Questões de Concurso

Foram encontradas 184 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2339236 Conhecimentos Gerais
As alternativas abaixo tratam de algumas questões relacionadas com a realização de eleições no Brasil, da organização dos partidos políticos e com a liberdade de expressão. Analisando esses temas relacionados com a politica no Brasil atualmente, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2339234 Conhecimentos Gerais
Leia o texto abaixo sobre um dos problemas da educação de jovens no Brasil:

“Por trás de situações de abandono existem situações diversas, desde gravidez, falta de conexão dos conteúdos com os interesses dos estudantes, necessidade imediata de geração de renda, entre outros. (...) Em 2019, 7% da população entre 15 e 17 anos estava fora da escola, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD – 2019), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.”

(Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate. Adaptado. Acesso em 11/10/2023).


Assinale a alternativa que apresenta o nome do problema da educação no Brasil, relatado no texto e confirmado pelo IBGE.
Alternativas
Q2339233 Conhecimentos Gerais
Leia o texto sobre o aquecimento global:

“O aquecimento global é um fenômeno de longo prazo causado pelas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, oriundos de uma série de ações humanas, e que tem levado ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra.”

(Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2021/04/04/bloco-1-o-que-e-o-aquecimento-global.ghtml. Acesso em 10/10/2023)


Assinale a alternativa que, de acordo com os estudos sobre o tema, apresenta CORRETAMENTE, uma consequência ambiental do aquecimento global:
Alternativas
Q2339231 Conhecimentos Gerais
Leia os versos abaixo sobre o racismo no Brasil

Mesmo após o decreto da princesa Há algumas correntes e grilhões Há mucamas, senzalas e porões E o racismo ofendendo a natureza Entre brancos e negros com certeza Nunca houve e nem há essa igualdade Preconceitos inda é realidade No emprego, na rua, na escola Só com outro Zumbi e Quilombola Pode o negro alcançar a liberdade.
(MEDEIROS, I, e RODRIGUES, J. R. Ivanildo Vila Nova: Mitos, versos & viola. João Pessoa, PB. Editora a União, 2016. P.219).

O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano, esta população tem sido historicamente discriminada na sociedade brasileira. Analisando os versos sobre o racismo e considerando a realidade atual dos negros no Brasil, considere as proposições a seguir:

I- O Brasil passou por um longo período de escravidão e a abolição do trabalho escravo não assegurou, para os negros, a igualdade de direitos com os brancos.

II- O racismo no Brasil, atualmente, se manifesta apenas na esfera da política, pois a população negra não se encontra representada nos poderes legislativo e executivo.

III- O racismo no Brasil é estrutural e ocorre em diversas esferas da vida social e do cotidiano do país: na escola, nas instituições, na cultura e no mercado de trabalho.

IV- A inexistência de leis e normas que proíbam, criminalizem e punam a prática do racismo no Brasil, é uma das causas da existência do preconceito contra os negros.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2339227 Conhecimentos Gerais
Leia os trechos da música Aquarela Nordestina, de Rosil Cavalcanti. Gravada por vários cantores nordestinos.

No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra, Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra. Juriti não suspira, inhambú seu canto encerra. Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra. (....) E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste. Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste.
(Disponível em: https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/664050/. Acesso em 09/10/2023).

Na música Aquarela Nordestina, o autor apresenta alguns dos problemas vivenciados em consequência das secas nos estados da região Nordeste. A música também se relaciona aos nomes de quatro áreas atingidas pelas secas: Brejo, Sertão, Cariri e Agreste.

Analisando as características geográficas dessas quatro áreas, no estado da Paraíba e a ocorrência das secas, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2339226 Matemática
Em um cinema que possui quatro salas, 140 pessoas estavam assistindo aos filmes. Metade das pessoas estavam distribuídas nas salas A e D, e ¼ das pessoas, nas salas A e B. O gráfico de setores abaixo representa a distribuição do público nas salas, e apresenta um ângulo de 54° no setor correspondente à sala A. 


