Questões de Concurso Sobre economia para economista

Foram encontradas 4.511 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3069572 Economia
Sobre a determinação da renda e suas implicações nos agregados macroeconômicos, analise as afirmações abaixo:

1. A Oferta Agregada (OA), ou seja, a produção da economia, responde aos acréscimos de demanda única e exclusivamente aumentando a produção física, sem elevar os preços.
2. O nível de equilíbrio da renda nacional é aquele em que o nível da OA supera a Demanda Agregada (DA) da economia, proporcionando diferentes níveis de escolha na concorrência perfeita, gerando um efeito de equilíbrio nos preços ofertados.
3. A DA da economia é composta pela demanda de bens de consumo pelas famílias (C), pela demanda de investimentos por parte das empresas (I), pela demanda do governo por bens e serviços (G) e pela demanda líquida do setor externo, ou seja, as exportações menos as importações (X – M).
4. Quando nos referimos à função consumo da economia, podemos afirmar corretamente que a renda é o fator que, tomado isoladamente, não influencia a determinação do consumo, uma vez que os níveis de desemprego irão determinar as expectativas no consumo futuro.
5. A teoria da determinação da renda e do emprego demonstra que o nível de DA pode ser maior, igual ou menor que o nível de OA. A situação pela qual o montante da DA (C + I + G) excede a OA no nível de pleno emprego é chamada de “hiato inflacionário”, e o montante pelo qual a DA fica abaixo da OA no pleno emprego chama-se “hiato deflacionário”.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q3069571 Economia
Considerando as questões macroeconômicas, tais como as contas nacionais e os elementos do balanço de pagamentos nacional, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O PIB refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do país, mais o saldo da balança comercial, incluindo também as transações intermediárias.
II. O Produto Nacional Bruto (PNB) nominal mede o valor da produção em qualquer período aos preços ano-base. Ele apresenta uma estimativa da variação real ou física na produção entre anos específicos escolhidos para análise. O PNB real mede o valor da produção aos preços prevalecentes no período durante o qual o bem é produzido.
III. As contas nacionais brasileiras compreendem as informações sobre geração, distribuição e uso da renda no país, acumulação de ativos não financeiros e relações entre a economia nacional e o resto do mundo, abrangendo indicadores como PIB, PIB per capita e Renda Nacional Bruta, entre outros. Têm como referência metodológica as recomendações internacionais sobre a compilação de dados econômicos expressas no manual System of National Accounts (SNA) e compreendem também contas regionais e PIB dos municípios. 
Alternativas
Q3069570 Economia

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes estruturas de mercado às suas respectivas características.


Coluna 1


1. Concorrência perfeita.

2. Monopólio.

3. Concorrência monopolista.

4. Oligopólio.


Coluna 2



( ) Se as empresas estiverem tendo lucro, novas empresas entrarão, e as curvas de demanda daquelas já existentes se deslocarão para a esquerda. Se as empresas estiverem tendo prejuízos, algumas sairão do mercado, fazendo as curvas de demanda das remanescentes se deslocarem para a direita.


( ) Para maximizar o lucro, a empresa escolhe uma quantidade produzida em que a receita marginal seja igual ao custo marginal. Como a receita marginal das empresas desse mercado é igual ao preço de mercado, a empresa escolhe uma quantidade em que o preço seja igual ao custo marginal. Dessa forma, a curva de custo marginal da empresa é sua curva de oferta. Com livre entrada e saída de empresas, os lucros são conduzidos para zero no longo prazo.


( ) O nível de produção que maximiza o lucro é inferior ao nível que maximiza a soma dos excedentes do consumidor e do produtor. Ou seja, quando uma empresa cobra um preço superior ao custo marginal, alguns clientes que atribuem ao bem valor superior ao custo de produção não o compram.


