Questões de Concurso
Sobre sociologia para professor - sociologia
Foram encontradas 1.804 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as definições conceituais sintéticas de Estado aos seus respectivos autores.
Coluna 1
1. Émile Durkheim.
2. Karl Marx.
3. Max Weber.
4. Pierre Bourdieu.
Coluna 2
( ) Espaço de relações de força e de sentido, do monopólio da violência simbólica, produtor de princípios de classificação suscetíveis de serem aplicados ao mundo social.
( ) Instituição que pertence à dimensão da superestrutura social, tendo como finalidade primordial a defesa da propriedade privada e a reprodução da dominação de classe social.
( ) Comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo do uso da violência física dentro de determinado território.
( ) Conjunto de corpos sociais que têm por qualidade falar e agir em nome da sociedade, órgão de reflexão e justiça que organiza a vida moral de um país.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“A conclusão ou compreensão de que estamos vivendo uma era que pode ser identificada como ____________ deveria soar como um alarme nas nossas cabeças. Porque, se nós imprimimos no planeta Terra uma marca tão pesada que até caracteriza uma era, que pode permanecer mesmo depois de já não estarmos aqui, pois estamos exaurindo as fontes da vida que nos possibilitaram prosperar e sentir que estávamos em casa, sentir até, em alguns períodos, que tínhamos uma casa comum que podia ser cuidada por todos, é por estarmos mais uma vez diante do dilema a que já aludi: excluímos da vida, localmente, as formas de organização que não estão integradas ao mundo da mercadoria, pondo em risco todas as outras formas de viver — pelo menos as que fomos animados a pensar como possíveis, em que havia corresponsabilidade com os lugares onde vivemos e o respeito pelo direito à vida dos seres, e não só dessa abstração que nos permitimos constituir como ‘uma’ humanidade, que exclui todas as outras e todos os outros seres” (KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Segundo Namorado (2009), “É importante não esquecer que a irradiação moderna do _______________, desencadeada no início do século XIX e que o tornou num fenômeno universal, sempre se processou como resistência à hegemonia do capitalismo, mesmo quando ele veio incorporar respostas compensatórias às sequelas mais gritantes das pulsões mais predatórias do capitalismo. Uma resistência que, não apagando a sua subalternidade perante a lógica dominante, não permitiu que se diluísse nela sem retorno e alimentou, de algum modo, também a sua alternatividade perante o capitalismo” (Namorado, R., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.
As características apresentadas no trecho acima definem a:
Considerando o tema da organização do processo de trabalho e suas repercussões, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características sintéticas aos seus respectivos conceitos.
Coluna 1
1. Taylorismo.
2. Fordismo.
3. Toyotismo.
Coluna 2
( ) Sistema de adaptação produtiva às demandas flutuantes do mercado, que emerge como alternativa à crise econômica global da década de 1970.
( ) Modelo baseado em estudos de tempo e movimento para prescrever a forma mais rápida e eficaz de trabalhar, condicionando o salário à produtividade individual.
( ) Seus entusiastas argumentam que se trata de um modelo que estimula mais a criatividade do trabalhador, demandando um perfil de trabalhador polivalente e de maior qualificação.
( ) Conjunto de inovações técnicas de gestão e ampliação da mecanização na indústria que se converteu em paradigma organizacional e consagrou a produção e consumo de massas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme Kergoat, “[...] essa forma é historicamente adaptada a cada sociedade. Tem por características a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a ocupação pelos homens das funções de forte valor social agregado (políticas, religiosas, militares etc.)” (KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009).
O trecho faz referência a qual conceito sociológico?
Fraser (2006) propôs “[...] distinguir analiticamente duas maneiras muito genéricas de compreender a injustiça. A primeira delas é a injustiça econômica, que se radica na estrutura econômico-política da sociedade [...]. A segunda maneira de compreender a injustiça é cultural ou simbólica. Aqui a injustiça se radica nos padrões sociais de representação, interpretação e comunicação” (FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, n. 14/15, 2006).
Considerando o referencial teórico de Fraser, assinale alternativa que melhor sintetiza sua perspectiva.
Sobre a interpretação de Zygmunt Bauman (2001) a respeito da atual fase histórica da modernidade e suas principais características, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A sociedade que entra no século XXI não é menos moderna do que a do século anterior, pois mantém sua insaciável sede de destruição criativa.
II. A individualização compulsória implica a colonização da esfera pública pelo “privado”, favorecendo a lenta desintegração da cidadania.
III. O espírito consumista se traduz em um montante cada vez mais mensurável de necessidades e desejos de mercado.
Roque de Barros Laraia (2001) produziu uma obra de referência que buscou introduzir o leitor nos conceitos antropológicos de cultura. Em relação à perspectiva apresentada pelo autor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O chamado determinismo geográfico é criticado pelo autor, pois está baseado na ideia de que as diferenças climáticas ou de ambiente físico determinam a diversidade cultural.
( ) Para Laraia, os limites do aparato biológico humano são determinantes para a compreensão das diferenças culturais entre os povos.
( ) As culturas têm lógicas próprias que somente são compreensíveis em seus códigos simbólicos específicos.
( ) A compreensão da dinâmica cultural favorece uma melhor convivência entre gerações e pode reduzir comportamentos discriminatórios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação ao referencial teórico do sociólogo Florestan Fernandes, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O autor empreendeu uma análise extensa da cultura Tupinambá, que alguns classificam como a fase “funcionalista” do autor, e outros, como sua “antropologia esquecida”.
( ) Definiu o capitalismo dependente brasileiro como resultado de um processo atípico de revolução burguesa, sem um episódio histórico específico fundacional, gerando uma relação imbricada entre arcaísmo e modernidade.
( ) Para Florestan, o engajamento social dos sociólogos desvirtuaria os propósitos da disciplina e sua objetividade científica, tornando-a uma ideologia militante.
( ) Seus estudos demonstraram os elementos positivos da miscigenação para a cultura nacional e o racismo como fator residual na sociedade de classes brasileira.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Weber, “[...] nem o costume ou a situação de interesses, nem os motivos puramente afetivos ou racionais referentes a valores da vinculação poderiam constituir fundamentos confiáveis de uma _____________. Normalmente, junta-se a esses fatores outro elemento: a crença na ________________” (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: Editora da UnB, 1999).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da Sociologia aos seus respectivos autores.
Coluna 1
1. Karl Marx.
2. Émile Durkheim.
3. Max Weber.
Coluna 2
( ) “Sociologia (no sentido aqui entendido dessa palavra empregada com tantos significados diversos) significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”.
( ) “Nossa regra não implica, portanto, nenhuma concepção metafísica, nenhuma especulação sobre o âmago dos seres. O que ela reclama é que o sociólogo se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. [...] é preciso que ele se sinta diante de fatos cujas leis são tão insuspeitas quanto podiam ser as da vida, quando a biologia não estava constituída”.
( ) “Se começasse, portanto, pela população, elaboraria uma representação caótica do todo e, por meio de uma determinação mais estrita, chegaria analiticamente, cada vez mais, a conceitos mais simples. [...] Chegado a esse ponto, teria que voltar a fazer a viagem de modo inverso, até dar de novo com a população, mas dessa vez não como uma representação caótica de um todo, porém como uma rica totalidade de determinações e relações diversas”.
( ) “[...] sem alterar o sentido dessa expressão, pode-se chamar ‘instituição’ todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade; a Sociologia pode então ser definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: