Questões de Concurso

Foram encontradas 262 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2795239 Noções de Informática

Ao ligarmos um computador, uma grande quantidade de operações pré-gravadas de fábrica são executadas, dentre elas, o carregamento do sistema operacional. Essas instruções estão disponíveis no(a):

Alternativas
Q2795233 Português

Na sentença “Não faça, por favor!”, se mudarmos a posição da vírgula para antes do verbo fazer, é CORRETO afirmarmos que:

Alternativas
Q2795195 Português

Texto I


Os erros mais comuns de quem estuda para concursos públicos. Se você tinha facilidade para estudar para provas quando estava na escola, nada garante que saiba como se preparar para um concurso público.

É que os processos seletivos para conquistar uma vaga na máquina pública são muito mais complexos - e diferentes entre si - do que os exames acadêmicos a que somos submetidos ao longo da vida.

Para começar, diz Nestor Távora, coordenador do curso preparatório LFG, há um elemento único, desconhecido pela maioria das pessoas, que faz toda a diferença para o sucesso do candidato: o edital.

O problema é que o documento, que compila informações como a sequência, o conteúdo e o peso de cada prova, não recebe atenção suficiente da maioria dos candidatos. “Parece um erro bobo, mas muita gente já começa a abrir os livros sem ter familiaridade com o edital, o que compromete toda a sua estratégia de estudo”, diz Távora.

Mas as falhas na preparação para a grande prova vão muito além disso. Veja a seguir as mais frequentes, segundo professores ouvidos por EXAME.com:

1. Não estabelecer um ritmo para os estudos. A preparação para um concurso público pode ser tão cansativa quanto uma bateria de exercícios na academia. Por isso, calibrar a intensidade e a frequência das sessões de estudo é fundamental. De acordo com Távora, alguns candidatos vão ao esgotamento total num único dia, só para depois passar semanas sem tocar nos livros. “Você precisa planejar um cronograma que seja, ao mesmo tempo, constante e saudável”, afirma o professor.

2. Estudar por materiais “duvidosos”. Pela pressa ou desconhecimento, é comum que o concurseiro confie em livros, videoaulas e cursos de má qualidade. “Além de incompletos, eles podem não estar atualizados de acordo com as últimas retificações do edital”, diz Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual. Estudar por material desatualizado é “cair em casca de banana na certa”, segundo Rodrigo Lelis, professor do Universo do Concurso. Isso porque os avaliadores "adoram" fazer pegadinhas que envolvam a mudança trazida por uma lei recentemente atualizada.

3. Começar a preparação só depois da publicação do edital. De acordo com Marcus Bittencourt, advogado da União e professor do Damásio Educacional, muitos candidatos esperam a publicação do edital para abrir os livros. O problema é que o documento costuma sair poucos meses antes da primeira prova do concurso - um prazo muito curto para a preparação. Por isso, é melhor começar a estudar com base em editais anteriores. “Quando for publicado o novo, você terá tempo para fazer as adaptações necessárias e revisar os pontos já estudados, dando ênfase nas disciplinas de maior peso”, explica o professor.

4. Não distribuir bem as matérias ao longo da semana. Segundo Távora, muitos candidatos estudam de forma aleatória e caótica. O risco dessa atitude é chegar à prova sem ter coberto todos os assuntos mais importantes de cada área. Não adianta estudar só as matérias que você adora, porque assuntos importantes vão ficar de fora. Também não vale se dedicar apenas aos conteúdos mais difíceis, diz o professor, porque você vai se cansar. A melhor tática é estabelecer para a semana um “mix de disciplinas” completo, equilibrado e minimamente agradável.

5. Desconhecer a banca examinadora. Cada concurso é um universo com regras próprias. A maior parte das peculiaridades de cada processo seletivo se deve ao estilo dos avaliadores. Se você desconhece o estilo e as preferências dos seus avaliadores, horas e horas de estudo podem ser desperdiçadas. Enquanto algumas bancas gostam de elaborar provas enxutas e apegadas ao texto da lei, outras preferem exames mais longos e baseados em jurisprudência, exemplifica Távora. A Cespe/UnB, por exemplo, é uma banca que costuma elaborar exames em que cada resposta errada anula uma certa. Ignorar as regras de contagem de pontos, nesse caso, é fatal.

6. Estudar até a exaustão. No afã de conquistar a aprovação, muita gente estuda de manhã, à tarde e à noite, sem pausas. “É uma grande loucura”, diz Lelis, do Universo do Concurso. “É uma rotina que acaba com o equilíbrio emocional e gera muito estresse”. Segundo o professor, qualidade vale mais do que quantidade: é preferível estudar pouco, mas com afinco, do que passar por horas e horas debruçado sobre os livros. “O candidato exausto e estressado tem muito mais chances de ter um 'branco' ou até passar mal no dia da prova”, afirma o professor.

