Questões de Concurso
Comentadas por alunos sobre produção gráfica em comunicação social
Foram encontradas 465 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“Olho” é um recurso utilizado pelos editores para destacar outras informações a respeito da matéria principal que, necessariamente, não caberiam na estrutura do texto principal.
O espaçamento ou o entrelinhamento das fontes e dos blocos de texto estão relacionados diretamente ao tamanho da fonte utilizada.
O formato tabloide é o resultado da duplicação do formato standard. Cada página possui uma mancha gráfica de 26 cm horizontais por 29,7 cm verticais. O papel total de duas páginas impressas é de 56 por 32 cm, o mesmo que duas páginas standard impressas.
Os títulos tentam mostrar que as notícias sobre as quais foram colocados são melhores que as outras.
Toda a formação gráfica do sistema offset é composta de pontos denominados retículas. Esses pontos são transportados eletronicamente para os fotolitos, em que são criadas as matrizes para offset.
Define‑se da seguinte forma o sistema CMYK: ciano; magenta; vermelho; e azul, que são cores primárias aditivas, pois, quando somadas, produzem luz branca, que, na quadricromia, são reproduzidas com as primárias subtrativas.
O planejamento editorial é um dos passos do projeto gráfico, que tem como um de seus principais objetivos tornar o visual da publicação atraente ao leitor. Além da escolha adequada de fontes e cores, é necessário organizar as linhas de composição em uma página. Se a equipe do jornal em que você trabalha optar por um arranjo sem padrão previsível na colocação das linhas, o alinhamento será:
A diagramação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico, para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a publicação. Na diagramação, a habilidade ou conhecimento mais importante é o uso da tipografia. Para diagramar o conteúdo editorial, a atividade de diagramação precisa lidar com elementos gráficos (categorias de conteúdo visual) e aspectos (variáveis que podem alterar o resultado final). Considere as definições a seguir e assinale a incorreta.
São diversos os gêneros jornalísticos encontrados nos meios de comunicação de massa que têm como objetivo informar, entreter, apresentar uma interpretação competente sobre determinada informação. As notícias publicadas em jornais impressos possuem alguns recursos e características próprios. Analise as afirmativas a seguir.
I. O ''sublead'', segundo parágrafo do texto jornalístico, resultante do desdobramento do lead, é criação do jornalismo brasileiro, e inexistia na imprensa norte-americana e também na inglesa, de onde importamos a técnica do lead, na década de 50.
II. A sub-retranca é um texto editado abaixo do principal, para o qual traz informações complementares, análise ou contextualização.
III. ''Suelto'', em jornalismo, designa a reportagem que explora os desdobramentos de um fato que foi notícia na edição anterior.
IV. Suíte é um termo usado para designar um outro lado , da matéria. E onde se publicam assuntos paralelos.
V. Sutiã é uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria.
Quantas afirmativas estão corretas?
''Subiu a 650 o número de mortos no terremoto que atingiu anteontem a região central do Irã, deixando mais de 1.000 feridos, e destruindo totalmente dezenas de cidades. Segundo as autoridades, serão necessários vários meses para que os 5.500 sobreviventes das 12 cidades atingidas possam levar uma vida normal." Esse tipo de lead sumariza todos os fatos principais de maneira clara e sempre uniforme, e é muito comum nos despachos internacionais. Podemos afirmar que se trata de um lead:
“Da última vez que fui ao meu dentista, há duas semanas, ele me disse que se encantara pelo negócio de sapatos, e que fecharia o consultório para se dedicar a ele. Bem, fiquei realmente feliz por ele, mas precisava de um novo dentista. Então comecei distribuir currículos por entre os dentistas, para ver se algum me queria como cliente. Sabia que, por um lado, não seria fácil, afinal de contas, eu já estava acostumando com o meu dentista, e cada dentista, provavelmente, com seus próprios clientes. Por outro lado, seria fácil, afinal de contas, ninguém quer ser cliente de dentista hoje em dia, o mercado está amplo.”
Pelas características redacionais, esse texto de Alekos Mazzolotti é
O lead – “o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo abriu, pela primeira vez no estado, vagas em concurso público para o cargo de Auxiliar de fiscalização, a ser ocupado por técnicos de Enfermagem” – não valoriza os seguintes elementos da notícia:
(www.coren.org.br. Adaptado)
São recomendações para a elaboração de um texto jornalístico em rádio:
I. Evitar as aspas, pois dificultam a entonação do locutor e podem parecer um texto opinativo perante o ouvinte.
II. O “não” deverá ser evitado no lead, já que transmite a impressão negativa de um fato e ninguém liga um aparelho de rádio para saber o que não aconteceu.
III. Nunca repitir uma palavra no mesmo texto, pois irá parecer pobreza vocabular perante o ouvinte.
IV. O “que” é muito importante, pois realiza uma “ponte” eficaz entre duas orações diferentes.
V. Os artigos em rádio são essenciais, principalmente nas manchetes.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Considerando que o processo gráfico compreende, como uma das etapas, a produção do fotolito, assinale a alternativa correta quanto ao trabalho relativo a essa etapa.
No processo de construção de uma reportagem telejornalística há, dentre várias, uma determinada unidade constitutiva que serve de “ponte”, fazendo a ligação entre uma parte e outra da mesma matéria. Feita do local do acontecimento, a intervenção do repórter se justifica, por exemplo, sempre que há uma informação sem imagens correspondentes. O texto se refere à unidade constitutiva denominada:
Durante a escalada de um telejornal, dois apresentadores se revezam na leitura do texto manchetado. A fim de conferir mais dinamismo à abertura do programa, a direção de jornalismo optou por contratar um estúdio de som para desenvolver uma trilha inédita de 40 segundos para a escalada dos apresentadores.
Tal trilha atuará como:
O jornalismo é rico em especificidades, tipos e gêneros textuais. Os textos são agrupados e denominados de acordo com características específicas que os tornam semelhantes em objetivos e formatos. Dadas as afirmativas,
I. O artigo apresenta especificidades relacionadas ao contexto de fatos noticiosos e defende, através da argumentação, um ponto de vista.
II. A crítica justifica o ponto de vista sobre notícias a partir da argumentação e apresentação da opinião de um determinado veículo de comunicação.
III. O comentário é um texto literário, livre e que apresenta argumentos, através de uma narrativa noticiosa, sobre assuntos contemporâneos.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas