Questões de Concurso
Comentadas para unemat
Foram encontradas 68 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere a imagem capturada da tela de interface do gerenciador de arquivos Windows Explorer exposta na Figura 1.
Figura 1
RATHBONE, Andy. Windows 7 para leigos. Alta Books Editora, 2010.
Analise as afirmações a seguir.
I. Ao selecionar as pastas 2015 e 2016 e arrastá-las para a pasta Relatórios anteriores, o Windows Explorer moverá as pastas selecionadas.
II. Ao selecionar as pastas 2015 e 2016 e arrastá-las para a pasta Relatórios anteriores, o Windows Explorer copiará as pastas selecionadas.
III. Ao selecionar a pasta Relatórios e arrastá-la para a pasta Relatório 2017, na unidade (E:), o Windows Explorer moverá a pasta selecionada e suas subpastas.
IV. Ao selecionar a pasta Relatórios e arrastá-la para a pasta Relatório 2017, na unidade (E:), mantendo a tecla Shift pressionada, o Windows Explorer moverá a pasta selecionada e suas subpastas.
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.
Considere a situação em que um documento elaborado por um grupo de pessoas é composto por partes e o texto deve ser formatado, dado que há problemas com tamanho da fonte, espaçamento entre linhas, parágrafo, tipo de fonte, negrito, entre outros. É necessário formatar o documento de maneira uniforme. Ele encontra-se na área de trabalho do computador que possui Sistema Operacional MS Windows 7, salvo com o nome Relatório_Anual.DOCX, e foi produzido no MS Word 2013. O documento possui 200 páginas e foi solicitado que o mesmo seja padronizado com a seguinte formatação:
O Profissional Técnico do Ensino Superior poderá:
I. Selecionar parte do texto que esteja no formato correto, copiar o estilo de formato, utilizando o atalho (Ctrl+ Shift+ C) e aplicar ao texto que deverá receber o mesmo formato, selecionando o texto e utilizando o atalho (Ctrl+Shift+V).
II. Selecionar o texto e defini-lo como padrão, ir em Design – Definir como padrão, clicando em:
III. Utilizar Estilo de formato, definindo os Estilos: Título, Subtítulo, Normal e Citação conforme o formato solicitado e aplicar ao texto, conforme necessidade (Título, Subtítulo, texto normal e Citação).
IV. Selecionar parte do texto que esteja no formato correto, copiar o estilo de formato e utilizar o pincel de formatação automática, utilizando o Pincel de Formatação, clicando em:
Disponível em: <https://support.office.com/pt-br/off ice-training-center>.. Acesso em: mai. 2018.
Disponível em: <https://documentation.libreof f ice.org/pt-br/portugues/>.. Acesso em: mai. 2018.
Considerando a formatação especificada para o documento Relatório_Anual.DOCX, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
Laboratórios químicos e microbiológicos são considerados áreas de alto risco para a saúde do trabalhador devido à manipulação de substâncias tóxicas, mutagênicas, teratogênicas, cancerígenas, dos agentes patogênicos, além da manipulação de equipamentos que expõe o trabalhador à radiação.
A fim de se evitar os riscos à saúde do trabalhador, três níveis de prevenção foram instruídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): utilização de Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), visando proteger a vida da equipe e de terceiros durante a realização de uma determinada tarefa; medidas administrativas visando diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores a determinado risco; e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o objetivo de reduzir, para cada trabalhador e trabalhadora o risco de lesões e danos físicos.
Mesmo com a implantação da Norma Reguladora 06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tornando obrigatória a adoção de medidas para garantir a saúde do trabalhador, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números de acidentes no trabalho, segundo a OIT.
Disponível em: https://www.crq4.org.br/informativomat_435 Acesso em mai. 2018.
Disponível em: http://trabalho.gov.br/noticias/3252-equipamentos-deseguranca-sao-obrigatorios-para-reduzir-riscos-aos-trabalhadores Acesso em mai. 2018.
Em relação ao exposto, e com base nos conhecimentos sobre a rotina diária de um laboratório para a prevenção/minimização de riscos à saúde do trabalhador, analise as afirmações:
I. Os exaustores, chuveiro e lava olhos são importantes EPI’s que necessariamente devem estar instalados nos laboratórios.
