Questões de Concurso

Foram encontradas 3.797 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3066196 Redação Oficial
As ideias de um pensador indígena para adiar o fim do mundo


Em livro, Ailton Krenak reflete sobre o “mito da sustentabilidade” e desafia a visão sobre humanidade.


    Ansiedade climática. Este é apenas um dos males que acometem tanta gente em tempos de enchentes, onda de calor, secas e tantos outros desastres que são consequência, sobretudo, da devastação ambiental levada a cabo por nós mesmos. Mas diante de tal aflição, um dos maiores pensadores indígenas da atualidade questiona “por que nos causa tanto desconforto a ideia de que estamos caindo? A gente não fez outra coisa nos últimos tempos senão despencar”. Longe de fazer pouco caso do iminente colapso do planeta, Ailton Krenak quer chamar a atenção para algo que às vezes nos escapa: a destruição que hoje assusta a humanidade começou há séculos. Essa é uma das considerações centrais em “Ideias para adiar o fim do mundo”.

    O livreto de cem páginas é uma adaptação de duas palestras e uma entrevista concedida por Krenak entre 2017 e 2019. Mas contrariando – e criticando – o cientificismo ocidental, o autor não fornece uma fórmula ou um passo a passo para evitar o fim do mundo que conhecemos. Ele provoca com reflexões que colocam em xeque a base do pensamento ocidental. [...]

   Para adiar o fim do mundo, é preciso deixar de insistir no que Krenak chama de “mito da sustentabilidade”, defendido inclusive por instituições como a ONU (Organização das Nações Unidas). É mito porque afirma ser possível salvar o planeta com ações que, na verdade, só abrandam minimamente o problema, mas não agem na raiz dele. Para piorar, essas ações muitas vezes sequer saem do papel. O Brasil, por exemplo, aumentou em 21,4% sua emissão de gases do efeito estufa nos últimos sete anos, e com isso está distante de cumprir a meta assumida no Acordo de Paris, em 2015.

      De acordo com o pensador indígena, é preciso, antes de tudo, mudar a forma como concebemos a natureza: deixar de enxergá-la como um “recurso natural”, a ser explorado, e aceitar que somos parte dela. Nos desapegarmos da ideia de que somos uma única humanidade, mas que há vivências múltiplas.

    Recorrendo a outros grandes nomes como Eduardo Viveiros de Castro, Davi Kopenawa e Eduardo Galeano, Krenak nos lembra da resistência secular dos povos indígenas, recorda crimes ambientais, questiona as corporações e instituições ocidentais e sentencia: “se pudermos dar atenção a alguma visão que escape a essa cegueira que estamos vivendo no mundo todo, talvez ela possa abrir a nossa mente para alguma cooperação entre os povos, não para salvar os outros, mas para salvar a nós mesmos”.


(Por: Taís Ilhé. Em: 19/06/2024.)
A elaboração de correspondências, protocolos circulares e ofícios – formas de comunicação utilizadas na Administração Pública – apresenta algumas características. Assinale a alternativa em que todas as características apresentadas são empregadas de forma adequada nos tipos de comunicação citadas.
Alternativas
Q3059228 Redação Oficial
Um importante componente na elaboração de um expediente, segundo os parâmetros do padrão ofício, é o “assunto”. Pode parecer simples, mas, se o assunto não for grafado de forma a passar uma ideia geral e sucinta sobre o conteúdo do documento, o leitor poderá se confundir. Considerando o exemplo apresentado, analise as possíveis inconsistências, tendo como base o padrão ofício:

Assunto - ENCAMINHAMENTO DO RELATÓRIO DE GESTÃO JULHO/2018.


É correto afirmar que o exemplo evidencia quantas inconsistências? 
Alternativas
Q3059227 Redação Oficial
O volume de comunicações diárias realizadas entre órgãos no âmbito da Administração Pública no Brasil é enorme. Uma boa comunicação, clara e objetiva, é essencial para que o conjunto da sociedade possa ter melhor compreensão sobre as diversas ações realizadas por agentes públicos em todo o país. Para promover a uniformidade e a qualidade dessas comunicações, mais especificamente no tocante à elaboração de textos oficiais, foi necessária a criação de um conjunto de normatizações conhecidas como padrão ofício. Considere o exemplo de endereçamento de documento apresentado e analise as possíveis inconsistências, tendo como base o padrão ofício: 


Imagem associada para resolução da questão



É correto afirmar que o exemplo evidencia quantas inconsistências? 
Alternativas
Q3059007 Redação Oficial
O padrão ofício surgiu com o objetivo de uniformizar as comunicações e redações oficiais, adotando nomenclatura e diagramação únicas, ao que anteriormente eram três tipos de expedientes diferentes. Sobre a diagramação do padrão ofício, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3059006 Redação Oficial
Visando garantir a uniformidade e a padronização das comunicações oficiais, foi instituído um modelo específico de redação e diagramação, denominado padrão ofício. A parte assunto da redação deve dar uma ideia geral do que se trata o documento de forma sucinta. Sobre isso, assinalar a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: D