Questões de Concurso
Para if-ba
Foram encontradas 144 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Leia a anedota de Ziraldo e indique a opção que corresponde aos tipos de predicado presentes na fala atribuída à professora, obedecendo à ordem em que eles aparecem no texto.
A inspetora da escola visitando todas as turmas quando o Juquinha levou um tombo no corredor e berrou todos os palavrões que conhecia.
Escandalizada, a inspetora perguntou:
- Onde essa criança aprendeu tanto palavrão?
E a professora, muito sem graça:
-Aprendeu nada! Isso é dom natural.
(Fonte: Ziraldo. Mais anedotinhas do Bichinho da Maçã. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1993. p. 10-11.)
Com base no trecho da música “Silêncio de um minuto”, de Noel Rosa, analise as quatro primeiras orações da estrofe a seguir e identifique o tipo de sujeito de cada uma delas.
Não te vejo, nem te escuto,
o meu samba está de luto,
eu peço o silêncio de um minuto...
Homenagem à história
De um amor cheio de glória,
que me pesa na memória.
Disponível em:<http://www.vagalume.com.br/maria-bethania/silencio-de-um-minuto.html> . Acesso em: 18.09.2015.
A imagem a seguir representa um cartaz retirado de um ambiente virtual. Em relação ao uso do acento indicativo de crase, a frase presente na imagem está:
Os textos publicitários utilizam, de modo geral, uma linguagem específica para atingir, de forma diferenciada, aos seus propósitos comunicativos. Observe o texto a seguir e indique a alternativa correta.
Chegaram os blocos desodorantes sanitários do Pato Purific. São dois patinhos pra você colocar na lagoa.
(Fonte: Publicidade. Revista Cláudia, jul./1993.
Adaptado)
Analise a imagem a seguir e identifique a figura de linguagem em evidência no título da manchete
Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br>.
Acesso em: 24.09.2015. Adaptado.
Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br>.
Acesso em: 24.09.2015. Adaptado.
Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br>.
Acesso em: 24.09.2015. Adaptado.
Disponível em: <http://revistaeducacao.uol.com.br>.
Acesso em: 24.09.2015. Adaptado.
O professor Joaquim avisou a um grupo de alunos que, quando os encontrasse novamente, adivinharia o número de alunos deste grupo, sem olhar, e eles teriam que pagar o lanche do professor. Certo dia, na hora do recreio, o professor Joaquim gritou lá de dentro da sala:
- Olá, meus queridos vinte e sete alunos!
Um deles respondeu:
- Professor, nós não somos vinte e sete. Nós, metade de nós, um oitavo de nós, e vós, professor, é que somos vinte e sete.
De acordo com a conversa, a quantidade de alunos no
pátio era um número:
Um triângulo retângulo de perímetro 12 cm está inscrito numa circunferência cuja área mede 25π/4 cm².
Deste modo, a medida da área desse triângulo, em cm², é igual a:
Alguns estudantes, no caminho de volta para casa, perceberam que, num determinado momento, na mesma avenida, havia três semáforos que apresentavam o sinal verde simultaneamente. Considerando as observações a seguir:
• o semáforo I demorava 60 segundos para chegar ao sinal verde;
• o semáforo II demorava 40 segundos;
• o semáforo III demorava 2 minutos.
O tempo necessário para que os três semáforos estejam na cor verde de forma simultânea novamente será de:
A partir do esquema anterior, e dos seus
conhecimentos sobre estrutura geológica no
mundo, pode-se afirmar que:
A crise hídrica vivida pelos moradores do Sudeste chamou atenção pelo ineditismo e por ocorrer na região mais desenvolvida e populosa do Brasil, um país que é abundante em água. O território nacional é cortado por centenas de rios, entre eles o Amazonas, o mais caudaloso do planeta, que acumula a maior reserva de água doce do globo, equivalente a 12% do total. Na América do Sul, somos donos de 70% dos mananciais de água doce.
(Fonte: Revista Atualidades. Guia do Estudante: Geografia- vestibular + Enem, 2° semestre 2015, p.74)
A partir da afirmação anterior e de seus conhecimentos sobre a hidrografia e a crise hídrica no Brasil e no mundo, leia as proposições a seguir.
I. A falta de chuvas é a principal causa da crise hídrica no Sudeste do país, mas outros fatores também contribuíram para o problema, tais como o crescimento desordenado das cidades e as falhas no sistema de distribuição.
II. O enfrentamento da falta de água passa, necessariamente, pelo uso racional do recurso por toda a sociedade, cabendo à população economizar no uso diário; aos agricultores, encontrarem meios eficazes de irrigar as lavouras; e as indústrias, implantarem sistemas de reuso de água.
III. A falta de água no mundo está tão somente ligada à sua distribuição geográfica, uma vez que esses mananciais hídricos estão ligados a regiões que apresentam altos índices pluviométricos, o que justifica sua escassez em climas mais secos.
Das afirmações elencadas acima, pode-se considerar que:
Vivem hoje no mundo 1,8 bilhão de crianças e jovens, com idade entre 10 e 24 anos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), jamais o planeta abrigou tantos jovens. A maior parte desse crescimento ocorre em países em desenvolvimento, que concentram nove em cada dez jovens. Agrande proporção de jovens na população em geral dessas nações representa um potencial enorm e para impulsionar o crescimento econômico e é chamado de bônus demográfico.
Revista Atualidades. Guia do Estudante: Geografia -
vestibular + Enem, 2° semestre 2015, p.150.)
Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre dinâmica demográfica no Brasil e no mundo, podemos afirmar que: