Questões de Concurso
Comentadas por alunos sobre defensivos agrícolas e fertilizantes na engenharia agronômica (agronomia) em engenharia agronômica (agronomia)
Foram encontradas 303 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. A responsabilidade pela prescrição e aplicação das misturas em tanques na receita agronômica é atribuição do engenheiro agrônomo.
II. A ocorrência de incompatibilidade dependerá da natureza das características físicas e químicas dos componentes de calda, assim como da intensidade de agitação, pH, temperatura da água e volume de calda.
III. O teste da garrafa é um procedimento importante no planejamento das misturas, pois é possível simular sequências de adição de produtos, intensidades de agitação, variações no volume de calda etc.
IV. Não há regra para a ordem de adição de produtos no tanque, apesar de, no mercado, existir algumas indicações.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Surfactantes.
2. Adesivos e penetrantes.
3. Umectantes.
4. Condicionadores de calda.
5. Protetores.
Coluna 2
( ) Necessidade de acelerar ou incrementar a absorção em condições adversas.
( ) Folhas de difícil molhamento, maior superfície foliar e necessidade de emulsificação de produtos.
( ) Redução da taxa de fotodegradação dos ativos.
( ) Redução da taxa de evaporação das gotas sobre os alvos.
( ) Risco de inativação e/ou degradação dos ativos pelas características da água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O conceito de graus-dia baseia-se no fato de que a taxa de desenvolvimento de uma espécie vegetal está relacionada à temperatura do meio.
II. A temperatura basal é igual para qualquer espécie vegetal, uma vez que está relacionada com a atividade celular e não com a espécie em si.
III. As zonas de maturação de uma espécie frutífera pode ser entendida analisando os graus-dia entre a semeadura até o florescimento.
IV. Além do desenvolvimento de plantas, a temperatura do ar afeta processos como florescimento, formação de tubérculos e teor de óleo em sementes.
Quais estão INCORRETAS?
I. A presença de orvalho sobre as plantas no momento de aplicação tem efeito positivo e negativo na ação do herbicida.
II. O uso de surfactante tem efeito positivo pelo aumento da tensão superficial da gota, melhorando a absorção pela planta.
III. O vento tem efeito negativo sobre a planta por aumentar a espessura da membrana cuticular.
IV. A umidade relativa do ar atua no movimento estomático e na hidratação da membrana cuticular.
Quais estão corretas?
I. Herbicidas inibidores do fotossistema II, aplicados em pré-emergência, primeiro interagem com o solo, para depois serem absorvidos pelas raízes, translocados para a parte aérea e atuarem sobre a fotossíntese.
II. Fatores relacionados à planta, ao herbicida, à tecnologia de aplicação e ao ambiente têm efeito sobre a eficiência do herbicida no controle de plantas daninhas.
III. A absorção de herbicidas aplicados em pós-emergência acontece pela interação do herbicida com a membrana cuticular das folhas.
IV. Os estômatos são a principal porta de entrada de moléculas de herbicidas na planta.
Quais estão corretas?
Compostos químicos de estrutura molecular complexa, com ecotoxicidade pronunciada, utilizados na agricultura para o controle de infestações de organismos que podem prejudicar o desenvolvimento das culturas de interesse. Mistura de substâncias, de natureza química quando destinadas a prevenir, destruir ou repelir, direta ou indiretamente, qualquer forma de agente patogênico ou de vida animal ou vegetal, que seja nociva às plantas e animais úteis, seus produtos e subprodutos e ao homem.
O texto acima refere-se:
Com base no conhecimento desta tecnologia, e supondo que sua aplicação seguiu o manual de boas práticas, analise as afirmativas a seguir:
I. Experimentos mostram que o uso combinado das estirpes Bradyrhizobium e Azospirillum brasiliense em coinoculação da soja resulta em um incremento médio do rendimento agrícola, tanto na evolução dos nódulos, quanto no crescimento da raiz da planta.
II. A nodulação e a FBN requerem uma série de etapas complexas, sendo possível que as reservas de N dos cotilédones terminem um pouco antes de o processo estar ativo. Como solução, recomenda-se uma dose de “arranque” de adubação com até 40 kg/ha de N na semeadura.
III. Na simbiose com leguminosas, os rizóbios alojados nos nódulos fornecem N fixado para a planta hospedeira. A leghomoglobina, responsável pelo ajuste das necessidades de oxigênio nos nódulos, representa um marcador visual de que a FBN está ativa, com uma coloração interna verde.
Está correto o que se afirma em
As opções a seguir apresentam vantagens da utilização de fertilizantes nitrogenados na produção agrícola, à exceção de uma. Assinale-a.
I.A ureia, quando aplicada em superfície, pode apresentar perdas importantes por volatilização de N, reduzindo a sua eficiência. II.O nitrato de amônio e o sulfato de amônio têm perdas significativas de N por volatilização em solos ácidos. III.Uma forma de reduzir as perdas de N por desnitrificação é recobrir ou incorporar à ureia aditivos, como, por exemplo, inibidores de urease.
