Questões de Concurso

Foram encontradas 123 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2710087 Veterinária

Para garantir a qualidade e higiene da carne, o Ministério da Agricultura, através de leis específicas, determina normas que devem ser cumpridas, tanto pelo estabelecimento, quanto pelo fiscal agropecuário. Dessa forma, marque a alternativa correta, quanto à higiene e tecnologia adotadas:

Alternativas
Q2709869 História

''A segunda guerra mundial avançava caminhos obrigando a participação do Brasil no conflito, ato oficializado pelo presidente Getúlio Vargas em Dezembro de 1942.'' (Fonte: PEREIRA, Emanuel S. Revendo Caminhos. A saga maracanense. 1. ed. ArtGraph: 2007 .p. 107). Sobre o assunto transcrito no trecho, marque a alternativa que indique o Herói Expedicionário Maracanense:

Alternativas
Q2709868 Geografia

Sobre a vegetação do Município de Maracanã, analise as afirmativas seguintes:


I - A vegetação de várzea se distribui às margens do rio Caripi.

II - A vegetação de várzea se distribui às margens do rio Maracanã.

III - Na porção semi-litorânea há o domínio de manguezais.


Após a análise das afirmativas, marque a única alternativa correta:

Alternativas
Q2709865 Noções de Informática

Um funcionário de uma empresa precisa verificar qual o tipo de extensão de arquivo que está manipulado no Windows 10 (configuração padrão e em português). Para isso ele utiliza o Explorador de Arquivos (Windows Explorer). A opção para exibir a extensão dos arquivos está disponível nas opções de pasta acessíveis por meio do menu:

Alternativas
Q2709864 Noções de Informática

Pedro está no slide de número 20 de sua apresentação escolar, porém o professor pediu para ele reiniciar sua apresentação. Pedro como tem conhecimento das teclas de atalho do MS-Power Point 2010 (configuração padrão e em português), apertou a tecla:

Alternativas
Q2709769 Português

Leia com atenção o texto e responda o que se pede no comando das questões.

O ninho não mais vazio

Há dias, escrevi sobre uma amiga cujos filhos tinham acabado de sair de casa e que estava experimentando o que os psicólogos chamam de “síndrome do ninho vazio”. Aproveitei para contar que eu próprio entre o Natal e o Réveillon, vivera algo parecido, só que ao pé da letra. Uma rolinha — Lola, a rola — fizeram seu ninho no meu terraço e passara uma semana sentada sobre um ovo, do qual saiu Lolita, a Rolita. E, antes que eu tivesse o prazer de ver mãe e filha em ação, voando para lá e para cá, foram embora sem se despedir. Ali entendi a síndrome do ninho vazio.

Outro amigo, cujo conhecimento sobre os pássaros aprendi a admirar, me garantiu que Lola, a Rola não podia estar muito longe. "Ela gostou daqui”, ele disse. "Vai voltar para fazer outro ninho”. E, para que eu não me jactasse de minhas virtudes como anfitrião, explicou-me que isso é instintivo nos pássaros. Se se sentem seguros em algum lugar, elegem-no para se aninhar. Com isso, retomei meu posto de observação — e não é que meu amigo tinha razão?

Lola, a Rola reapareceu e logo começou os trabalhos. Reconheci-a pelo estilo de gravetos que recolhe — secos, fininhos e compridos. Em poucos dias o novo ninho ficou pronto, não muito distante do ninho original, este já em escombros. Só que, agora, com uma importante colaboração: a de seu marido Rollo, o Rola, talvez como mestre de obras. O fato é que, ao contrário da primeira vez, tive várias oportunidades de ver o casal empenhado na construção.

E assim, com duas semanas de intervalo, eis-me avô de mais um ovo. Que, pela lei das probabilidades, deverá produzir um macho. E, sendo filho de Lola, a Rola e Rollo, o Rola, só poderá se chamar — claro — Rolezinho.

Não vou dizer o nome de meu amigo amador de ornitologia. Só as iniciais: Janio de Freitas.

(CASTRO, Ruy. A arte de querer bem. 1, ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 21/ 22)

Identifica corretamente o coletivo de ''aves''.

Alternativas
Q2695784 Enfermagem

Um paciente, sexo masculino, 45 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apresentando dor torácica, sudorese intensa, hipotenso, dispnêico, náuseas, taquicardia e ansioso. Esses sinais e sintomas são característicos de qual distúrbio do sistema cardiovascular?

Alternativas
Q2695767 Geografia

Sobre a vegetação do Município de Maracanã, analisa as afirmativas seguintes:


I- A vegetação de várzea se distribui às margens do rio Caripi.

II- A vegetação de várzea se distribui às margens do rio Maracanã.

III- Na porção semi-litorânea há o domínio de manguezais.


Após a análise das afirmativas, marque a única alternativa correta:

Alternativas
Q2695762 Noções de Informática

Um professor deseja converter os conceitos de seus alunos, seguindo as seguintes regras:


Se a nota for igual ou maior a 9 e menor e igual a 10, então o conceito é EXC. Se a nota for igual ou maior a 7 e menor que 9, então, é BOM. Se não for nenhuma das condições anteriores, o conceito é REG.


Utilizando-se o Microsoft Excel 2007, em sua configuração padrão e no idioma Português do Brasil, qual das fórmulas a seguir atribuiria corretamente o conceito ao aluno se a nota estivesse na célula AZ?

Alternativas
Q2695735 Medicina

Qual marcador tumoral utilizado para seguimento e prognóstico dos tumores de cólon e reto?

