Questões de Concurso
Foram encontradas 62 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O Ministério da Saúde, através da Portaria n° 529/2013, instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, um dos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente: a Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos. Leia as assertivas a respeito desse protocolo citado em específico e assinale a alternativa correta:
I. A identificação do paciente na prescrição hospitalar deve ser realizada em formulário institucional e conter, no mínimo, as seguintes informações: nome do hospital, nome completo do paciente, número do prontuário ou registro do atendimento, leito, serviço, enfermaria/apartamento e andar/ala.
II. Dentre os itens de verificação segura do medicamento está a legibilidade, sendo recomendado a utilização de prescrições digitadas e eletrônicas como forma de melhorar a legibilidade das mesmas, em especial, quando a prescrição possui medicamentos potencialmente perigosos.
III. Outro item de verificação segura do medicamento é a prescrição de medicamentos com nomes semelhantes, para tal item é recomendado que nomes são reconhecidamente semelhantes a outros de uso corrente na instituição devem ser prescritos com destaque na escrita da parte do nome que os diferencia, e pode ser utilizada letra maiúscula ou negrita.
A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 na busca de praticar os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde. Analise as assertivas sobre a política, e assinale a alternativa correta.
I. Umas das orientações é de incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem seus processos de trabalho e sejam agentes ativos das mudanças no serviço de saúde.
II. Traz como princípio a integralidade onde através da PNH reconhece que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido.
III. Entre suas diretrizes traz a gestão hierarquizada a qual traz a inclusão de novos processos para a análise e decisão ampliada das decisões de gestão.
IV. Outra diretriz é a valorização do trabalhador como importante para dar visibilidade à experiência dos trabalhadores e incluí-los na tomada de decisão, apostando na sua capacidade de analisar, definir e qualificar os processos de trabalho.
Relacione a patologia com as suas respectivas características e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Hanseníase.
2. Tuberculose.
( ) Caracterizada por ser uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo capaz de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), embora poucos adoeçam (baixa patogenicidade).
( ) A transmissão ocorre através de uma pessoa infectada sem tratamento, sendo a principal via de eliminação e também a mais provável de contaminação as vias aéreas superiores, por meio do contato próximo e prolongado.
( ) Existe sete espécies de microbactérias que causam esta patologia.
( ) O esquema terapêutico recomendado para uma das formas da patologia em adultos são: uma dose mensal de 600mg de Rifampicina com administração supervisionada e uma dose mensal de 100mg de Dapsona supervisionada e dose diária de 100mg de Dapsona autoadministrada.
( ) O principal exame laboratorial para o diagnóstico é o microscópico direto (baciloscopia direta), através da pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR).
( ) O esquema básico terapêutico recomendado para uma das formas da patologia em adultos acima de 50 kg é utilizando Rifampicina, Pirazinamida, Isoniazida e Etambutol, com duração de 6 meses, na forma de tratamento diretamente observado
O Conselho Federal de Enfermagem, através da Resolução n° 567/2018, regulamenta a atuação da equipe de enfermagem no cuidado do paciente com ferida. Analise as assertivas a respeito da atuação do técnico de enfermagem e assinale a alternativa correta.
I. O Técnico de Enfermagem deve realizar curativo nas feridas conforme a prescrição do médico e sob supervisão do enfermeiro.
II. O Técnico de Enfermagem deve auxiliar o enfermeiro na realização de curativo.
III. O Técnico de Enfermagem deve registrar exclusivamente, sem a necessidade de comunicação, no prontuário o procedimento realizado, assim como as intercorrências e anormalidades durante sua realização.
Relacione o dispositivo para a oxigenoterapia com suas características e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Cânula nasal.
2. Máscara de oxigênio simples.
3. Máscara de Venturi.
( ) Não deve ser utilizado no caso em que o paciente tenha qualquer forma de obstrução nasal.
( ) Este dispositivo requer altos níveis de oxigênio, para evitar a reinalação de dióxido de carbono, sendo assim, é contraindicado o uso aos pacientes com retenção de dióxido de carbono, por piorar o efeito. Além de permitir que o paciente inale ar ambiente.
( ) Este dispositivo consegue entregar uma quantidade maior de oxigênio de 4L/min a 12L/min, e mesmo assim não deixa a mucosa ressecada.
I. A coleta de amostras (soro, swab e urina) doa casos suspeitos, deve ser preferencialmente no 5º dia do início do exantema.
II. Isolamento domiciliar do caso suspeito ou confirmado por 7 dias após o início do exantema.
III. Bloqueio vacinal seletivo oportuno em até 72 horas após o contato com o caso suspeito ou confirmado, independente da faixa etária.
A farmacologia como ciência tem como um dos seus objetivos compreender o conhecimento a respeito da origem das propriedades físicas e químicas, de composição, ações fisiológicas, absorção, destino, excreção e uso terapêutico dos medicamentos.
Relacione os conceitos de farmacologia básica com as assertivas a seguir, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Farmacocinética.
2. Farmacodinâmica.
3. Biodisponibilidade.
( ) É a fração da dose que é efetivamente absorvida após a administração extravascular de um medicamento, sendo calculada tendo como base a administração do mesmo fármaco por via intravascular, que por definição possui a dose de 100%.
( ) Os processos que envolvem a absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção do medicamento.
( ) Prevê as características do fármaco que preveem seu transporte e sua disponibilidade nos locais de ação, através do peso molecular e a conformação estrutural, o grau de ionização, a lipossolubilidade relativa dos seus compostos ionizados e não ionizados, que se ligam a proteínas séricas e teciduais.
( ) Ocupa-se dos estudos dos efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação, ou seja, refere-se aos efeitos do medicamento no organismo.
I. A psicoterapia pode ser definida como um método de tratamento, embasado em conceitos teóricos e técnicos, que deve ser realizado por um profissional treinado. II. Utiliza-se de princípios psicológicos como a comunicação verbal e a relação terapêutica. Seu objetivo principal é influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de ordem emocional, cognitiva ou comportamental. III. Em relação às especificidades técnicas, as principais diferenças se relacionam aos objetivos e recursos utilizados, frequência das sessões e tempo de duração do tratamento, setting, treinamento exigido aos terapeutas, pré-requisitos dos pacientes, alcances e resultados a serem atingidos. IV. Apesar da grande diversidade de modelos e concepções em psicoterapia, pode-se dizer que as mesmas apresentam alguns importantes elementos comuns como: a necessidade de uma relação de confiança em relação ao terapeuta; a crença por parte do paciente de que o terapeuta irá ajudá-lo; que os objetivos serão alcançados; a pressuposição da existência de uma modelo conceitual que prevê uma explicação possível para o sintoma/ problema e um procedimento para ajudar o paciente a resolvê-lo.
1. Obnubilação. 2. Torpor. 3. Sopor. 4. Coma.
( ) É a perda completa da consciência, o grau mais profundo de rebaixamento de seu nível. Nesse estado, não é possível qualquer atividade voluntária consciente. ( ) É um grau mais acentuado de rebaixamento da consciência. O paciente está evidentemente sonolento. As respostas aos estímulos externos quando solicitado energicamente são mais curtas. ( ) É a turvação da consciência ou sonolência patológica leve. Rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. ( ) É um estado de marcante e profunda turvação da consciência, de sonolência intensa, da qual o indivíduo pode ser despertado apenas por um tempo muito curto por estímulos muito enérgicos.