Questões de Concurso Comentadas sobre história para historiador

Foram encontradas 286 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2869310 História

Analise as afirmativas que melhor expõe as motivações que levaram a abolição da escravidão no Ceará em 1884.

I. Na década de 1890, intensificaram-se no Ceará e no Brasil de um modo geral, os movimentos de resistência negra que desestabilizavam o sistema escravocrata no País.

II. Embora a escravidão tenha se dado de maneira tão cruel como em qualquer outra região do Brasil e não apenas empregada em serviços domésticos como já se buscou afirmar, as bases da economia cearense (naquele momento, a pecuária e a cotonicultura) não absorviam, em larga escala, a mão de obra escrava.

III. Apesar do tradicional peso atribuído à campanha abolicionista local, as atividades antiescravocratas só começaram a se dar de fato as vésperas da abolição em 1884, demonstrando que a libertação dos cativos ocorreria, naturalmente por um desgaste da escravidão no País, de um ou outro modo.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas
Q2869309 História

São categorias históricas estudadas por Reinhart Koselleck em sua obra Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos

Alternativas
Q2869308 História

São considerados os fundadores da Escola dos Annales os historiadores

Alternativas
Q2869307 História

O que os constitui é um jogo da memória e da história, uma interação dos dois fatores que leva a sua sobredeterminação recíproca. Inicialmente é preciso ter vontade de memória. Se o princípio dessa prioridade fosse abandonado, rapidamente derivar-se-ia de uma definição estreita, a mais rica em potencialidades, para uma definição possível, mas maleável, suscetível na categoria de admitir todo objeto digno de uma lembrança.

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, 1993. P. 22.

A definição apresentada acima refere-se ao conceito de

Alternativas
Q2869306 História

Sobre a adesão do Ceará à Confederação do Equador, marque (V) para as assertivas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Mesmo após a separação administrativa entre Ceará e Pernambuco, persistiu entre as duas províncias uma ligação político-econômica principalmente no que diz respeito à produção algodoeira e à criação de bovinos. Tal ligação manteve o Ceará em consonância com o movimento que se iniciava em Pernambuco.

( ) O Nordeste, em geral, passava por uma crise econômica que se fazia sentir sobretudo sobre os mais pobres. Além do mais, o Ceará ainda sofria os efeitos da retração econômica desde a década de 1820 com a queda da exportação do algodão. A República do Equador era então a solução para os problemas do Nordeste e do Ceará, pois o governo central dispensava a eles uma atenção mínima.

( ) No Ceará, o desejo de manter o poder pelos “patriotas” ou liberais fortemente representados pela família Alencar levou a uma adesão direta no conflito, já que a Constituição de 1824 havia interferido e ameaçava o domínio político do grupo no Ceará. Assim, ainda que o discurso de defesa da liberdade fosse, no fundo, uma desculpa para preservar os latifundiários no poder, os liberais desejavam participar do movimento pernambucano para pôr fim à expansão dos aliados de D. Pedro I.

( ) O centralismo político imperial também foi um motivo significativo para a adesão do Ceará à Confederação do Equador, já que a política imperial colocava o Nordeste nos interesses do Centro-Sul do País, contrariando a autonomia experimentada pelos latifundiários nordestinos.

Marque a alternativa que indica sequência CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: B
5: E