Questões de Concurso Comentadas para unifase - rj

Foram encontradas 79 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2050602 Psicologia
A eficácia do uso da terapia cognitivo comportamental (TCC) no tratamento para obesidade tem sido vastamente estudada e há evidências de benefícios na modificação de escolhas alimentares inadequadas. Considerando tais modificações que resultam em benefícios para a saúde, analise as afirmativas a seguir:
I. Mudança de estilo de vida e aumento da atividade física.
II. Redução parcial de energia consumida, gordura e níveis lipídicos.
III. Controle dos níveis de glicose sanguínea, redução do risco cardiovascular e hipertensão.
IV. Malefícios para a saúde mental e emocional.
V. Mudança no comportamento que levam ao reganho de peso.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2050596 Nutrição
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira. Analise as afirmações sobre a PNAN.
I. A atenção nutricional compreende os cuidados relativos à alimentação e nutrição voltados à promoção e proteção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de agravos, devendo estar associados às demais ações de atenção à saúde.
II. A atenção nutricional deve fazer parte do cuidado integral na Rede de Atenção à Saúde (RAS), tendo a atenção terciária como coordenadora do cuidado e ordenadora da rede.
III. O processo de organização de cuidados relativos à alimentação e nutrição na RAS deverá ser iniciado pelo diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população adscrita aos serviços e equipes de Atenção Básica.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2050593 Nutrição
O Modelo Transteórico é uma das estratégias mais usadas para entender às mudanças de comportamento na adoção de hábitos saudáveis, a fim de promover saúde e prevenir doenças. Assinale a alternativa verdadeira: 
Alternativas
Q2050591 Nutrição
Segundo o Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, “amamentar é muito mais que alimentar uma criança”. O leite materno é o primeiro contato das crianças pequenas com uma comida de verdade e o período da amamentação é especial, cercado de afeto e cuidado. Os 2 primeiros anos de vida são importantíssimos para o crescimento e desenvolvimento da criança, com repercussões ao longo de toda a vida do indivíduo. Contudo, algumas práticas podem prejudicar a amamentação. Analise as afirmativas abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso) para opções que prejudicam tal prática:
( )Uso de chupetas, em geral usadas para “acalmar” a criança não intefere no tempo de amamentação.
( )Tabagismo na amamentação afeta a produção do leite e altera o seu sabor.
( )O consumo de bebidas alcoólicas, desde que em volume reduzido (240ml de vinho ou 2 latas de cervejas) não altera a produção de leite.
( )Iniciar a oferta de alimentos sólidos ou pastosos antes dos 6 meses de idade reduz frequência e volume das mamadas.
( )Ofertar outros leites ou fórmulas infantis para “complementar” o leite materno causa diminuição na quantidade de leite produzido pela mulher.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2050587 Nutrição
G. R. K, sexo feminino, 74 anos, é atendida pela equipe de Saúde da Família e durante interconsulta realizada com enfermeira e nutricionista, refere estar em isolamento social durante a pandemia de COVID-19 e como consequência perdeu autonomia na aquisição e no preparo de alimentos, dependendo de seus filhos para tal. Houve ganho ponderal de 7 kg nos últimos 4 meses, associados à desconforto epigástrico e constipação. A partir da análise dos dados laboratoriais e antropométricos, indique o diagnóstico nutricional e possíveis desfechos clínicos da paciente:
Índice de Massa Corporal: 29,5 Kg/m²; Circunferência da cintura: 118 cm; Pressão arterial: 150/99 mmHg; Colesterol total: 244 mg/dL; HDL-c 34 mg/dL; Triglicerídeos: 202 mg/dL e Glicemia de jejum: 98 mg/dL.
Alternativas
Q2050586 Nutrição
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos é um documento oficial do Ministério da Saúde e foi publicado em 2019. Nele constam recomendações e informações sobre alimentação de crianças nos dois primeiros anos de vida com o objetivo de promover saúde, crescimento e desenvolvimento para que elas alcancem todo o seu potencial. Além de apoiar a família no cuidado cotidiano este documento subsidia os profissionais no desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores. Ele é, também, um instrumento orientador de políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras. Analise as alternativas abaixo:
I. O ambiente familiar deve proporcionar interações e fortalecer vínculos entre a criança e os demais membros da família
II. Existem realidades socioeconômicas e culturais muito diferenciadas no país, mas estas não deverão direcionar adaptações na alimentação das crianças
III. A autonomia da criança frente à alimentação deverá ser considerada após o segundo ano de vida
IV. Nos primeiros anos de vida, a variedade e a forma com que os alimentos são oferecidos influenciam a formação do paladar

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2050582 Nutrição
Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira (BRASIL, 2014), os “Dez passos para uma alimentação adequada e saudável”, apresenta recomendações que podem ser evidenciadas nas afirmativas a seguir:
I. Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.
II. Faça de alimentos in natura ou processados a base da sua alimentação.
III. Evite o consumo de alimentos ultraprocessados.
IV. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2050579 Nutrição
Fibras são carboidratos complexos presentes nas plantas e resistentes à digestão e são classificadas de acordo com sua solubilidade em: solúveis (pectina nas frutas e gomas na aveia, cevada e leguminosas) e insolúveis (hemicelulose nos grãos e lignina nas hortaliças). São inúmeros os benefícios das fibras na saúde humana, especialmente no controle do diabetes.
Assinale a opção que aponta a recomendação diária de fibras, de acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 36 (Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica – diabetes mellitus):
Alternativas
Q2050577 Nutrição
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) apresenta nove diretrizes que indicam as ações para que seu propósito seja cumprido. Assinale a alternativa que apresenta corretamente três diretrizes da PNAN. 
Alternativas
Q2049200 Psicologia
As síndromes psicóticas caracterizam-se por sintomas típicos como alucinações e delírios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados. Os sintomas paranoides são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações auditivas de conteúdo persecutório. Em alguns casos, observa-se uma desorganização profunda da vida mental e do comportamento, de qualidade diversa à que ocorre nos quadros demenciais, no delirium ou nos quadros de retardo mental grave. A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente aqueles que Kurt Schneider (1887-1967) denominou “sintomas de primeira ordem”.
Quais dos sintomas abaixo não fazem parte do grupo denominado pelo autor acima citado?
Alternativas
Q2049199 Psicologia

As síndromes fóbicas caracterizam-se por medos intensos e irracionais, por situações, objetos ou animais que objetivamente não oferecem ao indivíduo perigo real e proporcional à intensidade de tal medo. (Hollander; Simeon 2004). Observe a afirmação a seguir e assinale a alternativa que corresponda a sua definição:


“o medo e a angústia relacionam-se a espaços amplos ou com muitas pessoas, à possibilidade de estar em locais de onde possa ser difícil escapar ou onde o auxílio ou a presença de pessoas próximas não seja rapidamente acessível.