7. Não treinar. Outro erro frequente é restringir a sua preparação à leitura da matéria. “Claro que você precisa estudar textos, doutrinas e leis, mas não pode acreditar que isso será suficiente”, afirma Távora. Fazer exercícios e simulados é fundamental para a aprovação, e não só para testar o seu conhecimento. O treino também ajuda a se preparar para o formato das questões e dominar o tempo disponível para resolvê-las.

8. Estudar pensando em curto prazo. Segundo Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual, outro erro frequente é esquecer que alguns editais demoram anos para ser publicados. A depender do seu objetivo, é preciso estudar com o foco no longo prazo.” O ideal para esse caso é usar técnicas de resumo e revisões para que o conteúdo não seja esquecido após um tempo”, afirma o especialista.


Disponível em: >http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-erros-mais-comuns-de-quem-estuda-para-concursos-publicos. <. Data da consulta: 23/02/2016.

Na expressão “Alguns candidatos vão ao esgotamento total num único dia”, extraída do texto I, é CORRETO se afirmar que:

Alternativas
Q2776754 Farmácia

Dentre as atividades farmacêuticas voltadas ao paciente, a dispensação é a de maior relevância, uma vez que sua finalidade não é somente garantir o acesso ao medicamento, como também o acesso às informações que possibilitem melhorar seu processo de uso, a adesão à farmacoterapia e, ainda, proteger o paciente de possíveis resultados negativos em decorrência de Problemas Relacionados a Medicamentos. É um desafio da profissão. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2776233 Odontologia

Sobre o controle individual do biofilme dental podemos afirmar:


I. A remoção frequente do biofilme dental pelo próprio indivíduo representa a maior chance disponível para evitar a instalação e a progressão das doenças periodontais inflamatórias.

II. Estudos epidemiológicos, clínicos e microbianos têm comprovado uma forte correlação positiva entre a eficiência da higiene bucal, a melhora da condição gengival e a redução dos níveis de biomassa aderida ao dente.

III. O uso frequente da escova é sinônimo de limpeza evitando, por si só, a perda de dentes. O mais importante é a frequência do que a qualidade da limpeza.


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Q2740512 Biologia

Hematopoese é o processo de renovação das células sanguíneas através de processos mitóticos. Este processo ocorre nos órgãos hematopoéticos, que variam conforme a idade do feto, lactentes e adultos. Assinale a alternativa em que a idade e o local de produção das células sanguíneas estão INCORRETOS.

Alternativas
Q2740511 Biologia

O diagnóstico de certeza de um processo parasitológico é dado, em geral, pela demonstração da presença do parasito ou de seus produtos no organismo do hospedeiro. Entretanto, nem sempre isso é possível ou de fácil comprovação. Portanto, os métodos imunológicos diretos ou indiretos têm sido muito empregados para detectar antígenos, anticorpos ou imunocomplexos relacionados com a existência da infecção.


Luís Rey. Parasitologia: parasitos e doenças parasitárias do homem nos trópicos ocidentais. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (MODIFICADO).


Sobre as técnicas imunológicas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2740508 Biologia

São substâncias que, quando ingeridas, têm a finalidade de baixar a glicemia e mantê-la normal (jejum < 100 mg/dL e pós-prandial < 140 mg/ dL). Sob esse conceito amplo, de acordo com o mecanismo de ação principal, os antidiabéticos orais podem ser separados em: aqueles que incrementam a secreção pancreática de insulina; os que reduzem a velocidade de absorção de glicídios; os que diminuem a produção hepática de glicose; e/ou os que aumentam a utilização periférica de glicose.


Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015/Sociedade Brasileira de Diabetes; [organização José Egidio Paulo de Oliveira,Sérgio Vencio]. – São Paulo:

AC Farmacêutica, 2015 (MODIFICADO).


Identifique a alternativa que apresenta um antidiabético oral que aumenta a secreção de insulina durante a sua ação no organismo.

Alternativas
Q2740507 Biologia

A febre do Zika vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. Recentemente introduzido no Brasil, este vírus causou alerta da população devido ao seu elevado poder infectante e de fácil disseminação devido a sua forma de transmissão.


Sobre o Zika vírus, julgue os itens abaixo:


I- Gestantes infectadas pelo Zika vírus transmitem o vírus para o feto ocasionando microcefalia em aproximadamente 98% dos casos.

