Questões de Concurso

Foram encontradas 3.220 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3057357 Medicina
Qual a artéria mais incriminada no AVE aterotrombótico?
Alternativas
Q3024977 Medicina
As neuropatias periféricas podem ser sensitivas, motoras ou autonômicas, comprometendo, respectivamente, as fibras sensitivas, as fibras motoras e o sistema nervoso autônomo. Em pacientes diabéticos tipo 1, a apresentação típica de neuropatia periférica é: 
Alternativas
Q3015323 Medicina

Com relação aos exames de imagem aplicados nos quadros demenciais e às áreas cerebrais afetadas nesses quadros, julgue o item seguinte. 


Recomenda-se solicitar exames de imagem para afastar outras causas de demência que não a doença de Alzheimer. 

Alternativas
Q3015096 Medicina

        Após sofrer acidente motociclístico, um paciente do sexo masculino, de 26 anos de idade, apresentava o seguinte quadro clínico: emissão de sons incompreensíveis, sem abertura ocular, postura em flexão e adução dos membros superiores, com rotação interna e flexão plantar em membros inferiores. O paciente foi intubado no local do acidente e transportado ao hospital em prancha rígida, com colar cervical. Após estabilização do quadro, o paciente encontrava-se sedado, com pupilas isocóricas e mióticas. Tomografia de crânio evidenciou contusão temporal à esquerda com volume de 21 mL, associada a hematoma subdural agudo ipsilateral medindo 7 mm, conferindo-se efeito de massa resultante e desvio de linha média de 3 mm para a direita. Não se observou tumefação cerebral difusa. Havia, ainda, fratura alinhada temporoparietal à esquerda, com volumoso hematoma subgaleal associado. Não foram observadas fraturas ou luxações ao estudo tomográfico cervical.

Considerando o caso clínico apresentado e os aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir. 


Trauma raquimedular em pacientes com trauma cranioencefálico grave ocorre quase exclusivamente na região cervical; portanto, não é necessário realizar estudo tomográfico da coluna torácica e lombar nesses pacientes, sendo esses exames reservados para outro momento. 

Alternativas
Q3015087 Medicina

        Paciente de 73 anos de idade foi levado ao consultório médico pela filha, que relatou que o pai apresentava déficit de memória, esquecendo-se com frequência de onde guardava objetos, como chaves, carteira e documentos. Por meio da anamnese, observou-se que o paciente se apresentava orientado no tempo e no espaço, relacionando adequadamente pessoas de seu convívio cotidiano e mantendo sua autonomia adequadamente, apesar da dificuldade de mobilidade. O paciente queixou-se de dificuldade lentamente progressiva de manuseio de objetos, relatando que os deixava cair com frequência. Durante o exame físico neurológico, foi percebida instabilidade de marcha, referida pela filha como algo que se iniciara havia alguns anos. Exame de imagem recente de crânio mostrou atrofia cerebral esperada para a idade, com ectasia ventricular proporcional à atrofia, sem outras alterações significativas. Exame de ressonância magnética de coluna cervical trazido pelo paciente e realizado no contexto de cervicalgia revelou alterações degenerativas espondilodiscais, cifotização significativa, estenose raquiana nos níveis C5-C6/C6-C7 e mielopatia associada.

Considerando o caso clínico apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue. 


Pacientes com essa patologia apresentam classicamente síndrome do neurônio motor inferior nos membros superiores, com paresia/plegia, hipotonia, hiporreflexia e fasciculações, sendo observada síndrome do neurônio motor superior nos membros inferiores, com paresia/plegia, hipertonia e hiperreflexia. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: C