( ) Quando as empresas escolhem individualmente a quantidade produzida que maximize o lucro, produzem uma quantidade maior que o nível produzido quando existe apenas uma empresa, e menor que o nível produzido pela competição. O preço é inferior ao preço de um mercado com uma só empresa, mas superior ao preço competitivo, que é igual ao custo marginal.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3069569 Economia
Sobre inflação, desemprego, políticas econômicas e outros fenômenos da Economia, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A taxa de câmbio nominal corresponde ao preço de uma moeda em relação a outra. Na determinação dos fluxos comerciais entre os países, utiliza-se a chamada taxa de câmbio real, que corresponde ao relativo de preços entre o produto nacional e estrangeiro (ou vice-versa, conforme definição da taxa de câmbio nominal).
II. A inflação é um fenômeno macroeconômico, que pode ser definido como processo persistente de aumento do nível geral de preços, que resulta em perda do poder aquisitivo da moeda. A teoria macroeconômica preocupa-se com a manutenção do pleno emprego e a estabilidade dos níveis de preços. Estudos levaram à conclusão da existência de uma relação inversa não linear entre os níveis de emprego e as taxas de inflação, descritas como Curvas de Phillips.
III. A política monetária pode ser definida como o conjunto de medidas adotadas pelo governo com o objetivo de controlar a oferta de moeda e as taxas de juros para assegurar a liquidez da economia do país. A política fiscal é a ação do governo com relação aos seus gastos (G) e receitas (impostos e taxas). A política cambial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio, e a política comercial é ação do governo para influenciar a quantidade de bens e serviços que o país importa ou exporta.
Alternativas
Q3069568 Economia
A microeconomia tem contribuído para o entendimento do comportamento dos principais agentes econômicos sob o ponto de vista do consumidor e das empresas. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A utilidade marginal do consumo de determinada mercadoria é o acréscimo à utilidade total decorrente do consumo de uma unidade adicional dessa mercadoria. A lei que descreve o comportamento da utilidade marginal em relação à quantidade consumida da mercadoria é a lei da utilidade marginal decrescente, ou seja, à medida que aumenta o consumo de determinada mercadoria, a utilidade marginal dessa mercadoria diminui.
II. A função produção indica o produto (ou produção) máximo que uma empresa pode obter para cada combinação específica de insumos. O curto prazo refere-se ao período no qual a quantidade de um ou mais fatores de produção não pode ser modificada. O longo prazo corresponde ao período necessário para tornar variáveis todos os insumos.
III. A elasticidade-preço da demanda é a variação percentual da quantidade demandada de um bem x para cada unidade de variação percentual da renda do consumidor.
IV. Custo marginal de longo prazo (CmgLP) é a variação ocorrida no custo total de longo prazo decorrente da variação de 100% das unidades demandadas ao longo de um ano. 
Alternativas
Q3069567 Economia
Sobre as funções do setor público, o déficit e as questões orçamentárias, a Lei de Responsabilidade Fiscal e os Regimes Cambiais, analise as afirmações abaixo:
1. O papel do setor público na Economia é fundamental e deve cumprir algumas funções, tais como: alocativa, distributiva, estabilizadora e de crescimento econômico.
2. O déficit público ocorre quando os gastos superam o montante de arrecadação. As principais conceituações de déficit público são: déficit nominal ou total, chamado de Necessidades de Financiamento Líquido do Setor Público não financeiro (NFSP) (conceito nominal), déficit primário ou fiscal, déficit operacional (necessidade de financiamento do setor público – conceito operacional) e déficit de caixa.
3. O processo orçamentário no Brasil corresponde a cinco fases principais: elaboração, tramitação legislativa, execução orçamentária, monitoramento e prestação de contas.
4. A Lei Complementar nº 101/2000 estabelece, em seu art. 1º, os seguintes princípios: a ação planejada e transparente, a prevenção de riscos, o equilíbrio das contas públicas, a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.
5. No regime de câmbio fixo, a taxa de câmbio é fixa, sendo determinada pelo Banco Central, ou seja, o Banco Central se compromete a comprar e vender divisas a um preço fixado por ele. No regime de taxas flutuantes (ou flexíveis) de câmbio, o valor da taxa de câmbio é determinado livremente no mercado. No regime de bandas, a taxa de câmbio flutua dentro de um intervalo com limites máximos e mínimos (banda). No regime de flutuação suja (Dirty Floating), que é o mais utilizado no Brasil, o câmbio é determinado pelo mercado, no entanto, o Banco Central intervém procurando limitar sua instabilidade.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3069566 Economia

A figura a seguir apresenta o fluxo circular da renda entre famílias e empresas em um modelo hipotético simplificado, ou seja, sem as relações com o exterior e nem a participação do governo. A partir da integração entre as unidades econômicas, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


Imagem associada para resolução da questão


( ) A metade superior da figura mostra o fluxo (real) de bens (finais) de consumo e serviços das empresas para os consumidores e um fluxo oposto (monetário) de moeda dos consumidores para as empresas.