II. Uma das funções dos EPIs é a redução da exposição humana aos agentes infecciosos.
III. A utilização de EPI pelo Profissional Técnico em Laboratório é fundamental para a redução do quantitativo de agentes biológicos no laboratório;
IV. Uma das funções dos EPIs é prevenir riscos físicos.
V. A capela é um equipamento de proteção coletivo que deve ser utilizado durante as aulas em que se manuseiam substâncias químicas que liberam vapores e gases.
Assinale a alternativa que contém as afirmações
corretas.
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que traz orientações para a comunicação […] de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente, e estabelece critérios uniformes para a classificação e a comunicação da informação sobre os mesmos”. Entre os meios de comunicação estão os pictogramas, que se tratam de “um conjunto de elementos gráficos, incluindo um símbolo, que representa a classe de perigo associada ao produto, e uma borda. [...] O GHS estabelece nove pictogramas distintos associados às classes de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente.
As figuras abaixo são exemplos de pictogramas estabelecidos pelo GHS:
De acordo com o GHS, os pictogramas I, II e III advertem sobre os seguintes perigos, respectivamente:
Frente à necessidade de desenvolvimento de novas classes de antibióticos, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas com produtos naturais, sejam de origem vegetal ou animal, visando à detecção e caracterização de compostos químicos com propriedades terapêuticas, entre elas a antibacteriana.
GONÇALVES, A.L.; ALVES FILHO, A.; MENEZES, H. Atividade Antimicrobiana do mel da abelha nativa sem ferrão Nannotrigona testaceicornis (Hymenoptera: Apidae, meliponini). Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.72, n.04, pp. 455-459, out/dez., 2005.
Uma pesquisadora avaliou a atividade antibacteriana de um mel proveniente de uma determinada região, e para o experimento, foram utilizadas linhagens de Escherichia coli e Staphylococcus aureus.
Em relação ao estudo, assinale a alternativa
correta.
WannaCry, o ransomware que fez o mundo chorar na sexta-feira [12 de maio de 2017].
O WannaCry é o ransomware que colocou boa parte do mundo (incluindo o Brasil) em um caos enorme, paralisando grandes órgãos, como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o TJSP, o INSS e muitos outros, afetando principalmente a Europa no começo do dia.
Disponível em <https://w w w .tecmundo.com.br/malw are/116652-w annacry-ransomw are-o-mundo-chorar-sexta-feira- 12.html> Acessoem jan. 2018.
Considerando ataques de segurança do tipo Ransomware, analise as asserções a seguir.
I. Ransomware é um tipo de código malicioso que sequestra os dados do usuário armazenados em um equipamento conectado à Internet, removendo seus dados para a nuvem sob domínio do sequestrador, e então é exigido pagamento de resgate (ransom) para devolver os dados para o equipamento do usuário e restabelecer o seu acesso.
II. A infecção pelo Ransomware pode ocorrer e se propagar de diferentes maneiras, podendo ocorrer por meio de anexo de e-mails ou hiperlinks que direcionam o usuário para o código malicioso.
III. O Ransomware/Locker facilita o acesso do usuário aos arquivos infectados e o Ransomware/Crypto descompacta os arquivos e bloqueia o acesso aos dados armazenados no computador infectado.
IV. O usuário deve manter o sistema operacional e os programas instalados atualizados no seu computador, para evitar infecção pelo Ransomware, ter um antivírus instalado, atualizado, e ser cauteloso ao clicar em links ou abrir arquivos.
Sobre a infecção por Ransomware assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.
Atualmente, raras são as empresas que hospedam seus websites e aplicações de rede em servidores instalados dentro delas mesmas. São utilizados servidores instalados em datacenters que oferecem a estrutura necessária para que os serviços operem de forma confiável. O gerenciamento dos servidores é feito de forma remota através de serviços e protocolos seguros.
Um dos protocolos utilizados para acesso remoto a servidores é o SSH (Secure Shell).
MORIMOTO, Carlos E. Redes guia prático: ampliada e atualizada. 2ª Ed. - Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 495 a 505.
