Questões de Concurso
Comentadas para ares - ce
Foram encontradas 25 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere o texto abaixo para responder à questão.
“As mulheres são atingidas pela violência interpessoal de modo singular, na maioria das vezes, por parceiros íntimos ou familiares, envolvendo agressões físicas, sexuais e também danos psíquicos. [...] [...] Estudos nacionais e internacionais apontam entre os usuais fatores associados à violência por parceiro íntimo o consumo de substâncias psicoativas. [...] Adicionalmente relevante se torna o consumo de medicamentos, realizado especialmente por mulheres, e sua relação com os episódios de violência entre parceiros íntimos, o que pode ser considerado um novo desafio para os profissionais de saúde, [...] devido ao risco de corroborar para uma medicalização excessiva. Na América Latina, [...] o uso de álcool pelo parceiro íntimo se insere entre as demais características apresentadas pelas mulheres agredidas, a saber: coabitação com o parceiro sem casamento formal; muitos filhos; não compartilhamento da tomada de decisão; disparidade no nível de instrução. Assim, o consumo de álcool, especificamente, está incluído entre os riscos para a violência doméstica, principalmente se o padrão de consumo for elevado. [...].”
SILVA, Valéria Nanci. “Violência e uso de substância psicoativas: um estudo com mulheres usuárias de um serviço de Atenção Primária à Saúde de São Paulo / Valéria Nanci Silva. – São Paulo, 2008.
O texto faz referência a que fenômeno observado na saúde pública?
Correlacione a Tabela A, com os Atributos Nucleares da Atenção Primária, e a Tabela B, com exemplos de situações vivenciadas pelo médico na Atenção Primária.
Tabela A
(I) Acesso/Atenção ao primeiro contato
(II) Coordenação
(III) Longitudinalidade
(IV) Integralidade/ Cuidado Abrangente
Tabela B
( ) O médico acompanha suas famílias adscritas durante todos os ciclos de vida daquela família: desde a chegada de um novo membro através do nascimento, até as crises decorrentes do falecimento de familiares.
( ) Durante um caso clínico complexo na APS, o médico referencia o paciente para ambulatório especializado. Após dois meses, o paciente retorna com a contrarreferência do especialista focal trazendo o plano terapêutico e a programação dos futuros atendimentos no ambulatório de especialidades.
( ) O atendimento clínico na APS contempla o paciente com suas multimorbidades e a experiência subjetiva do paciente em relação ao seu adoecimento.
( ) Durante a reunião ordinária de equipe, é pactuado que sejam garantidas vagas de demanda espontânea mesmo nos turnos de demanda programada. A intenção é organizar a dinâmica da UAPS de forma a garantir atendimento de casos agudos.
Assinale a alternativa que traz a ordem correta, de cima para baixo.
Correlacione a Tabela A, com Princípios e Diretrizes do SUS, e a Tabela B, que traz situações típicas da atuação médica na Atenção Primária.
Tabela A
(I) Longitudinalidade
(II) Hierarquização
(III) Territorialização
(IV) Equidade
Tabela B
( ) O médico da Atenção Primária recebe paciente contrarreferenciado da Atenção Terciária, após alta hospitalar, constando relatório para o seguimento do cuidado do paciente na Atenção Básica.
( ) A Visita Domiciliar é uma ferramenta utilizada na Atenção Primária para garantir atendimento a pacientes na área adscrita que não podem se deslocar para a Unidade de Saúde.
( ) O médico da Atenção Primária percebe que muitas famílias de uma mesma microárea apresentam quadro de diarreia aguda nas temporadas de chuvas. Durante a reunião ordinária de equipe, coleta informações com sua Agente de Saúde sobre o saneamento e acesso a água tratada da microárea.
( ) Durante o turno de HiperDia de sua ESF, o médico se depara com um paciente com quadro clínico complexo, com multimorbidade e resposta inadequada às propostas terapêuticas instituídas. Após afastar má-adesão, decide por encaminhar o paciente para ambulatório especializado.
Assinale a opção que traz a correlação correta, de cima para baixo.
Na Atenção Básica de Saúde você atende uma puérpera amamentando seu filho de 45 dias de vida. Ela informa suas dúvidas acerca do bem estar do filho por causa do ritmo de mamadas, do sono e do ganho de peso dele.
Qual a alternativa correta em relação a tais aspectos?
Mulher de 30 anos procura atendimento no posto de saúde devido a episódios de cefaleia holocraniana em aperto, desde os 20 anos. Durante os episódios, a paciente deixa de fazer atividades cotidianas, assim como prefere ficar em seu quarto com janela fechada e sem barulho. Ao tentar fazer atividade física durante os episódios, relata piora dos sintomas com dor pulsátil em região temporal. Nega vômitos durante os episódios. Se não tomar analgésicos, a paciente refere que fica até dois dias com dor. Faz uso de paracetamol 1 grama durante os episódios e, em algumas ocasiões, faz uso deste medicamento mais de duas vezes ao dia . Nos últimos meses, apresenta em média 8 crises ao mês. É portadora de Asma e tem exame físico e neurológico normais.
Qual das medicações a seguir deve ser utilizada na paciente acima para diminuir a ocorrência de crises de cefaleia?