Questões de Concurso
Foram encontradas 1.324 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O TEXTO A SEGUIR É REFERÊNCIA PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 6 E 7.
Em uma conferência que escreveu sobre o destino da literatura, Lima Barreto afirmava: “Entrando no segredo das vidas e das coisas, a literatura reforça nosso natural sentimento de solidariedade com nossos semelhantes, explicando-lhes os defeitos, realçando-lhes as qualidades e zombando dos fúteis motivos que nos separam uns dos outros. Ela tende a obrigar a todos nós a nos tolerarmos e a nos compreendermos; e, por aí, nós nos chegaremos a amar mais perfeitamente na superfície do planeta que rola pelos espaços sem fim”.
A ideia de que a arte pode ter uma função na sociedade, seja como elemento de união entre os homens, seja pelo potencial de transformação da sociedade, era cara ao escritor carioca, homenageado da 15.ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua literatura incluía os suburbanos, negros, despossuídos de toda sorte e, nesse sentido, promovia um olhar da elite letrada sobre tais personagens esquecidos na trama urbana, bem como abarcava seus temas e reivindicações. Um tipo de arte que perdeu o sentido por longas décadas na história da literatura brasileira, mas que nos últimos anos tem mostrado sua pertinência atemporal.
Disponível em: <http://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/07.html>. Acesso em: 14/08/17.
A palavra “despossuídos” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo que
Imediatamente após, o release apresentará como o segundo a discursar o:
“os profissionais de relações públicas planejam e executam a comunicação para a organização como um todo ou ajudam setores dela a se comunicarem. Eles administram o movimento de mensagens para dentro da organização quando, por exemplo, conduzem uma pesquisa sobre o conhecimento, as atitudes e os comportamentos dos públicos e, em seguida, orientam os executivos sobre como tornar as políticas e ações aceitáveis para todos os públicos. Eles podem administrar o movimento de mensagens para fora da organização ao ajudar os executivos a decidir como explicar uma política ou uma ação para um público e então escrever uma informação ou um comunicado para tanto” (KUNSCH, 1997, pg. 119).
A alternativa que indica, respectivamente, um canal de comunicação voltado para o público interno e um voltado para o público externo (onde se incluem os stakeholders) é:
O aplicativo que vai auxiliar nessa etapa de produção do clipping eletrônico é conhecido como:
Nesse caso, para atender ao objetivo traçado, a organização do evento deverá providenciar, de mesma marca e modelo, microfone:
Para um trabalho de webjornalismo, foi decidido que o editor organizará a notícia em vários blocos de textos ligados através de links. A reportagem terá, então, uma estrutura multimídia dividida em seis camadas, a fim de que a experiência do usuário seja pautada na autonomia para a escolha dos percursos informativos.
A preocupação com a disponibilização da sexta camada é paradigmática na relação entre emissor e receptor, que contará com mecanismo de:
(Manual de Redação CBN, pg. 83).
O trecho extraído do primeiro parágrafo do capítulo 12, que versa sobre o texto radiofônico, objetiva padronizar a redação das notícias para facilitar tanto a leitura como a compreensão. Observe agora os títulos de quatro matérias:
I. IPC-FIPE sobe zero vírgula quarenta e seis porcento em fevereiro e acumula inflação de 3% em doze meses;
II. 22 métricas que mostram como o Brasil está barato e sete ações de destaque;
III. Férias, décimo terceiro e bônus: um terço dos brasileiros não sabe administrar o dinheiro no fim de ano;
IV. Estudo inédito revela que 73,5% das famílias paulistanas têm dívidas.
Em relação ao emprego dos numerais, os títulos considerados corretos são:
De acordo com o exposto, a estudante havia identificado, respectivamente:
O procedimento emergente que atenderia à demanda proposta pelo enunciado está sintetizado na seguinte alternativa:
L1 = lead;
L2 = sublead;
E1 = primeiro entretítulo ou cabeça de sonora;
E2 = segundo entretítulo ou cabeça de sonora;
D1 = primeira documentação;
D2 = segunda documentação.
Tendo como base a situação acima descrita, os elementos no formato de pirâmide invertida são dispostos de acordo com a expressão alfanumérica:
A prática, como demonstrada na cena do longa-metragem, possibilita aos repórteres a realização de modalidade de entrevista jornalística conhecida como:
“I - Redator: aquele que, além das incumbências de redação comum, tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou comentários;
II - Noticiarista: aquele que tem o encargo de redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação”
A partir do exposto acima, compreende-se o ofício do noticiarista como uma atividade de natureza técnica em que prevalece a enunciação “fiel” dos fatos nas “matérias de caráter informativo”. Já o redator se encarrega de gêneros jornalísticos que apresentam juízos de valor e que se notabilizam pelo uso de adjetivos, tópicos frasais e argumentação.
Imaginemos que um jornal diário vai abordar um assunto de repercussão nacional e há a premente necessidade de expressar opinião própria a respeito. Assim, o público-alvo da referida empresa jornalística poderá encontrar, em seção editorial específica, uma estrutura narrativa provida de apreciações ou comentários denominada:
Segundo o DSM V, os comportamentos de Pedro são sugestivos de:
Essa iniciativa é fundamental porque objetiva:
Do ponto de vista psicopatológico, esses comportamentos podem ser sugestivos de:
O cluster C abrange:
Segundo as disposições trazidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, Luciano: