Questões de Concurso
Comentadas para fiocruz
Foram encontradas 480 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“Extravasamento de sangue no subcutâneo sem formação de coleção, consequência da ruptura de capilares”.
O conceito acima se refere à:
Em relação à leishmaniose tegumentar americana, considere as afirmativas abaixo.
I. Trata-se de paciente com suspeita de leishmaniose cutânea individuo com presença de úlcera na mucosa nasal, com ou sem perfuração, ou perda do septo nasal, podendo atingir lábios, palato e nasofaringe.
II. O caso suspeito de leishmaniose deve ser submetido a investigação clinica e epidemiológica e, se disponível, aos métodos auxiliares de diagnostico.
III. Caso seja confirmada a leishmaniose, inicia-se a investigação epidemiológica e o tratamento preconizado, acompanhando-se trimestralmente, para avaliação da cura clinica, durante quatro meses após conclusão do esquema terapêutico
IV. A importância da continuidade do acompanhamento do paciente durante 6 a 12 meses, após o término do tratamento de leishmaniose, visando avaliar a possibilidade de ocorrência de recidiva.
Das afirmativas acima apenas:
Para ter valor diagnóstico necessário, a pressão arterial deve ser medida com técnica adequada, utilizando-se aparelhos confiáveis e devidamente calibrados e respeitando- se as recomendações para este procedimento (Ministério da Saúde, 2006).
São procedimentos recomendados para aferir a pressão arterial os abaixo relacionados, EXCETO:
Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta, sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final. Após esse tratamento, podem ser acondicionados como resíduos:
O reconhecimento dos resíduos de serviços de saúde contidos nos sacos e recipientes fornece informações sobre o correto manejo desses resíduos. Nesse momento, os materiais podem ser classificados nas seguintes categorias:
I. Grupo A (resíduos biológicos)
II. Grupo B (radioativos)
III. Grupo C (resíduos químicos)
IV. Grupo D (comuns como papéis)
V. Grupo E (perfurocortantes)
Das afirmativas supracitadas:
O manejo dos resíduos de serviços de saúde é o conjunto de ações voltadas ao gerenciamento dos resíduos gerados. Deve focar os aspectos intra e extraestabelecimento, indo desde a geração até à disposição final, incluindo, respectivamente, as seguintes etapas, em ordem sequencial:
Em uma situação de parada cardiorrespiratória, o técnico de enfermagem ajuda o enfermeiro no atendimento inicial e fica à disposição para as tarefas abaixo, EXCETO:
Prescrito gentamicina 30 mg intramuscular. Têm-se ampolas de 2 ml com 40 mg/ml. A quantidade de ml que deverá ser administrada é:
Dos critérios gerais de aceitação e rejeição de amostras biológicas abaixo relacionados, aquele que constitui uma EXCEÇÃO em relação aos demais é:
São consideradas boas práticas de biossegurança, durante manipulação de amostras biológicas em um laboratório, as abaixo relacionadas EXCETO:
Em relação às afirmativas abaixo, todas são verdadeiras, EXCETO:
O modo de transmissão da leishmaniose tegumentar é através da(o):
No Brasil, a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma das afecções dermatológicas que merece mais atenção, devido à sua magnitude, assim como pelo risco de ocorrência de deformidades que pode produzir no ser humano, e também pelo envolvimento psicológico, com reflexos no campo social e econômico, uma vez que, na maioria dos casos, pode ser considerada uma doença ocupacional (Ministério da Saúde, 2007).
As medidas preventivas contra esse tipo de leishmaniose compreendem as abaixo relacionados, EXCETO:
A Vigilância epidemiológica é um dos componentes do Programa de Controle da Leishmaniose Visceral (PCLV), cujos objetivos são reduzir as taxas de letalidade e grau de morbidade através do diagnóstico e tratamento precoce dos casos, bem como diminuir os riscos de transmissão mediante controle da população de reservatórios e do agente transmissor (Ministério da Saúde, 2006). Dentre os objetivos da vigilância desse Programa destacam-se os abaixo relacionados, EXCETO:
Observe as assertivas a seguir, em relação à leishmaniose visceral.
I - Os vetores da leishmaniose visceral são insetos denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquiras, birigui, entre outros.
II - Na área urbana, o cão é a principal fonte de infecção.
III - A atividade dos flebotomíneos é principalmente diurna.
Das afirmativas supracitadas:
As leishmanioses são consideradas primariamente como uma zoonose, podendo acometer o homem, quando este entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito, transformando-se em uma antropozoonose. Atualmente, encontra-se entre as seis endemias consideradas prioritárias no mundo (Ministério da Saúde, 2014). Particularmente, o agente etiológico da leishmaniose tegumentar é um(a):
O conceito de Biossegurança e sua respectiva aplicação têm como objetivo principal dotar os profissionais e as instituições de ferramentas que visem desenvolver as atividades com um grau de segurança adequado, seja para o profissional de saúde, seja para o meio ambiente ou para a comunidade (Ministério da Saúde, 2006). Portanto, é importante conhecer e realizar a avaliação de risco que incorpora ações de reconhecimento ou de identificação dos agentes biológicos e a probabilidade do dano proveniente destes.
A esse respeito, estabeleça a correta correspondência das classes de risco, Coluna 1, com os conceitos da Coluna II.
Coluna I
1. classe de risco 1
2. classe de risco 2
3. classe de risco 3
4. classe de risco 4
Coluna II
( ) alto risco individual e para a comunidade - inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida.
( ) alto risco individual e moderado risco para a comunidade - inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção.
( ) baixo risco individual e para a coletividade - inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios.
( ) moderado risco individual e limitado risco para a comunidade - inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
As infecções do sítio cirúrgico (ISC) são a maior causa de morbimortalidade pós-operatória e representam grandes gastos para os hospitais. Apesar da causa multifatorial, estudos têm correlacionado as ISC, por meio de biologia molecular, às falhas na antissepsia cirúrgica das mãos da equipe cirúrgica, causando inclusive surtos (GONÇALVES et al., 2012).
Sobre medidas de prevenção das infecções do sítio cirúrgico, podem ser feitas as afirmações abaixo, EXCETO:
Ao posicionar um paciente que passará por um procedimento cirúrgico, devem-se conhecer e considerar os itens abaixo, EXCETO:
As luvas estéreis são uma barreira adicional à transferência de bactérias. Os técnicos de enfermagem utilizam o enluvamento não somente no centro cirúrgico, mas em qualquer setor que seja realizado um procedimento estéril. Sobre a técnica para calçar as luvas estéreis, deverão ser observadas as exigências abaixo, EXCETO: