Questões de Concurso Comentadas para unemat

Foram encontradas 52 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q915196 Segurança e Saúde no Trabalho

O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que traz orientações para a comunicação […] de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente, e estabelece critérios uniformes para a classificação e a comunicação da informação sobre os mesmos”. Entre os meios de comunicação estão os pictogramas, que se tratam de “um conjunto de elementos gráficos, incluindo um símbolo, que representa a classe de perigo associada ao produto, e uma borda. [...] O GHS estabelece nove pictogramas distintos associados às classes de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente.

As figuras abaixo são exemplos de pictogramas estabelecidos pelo GHS:


Imagem associada para resolução da questão

UEMA, L.K.; RIBEIRO, M.G. Pictogramas do GHS e sua aplicação como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação. Quim. Nova, v. 40, n. 3, pp. 353-361, 2017. (Adaptado)
De acordo com o GHS, os pictogramas I, II e III advertem sobre os seguintes perigos, respectivamente:
Alternativas
Q915193 Biologia

Frente à necessidade de desenvolvimento de novas classes de antibióticos, diversas pesquisas têm sido desenvolvidas com produtos naturais, sejam de origem vegetal ou animal, visando à detecção e caracterização de compostos químicos com propriedades terapêuticas, entre elas a antibacteriana.

GONÇALVES, A.L.; ALVES FILHO, A.; MENEZES, H. Atividade Antimicrobiana do mel da abelha nativa sem ferrão Nannotrigona testaceicornis (Hymenoptera: Apidae, meliponini). Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.72, n.04, pp. 455-459, out/dez., 2005.


Uma pesquisadora avaliou a atividade antibacteriana de um mel proveniente de uma determinada região, e para o experimento, foram utilizadas linhagens de Escherichia coli e Staphylococcus aureus.


Em relação ao estudo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q910947 Segurança da Informação

WannaCry, o ransomware que fez o mundo chorar na sexta-feira [12 de maio de 2017].


O WannaCry é o ransomware que colocou boa parte do mundo (incluindo o Brasil) em um caos enorme, paralisando grandes órgãos, como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o TJSP, o INSS e muitos outros, afetando principalmente a Europa no começo do dia.


Disponível em <https://w w w .tecmundo.com.br/malw are/116652-w annacry-ransomw are-o-mundo-chorar-sexta-feira- 12.html> Acessoem jan. 2018.


Considerando ataques de segurança do tipo Ransomware, analise as asserções a seguir.

I. Ransomware é um tipo de código malicioso que sequestra os dados do usuário armazenados em um equipamento conectado à Internet, removendo seus dados para a nuvem sob domínio do sequestrador, e então é exigido pagamento de resgate (ransom) para devolver os dados para o equipamento do usuário e restabelecer o seu acesso.

II. A infecção pelo Ransomware pode ocorrer e se propagar de diferentes maneiras, podendo ocorrer por meio de anexo de e-mails ou hiperlinks que direcionam o usuário para o código malicioso.

III. O Ransomware/Locker facilita o acesso do usuário aos arquivos infectados e o Ransomware/Crypto descompacta os arquivos e bloqueia o acesso aos dados armazenados no computador infectado.

IV. O usuário deve manter o sistema operacional e os programas instalados atualizados no seu computador, para evitar infecção pelo Ransomware, ter um antivírus instalado, atualizado, e ser cauteloso ao clicar em links ou abrir arquivos.


Sobre a infecção por Ransomware assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

Alternativas
Q910946 Redes de Computadores

Atualmente, raras são as empresas que hospedam seus websites e aplicações de rede em servidores instalados dentro delas mesmas. São utilizados servidores instalados em datacenters que oferecem a estrutura necessária para que os serviços operem de forma confiável. O gerenciamento dos servidores é feito de forma remota através de serviços e protocolos seguros.

Um dos protocolos utilizados para acesso remoto a servidores é o SSH (Secure Shell).

MORIMOTO, Carlos E. Redes guia prático: ampliada e atualizada. 2ª Ed. - Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 495 a 505.

MORIMOTO, Carlos E. Servidores Linux: guia prático. Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 511 a 550.


Considerando o acesso remoto a servidores rodando sistema operacional Linux, analise as asserções que seguem.


I. O protocolo SSH é nativo de sistemas Linux e por isso não há possibilidade de acesso remoto a partir de sistemas operacionais Windows ou outras plataformas.

II. O SSH utiliza chaves simétricas para fazer a autenticação. Uma Chave pública permite descriptografar dados, enquanto a chave privada permite criptografar esses dados.

III. O Linux permite que as configurações do sistema, instalação de novos programas, atualizações de segurança, instalação de um novo Kernel, possam ser efetuadas em “modo texto”, o que permite configurar o servidor e mantê-lo atualizado remotamente, por meio do protocolo SSH.

IV. O SSH é uma ferramenta que permite administrar máquinas remotamente, transferir arquivos de várias formas diferentes, encapsular outros protocolos, por exemplo: acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro.


A partir das informações acima, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

Alternativas
Q910945 Segurança da Informação

Pharming é uma ameaça de segurança do tipo phishing, que tem o intuito de direcionar o usuário para sites falsos, por meio de alterações no servidor de DNS.

Cartilha de Segurança para Internet, versão 6.0 / CERT.br – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017.


Considerando este tipo de ataque, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.


I. Usuários que informam o endereço URI (Universal Resource Identifier) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.

II. Usuários que informam o endereço URL (Universal Resource Locator) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.

III. Visando mitigar ameaça do tipo Pharming, o administrador de redes deve instruir o usuário a inspecionar se o certificado se segurança é valido e corresponde a instituição proprietária do site, quando utilizado o protocolo HTTPS.

IV. Quando o usuário acessa o endereço legítimo de um site em seu navegador web, sua requisição será redirecionada, de maneira transparente, para uma página falsa.


Sobre o exposto assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: E
5: E