Alternativas
Q2049198 Psicologia
A euforia ou alegria patológica e a elação (ou expansão do Eu) constituem a base da síndrome maníaca (Belmaker, 2004). Além disso, é fundamental e está quase sempre presente a aceleração de todas as funções psíquicas (taquipsiquismo), manifestando-se como agitação psicomotora, exaltação, loquacidade ou logorreia e pensamento acelerado (Cassidy et al., 1998). A atitude geral do paciente é alegre, brincalhona ou irritada, arrogante. Além das alterações propriamente do humor (euforia, elação) e do ritmo psíquico (aceleração), na esfera ideativa verifica-se um pensamento em geral superficial e impreciso; o paciente fala mais do que pensa (Binswanger [1961], 1973).
Quais desses sinais e sintomas não está presente nas síndromes maníacas:
Alternativas
Q2049197 Psicologia
Segundo Cunha (2000), a linguagem falada é o meio de comunicação verbal entre as pessoas. A palavra é o envoltório material do pensamento e manifesta a dimensão perceptível das ideias. Na linguagem, estão contidos dois aspectos importantes: um, individual, a fala, e o outro, social, a linguagem ou idioma. Os principais quadros patológicos da linguagem falada de causa orgânica são: a) disartria, ou dificuldade de articular palavras; em grau extremo, é anartria; b) disfasia, ou dificuldade ou perda da capacidade de compreender o significado das palavras e/ou a incapacidade de se utilizar dos símbolos verbais; em grau extremo, é afasia. Existem três tipos básicos de afasias. 
Assinale a alternativa que nomeia os três tipos de afasias:
Alternativas
Q2049196 Psicologia
Observe as afirmativas e em seguida responda de acordo com as opções propostas:
I. Profissionais matriciadores em saúde mental na atenção primária são psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros de saúde mental.
II. O núcleo demarcaria uma área de saber e de prática profissional e o campo um espaço de limites imprecisos onde cada disciplina ou profissão buscaria em outras o apoio para cumprir suas tarefas teóricas e práticas
III. A diretriz organizacional do matriciamento conta com equipes multidisciplinares que dividem saberes e funções. Não existe especificidade de áreas no atendimento ao usuário, onde todo acolhimento necessita ser multifatorial, a exemplo da interconsultas.
IV. O processo de saúde-enfermidade-intervenção não é monopólio nem ferramenta exclusiva de nenhuma especialidade, pertencendo a todo o campo da saúde. Isso torna o matriciamento um processo de trabalho interdisciplinar por natureza, com práticas que envolvem intercâmbio e construção do conhecimento.
Alternativas
Q2049195 Psicologia
“Essa tarefa consiste em organizar os processos de pensamento, comunicação e ação entre os membros do grupo. Assim, a aplicação do termo ‘operativo’ significa um aspecto tríplice de pensamento, de sentimento e de ação. Os profissionais de saúde seriam responsáveis por propiciar condições favorecedoras do processo de aquisição de conhecimentos, que favoreceriam mudanças no controle das doenças crônicas não-transmissíveis”. (DIAS, SILVEIRA – 2009)
Ao que se refere o texto acima? 
Alternativas
Q2049194 Psicologia
“a Psicologia, tal como qualquer outro campo de saber/ poder não explica nada. É ela mesma que deve ser explicada e isto só se dá numa relação de intercessão com outros saberes/poderes/disciplinas. É no entre os saberes que a invenção acontece, é no limite de seus poderes que os saberes têm o que contribuir para um outro mundo possível, para uma outra saúde possível.” (BENEVIDES, 2005).
A definição acima se refere a qual princípio, segundo a autora?
Alternativas
Q2049193 Psicologia
“No que diz respeito à ordenação metodológica do exame do estado mental, há um consenso de que as principais alterações envolvem sinais e/ou sintomas nas seguintes áreas da conduta humana: atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta.” (CUNHA, 2000)
Qual definição a seguir, não condiz com o termo que está definindo:
Alternativas
Q2049192 Psicologia

“A [...] pressupõe uma reconstituição global da vida do paciente, como um marco referencial em que a problemática atual se enquadra e ganha significação. Frequentemente, a [...] é delineada de forma mais sistemática e formal, produzindo um acúmulo de dados que não contribuem para o entendimento do caso. Um enfoque puramente normativo pode ter sentido quando há suspeitas de desvios de desenvolvimento numa criança. Caso contrário, muitas vezes, a série de dados, conseguidos exaustivamente, em busca de uma precisão cronológica, pode ser resumida, porque os dados são importantes, em vista de sua ‘possível conexão com a enfermidade corrente’, como lembram MacKinnon & Yudofsky (1988, p.17).”

O trecho acima se refere a:

Alternativas
Q2049191 Psicologia
Do ponto de vista psicopatológico, as síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e o desânimo (Del Pino, 2003). Entretanto, elas caracterizamse por uma multiplicidade de sintomas afetivos, instintivos e neurovegetativos, ideativos e cognitivos, relativos à autovaloração, à vontade e à psicomotricidade. Também podem estar presentes, em formas graves de depressão, sintomas psicóticos (delírios e/ou alucinações), marcante alteração psicomotora (geralmente lentificação ou estupor) e fenômenos biológicos (neuronais ou neuroendócrinos) associados. (DALGARRONDO, 2000).
Segundo o autor, a depressão secundária ou orgânica:
Alternativas
Q2049190 Psicologia
As síndromes depressivas têm como elementos mais salientes o humor triste e o desânimo. Dos agrupamentos de sinais e sintomas a seguir, quais não pertencem às síndromes depressivas? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: B
6: A
7: D
8: D
9: B
10: B
11: C
12: B
13: C
14: D
15: A
16: E
17: A
18: A
19: E
20: C