Questões de Concurso
Comentadas para coperve - ufsc
Foram encontradas 272 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere as seguintes afirmativas acerca dos cabos, portas e conectores utilizados para a conexão de periféricos a computadores. Entenda como “conector” a extremidade de um cabo que deve ser conectado ao computador e como “porta” a entrada do computador na qual o conector é encaixado. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. As portas USB do computador são utilizadas para a conexão de teclado, mouse e outros dispositivos periféricos compatíveis com o padrão USB. A porta USB possui formato retangular, o que permite o encaixe do conector à porta em duas posições diferentes, com a rotação em 180 graus do conector.
II. A porta VGA do computador permite a conexão de um monitor utilizando um cabo VGA. O formato da porta VGA impede o encaixe do conector na posição incorreta.
III. A porta HDMI do computador permite a conexão de um monitor ao computador utilizando um cabo HDMI. A porta HDMI possui formato retangular, o que permite o encaixe do conector à porta em duas posições diferentes, com a rotação em 180 graus do conector.
Em relação à segurança em instalações elétricas desenergizadas, analise as afirmativas a seguir e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, incluindo a instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos.
( ) O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, a qual deve respeitar uma sequência padrão de procedimentos. O primeiro procedimento a ser realizado para reenergização é a remoção da sinalização de impedimento de reenergização.
( ) Nos serviços a serem executados em instalações elétricas desligadas, mas com possibilidade de energização, por qualquer meio ou razão, as instalações devem ser consideradas como energizadas.
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos de corrente alternada, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A unidade de reatância é o ohm.
( ) A reatância não varia com período.
( ) O efeito resistivo de uma impedância aumenta quando é submetido ao aumento da frequência.
( ) A frequência é um fator determinante na identificação da reatância capacitiva.
( ) A impedância é a própria reatância quando o efeito resistivo é nulo.
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos monofásicos e trifásicos, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Em uma ligação em “Y”, a corrente de fase é igual à de linha.
( ) Em uma ligação em delta, a tensão de fase é diferente da de linha.
( ) A corrente trifásica pode ser gerada a partir de três geradores monofásicos.
( ) Em uma ligação em “Y” desequilibrada, a corrente de neutro é zero.
( ) É impossível estabelecer um circuito monofásico a partir de um circuito trifásico.
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Uma fonte de tensão real mantém a tensão nos seus terminais independentemente da corrente que a atravesse.
( ) As fontes ideais de tensão e corrente podem ser divididas em dependentes e independentes.
( ) Os resistores, indutores e capacitores são elementos passivos.
( ) Uma fonte de tensão ideal dependente pode ser controlada por corrente elétrica.
( ) Em um circuito elétrico, as tensões e correntes são dependentes da fonte de energia.
Sejam dois circuitos elétricos ideais, A e B, constituídos de um conjunto de resistências e de uma fonte de tensão contínua, Va e Vb, respectivamente, com a mesma magnitude de tensão (Va = Vb). O circuito A possui 20 resistências de valor Ra em paralelo com uma fonte de tensão Va e o circuito B possui 10 resistências de valor Rb em série com a fonte de tensão Vb. As resistências podem ser representadas por resistências equivalentes, identificadas como ReqA e ReqB, respectivamente para os circuitos A e B. Com base nessas informações, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A resistência equivalente do circuito A, ReqA, é calculada pela expressão matemática ReqA = Ra/20.
( ) A resistência equivalente do circuito B, ReqB, é calculada pela expressão matemática ReqB=Rb/10.
( ) Mantendo-se fixos os valores de Ra e Rb de resistência e variando-se a tensão contínua Va ou Vb em cada circuito, são obtidos valores diferentes para as resistências equivalentes ReqA e ReqB.
( ) Conhecido o valor da resistência Ra, para que as resistências equivalentes sejam iguais nos circuitos A e B é necessário que Rb = 2Ra.
( ) No circuito A, a resistência equivalente ReqA é sempre menor que o valor de Ra
Com relação aos motores automotivos de combustão interna, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O ciclo de um motor de combustão interna possui dois ou quatro estágios (ou ciclos).
( ) São partes fixas do motor: bloco, cárter e cabeçote.
( ) Os motores de combustão interna são assim chamados por transformarem energia térmica gerada pela queima do combustível em energia mecânica.
( ) Existem dois tipos de anéis: de vedação, na parte de cima do pistão, e de lubrificação (ou raspagem), na parte de baixo do pistão.
( ) A biela é a parte do motor que liga o pistão ao virabrequim.
( ) Um motor de combustão interna de quatro tempos é assim definido pelo fato de o seu ciclo de funcionamento ser realizado em quatro fases: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.
Analise as afirmativas a seguir, referentes a circuitos elétricos, e atribua-lhes V (verdadeiro) ou F
(falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para
baixo.
( ) A potência complexa é a soma algébrica da potência ativa e da potência reativa.
( ) O fator de potência é alterado com a variação da potência reativa.
( ) A potência complexa não permite interpretação geométrica.
( ) Uma fonte senoidal com valor eficaz de 10 V fornece a mesma potência a um resistor do que uma fonte contínua de 10 V.
( ) A impedância na condição de ressonância responde como se fosse um resistor.
Uma das ocupações de um tradutor é segmentar o texto que irá traduzir em unidades independentes de significado. No entanto, essa tarefa não é fácil, uma vez que:
I. o significado está em todas as partes que compõem o texto, sendo a sua segmentação tarefa que dispensa atenção do tradutor. II. na maioria dos casos a unidade básica de segmentação de um texto é a sentença. III. a segmentação do texto varia de acordo com a experiência de cada tradutor, devendo este conhecer as culturas que permeiam as línguas de trabalho e sendo os seus contextos de uso elementos significativos.
I. Professor e guia-intérprete de Libras tátil. II. Professor de Libras ou instrutor de Libras. III. Tradutor e intérprete de Libras – língua portuguesa. IV. Professor para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para pessoas surdas. V. Professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos.
A Lei n. 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Libras, institui, em seu art. 7º, que o intérprete deve exercer sua profissão com rigor técnico, zelando pelos valores éticos a ela inerentes, pelo respeito à pessoa humana e à cultura do surdo e, em especial:
I. pela honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida. II. pela atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero. III. pela imparcialidade e fidelidade aos conteúdos que lhe couber traduzir. IV. pela postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar por causa do exercício profissional. V. pela solidariedade e consciência de que o direito de expressão é um direito social, independentemente da condição social e econômica daqueles que dele necessitem. VI. pelo conhecimento das especificidades da comunidade surda.