Imagem associada para resolução da questão


Avalie as seguintes proposições de acordo com o gráfico:
I- Na sala A estavam 21 pessoas. II- O ângulo associado ao setor que representa a sala C é de 130º. III- 49 pessoas estavam assistindo o filme na sala D.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2339225 Matemática
Um recipiente para produzir gelo é dividido em 12 compartimentos iguais com formatos de blocos retangulares de base quadrada, cujo lado mede 2,5 cm, conforme representado na figura. Sabendo que o recipiente pode ser completamente preenchido com 240 ml de água, é CORRETO afirmar que a altura desse recipiente é de: (Desconsidere a espessura do material)

Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2339222 Matemática
Em um terreno retangular, medindo 25 m, de comprimento, foi construída uma casa de base retangular com 18 m de comprimento. O recuo lateral da casa é de 2 metros em ambos os lados, conforme representado na figura. Sabendo-se que a área da parte não construída, ou seja, a área do terreno menos a área da casa, é de 156 m2 , qual é a área total do terreno?


Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2339205 Português
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Considere o trecho do texto fornecido e analise as afirmações sobre os termos essenciais e integrantes da oração:

"Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil."

I- O sujeito da oração é "Tema de redação do Enem".
II- O predicado da oração é "evoca".
III- "Das mulheres" funciona como um adjunto adverbial que indica a quem se refere a invisibilidade do trabalho de cuidado.
IV- O termo integrante "do Enem" é uma locução prepositiva que indica a quem se refere o tema de redação.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2339204 Português
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Considere a palavra em destaque no seguinte período: “O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão.”. É CORRETO afirmar que sua classe gramatical é: 
Alternativas
Q2339202 Português
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Considerando o Texto I em sua integralidade, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE uma característica tipológica relacionada ao emprego dos sinais de pontuação.
Alternativas
Q2339201 Português
TEXTO I



Tema de redação do Enem evoca invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil

Para o presidente do TST, o tema é atual e relevante e está na pauta da Justiça do Trabalho

06/11/2023 - O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.


Problema estrutural

A invisibilidade desse tipo de trabalho está na pauta da Justiça do Trabalho. Em outubro deste ano, o TST promoveu o evento “Ver o Invisível - Seminário de Trabalho Doméstico e de Cuidado”, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e apoio da Embaixada da França no Brasil. A iniciativa buscou dar visibilidade e valorizar a importância individual e coletiva do trabalho doméstico e de cuidados, realizados predominantemente por mulheres, em especial mulheres negras.


Mulheres

O tema também foi tratado em artigo publicado na revista Carta Capital, assinado pelo ministro Lelio Bentes e por Helena Martins de Carvalho, mestra em Direito, Estado e Constituição pela UnB e assessora no TST. Eles analisam os dados do estudo “Gênero é o que importa: determinantes do trabalho doméstico não remunerado no Brasil”, publicado em outubro pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, as mulheres seguem sendo as protagonistas do trabalho doméstico não remunerado no país, com jornadas de trabalho não pago duas vezes mais longas que as dos homens. Também são as mulheres as principais cuidadoras de idosos nos contextos familiares.


Equidade

Em outubro, o CSJT aprovou a resolução que institui o programa de Equidade, Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, que integra a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente da Justiça do Trabalho. A iniciativa amplia o escopo de atuação institucional da Justiça do Trabalho para além dos limites dos processos judiciais, alcançando também a qualificação e a formação para lidar com esses fenômenos. A ministra do TST Kátia Arruda é a coordenadora nacional do programa.

