Questões de Concurso
Comentadas para sesau de campo grande - ms
Foram encontradas 15 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O anexo V, da Portaria de Consolidação que normatizou as Redes de Atenção à Saúde, instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) (Origem: PRT MS/GM 3088/2011 ); Art. 1° Fica Instituída a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). (Origem: PRT MS/GM 3088/2011 ). Segundo estes anexos, são unidades pertencentes a RAPS:
Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com o livro Psicopatologia e Semíologia dos Transtorno Mentais de Dalgalarrondo (2008):
De acordo com o texto Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta.
1. Conceitualmente, a Educação lnterprofissional é definida como uma intervenção em que os membros de mais de uma profissão da saúde aprendem juntos, de forma interativa, com o propósito de melhorar a colaboração interprofissional e os níveis de saúde dos usuários. Educação lnterprofissional traz ao estudante a oportunidade de compreender mais claramente o trabalho como membro de equipe como prática colaborativa, aumentando a eficiência das equipes ao reduzir duplicidade de serviços.
2. A Educação lnterprofissional foi desenvolvida como uma forma de superar o desconhecimento e o preconceito entre as profissões, tendo em vista que, ao aprenderem em conjunto, as profissões saberão trabalhar melhor juntas, e, assim, melhorar a qualidade dos serviços prestados. É uma importante estratégia para o desenvolvimento de profissionais preparados para o trabalho em equipe, prática fundamental para a integralidade do cuidado.
3. A educação interprofissional deve propiciar aos profissionais de saúde uma experiência vertical de organização do trabalho na aprendizagem, onde cada profissão, partindo do paradigma biológico, desenvolva seu papel na pirâmide hierárquica do cuidado.
De acordo com o texto Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta.
1. Multiprofissionalidade e a interprofissionalidade se referem à prática profissional. A educação multiprofissional ocorre quando duas ou mais profissões aprendem lado a lado por qualquer motivo. Já a educação Interprofissional é a ocasião em que duas ou mais áreas profissionais aprendem umas com as outras para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados. A primeira pressupõe que diferentes profissões estejam atuando juntas, mas não necessariamente havendo interação ou um propósito claro. A segunda implica a interação entre as profissões com vistas à colaboração em tomo de um objetivo comum.
2. A perspectiva interdisciplinar não necessariamente estimula a colaboração entre diferentes profissões, mas sim entre áreas do conhecimento que podem ser até mesmo de uma mesma categoria profissional. A interdisciplinaridade pode ser um instrumento para a educação interprofissional, mas não sinônimo.
3. O que esses conceitos têm em comum é que têm em seu cerne a necessidade da integração e de cooperação, de experiências, de saberes e das profissões. São respostas à fragmentação e segregação de saberes e de fazeres. Não são sinônimos, mas se complementam.
De acordo com o texto Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta.
1. O conhecimento construído disciplinarmente limita a um único modo de analisar os fatos, fragmentando a realidade e limitando os níveis de percepção dos sujeitos envolvidos. O conhecimento organizado em disciplinas estanques não responde a complexidade das situações que se apresentam e a superação da disciplinaridade requer a integração entre os campos disciplinares.
2. A interdisciplinaridade pressupõe uma relação dialógica, de cooperação intelectual, de integração e mudança de atitude em relação ao conhecimento. Viabiliza o trabalho conjunto a partir de um projeto comum que ajude na superação das fronteiras dos núcleos de saberes, explorando várias relações e possibilidades.
3. Num currículo de pressupostos interdisciplinares, diferentes saberes são reconhecidos e contextualizados, ou seja, o objeto do conhecimento não pode ficar enclausurado numa disciplina ou numa realidade pesquisada. A interdisciplinaridade se refere aos conhecimentos, ao modo de pensar e consiste na interação de duas ou mais disciplinas em relação às suas ideias, tarefas e campos conceituais.