MORIMOTO, Carlos E. Servidores Linux: guia prático. Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 511 a 550.
Considerando o acesso remoto a servidores rodando sistema operacional Linux, analise as asserções que seguem.
I. O protocolo SSH é nativo de sistemas Linux e por isso não há possibilidade de acesso remoto a partir de sistemas operacionais Windows ou outras plataformas.
II. O SSH utiliza chaves simétricas para fazer a autenticação. Uma Chave pública permite descriptografar dados, enquanto a chave privada permite criptografar esses dados.
III. O Linux permite que as configurações do sistema, instalação de novos programas, atualizações de segurança, instalação de um novo Kernel, possam ser efetuadas em “modo texto”, o que permite configurar o servidor e mantê-lo atualizado remotamente, por meio do protocolo SSH.
IV. O SSH é uma ferramenta que permite administrar máquinas remotamente, transferir arquivos de várias formas diferentes, encapsular outros protocolos, por exemplo: acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro.
A partir das informações acima, assinale a
alternativa que contém as afirmações corretas.
Pharming é uma ameaça de segurança do tipo phishing, que tem o intuito de direcionar o usuário para sites falsos, por meio de alterações no servidor de DNS.
Cartilha de Segurança para Internet, versão 6.0 / CERT.br – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017.
Considerando este tipo de ataque, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. Usuários que informam o endereço URI (Universal Resource Identifier) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.
II. Usuários que informam o endereço URL (Universal Resource Locator) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.
III. Visando mitigar ameaça do tipo Pharming, o administrador de redes deve instruir o usuário a inspecionar se o certificado se segurança é valido e corresponde a instituição proprietária do site, quando utilizado o protocolo HTTPS.
IV. Quando o usuário acessa o endereço legítimo de um site em seu navegador web, sua requisição será redirecionada, de maneira transparente, para uma página falsa.
Sobre o exposto assinale a alternativa que
apresenta as afirmações corretas.
O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) desenvolvido pela Organização Internacional de Padronização - ISO (do inglês, International Standardization Organization) estrutura a rede em camadas que determinam diferentes funções, serviços, protocolos e equipamentos. Esses serviços (ou ações) preparam os dados para serem enviados para outro computador através da rede. Cada camada é construída baseada nos padrões e nas atividades definidas pela camada inferior, e por sua vez vai prestar algum serviço à camada imediatamente superior a ela.
TORRES, Gabriel. Redes de Computadores Curso Completo. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001, pág. 33 a 46.
De acordo com o modelo ISO/OSI, as camadas que definem sua estrutura e sequência da mais alta (superior) para a mais baixa (inferior) são, respectivamente:
Firewalls constituem um dos principais elementos em uma arquitetura de segurança, bem como em uma estratégia de segurança em profundidade, protegendo o perímetro fixo das empresas. A abrangência dos firewalls evoluiu muito ao longo do tempo, portanto, conhecer os principais tipos e entender as suas diferenças é fundamental para profissionais de segurança.
Duas técnicas usadas na filtragem de pacotes são stateless e stateful.
Disponível em <https://ostec.blog/seguranca-perimetro/firew alldefinicao>. Acesso em Jan. 2018.
Essas técnicas consistem, respectivamente, em:
Um administrador de redes precisa definir uma solução de autenticação de usuários para acesso às estações de trabalho. O ambiente de trabalho possui computadores com sistemas operacionais diferentes (Windows e Linux-Ubuntu) e ambos devem permitir a autenticação dos usuários.
A respeito dos serviços necessários para a realização da tarefa, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. Caso o administrador opte pelo serviço de controle de domínio Active Directory (AD) do Windows Server 2008 R2, poderá também configurar as estações Linux para autenticar no AD.
II. O serviço AD disponível nesta versão do Windows Server permite autenticação nativa de estações Linux sem a necessidade de configurações adicionais ou outros serviços nas estações Linux.
III. Controle de domínio Active Directory (AD) do Windows Server 2008 R2 descarta os pacotes de estações Linux quando é solicitada a respectiva autenticação.
IV. O serviço AD do Windows Server 2008 R2 permite a autenticação de estações Linux, desde que sejam configurados outros serviços no Linux, como Samba e Winbind.
KIRKPATRICK, Gil. Interoperabilidade: autenticar clientes Linux com Active Directory. Disponível em <https://technet.microsoft.com/ptbr/library/2008.12.linux.aspx>. Acesso em jan. 2018.
Assinale a alternativa que contém as asserções
corretas.
A figura a seguir ilustra o processamento de pacotes em computadores, roteadores e hospedeiros de acordo com as camadas da pilha de protocolos TCP/IP.
Observe a figura e analise as sentenças a seguir:
I. Os hospedeiros (ou hosts, em inglês) descartam a camada de transporte da pilha de protocolos TCP/IP.
II. Roteadores são comutadores de pacotes do tipo “armazena e repassa”, que transmitem pacotes usando endereços da camada de rede.
III. O comutador utiliza o endereço IP da camada de Enlace para identificar a origem e o destino do pacote.
IV. Existem equipamentos comerciais denominados switches que se comportam como comutadores (Camada 2) e também como roteadores (Camada 3).
Sobre o processamento pacotes, assinale a
alternativa que contém as afirmações corretas.
Considere a necessidade de aquisição de computadores para atender à demanda de uma instituição de ensino superior que oferta cursos na área de tecnologia, saúde e agrária. O requisito fundamental na especificação dos equipamentos é que esses devem possuir placa de rede sem fio, compatível com a frequência dos 5 GHz adotada pela instituição.
Assinale a alternativa que apresenta a interface de rede que deve atender ao padrão de comunicação sem fio.
Aconselhamento psicológico pode ser considerado genericamente como uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva. Pode ser considerada uma relação de ajuda que envolve quem busca auxilio de alguém disposto a ajudar e apto pra essa tarefa, em uma situação que possibilite esse dar e receber apoio.
SCORSOLINI-COMUM, F. Aconselhamento psicológico e psicoterapia: aproximações e distanciamentos. Contexto Clínic [online]. Vol 7, n.1. p. 02-14. 2014.
Com base na definição de aconselhamento psicológico do texto acima, analise as assertivas abaixo.
I. Trata-se de um processo que envolve respostas aos sentimentos e pensamentos do cliente.
II. Envolve aceitação básica e percepções e dos sentimentos dos clientes.
III. Tem caráter difamatório e existência de condições ambientais para que se estabeleça a relação de ajuda.
IV. A demanda pelo aconselhamento deve partir das pessoas que estão próximas ao paciente.
V. O foco da orientação está no processo de comunicação entre aconselhador e paciente.
A partir do exposto, assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.
Segundo Sznelwar e Zidan (2000), “Os aspectos que foram considerados como fundamentais para a gênese do sofrimento das pessoas são os que se referem à forte pressão temporal caracterizada pela necessidade constante de se superar; insuficiência de pausas e de intervalos; fortes restrições de diálogos; restrições à livre movimentação; manutenção constante da atenção e fortes solicitações da memória; estímulo à competitividade entre os colegas; conflitos constantes entre os superiores hierárquicos e fragmentação e inserção muito limitada das tarefas no processo de produção”.
Limongi-França, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial/Ana Cristina Limongi-França. – 2.ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
Sobre as doenças ocupacionais e os Dort (Distúrbios osteomusculares relacionados com o trabalho), assinale a alternativa correta.
A compreensão do termo QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) vem sofrendo mudanças ao longo do tempo e das relações de trabalho, principalmente na sociedade moderna, que está em constante evolução. A QVT passou a ser um tema multifacetado, sendo discutido com enfoque multidisciplinar. Segundo LimongiFrança, há alguns desencadeadores de QVT que são típicos em nossa sociedade pós industrial. São caracterizados por: por vínculos e estrutura da vida pessoal; fatores socioeconômicos; metas empresariais; e pressões organizacionais.
Limongi-França, Ana Cristina. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial/Ana Cristina Limongi-França. – 2.ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
Dessa forma, assinale a alternativa que descreve
corretamente o termo QVT.