Alternativas
Q2695734 Medicina

São fatores de risco para o desenvolvimento de neoplasia de esôfago, exceto:

Alternativas
Q2695732 Medicina

Para as cirurgias potencialmente contaminadas, assinale a alternativa que contenha a conduta mais importante para diminuir a infecção do sítio cirúrgico.

Alternativas
Q2695726 Medicina

A obstrução mecânica do ducto hepático comum decorrente de cálculo impactado no infundíbulo ou ducto cístico causando icterícia obstrutiva se chama:

Alternativas
Q2695724 Medicina

Dentre as alternativas seguintes, qual a causa mais comum de pancreatite aguda?

Alternativas
Q2695720 Medicina

Marque a alternativa que apresente somente doenças da lista nacional de notificação compulsória do Ministério da Saúde.

Alternativas
Q2695719 Medicina

Marque a alternativa que contenha causa de abdome agudo de tratamento obrigatoriamente cirúrgico.

Alternativas
Q2695717 Medicina

Segundo o Código de Ética Médica, é direito do médico:

Alternativas
Q2695702 Geografia

A respeito dos Solos, Relevo, Vegetação e Sistema viário do Município de Maracanã, analise as afirmações seguintes e marque a alternativa correta:


I- Os solos do município são classificados como latossolos amarelos de textura média e concrecionários, e laterito nas áreas de terras firmes. Solos hidromórficos indiscriminados de mangues nas terras semilitorâneas e litorâneas.

II-O município está inserido na unidade morfoestrutural Planalto Rebaixado da Amazônia Litoral de Rias. São característicos tabuleiros ou baixos platôs, aplainados e dissecados, terraços e áreas de várzeas e manguezais.

III-A vegetação de várzea se distribui às margens dos rios Caripi e Maracanã. Na porção semi-litorânea há o domínio de manguezais.

IV - São Benedito e São Miguel são Praças do Município de Maracanã. Geraldo Macieira e Magalhães Barata são Avenidas do mesmo Município.

Alternativas
Q2695701 História

Sobre os Símbolos do Município de Maracanã apenas não se pode afirmar:

Alternativas
Q2695694 Português

A SEREIA DOS PENSADORES


O fascínio pelo poder é uma armadilha para os intelectuais.


Platão, na República, imaginou como seria um Estado governado exclusivamente pelos sábios: somente os iluminados pela Razão poderiam adentrar os círculos do poder, e o resto da sociedade deveria obedecer à aristocracia intelectual. Nessa obra exuberante, a utopia da intelligentsia conduz o gênero humano à prosperidade eterna: o mundo real, no entanto, foi menos gentil com o platonismo.

No século V a.C., Dionísio I, governante de Siracusa, convidou o filósofo ateniense a tornar-se seu conselheiro Déspota refinado, Dionísio apreciava cercar-se de poetas e pensadores (não foi o primeiro nem o último tirano a cultivar mascotes eruditas). Platão, contudo, insistiu em aplicar suas ideias ao governo da cidade-Estado. Segundo o historiador Diogénes Laércio, Dionísio acabou se irritando com suas censuras e ordenou que Platão fosse vendido como escravo. O grande pensador foi parar em um mercado na Ilha de Egina, é entre prisioneiros de guerra. Por sorte, um benfeitor o reconheceu, comprou-o e o mandou de volta a Atenas. Diógenes Laércio calcula que o preço da transação tenha sido uns 200 dracmas.

Embora Platão tivesse inclinações autoritárias (como bem demonstra a leitura da República), sua aproximação ao poder não se deu por ambição pessoal, mas por uma espécie de pudor. Em uma carta, assim justificou seu envolvimento com o governo de Siracusa: “Eu o fiz, principalmente, por um sentimento de vergonha em relação a mim mesmo; não queria que a humanidade me considerasse um homem somente dedicado às palavras e incapaz de agir.”.

Eu detestaria viver na República de Platão — lugar onde poetas e escultores seriam banidos, e onde a única música permitida seriam canções de ninar e marchinha militares. Mesmo assim, há algo de admirável na tentativa de aprimorar o mundo coma força das ideias.

Ao longo dos tempos, contudo, a relação dos grandes intelectuais com o poder político nem sempre obedeceu a motivos tão nobres. À vaidade ilustrada levou muitas mentes agudas a se associarem a regimes nefastos: a sensação de moldar a história em tempo real exerce efeito tóxico sobre mentes acostumadas à abstração.

Esse ópio não age apenas sob governos totalitários: mesmo em sociedades democráticas o fascínio pelo poder é uma armadilha que pode arrastar ou embotar os mais argutos intelectos.

Antípoda de Platão, Heráclito (540-470 a.c.) foi o protótipo do intelectual desengajado. Quando os habitantes de Corinto o convidaram a redigir as leis da cidade, respondeu: ''Prefiro brincar com crianças a ajudar esses perversos a governar a república''. Não proponho que Heráclito nos sirva de modelo, e espero que um dia os sábios governem o mundo. Mas quem traçará a linha precisa entre os sábios e os tolos? Antes a sereia do poder, é salutar que os seres ''dedicados ás palavras'' nem fujam nem se deslumbrem; que mantenham uma certa rabugice, uma certa desconfiança, um certo pudor, enfim. Pois, como diz o adágio, o poder corrompe - e a corrupção da sabedoria não é inatividade, mas a loucura.


(BOTELHO, José Francisco. Revista Veja: 3 de julho de 2019. p. 95)

Assinale a única alternativa correta quanto à concordância:

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: D
5: A
6: A
7: D
8: D
9: B
10: B
11: C
12: B
13: D
14: C
15: C
16: A
17: C
18: B
19: A
20: A