Questões de Concurso
Foram encontradas 50 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. O _______ é o tratamento térmico aplicado ao leite com objetivo de evitar perigos à saúde pública decorrentes de micro-organismos patogênicos eventualmente presentes, e que promove mínimas modificações químicas, físicas, sensoriais e nutricionais.
II. O _______ é o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 130ºC (cento e trinta graus Celsius) e 150ºC (cento e cinquenta graus Celsius), pelo período de dois a quatro segundos, mediante processo de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a temperatura inferior a 32ºC (trinta e dois graus Celsius) e envasado sob condições assépticas em embalagens esterilizadas e hermeticamente fechadas.
III. O _______ é o tratamento térmico aplicado ao leite a uma temperatura entre 110º C (cento e dez graus Celsius) e 130º C (cento e trinta graus Celsius) pelo prazo de vinte a quarenta minutos, em equipamentos próprios.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
( ) As carcaças e os órgãos de animais com hemoglobinúria bacilar dos bovinos, varíola, septicemia hemorrágica e febre catarral maligna devem ser condenados.
( ) As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas.
( ) Entende-se por infecção intensa de cisticercose bovina quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, localizados quatro ou mais cistos em locais de eleição examinados na linha de inspeção e quatro ou mais cistos localizados no quarto dianteiro ou no quarto traseiro, após pesquisa no DIF, mediante incisões múltiplas e profundas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A nocividade dos morcegos hematófagos para a criação de herbívoros, além da espoliação, apresenta-se na transmissão da raiva, quando infectados pelo vírus rábico.
( ) No mundo, apenas três espécies de morcegos possuem hábito alimentar hematófago: Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata e Tadarida brasiliensis, os quais são encontrados no Brasil.
( ) O morcego Desmodus rotundus é o principal transmissor da raiva aos herbívoros, pois é a espécie de morcego hematófago mais abundante e tem nos herbívoros a sua maior fonte de alimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Os herbívoros são hospedeiros acidentais do vírus da raiva, pois, apesar de participar da cadeia epidemiológica da raiva ____________, somente contribuem como sentinelas à existência de vírus. Sua participação nesse processo restringe-se ao óbito do animal, não havendo envolvimento no processo de transmissão a outras espécies, salvo quando de forma acidental. Essa afirmação é devida ao fato de que a raiva nos herbívoros tem baixa ou nula probabilidade de transmissão a outros animais, apresentando principalmente a característica ____________, diferentemente da sintomatologia ____________, observada nos casos de raiva em carnívoros.” (Manual Técnico do Controle da Raiva dos Herbívoros, 2009 - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com adaptações)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
( ) Os testes de rotina para o diagnóstico da tuberculose são o teste da prega caudal (TPC), o teste cervical comparativo (TCC) e o teste cervical simples (TCS), sendo que este último pode ser utilizado como teste confirmatório em animais com resultados positivos ou inconclusivos nos demais testes.
( ) É uma zoonose e, portanto, tem significativo impacto para a saúde pública, principalmente no que se refere às infecções devido à ingesta de leite cru ou de produtos lácteos não submetidos a tratamento térmico oriundos de animais infectados.
( ) A transmissão da tuberculose bovina pode ser por via direta (via aérea e oral, através de aerossóis) ou indireta (leite, água, alimentos e fômites contaminados).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta quanto à doença infecciosa de equídeos.
I. Em caso de suspeita clínica fundamentada deverá ocorrer a ______, que consiste na proibição do ingresso e egresso de ovinos e caprinos, bem como produtos, subprodutos e materiais que venham a constituir via de transmissão ou propagação da scrapie.
II. No caso de animal suspeito ______, deve-se proceder à colheita de terceira pálpebra e de outro tecido linfoide julgado necessário.
III. No caso de animal suspeito ______, ou quando o proprietário optar pelo sacrifício sanitário do animal enfermo, deve-se proceder à colheita de tecido nervoso, incluindo o tronco encefálico, de tecido linfóide, incluindo a terceira pálpebra, e de outros tecidos julgados necessários durante a necropsia.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa correta com relação à classificação do estado Mato Grosso quanto ao grau de risco para brucelose animal, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), atualização de 07/04/2022.
I. O número absoluto de óbitos ocorridos em uma determinada população, durante um certo período, ponderado pelo tamanho da população, no meio do período, é o coeficiente geral de mortalidade dessa população, no período considerado.
II. A quantidade de casos existentes de uma doença, em uma determinada população, em um certo momento, é a prevalência da doença.
III. A incidência corresponde à quantidade de casos novos, ocorridos em uma determinada população durante um certo período.
Estão corretas as afirmativas
( ) A manifestação clínica e a mortalidade variam segundo a patogenicidade da amostra do vírus.
( ) A patogenicidade pode variar de muito alta (amostra lentogênica), para intermediária (amostra mesogênica) a muito baixa (amostra velogênica).
( ) O agente viral pertence à Família Paramyxoviridae, Gênero Avulavirus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina produzida pelo ______, cuja forma ______ é amplamente distribuída na natureza, no solo e em sedimentos de lagos e mares. São encontrados em produtos agrícolas como legumes, vegetais, mel, vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes. Essa neurotoxina é ______, sendo inativada pelo calor a uma temperatura de 80°C por, no mínimo, dez minutos.”
Após analisar o excerto de texto anterior, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
( ) Quando no exame ante mortem forem constatados casos isolados de doenças não contagiosas que permitam o aproveitamento condicional ou impliquem a condenação total do animal, este deve ser abatido por último ou em instalações específicas para este fim.
( ) As carcaças de animais abatidos de emergência que não foram condenadas podem ser destinadas ao aproveitamento condicional ou, não havendo qualquer comprometimento sanitário, serão liberadas, conforme previsto neste Decreto ou em normas complementares.
( ) As carcaças que apresentem edema generalizado no exame post mortem devem ser condenadas. Nos casos discretos e localizados, as partes das carcaças e dos órgãos que apresentem infiltrações edematosas devem ser removidas e condenadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. As estratégias e as políticas de promoção da sanidade e da vigilância agropecuária serão ecossistêmicas e centralizadas, por tipo de problema sanitário, visando ao alcance de áreas livres de pragas e doenças, conforme previsto em acordos e tratados internacionais subscritos pelo País.
II. As campanhas nacionais ou regionais de prevenção, controle e erradicação serão compatíveis com o objetivo de reconhecimento da condição de área, compartimento, zona ou local livre ou área de baixa prevalência de praga ou doença.
III. Os programas de capacitação e treinamento dos Grupos Nacionais, Estaduais ou Regionais de Emergência Sanitária e Fitossanitária serão coordenados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, observando planos de contingência, de controle e de emergência.
Estão corretas as afirmativas.