( ) O fluxo demonstra que os preços dos bens e serviços não interligam as unidades econômicas, pois são interrompidos pelo custo de vida e pelo custo de produção, necessitando de intervenção e regulação do governo.


( ) O valor do fluxo real, que é a receita auferida pelas empresas pela venda dos produtos, deve ser igual ao valor do fluxo monetário, que se constitui no custo de vida dos consumidores.


( ) Em termos monetários, os dois fluxos não se igualam, ou seja, o valor do fluxo real, que é a renda auferida pelos consumidores pela venda de seus recursos, difere do fluxo monetário, que representa o custo de produção para as empresas. Isso se dá pela diferença entre produtos em oferta e custo de vida das famílias.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q3069565 Economia
Segundo Pindyck e Rubinfeld (2013), o conceito “mostra as combinações de dois bens que podem ser produzidos com uma quantidade fixa de insumos” refere-se à:
Alternativas
Q3069564 Economia
Em relação ao mercado, considerando a lei da oferta e da demanda, analise as afirmações abaixo:

1. Um grupo de compradores e vendedores de determinado bem ou serviço é chamado de mercado. Os compradores, enquanto grupo, determinam a demanda pelo produto, e os vendedores, também como grupo, determinam a oferta do produto.
2. A lei da demanda é a situação em que, tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada do bem diminui. Quando o preço diminui, a quantidade demandada do bem aumenta.
3. A quantidade ofertada de qualquer bem ou serviço pode ser entendida como a quantidade que os vendedores querem e podem vender. O preço é um dos fatores mais relevantes para determinação da quantidade ofertada.
4. A lei da oferta é oriunda da relação entre preço e quantidade ofertada. A relação se dá da seguinte forma: com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada desse bem também aumenta, e quando o preço de um bem cai, a quantidade ofertada desse bem também cai.
5. Qualquer mudança que aumente a quantidade ofertada a cada preço desloca a curva da oferta para a esquerda e é denominada curva desequilíbrio ofertante. Qualquer mudança que reduza a quantidade ofertada a cada preço desloca a curva de oferta para a direita, ou seja, gera a tendência de aumento de preços ao consumidor de forma inercial.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q3069563 Economia
A Economia, como ciência, estuda a escassez, a alocação de recursos, os tipos de bens e suas escolhas. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A escassez, enquanto fenômeno econômico e social, está presente somente em países cuja variação no Produto Interno Bruto (PIB) esteja abaixo de 2% ao ano.
II. A alocação de recursos está no cerne do conceito sobre a ciência econômica; no entanto, o conceito não se aplica aos países já desenvolvidos, visto que todos os recursos fixos e variáveis já estão alocados de forma plena e equilibrada.
III. Na Economia, existem alguns tipos de bens: o bem normal é aquele no qual um aumento na renda eleva a quantidade demandada; o bem inferior é aquele em que um aumento na renda diminui a quantidade demandada.
IV. A teoria da escolha do consumidor aponta duas questões fundamentais: a restrição orçamentária e as preferências do consumidor. Hipoteticamente, se o consumidor tiver que decidir entre o consumo de um bem “A” ou um bem “B”, pode-se afirmar que um ponto ótimo é aquele em que a taxa marginal de substituição seja igual ao preço relativo entre os dois bens.
Alternativas
Q3061010 Economia
Devido à existência de falhas de mercado, tendo em vista a necessidade de aumentar o bem-estar da sociedade, o setor público intervém na economia desempenhando três funções clássicas: alocativa, estabilizadora e distributiva. Considere as afirmativas a seguir, as quais versam sobre a economia do setor público, o Estado e as funções econômicas governamentais, as necessidades públicas e as formas de atuação dos governos e assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3061009 Economia
Com base em conhecimentos relativos à contabilidade fiscal, Estado regulador e produtor, políticas fiscal e monetária, evolução da participação do setor público na atividade econômica e necessidade de financiamento do setor público, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3061007 Economia

O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e os rendimentos dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Na prática, o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos.

