Questões de Concurso Sobre história para prefeitura de são luís - ma

Foram encontradas 30 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q851475 História
Considerando a trajetória do Brasil independente, do Império à República, verifica-se a existência de continuidades e rupturas. A propósito desse processo histórico, em que crises de variada natureza e intensidade se sucedem, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851474 História
A criação das capitanias hereditárias, em 1534, correspondeu à primeira decisão do governo de Lisboa para dar início efetivo ao processo de colonização do Brasil. A essa modalidade de parceria público-privada seguiu-se a instalação do governo-geral na colônia, em 1549. A respeito da dinâmica, das relações, das rupturas e das transformações da organização sócio-política, econômica e cultural no Brasil colonial, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851473 História
A respeito da Balaiada, uma das revoltas que convulsionou o Brasil durante o período regencial, entre 1838 e 1840, no Maranhão, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851472 História
O britânico cuja ousadia nas guerras napoleônicas lhe valeu a alcunha de “lobo do mar” e que, no Brasil, atuou decisivamente nas guerras pela independência, tendo sido agraciado com o título de marquês do Maranhão após sua vitória sobre as tropas portuguesas, foi
Alternativas
Q851471 História
A batalha de Guaxentuba inscreve-se entre os embates ocorridos no litoral do Maranhão colonial (século XVII), com reflexos na própria colonização do Brasil por Portugal. Essa batalha assinalou
Alternativas
Q851470 História
Uma das mais conhecidas revoltas ocorridas no período colonial brasileiro, a Revolta de Bequimão envolveu, na segunda metade do século XVII, colonos do Maranhão liderados por Manuel Beckman contra as autoridades metropolitanas. A respeito desse acontecimento, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851469 História
A primeira companhia privilegiada de comércio, surgida em 1755, voltada ao desenvolvimento da região Norte, e que pretendia oferecer preços atraentes para os produtos que a região deveria exportar para o mercado europeu, foi instituída pelo Marquês de Pombal e denominada
Alternativas
Q851465 História
Com relação às ditaduras estabelecidas na América Latina no contexto da Guerra Fria, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851464 História
Acerca da Reforma Protestante do século XVI, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851463 História
A respeito do tráfico negreiro entre os séculos XV e XIX, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851462 História
Acerca dos reinos africanos pré-coloniais, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851461 História
A Península Arábica foi unificada por Maomé e seus seguidores no século VII. O profeta propôs a criação de uma comunidade baseada na adesão religiosa, a Umma. Nos séculos seguintes, tal comunidade se espalhou em direção ao leste a ao oeste da península. Acerca da expansão do islamismo entre os séculos VII e X, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851460 História
Acerca da expansão e da consolidação do cristianismo na Europa, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851459 História
No que se refere à Primeira e à Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851458 História
Com relação às mudanças políticas iniciadas no final do século XVIII no Ocidente, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851457 História

No período que se estendeu de 1500 a 1800, estabeleceu-se um novo sistema geoeconômico orientado para o Atlântico, com seu dispositivo comercial triangular ligando a Europa, a África e as Américas. A abertura do comércio atlântico permitiu à Europa e, mais particularmente, à Europa Ocidental, aumentar sua dominação sobre as sociedades das Américas e da África. Desde então, ela teve um papel principal na acumulação de capital gerado pelo comércio e pela pilhagem, organizados em escala mundial.

M. Malowist. A luta pelo comércio internacional e suas implicações para a África. In: Allan Ogot Bethwell (ed.). História geral da África: África do século XVI ao XVIII. Brasília: UNESCO, 2010, p. 2 (com adaptações).


A respeito de aspectos ligados ao processo histórico de que trata o texto apresentado, assinale a opção correta.

Alternativas
Q851456 História

Naquele dia santíssimo da Natividade do Senhor [de 800], quando o rei se ergueu depois de orar na missa em frente ao túmulo do bem-aventurado Pedro apóstolo, o Papa Leão III colocou-lhe uma coroa na cabeça e todo o povo dos romanos o aclamou: “Vida e vitória para Carlos Augusto, coroado por Deus, grande e pacífico imperador dos romanos!”. E depois desse louvor, foi adorado pelo apostólico à maneira dos antigos príncipes e, posta de parte a denominação de patrício, foi chamado imperador e augusto.

Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000, p.70-1 (com adaptações).


O texto apresentado narra a coroação de Carlos Magno como imperador de Roma, fato que representa o ápice do poder carolíngio. Acerca do governo de Carlos Magno, assinale a opção correta.

Alternativas
Q851454 História
A respeito da história romana antiga, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851453 História
No que tange à história das sociedades da antiga Grécia, assinale a opção correta.
Alternativas
Q851452 História
No que concerne a características e dinâmicas do Egito e do Reino de Kush, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: A
5: A
6: A
7: B
8: E
9: E
10: E
11: E
12: D
13: A
14: D
15: B
16: C
17: C
18: B
19: B
20: D