Questões de Concurso Comentadas para ares - ce

Foram encontradas 25 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1910287 Medicina
Mulher, 45 anos, obesa, com queixa de perda de urina ao tossir, espirrar e ao caminhar. Realizou estudo urodinâmico que observou detrusor estável e pressão de perda à manobra de Valsalva de 42cmH2O. Qual a melhor opção terapêutica para tratamento da incontinência urinária? 
Alternativas
Q1910286 Medicina
Mulher, multípara de 65 anos, com menopausa aos 50 anos, assintomática desde então. Sem comorbidades. Realiza exames ginecológicos regulares sem alterações. Apresenta sangramento uterino anormal há 3 dias em pequena quantidade de aspecto descrito como em borra de café. Nega dores abdominais ou quaisquer outras queixas. Assinale a assertiva correta quanto ao diagnóstico mais provável para este caso de sangramento uterino anormal. 
Alternativas
Q1910283 Medicina
Mulher de 30 anos, nuligesta, comparece ao setor de emergência do hospital com quadro de atraso menstrual de dois meses, dor abdominal difusa, tontura e sangramento vaginal discreto. Ao exame, nota-se palidez cutâneo-mucosa, sudorese, PA: 90 x 50 mmHg, FC: 140bpm, abdome doloroso à descompressão brusca, principalmente em fossa ilíaca direita. Toque vaginal com abaulamento e dor em fundo de saco posterior. Realizou ultrassonografia pélvica transvaginal não visualiza imagem de saco gestacional intrauterino e vê imagem anexial sugestiva de prenhez ectópica íntegra < 4 cm. Dosagem de ß-hCG = 2.500 UI/L. Hemogobina=7,0mg/dL e Hematócrito= 25%. Assinale a assertiva correta quanto à conduta mais adequada deste caso. 
Alternativas
Q1910281 Medicina
Mulher de 35 anos, casada, dois filhos de parto normal, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde com desejo de reiniciar contraceptivo oral. Refere enxaqueca com aura, hipertensão em uso de medicação. Nega tabagismo. Informa ter ciclos menstruais regulares e nega outras queixas ou comorbidades. Ao exame: Obesa (IMC=30), PA: 130x90mmHg. Qual a melhor opção contraceptiva para esse caso? 
Alternativas
Q1910279 Medicina
MSS, 38 anos, G5P4A0, IG 40 semanas, apresentando polidrâmnio é admitida no centro obstétrico com feto cefálico, 3 contrações 50 segundos em 10 minutos, colo com 7 cm dilatação, bolsa das águas íntegras. Com relação às medidas de prevenção da hemorragia pós-parto (HPP), nesta paciente, qual a afirmativa correta? 
Alternativas
Q1910273 Medicina
Paciente, 23 anos, G1P0A0, em seguimento pré-natal na Unidade Básica de Saúde, mostra-se preocupada acerca da dor durante o trabalho de parto e as formas mais adequadas de seu alívio e aborda seu prenatalista sobre a maneira mais indicada de se conduzir diante desta situação. Identifique a melhor orientação a ser dada. 
Alternativas
Q1910256 Medicina

Considere o texto abaixo para responder à questão.


“As mulheres são atingidas pela violência interpessoal de modo singular, na maioria das vezes, por parceiros íntimos ou familiares, envolvendo agressões físicas, sexuais e também danos psíquicos. [...] [...] Estudos nacionais e internacionais apontam entre os usuais fatores associados à violência por parceiro íntimo o consumo de substâncias psicoativas. [...] Adicionalmente relevante se torna o consumo de medicamentos, realizado especialmente por mulheres, e sua relação com os episódios de violência entre parceiros íntimos, o que pode ser considerado um novo desafio para os profissionais de saúde, [...] devido ao risco de corroborar para uma medicalização excessiva. Na América Latina, [...] o uso de álcool pelo parceiro íntimo se insere entre as demais características apresentadas pelas mulheres agredidas, a saber: coabitação com o parceiro sem casamento formal; muitos filhos; não compartilhamento da tomada de decisão; disparidade no nível de instrução. Assim, o consumo de álcool, especificamente, está incluído entre os riscos para a violência doméstica, principalmente se o padrão de consumo for elevado. [...].”

SILVA, Valéria Nanci. “Violência e uso de substância psicoativas: um estudo com mulheres usuárias de um serviço de Atenção Primária à Saúde de São Paulo / Valéria Nanci Silva. – São Paulo, 2008.


O texto faz referência a que fenômeno observado na saúde pública? 

Alternativas
Q1910253 Medicina
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi formulada pela primeira vez em 2006, sendo considerada um marco histórico na Atenção Primária à Saúde no Brasil. Assinale a alternativa que contempla o principal objetivo da PNAB de 2006. 
Alternativas
Q1910252 Medicina
A Participação da Comunidade é uma das Diretrizes do SUS. A Lei N° 8142, de 28 de dezembro de 1990, dispôs sobre a participação da comunidade. Sobre Conselhos e Conferências de Saúde, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1910251 Medicina

Correlacione a Tabela A, com os Atributos Nucleares da Atenção Primária, e a Tabela B, com exemplos de situações vivenciadas pelo médico na Atenção Primária. 


Tabela A 

(I) Acesso/Atenção ao primeiro contato

(II) Coordenação

(III) Longitudinalidade

(IV) Integralidade/ Cuidado Abrangente


Tabela B

( ) O médico acompanha suas famílias adscritas durante todos os ciclos de vida daquela família: desde a chegada de um novo membro através do nascimento, até as crises decorrentes do falecimento de familiares.

( ) Durante um caso clínico complexo na APS, o médico referencia o paciente para ambulatório especializado. Após dois meses, o paciente retorna com a contrarreferência do especialista focal trazendo o plano terapêutico e a programação dos futuros atendimentos no ambulatório de especialidades. 

( ) O atendimento clínico na APS contempla o paciente com suas multimorbidades e a experiência subjetiva do paciente em relação ao seu adoecimento. 

( ) Durante a reunião ordinária de equipe, é pactuado que sejam garantidas vagas de demanda espontânea mesmo nos turnos de demanda programada. A intenção é organizar a dinâmica da UAPS de forma a garantir atendimento de casos agudos.


Assinale a alternativa que traz a ordem correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Q1910250 Medicina

Correlacione a Tabela A, com Princípios e Diretrizes do SUS, e a Tabela B, que traz situações típicas da atuação médica na Atenção Primária.


Tabela A 

(I) Longitudinalidade

(II) Hierarquização

(III) Territorialização

(IV) Equidade


Tabela B 

( ) O médico da Atenção Primária recebe paciente contrarreferenciado da Atenção Terciária, após alta hospitalar, constando relatório para o seguimento do cuidado do paciente na Atenção Básica.

( ) A Visita Domiciliar é uma ferramenta utilizada na Atenção Primária para garantir atendimento a pacientes na área adscrita que não podem se deslocar para a Unidade de Saúde.

( ) O médico da Atenção Primária percebe que muitas famílias de uma mesma microárea apresentam quadro de diarreia aguda nas temporadas de chuvas. Durante a reunião ordinária de equipe, coleta informações com sua Agente de Saúde sobre o saneamento e acesso a água tratada da microárea.

( ) Durante o turno de HiperDia de sua ESF, o médico se depara com um paciente com quadro clínico complexo, com multimorbidade e resposta inadequada às propostas terapêuticas instituídas. Após afastar má-adesão, decide por encaminhar o paciente para ambulatório especializado.


Assinale a opção que traz a correlação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Q1910249 Medicina
Uma criança de 3 anos de idade chega ao ambulatório com relatos dos pais de que há cerca de três dias vem apresentado sintomas como como enurese, urgência urinária, polaciúria, disúria, incontinência urinária com urina fétida e turva. Qual o diagnóstico ao qual esses sintomas podem estar relacionados? 
Alternativas
Q1910248 Medicina
Os pais de uma criança de seis anos de idade vêm ao ambulatório com queixas de que a criança está com posturas desafiadoras; recusa em aceitar ordens ou solicitações de adultos, com os quais discute com frequência; e tendendo a responsabilizar os outros pelos seus atos. Esses sintomas ocorrem em casa e em outros espaços sociais. Diante desse relato, qual a principal hipótese diagnóstica? 
Alternativas
Q1910247 Medicina
No ambulatório, uma criança de 30 meses de idade apresenta alterações compatíveis com Transtorno do Espectro Autista. Qual dos critérios abaixo certamente foram considerados como os mais importantes na definição da hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q1910246 Medicina

Na Atenção Básica de Saúde você atende uma puérpera amamentando seu filho de 45 dias de vida. Ela informa suas dúvidas acerca do bem estar do filho por causa do ritmo de mamadas, do sono e do ganho de peso dele.

Qual a alternativa correta em relação a tais aspectos? 

Alternativas
Q1910244 Medicina
Uma criança de cinco anos de idade chega ao ambulatório por apresentar dor óssea em membros inferiores, dificultando a deambulação e sem ceder facilmente aos analgésicos habituais. Também apresenta dor toracolombar e astenia. Ao exame físico, é identificado febre e hepatomegalia, esplenomegalia e linfonodomegalias generalizadas. Qual a principal hipótese diagnóstica? 
Alternativas
Q1910236 Medicina
O Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos trouxe uma atualização de Dez passos para Doze Passos para uma Alimentação Saudável, ampliando a importância do conhecimento na manutenção da alimentação saudável no lactente. Qual recomendação é dada pelo Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos acerca da oferta da alimentação infantil?
Alternativas
Q1910234 Medicina
Paciente lactente de 1 ano e dois meses foi levado ao ambulatório de Puericultura com quadro de lesões papulares eritematosas pruriginosas e vesículas disseminadas em palmas das mãos, plantas dos pés, nos espaços interdigitais, antebraço, axilas e região glútea. Mãe nega febre ou outros comemorativos e relata estar apresentando quadro de prurido corporal há 3 semanas. Nega contato do paciente com animais. De acordo com o quadro clínico exposto, qual o diagnóstico e tratamento? 
Alternativas
Q1910230 Medicina
A fase crítica da infecção pelo vírus da Dengue pode se seguir à fase febril, em alguns pacientes, que podem evoluir para as formas graves. O aparecimento dos sinais de alarme deve ser rotineiramente pesquisados nos casos suspeitos. Dentre os principais sinais de alarme, destacam-se: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotimia; hepatomegalia > 2 cm abaixo do rebordo costal; sangramento de mucosa; letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito. O que traduzem esses sinais de alarme? 
Alternativas
Q1910225 Medicina

Mulher de 30 anos procura atendimento no posto de saúde devido a episódios de cefaleia holocraniana em aperto, desde os 20 anos. Durante os episódios, a paciente deixa de fazer atividades cotidianas, assim como prefere ficar em seu quarto com janela fechada e sem barulho. Ao tentar fazer atividade física durante os episódios, relata piora dos sintomas com dor pulsátil em região temporal. Nega vômitos durante os episódios. Se não tomar analgésicos, a paciente refere que fica até dois dias com dor. Faz uso de paracetamol 1 grama durante os episódios e, em algumas ocasiões, faz uso deste medicamento mais de duas vezes ao dia . Nos últimos meses, apresenta em média 8 crises ao mês. É portadora de Asma e tem exame físico e neurológico normais.

Qual das medicações a seguir deve ser utilizada na paciente acima para diminuir a ocorrência de crises de cefaleia?

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: A
6: C
7: C
8: A
9: D
10: D
11: B
12: A
13: C
14: C
15: B
16: A
17: A
18: B
19: D
20: A