II- Uma das formas de profilaxia dessa doença é o uso de telas em portas e janelas, utilizar roupas compridas e aplicar repelentes nas áreas não protegidas pelas roupas.

III- O diagnóstico laboratorial específico de ZIKAV baseia-se principalmente na detecção de RNA viral a partir de espécimes clínicos. O período virêmico não foi estabelecido, mas se acredita que seja curto, o que permitiria, em tese, a detecção direta do vírus até 4-7 dias após o início dos sintomas, sendo, entretanto, ideal que o material a ser examinado seja até o 4º dia.

IV- No momento (início de 2016), não há sorologia disponível comercialmente para detecção de anticorpos para Zika Vírus no Brasil.


Estão CORRETASas afirmativas:

Alternativas
Q2740506 Biologia

Algumas doenças metaxênicas passaram a ser naturalmente transmitidas em áreas periurbanas ou urbanas, graças à emergência ou reemergência de seus vetores nessas áreas. A leishmaniose visceral e a malária são exemplos clássicos. E ainda existe o risco da reurbanização da febre amarela silvestre. Sem dúvida, estes fenômenos trouxeram dificuldades para o controle das doenças vetoriais, pois as atividades de controle executadas em áreas rurais são operacionalmente mais efetivas, atingindo coberturas mais elevadas e sendo muito mais bem aceitas pela população do que as exercidas em áreas urbanas.


Pedro Luiz Tauil. Perspectivas de controle de doenças transmitidas por vetores no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 39(3):275-277, maijun, 2006.


VETORES

(1) Aedes aegypti

(2) Anopheles

(3) Biomphalaria glabrata

(4) Triatoma infestans

(5) Culex quinquefasciatus


DOENÇAS

(A) Filariose ou elefantíase

(B) Zika, dengue e Chikungunya

(C) Esquistossomose

(D) Malária

(E) Doença de Chagas


Considerando o tipo vetor e a doença que este transmite, assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA, entre vetores e doenças indicadas acima:

Alternativas
Q1775481 Psicologia
As transgressões dos preceitos do Código de Ética do Psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais, considerando a sequência.
Alternativas
Q1775480 Psicologia
Segundo as concepções de Enrique Pichon-Riviere, em um processo terapêutico grupal.
Alternativas
Q1775479 Psicologia
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi criado a partir da IV Conferência Nacional de Assistência Social. A Lei 8.742 preconiza que:
Alternativas
Q1775478 Psicologia
As políticas de proteção e promoção social são consideradas políticas setoriais por terem suas ações organizadas por área específicas. Além dessas, algumas políticas têm sido elaboradas tomando como referência necessidades e objetivos de grupos populacionais específicos. Por abranger diversos tipos de políticas tanto de proteção quanto de promoção social, são chamadas de políticas transversais. Podemos considerar as Políticas Transversais:
Alternativas
Q1775477 Psicologia
A Lei nº 10. 216, de 06 de abril de 2001, trata fundamentalmente:
Alternativas
Q1775476 Psicologia
A Lei Orgânica da Saúde estabelece princípios e diretrizes norteadores do funcionamento do SUS. Entre eles destacam-se:
Alternativas
Q1775475 Psicologia
Para dar materialidade à política de Saúde, a Constituição instituiu o Sistema Único de Saúde, definido em Lei nº 8.080, de 1990, como o conjunto de ações e serviços públicos de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público. Estão incluídos nesta definição:
Alternativas
Q1775474 Psicologia
Freud empregou a palavra “aparelho” para caracterizar uma organização psíquica, com funções específicas para cada uma delas, que estão interligadas entre si, ocupando um certo lugar na mente. No modelo tópico, o aparelho psíquico é composto por três sistemas:
Alternativas
Q1775473 Psicologia
Margaret Mahler é uma destacada integrante de uma das linhas principais do pensamento psicanalítico. Sua originalidade consiste em conceber uma teoria do desenvolvimento psíquico a partir do vínculo diádico entre o bebê e a mãe. Para Mahler, desde o momento do nascimento, são produzidas várias fases, que são:
Alternativas
Q1775472 Psicologia
Este teórico, a partir de sua experiência com crianças pequenas, constatou que boa parte dos problemas emocionais pareciam encontrar sua origem nas etapas precoces do desenvolvimento. Sua teoria trabalha com a importância do meio ambiente no desenvolvimento mental primitivo, o conceito de sustentação ou holding e fenômenos e objetos transicionais. Trata-se de:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: B
5: A
6: D
7: B
8: B
9: E
10: C
11: B
12: B
13: C
14: B
15: A
16: E
17: C
18: A
19: D
20: D