Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre doenças gastrointestinais em enfermagem

Foram encontradas 175 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2678770 Enfermagem

A hipernatremia é uma complicação séria de desidratação. É importante que o técnico de enfermagem tenha conhecimento sobre as situações que podem ocorrer tal distúrbio metabólico, são elas, EXCETO:

Alternativas
Q2671960 Enfermagem

De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento das doenças diarreicas agudas fundamenta-se na prevenção e na rápida correção da desidratação por meio da ingestão de líquidos e solução de sais de reidratação oral (SRO) ou fluidos endovenosos, dependendo do estado de hidratação e da gravidade do caso. Por isso, apenas, após a avaliação clínica do paciente, o tratamento adequado deve ser estabelecido, conforme os planos A, B e C. Sobre os planos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2608310 Enfermagem

Transtorno caracterizado por emissão fecal repetida, involuntária ou voluntária, habitualmente de consistência normal ou quase normal, em locais inapropriados a este propósito, conforme o contexto sócio cultural do paciente. Pode ser uma persistência anormal da incontinência infantil normal, ou perda de continência após a aquisição do controle intestinal, ou ainda de emissão fecal deliberada em locais não apropriados a despeito de um controle esfincteriano normal. O transtorno em questão é denominado de:

Alternativas
Q2574982 Enfermagem
Julgue o item subsequente.


O Sinal de Murphy, uma manifestação clínica observada na prática médica, é caracterizado pela presença de equimose na região lombar, comumente correlacionada à ocorrência de hemorragia retroperitoneal. Esse sinal é de grande importância diagnóstica, pois pode indicar a presença de uma condição médica subjacente, como trauma abdominal, ruptura de um órgão intra-abdominal ou outras patologias que afetam o espaço retroperitoneal. 
Alternativas
Q2572619 Enfermagem

        Um paciente do sexo masculino, de 55 anos de idade, foi submetido a retossigmoidectomia em decorrência de doença oncológica (adenocarcinoma de retossigmoide). Tinha história de mudança nos hábitos intestinais (constipação), hematoquezia e tenesmo. Antes da cirurgia, ele havia sido submetido ao tratamento combinado de radioterapia e quimioterapia e, após 28 sessões, fora encaminhado para o serviço de cirurgia. No pós-operatório imediato, encontrava-se com cateter nasogástrico em sifonagem, micção por cateter vesical de demora, punção venosa periférica para soroterapia, colostomia em cólon descendente e ferida operatória abdominal com oclusão cirúrgica seca; foi mantido em dieta zero, com sinais vitais estáveis. Depois de dois dias de pós-operatório, foi retirado o cateter nasogástrico e iniciada dieta líquida progressiva. Após uma semana da cirurgia, o paciente já recebia dieta sólida, fazia uso de bolsa coletora do tipo uma peça (com barreira protetora de pele e bolsa juntas).


Considerando o caso clínico hipotético apresentado, julgue o item que se segue. 


Com o passar dos dias no pós-operatório, espera-se um efluente da colostomia de caráter líquido, espesso, podendo conter enzimas digestivas.  

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: E
5: E