É correto o que se afirma em:
Coluna 1
1. ST. 2. SL. 3. EW. 4. DC. 5. ME.
Coluna 2
( ) Tablete para dissolução em água. ( ) Emulsão de óleo em água. ( ) Concentrado solúvel. ( ) Microemulsão. ( ) Concentrado dispersível.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A definição de alto e baixo volume de calda está relacionada à quantidade de calda aplicada por hectare para controle de um alvo biológico. ( ) A tecnologia de aplicação tem como elementos integrantes os defensivos agrícolas, as formulações de adjuvantes, o processo de aplicação, os alvos, os recursos humanos, a tecnologia de informação e o ambiente. ( ) Para uma mesma pressão hidráulica, a redução no diâmetro de gotas pode ser dada pela substituição de pontas do tipo jato plano por pontas de jato plano duplo ou jato cônico vazio. ( ) A variação da taxa de aplicação pode se dar pela troca das pontas, pela mudança da pressão hidráulica e/ou pela velocidade de deslocamento do conjunto. ( ) Para uma mesma ponta hidráulica nova, ao se dobrar a pressão, quadruplica-se a vazão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A coloração das pontas de aplicação indica aos usuários a vazão e o ângulo de abertura do leque ou jato plano. II. Quanto maior a pressão hidráulica aplicada, maior é a vazão de água entregue pelas pontas de aplicação. III. Filtros de malha 50 mesh são mais restritivos do que filtros de malha 100 mesh, sendo, portanto, mais indicados para produtos com formulação granulada ou pó molhável. IV. Para os espaçamentos entre pontas de 35 e 50 cm, quanto menor o ângulo da ponta de aplicação, mais próximo do alvo é possível posicioná-la, reduzindo significativamente a deriva horizontal e mantendo a qualidade de aplicação.
Quais estão INCORRETAS?
“Desde os primórdios da civilização, o homem tem se esforçado para buscar melhorias na sua condição de vida. É notório o esforço para aumentar a produção em quantidades suficientes de alimentos contrapôs às devastações causadas pelas pragas, dando origem, então, aos compostos denominados agroquímicos, incluindo fertilizantes e agrotóxicos”.
FAY, Elisabeth Francisconi; et.al.. Agrotóxicos e Ambiente. Brasília, DF: Embrapa, 2004.
Seguindo as informações, o termo agrotóxico é utilizado no seu mais amplo significado. Dentre as principais características dos produtos usados comercialmente podemos destacar:
Quando se busca uma aplicação eficiente com um mínimo de contaminação ambiental, o tamanho das gotas dos diferentes tipos de agrotóxicos tem grande importância. Foi a partir do tamanho das gotas que a Organização Mundial de Saúde-OMS definiu os tipos de pulverização. Sobre este assunto, relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª.
1ª Coluna |
2ª Coluna |
Diâmetros médios do volume |
Tipos de pulverização |
a-Gotas com diâmetro médio do volume Inferior a 50 micrômetros. |
( ) Pulverização fina. |
b-Gotas com diâmetro médio do volume entre 50 e 100 micrômetros. |
( ) Aerossol. |
e-Gotas com diâmetro médio do volume entre 100 e 400 micrômetros. |
( ) Nebulização. |
d-Gotas com diâmetro médio do volume superior 400 micrômetros. |
( ) Pulverização grossa. |
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Para fins de prescrição das medidas de segurança contra riscos para a saúde humana, os agrotóxicos são enquadrados em função da dose letal média (DL50), por uma faixa de cor, inerente para cada uma. Sobre este assunto, relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª.
1ª Coluna |
2ª Coluna |
Classe Toxicológica - Descrição |
Faixa Indicativa de cor |
I- Extremamente tóxicos (DL50 < 50 mg/kg de peso vivo). |
( ) Vermelho vivo. |
II- Muito tóxicos (DL50 - 50 a 500 mg/kg de peso vivo). |
( ) Azul intenso. |
III- Moderadamente tóxicos (DL50 -500 a 5000 mg/kg de peso vivo). |
( ) Amarelo intenso. |
IV- Pouco tóxicos (DL50 > 5000 mg/kg de peso vivo). |
( )Verde intenso. |
Assinale a altemativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
O controle de plantas daninhas requer conhecimento do técnico de campo para identificação correta da espécie, o estádio fenológico, os produtos comerciais e seus princípios ativos, entre outros detalhes mais. Comercialmente, há uma ampla gama de nomes comerciais cujos princípios ativos, muitas vezes, são os mesmos, o que gera confusão ao produtor. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 quanto ao modo de ação dos herbicidas aos grupos químicos a que pertencem.
Coluna 1
1. Inibidores de ACCase.
2. Auxinas sintéticas.
3. Inibidores de ALS.
4. Inibidores de EPSPs.
5. Inibidores do Fotossistema 1.
Coluna 2
( ) Glifosato.
( ) Triclopir, Picloram, 2,4-D.
( ) Diquat, Paraquat.
( ) Cletodim, Sethoxydim.
( ) Imazapic, Imazapyr, nicosulfuron, Chlorimuron-ethyl.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conhecer como é o funcionamento e as reações químicas envolvidas nos herbicidas, ajuda tanto a diagnosticar eventuais problemas quanto a injúrias e a definir como será feito o uso destes defensivos agrícolas. Geralmente os herbicidas são classificados em: aplicados ao solo (que se movem das raízes para as folhas via xilema), aplicados às folhas (reagem ao contato e não se movem nos sistemas internos das plantas) e aplicados às folhas (movem-se das folhas para os pontos de crescimento das plantas via floema). A família (grupo químico) relacionada aos herbicidas inibidores de pigmentos (diterpeno) é a(o)
O arroz é uma planta anual, monocotiledônea, da família Poaceae. Pode ser cultivada sob diferentes sistemas de produção. Para a pulverização contra as pragas pode ser utilizado: