Questões de Concurso Público Prefeitura de Sertãozinho - SP 2025 para Médico Psiquiatra Infantil

Foram encontradas 25 questões

Q3213849 Psiquiatria
A deficiência intelectual é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta funções cognitivas, levando a prejuízos na capacidade adaptativa do indivíduo.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5a edição (DSM-5), a deficiência intelectual tem o seguinte especificador:
Alternativas
Q3213850 Psiquiatria
Para um adolescente que consome álcool, um fator associado a maior risco de uso problemático futuro é:
Alternativas
Q3213851 Psiquiatria
O fenômeno da poda neural tem sido muito estudado e debatido nos meios científicos, e um dos motivos disso é a busca de fatores biológicos associados aos transtornos do neurodesenvolvimento a partir do estudo das diferenças no desenvolvimento do cérebro típico em comparação com o do cérebro atípico.
Assinale a alternativa que define corretamente o que é a poda neural.
Alternativas
Q3213852 Psiquiatria
Assinale a alternativa que corresponde a um medicamento cuja ação principal é a inibição da recaptação de noradrenalina e que é uma alternativa para o tratamento de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças, adolescentes e adultos. 
Alternativas
Q3213853 Psiquiatria
De acordo com os critérios diagnósticos de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) em crianças, descritos no DSM-5, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3213854 Psiquiatria
É considerado um fator de risco para o desenvolvimento do transtorno do espectro autista (TEA):
Alternativas
Q3213855 Psiquiatria
Assinale a alternativa que está de acordo com as principais diretrizes para o tratamento da depressão em crianças
Alternativas
Q3213856 Psiquiatria
J., 11 anos, do sexo masculino, apresenta, há cerca de 8 meses, isolamento social, fica a maior parte do tempo em seu quarto e recusa-se a ir à escola. Já verbalizou ao pai e à psicóloga medo de a polícia o estar investigando; por isso, cobriu as câmeras do celular e do computador com fita e colou papéis na janela e na fechadura de seu quarto. A mãe o escuta falando sozinho no quarto, ouve risadas, solilóquios e alguns gritos, mas o paciente pouco responde quando ela o questiona sobre isso. Está em psicoterapia, porém deixou de conversar lá também, onde permanece calado, escrevendo em um caderno anotações com pouco sentido. Passou a descuidar da higiene, aceita comer apenas marmita de um restaurante próximo, mantém sono regular. Não apresenta histórico anterior de transtorno mental, nunca fez uso de substâncias psicoativas, não fez tratamentos medicamentos para outras condições de saúde, não apresenta comorbidades clínicas. Tem exames laboratoriais e de imagem dentro da normalidade.
O diagnóstico mais provável de J., de acordo com o DSM-5, é:
Alternativas
Q3213857 Psiquiatria
Um dos nomes mais importantes da psicanálise infantil do século XX é Donald Winnicott, um pediatra inglês discípulo de Freud.
Winnicott se dedicou a diversos temas, e um de seus grandes objetos de estudo 
Alternativas
Q3213858 Psiquiatria
A saúde mental na adolescência é um tema que tem recebido grande foco atualmente no mundo todo. Recentemente publicado, um estudo que teve colaboração da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) analisou a taxa de suicídios entre jovens brasileiros de 10 a 19 anos entre os anos de 2011 e 2022, mostrando uma tendência desses números.
Tal tendência é de
Alternativas
Q3213859 Psiquiatria
O distúrbio psiquiátrico cujo pico de incidência ocorre na primeira década de vida é:
Alternativas
Q3213860 Psiquiatria
Segundo o DSM-5, os transtornos especificados de tiques – transtorno de Tourette, transtorno de tique motor ou vocal persistente e transtorno de tique transitório – têm, entre seus critérios diagnósticos, além da ausência de explicação etiológica por uso de substância ou outra condição médica, outro critério em comum.
Esse critério em comum é:
Alternativas
Q3213861 Psiquiatria
K., 15 anos, do sexo feminino, apresenta antecedente de epilepsia mioclônica juvenil desde os 12 anos, com crises tônico-clônicas generalizadas, que estão parcialmente controladas com uso de divalproato de sódio. Nos últimos seis meses, apresentou sintomas como apatia, baixa autoestima, humor deprimido e retraimento social. Ela relata falta de interesse e prazer em atividades que antes a agradavam, sentimento de angústia, ansiedade e dificuldade de concentração, o que afeta seu desempenho escolar. Após avaliação psiquiátrica, foi diagnosticada com transtorno depressivo maior moderado.
Diante desse quadro, assinale a alternativa que apresenta a melhor abordagem inicial para o tratamento da paciente, considerando tanto a epilepsia quanto o transtorno mental. 
Alternativas
Q3213862 Psiquiatria
Um acontecimento que marcou o início do movimento da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica no Brasil, na década de 1970, é: 
Alternativas
Q3213863 Psiquiatria
Segundo o DSM-5, a abstinência de Cannabis pode envolver os seguintes sintomas:
Alternativas
Q3213864 Psiquiatria
Foi um importante pediatra e pesquisador norte-americano do século passado, que desenvolveu uma escala para avaliação do comportamento e do bem-estar de recém-nascidos, além de ter sido defensor de uma parentalidade responsiva às necessidades físicas e emocionais dos filhos.
Trata-se de
Alternativas
Q3213865 Psiquiatria
Assinale a alternativa correta sobre a anorexia nervosa.
Alternativas
Q3213866 Psiquiatria
No fim do século XVIII, o médico escocês Alexander Crichton descreveu um quadro de incapacidade de resistir às impressões repentinas dos objetos ao redor e de se concentrar em um único objeto por tempo suficiente para observá-lo com precisão. No início do século XX, o pediatra britânico George Still também descreveu quadro semelhante e usou o termo “controle moral” para se referir à desobediência e à falta de autocontrole na inibição de comportamentos inadequados. Levantou a hipótese de que essas características tinham uma base neurobiológica.
Esses estudos foram os primeiros registros do que hoje entendemos por transtorno
Alternativas
Q3213867 Psiquiatria
A prevalência do transtorno afetivo bipolar em menores de 12 anos é de
Alternativas
Q3213868 Psiquiatria
Segundo a portaria número 336, de 19 de fevereiro de 2002, os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), para atendimento a crianças e adolescentes, devem
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: B
5: D
6: E
7: B
8: A
9: C
10: A
11: E
12: C
13: C
14: D
15: E
16: D
17: B
18: A
19: A
20: A