Questões de Concurso Público UNIFESP 2025 para Médico - Área: Hematologia e Hemoterapia
Foram encontradas 22 questões
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta com relação a esse tema.
No hemograma pós-procedimento estava com: Hb: 10,1 g/dL, Ht: 29,9%, plaquetas: 211.000/mcL
Dois dias após sua entrada no hospital, queixa-se de cansaço. Nesse momento, o hemograma mostra: Hb: 4,6 g/dL, Ht: 13,4%, leucócitos: 10.300/mcL, plaquetas: 187.000/mcL e o DHL está 3.460 UI/L. Um protocolo de suspeita de reação adversa à transfusão foi aberto, ambas as amostras, pré e pós-transfusão, estavam em conformidade, com teste de antiglobulina direto negativo e prova de compatibilidade negativa. Qual é a conduta mais adequada nesse momento para essa paciente?
Qual é a contagem corrigida do incremento (CCI) nesse caso?

Qual das seguintes especificações devem ser selecionadas para os concentrados de granulócitos a serem transfundidos nesse paciente?
Os sinais vitais da paciente foram os seguintes (com os sinais vitais pré-transfusão entre parênteses):
Temperatura: 37,7 (37,2)
Frequência cardíaca: 99 (75)
Pressão arterial: 116/82 (101/65)
Frequência respiratória: 20 (15)
Saturação de oxigênio: 85% no ar ambiente (98% no ar ambiente)
A radiografia de tórax mostra infiltrados bilaterais irregulares. Amostras pré e pós transfusionais estão em conformidade, com prova de compatibilidade negativa e teste de antiglobulina direto negativo.
Qual é o manejo clínico adequado dessa paciente?
A urgência da avaliação da linfocitose é orientada pela condição clínica do paciente, pelo grau e taxa de aumento da linfocitose (se conhecido) e por achados preocupantes (por exemplo, blastos leucêmicos) no esfregaço de sangue. Em um paciente com linfocitose > 4000 linfócitos/microL por mais de um mês, qual o próximo exame a ser solicitado?