(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.)

A respeito do Índice de Gini, analise o gráfico a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as informações do gráfico, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Alternativas
Q3061006 Economia
Os indicadores do desenvolvimento econômico e social brasileiro e as desigualdades pessoais e espaciais de renda e de riqueza no Brasil são temas em constante debate na esfera política e econômica. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3061004 Economia

Denomina-se Regra de Ouro os dispositivos legais que vedam que os ingressos financeiros oriundos do endividamento (operações de crédito) sejam superiores às despesas de capital. A respeito da estrutura orçamentária e da evolução da dívida pública brasileira, analise as informações contidas na tabela a seguir, cujos valores estão expressos em bilhões de reais (R$). 


Imagem associada para resolução da questão

                                                                                (Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional.)


Considerando as informações disponibilizadas anteriormente e os conhecimentos relativos à estrutura orçamentária e à dívida pública brasileira, analise as afirmativas a seguir.


I. A Regra de Ouro impede que os governos se endividem para o pagamento de despesas com pessoal, benefícios sociais, juros da dívida e o custeio da máquina pública.


II. A margem de suficiência para o cumprimento da regra de ouro corresponde ao excedente de despesas de capital em relação às receitas de operações de crédito consideradas para a apuração, em um determinado período.


III. A linha “ressalva constitucional” consiste na ressalva estabelecida na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que permite exceder o volume de operações de crédito em relação às despesas correntes até o montante de crédito extraordinário, com finalidade precisa, aprovado previamente pelo Poder Executivo.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3061003 Economia

Tendo por base os conhecimentos relativos à contabilidade fiscal, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Alternativas
Q3061002 Economia

Sobre a estrutura tributária brasileira, considere os dados preliminares contidos no quadro a seguir, os quais foram divulgados pelo Ministério da Fazenda:


Imagem associada para resolução da questão

(Quadro Geral do Boletim de Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Geral de 2023. Acesso em: agosto de 2024.)


Com base nas informações divulgadas oficialmente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 


( ) A Carga Tributária Bruta (CTB) do Governo Geral (Governo Central, Estados e Municípios) atingiu 32,44% do PIB.


( ) Os impostos sobre bens e serviços aparecem como os mais relevantes na categoV, V, F. ria impostos, com 12,68% do total de 24,19% do PIB.


( ) Em contribuições sociais, o destaque fica por conta das contribuições para o Regime Geral de Previdência Social – RGPS, que atingiram 5,27% do total de 8,25% do PIB desse tipo de tributo.


A sequência está correta em


Alternativas
Q3050681 Economia
Os preços tendem a aumentar com o passar do tempo. Esse aumento do nível geral de preços é chamado inflação. A inflação, definida como o aumento generalizado e contínuo dos preços dos bens e serviços em uma economia, pode ter diversas consequências econômicas significativas. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que descreve corretamente uma das principais consequências da inflação. 
Alternativas
Q3050680 Economia
A moeda é o conjunto de ativos na economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas. Entre as funções da moeda na economia, analise as alternativas a seguir e marque a CORRETA.
Alternativas
Q3050679 Economia
No estudo de economia monetária, o papel do banco central é fundamental para a estabilidade econômica e o funcionamento eficiente do sistema financeiro de um país. O banco central desempenha diversas funções estratégicas para alcançar esses objetivos. Diante disso, assinale a alternativa que descreve corretamente uma das principais funções do Banco Central em um sistema monetário. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: A
5: D
6: E
7: C
8: D
9: B
10: E
11: D
12: C
13: D
14: C
15: C
16: C
17: D
18: A
19: D
20: E