Fonte: https://www.tst.jus.br/
Dentre os sinais de pontuações presente no Texto I, assinale aquele que expressa CORRETAMENTE o destaque de uma palavra, expressão e ou frase:

O tema da redação do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (5), trouxe à tona uma importante reflexão: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Para o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes Corrêa, o tema é “atual e relevante para nossa sociedade”. Segundo o ministro, a exclusão social abrange fenômenos culturais como a invisibilização social e o não reconhecimento. “Ao repetirmos padrões culturais impregnados de preconceito, de misoginia e de desvalorização do trabalho e da figura do outro, somos levados a invisibilizar”, afirma.
Fonte: https://www.tst.jus.br/ 
Alternativas
Q2339181 Veterinária
A Artrite Encefalite Caprina é uma enfermidade de curso progressivo e caracterizada pelo período longo de latência. Os principais sintomas são artrite, pneumonia, mastite, emagrecimento progressivo e, nos animais jovens, a encefalomielite. Esta enfermidade é ocasionada por vírus do gênero?
Alternativas
Q2339180 Veterinária
A raiva é uma doença que se apresenta de forma variável nas diferentes espécies de mamíferos, razão pela qual o animal suspeito deve ter o sistema nervoso central coletado e enviado, em condições adequadas, ao laboratório de diagnóstico, para a confirmação de uma suspeita clínica. O laboratório de diagnóstico deverá receber a amostra em bom estado de conservação, devidamente identificada e com ficha de remessa de material suficientemente elucidadora. Para fim de confirmação do diagnóstico laboratorial de raiva de cães e gatos deverá ser enviado?
Alternativas
Q2339174 Veterinária
É um método descrito para eutanásia de ruminantes. O qual provoca o trauma direto com consequente lesão no encéfalo, sendo capaz de fornecer energia suficiente para que possa transpassar a espessura dos ossos do crânio da espécie em que o método está sendo usado. Neste método, o encéfalo deve ser suficientemente lesado para induzir perda repentina de consciência. De qual método de eutanásia o texto se refere?
Alternativas
Q2339173 Veterinária
Mediante a notificação ao Serviço Veterinário Oficial de caso suspeito de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, um Médico Veterinário Oficial irá à propriedade em até 12 horas. Caso o diagnóstico seja positivo, em função do risco de disseminação do vírus, será delimitada a área ao redor do foco. Para a zona perifocal, qual a área ao redor do foco deverá delimitada?
Alternativas
Q2339167 Veterinária
Conforme a Instrução Normativa n.º 73, de 23 de dezembro de 2019 – MAPA, que estabelece, em todo o território nacional, o regulamento técnico de boas práticas agropecuárias destinadas aos produtores rurais e fornecedores de leite para a fabricação de produtos lácteos artesanais, necessárias à concessão do selo arte, é CORRETO afirmar?

I- As propriedades fornecedoras de leite para elaboração de produtos lácteos artesanais a partir de leite cru devem ser certificadas como livre de brucelose e tuberculose.

II- O leite destinado a fabricação de produtos artesanais deve cumprir os parâmetros microbiológicos e físico-químicos da legislação vigente.

III- Comprovação da vacinação contra febre aftosa, conforme a programação oficial em todos os estados brasileiros.

IV- Os produtos de uso veterinário e os produtos químicos utilizados na fazenda devem ser armazenados de forma segura e o descarte realizado conforme as orientações técnicas constantes na bula ou prescrição do profissional competente.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2339166 Pedagogia
Em relação ao aluno com deficiência múltipla, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2339165 Pedagogia
A comunicação entre pessoas é complementada por diversos elementos comunicativos que permitem compreender o mundo e o outro, assim como ser compreendido. Entretanto, alguns alunos com deficiência múltipla ou paralisia cerebral apresentam dificuldades de se comunicar com o outro e de expressar seus sentimentos. Assim, é necessário a escola recorrer à tecnologia assistiva para minimizar tal dificuldade. Em relação à tecnologia assistiva é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2339164 Pedagogia
Ao pensar no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, torna-se importante, além do conhecimento sobre práticas inclusivas, o conhecimento das concepções da deficiência, com o foco em elaborar estratégias educacionais que favoreçam tal processo. Assim, podemos compreender a deficiência intelectual como: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: E
6: E
7: B
8: A
9: E
10: A
11: A
12: A
13: E
14: A
15: D
16: A
17: E
18: B
19: A
20: D