua, lábios e musculatura perioral. Sobre a avaliação inicial realizada pelo fonoaudiólogo nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211840 Fonoaudiologia
Um paciente adulto, que trabalha em um ambiente industrial com exposição constante a altos níveis de ruído, procura atendimento fonoaudiológico com queixas de dificuldade para ouvir em ambientes ruidosos e sensação de zumbido constante. Após a avaliação inicial, o fonoaudiólogo observa uma perda auditiva sensorioneural leve a moderada nas frequências altas. Qual estratégia de intervenção seria mais indicada para auxiliar esse paciente na preservação da audição?
Alternativas
Q3211841 Fonoaudiologia
Assinale a alternativa que apresenta as rupturas gagas de acordo com o Perfil da Fluência da Fala.
Alternativas
Q3211842 Fonoaudiologia
A paralisia facial periférica é uma condição neurológica que resulta na fraqueza ou paralisia dos músculos faciais, geralmente causada por uma disfunção do nervo facial (nervo craniano VII).

Em relação à fisiopatologia, etiologias e diagnóstico diferencial dessa condição, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: C
6: B
7: B
8: B
9: D
10: D
11: D
12: C
13: C
14: D
15: D
16: D
17: B
18: D
19: C
20: B