Questões de Concurso Comentadas para unifal-mg

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Q2756015 Arquitetura de Software

Criada no ano de 1995 e considerada padrão no ano de 1997, a linguagem JavaScript, inventada por Brendan Eich, é uma linguagem voltada para a programação web e interage muito bem com outra linguagem web, o HTML. Enquanto o HTML serve para definir o conteúdo das páginas, a função do JavaScript é programar o comportamento delas.


(W3SCHOOLS TUTORIALS. Disponível em: <https://www.w3schools.com/> . Acesso em: 22 mar. 2018, com adaptações)


Suponha que você foi incumbido de adicionar um código JavaScript em uma aplicação Web para que seja exibido um alerta para o usuário quando ele for fazer uma operação irreversível no sistema, como, por exemplo, excluir algum registro importante. Esse alerta só deverá desaparecer da tela do usuário quando ele clicar no botão “ok”, a fim de garantir que ele tenha visto a mensagem.


O cenário a ser analisado é o seguinte: o usuário deseja excluir a sua matrícula de cursos de capacitação nos quais fez inscrição. O primeiro passo, o de selecionar os cursos, o usuário já fez. Agora o sistema pede que o usuário clique no botão “Continuar para prosseguir com a exclusão”. A sua tarefa é fazer com que, ao clicar no botão “Continuar”, o usuário receba a seguinte mensagem: “Aviso: Essa é uma operação irreversível”. E só deixe de ver a mensagem após clicar em “OK”.


Qual é o código JavaScript coerente com a demanda que você recebeu e que atende a todos os requisitos mencionados?

Alternativas
Q2756010 Arquitetura de Software

Carolina é Analista de T.I. de uma grande Universidade e atua como Analista de Requisitos dos projetos desenvolvidos em seu setor, a Gerência de Sistemas. Em seu último trabalho ela precisou levantar os requisitos para o projeto de desenvolvimento do Sistema Acadêmico da instituição. Dentre as informações obtidas por Carolina, havia requisitos funcionais e não funcionais, conforme pode ser observado na lista a seguir:


1. O sistema precisa fornecer uma interface para que o aluno consulte as suas notas;

2. O sistema deve permitir que o aluno se matricule em disciplinas eletivas;

3. O sistema deve encerrar a sessão do aluno após detectar 30 minutos de inatividade;

4. O sistema deve impedir que um mesmo usuário acesse-o simultaneamente a partir de dois dispositivos diferentes;

5. O sistema deve possibilitar a alteração dos dados pessoais e de contato do aluno pela Secretaria Acadêmica;

6. O sistema deve trafegar os dados de usuário sobre um protocolo de rede seguro e criptografado;

7. O sistema precisa oferecer uma interface para o docente fazer o lançamento de notas e apontamento de presenças dos seus alunos;

8. O sistema deve ser integrado ao Sistema de Gestão de Pessoas da instituição para obter dele os dados de docentes e funcionários;

9. O sistema deve calcular o coeficiente de rendimento acadêmico do aluno com base na fórmula estabelecida pela Pró-Reitoria de Graduação;

10. O sistema precisa fornecer relatórios e lista de alunos por curso para o Departamento de Registro Acadêmico;

11. O sistema deve permitir que o Coordenador de Curso aprove o plano de estudos do aluno;

12. O sistema deve garantir que o processo de matrícula do aluno em disciplinas ocorra em no máximo 90 segundos.


Com base na lista de requisitos produzida por Carolina, aponte qual é a separação correta dos requisitos entre funcionais e não funcionais:

Alternativas
Q2756009 Arquitetura de Software

Processos de desenvolvimento rápido de software são projetados para criar software útil rapidamente. Geralmente eles são processos iterativos nos quais a especificação, o projeto, o desenvolvimento e o teste são intercalados. O software não é desenvolvido e disponibilizado integralmente, mas em uma série de incrementos, e cada incremento inclui uma nova funcionalidade do sistema. A Extreme Programing (XP) é talvez o mais conhecido e mais amplamente usado dos métodos ágeis.


(SOMMERVILLE, I., Engenharia de Software. 8 ed., São Paulo: Pearson, Prentice Hall, 2007, com adaptações).


Aqui estão alguns dos princípios (ou práticas) da Extreming Programing:


1. Todos os requisitos são expressos como cenários ou histórias do usuário;

2. Cada história é implementada como uma série de tarefas;

3. Os programadores desenvolvem testes para cada tarefa logo após a escrita do código;

4. Quando um novo código é integrado ao sistema, apenas o teste desse código é executado; 5. Há um pequeno espaço de tempo entre os releases do sistema.


Considerando esses princípios na ordem em que foram apresentados, escolha dentre as alternativas a seguir, quais indicam corretamente os princípios verdadeiros e falsos.

Alternativas
Q2756007 Arquitetura de Software

Uma consulta em SQL pode conter mais de seis cláusulas, porém, somente as duas primeiras são obrigatórias. As cláusulas são especificadas na seguinte ordem, e as cláusulas entre colchetes [g] são opcionais:


(RAMEZ, E.; NAVATHE S. B., Sistemas de Banco de Dados, 4. ed., São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, com adaptações).


CLAUSULA1 <atributos e lista de funções>

CLAUSULA2 <lista de tabelas>

[CLAUSULA3] <condição>

[CLAUSULA4] <atributo(s) agrupado(s)>

[CLAUSULA5] <condição de agrupamento>

[CLAUSULA6] </lista de atributos>;


Considerando a estrutura apresentada acima, quais são as substituições dos termos “CLAUSULA1”, “CLAUSULA2”, “CLAUSULA3”, “CLAUSULA4”, “CLAUSULA5” e “CLAUSULA6”, exatamente nessa ordem, fazendo com que a consulta apresente a estrutura correta?

Alternativas
Q2756006 Arquitetura de Software

Como Analista de Tecnologia da Informação de uma Instituição de Ensino Superior, Amadeu foi designado para fazer a análise e o projeto de um software de Gestão Orçamentária para a sua instituição. O Departamento de Tecnologia da Informação da instituição onde Amadeu trabalha adota como ferramenta de análise e projeto de software a Linguagem Unificada de Modelagem – UML. No entanto, os diagramas UML que devem ser preparados variam de um projeto para outro. No caso do software de Gestão Orçamentária, a equipe de desenvolvimento chegou à conclusão de que será necessária a criação de seis diagramas, que atendam às seguintes necessidades:


1. mostrar os objetos e seus relacionamentos;

2. modelar as interações funcionais entre os usuários e o sistema;

3. mostrar as classes, as interfaces, as dependências e as generalizações;

4. descrever as interações entre os objetos ao longo do tempo;

5. representar as interações entre os objetos como séries de mensagens sequenciadas;

6. descrever as mudanças de estado de um objeto em relação a eventos externos;


Sabendo disso e conhecendo bem a função de cada diagrama disponível na linguagem UML, Amadeu deverá preparar um pacote contendo todos os diagramas definidos pela equipe de desenvolvimento.


Selecione, dentre as alternativas abaixo, aquela que representa fielmente o conteúdo do pacote a ser produzido por Amadeu:

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: B