A motivação é o processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamentos e ações, sendo o mecanismo que justifica, explica, estimula. Motivação, dentro das organizações, portanto, é vital na dinâmica entre pessoas, influenciando diretamente na eficácia das reações, e possui dois vetores: motivação externa e motivação interna. Motivação interna é caracterizada pelo conjunto de percepções que o indivíduo tem sobre sua existência, como ele valoriza e gosta dos próprios pensamentos e comportamentos, enquanto que a motivação externa é formada pelo conjunto de valores, missão e visão de um determinado ambiente que permite relações interpessoais adequadas, feitas dentro de um clima que leve à realização das pessoas nesse ambiente.
CASTRO, A.P (2002) Motivação; in BOOG, G. Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências, vol.1. São Paulo: Editora Gente, 2002. (Adaptado)
Diante do exposto, assinale a alternativa corretas
sobre as fontes de motivação interna.
Diversidade cultural é definida como uma representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais que têm significações culturais distintas. O conceito de identidade grupal relaciona-se à identificação física e cultural com um determinado grupo social e à subsequente não identificação com outros grupos conhecidos que determinam, por sua vez, os limites do próprio grupo (Cox, 1994). O gerenciamento da diversidade está-se em grande parte tratando do desenvolvimento e estabelecimento de normas organizacionais que valorizam as diferenças entre os grupos para a melhoria da efetividade organizacional e não que promovam essa efetividade apesar das diferenças. A maioria das pessoas acredita que a diversidade no trabalho refere-se apenas ao aumento da representação racial, nacional, de gênero ou classe. Considerando apenas essas fontes, as organizações seguem um dos dois caminhos na gestão da diversidade: em nome da igualdade e da justiça ou de uma forma mais abrangente, como uma forma de obter abordagens novas e significativas ao trabalho. Essas duas perspectivas têm guiado a maioria das iniciativas de gerenciamento da diversidade em: perspectiva da discriminação e justiça; perspectiva do acesso e legitimidade e perspectiva da aprendizagem e efetividade.
José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Sobre as perspectivas da gestão da diversidade acima expostas, assinale a alternativa correta.
Desde o nascimento e ao longo do percurso de sua existência, todo o indivíduo estabelece diferentes vínculos com pessoas, grupos, instituições, partidos políticos, ideologias, dentre outros. Sob a perspectiva psicológica, a formação de vínculos dá-se através de pressupostos da aprendizagem social, da teoria psicanalítica, da teoria cognitivo-comportamental, bem como da teoria etológica do apego. Podemos ainda encontrar explicações sobre vínculos sociais em microteorias sobre processos de identificação social, categorização social, comparação social e no princípio de iniquidade. Dentro das organizações, o vínculo entre empresa e empregado é de grande valia, existindo uma relação de troca entre empregado e organização. Nesse processo de permuta, as organizações planejam atrair, manter e incentivar seus membros trabalhadores através de políticas de gestão de pessoas.
José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade e Antonio Virgílio Bittencourt Bastos. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Nessa perspectiva de vínculo e sobre o processo de troca entre empregado e organizações, assinale a alternativa correta.
A entrevista de encaminhamento é utilizada em diversos contextos, inclusive na área educacional/escolar e pode ser uma decorrência da entrevista diagnóstica, por exemplo, o encaminhamento para psicoterapia. Entretanto, também existem aquelas entrevistas de encaminhamento que decorrem de uma breve entrevista inicial, que funciona como uma triagem com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o seguimento do atendimento. É bastante comum que isso ocorra, conforme Tavares (2000), em serviços de saúde pública. A entrevista de triagem e encaminhamento servirá especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para avaliação psiquiátrica imediatamente, para qual profissional encaminhar e assim por diante. Nesse sentido, um aluno, ao passar pelo processo de entrevista de triagem e ser encaminhado para um psicólogo clínico, levará um documento sobre si.
SANTOS, S. G. A entrevista em avaliação psicológica. Revista Especialize On-line. Goiânia – ed. Especial vol1 n.08. 2014. Acesso em: mar. 2018.
Conselho Federal de Psicologia. Regulamentação n.007/2003.
Considerando o modelo de encaminhamento
proposto pelo psicólogo, em conjunto com a Resolução
007/2003 (Manual de Elaboração de Documentos
Escritos), o documento a ser encaminhado para o
psicólogo clinico será: