Questões de Concurso

Foram encontradas 129 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1978152 Enfermagem
No Brasil, os casos de infecções pelo vírus influenza aumentaram nos últimos meses de 2021 e 2022. A gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país, impulsionada pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), batizada de Darwin. Acerca da nova cepa H3N2, leia as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Todos os tipos de vírus influenza têm sintomas diferentes, por isso, é fácil identificar o tipo de influenza pelos sintomas e pelos sinais clínicos apresentados na anamnese.
( ) Os cuidados para evitar o contágio e a transmissão da gripe são os mesmos que a população tem usado para frear a transmissão da Covid-19.
( ) O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, já que é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
( ) O influenza é um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, mas as medidas preventivas para as viroses não ocorrem da mesma forma.
( ) A propagação do vírus H3N2 pode ter relação com a baixa cobertura vacinal contra a gripe e com a flexibilização das medidas de restrição e prevenção adotadas contra a Covid-19.
A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q1978151 Enfermagem
A dengue é uma doença que ocorre de forma endêmica nas Américas, inclusive no Brasil, principalmente em meses quentes e chuvosos. Acerca da dengue, marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1978150 Enfermagem
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa. A disseminação ocorre pelo trato respiratório superior quando o indivíduo infectado tosse ou espirra. O Brasil teve um surto da doença em 2019 e o único meio de prevenção é por meio da vacinação que garante a proteção da saúde dos indivíduos. Acerca da vacinação que protege contra o sarampo é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1978149 Enfermagem
Os cuidados com o ambiente hospitalar estão centrados principalmente nas ações de limpeza realizadas pelo Serviço de Higiene Hospitalar. As áreas hospitalares podem ser classificadas de acordo com o risco de infecção que oferecem aos pacientes, portanto a frequência da limpeza varia conforme as áreas do hospital. Em relação à classificação das áreas hospitalares, associe a primeira coluna à segunda.

(1) Área crítica
(2) Área semicrítica
(3) Área não-crítica 
( ) A área não é ocupada por pacientes.
( ) Os pacientes não necessitam de cuidados intensivos ou de isolamento.
( ) A área é de maior risco para a aquisição de infecções e de procedimentos invasivos.
( ) Os materiais e equipamentos com fluidos corporais visivelmente infectados.
( ) Os vestuários femininos e masculinos do Centro Cirúrgico.
Escolha uma opção com a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1978148 Enfermagem
O coronavírus é uma doença que causa infecções respiratórias em seres humanos. Diante dos casos apresentados de insuficiência respiratória nos serviços de atenção às urgências, torna-se importante conhecer as alterações no padrão respiratório de uma pessoa infectada. Em relação às alterações no padrão respiratório, associe a primeira coluna à segunda.
(1) Bradipneia.
(2) Taquipneia.
(3) Dispneia.
(4) Ortopneia.
(5) Apneia.
(6) Respiração Cheyne Stokes.
( ) Movimento respiratório lento, crescente e decrescente com período de apneia.
( ) Dificuldade respiratória.
( ) Aceleração do ritmo respiratório e pode ser associado a exercícios, raiva e estresse.
( ) Dificuldade respiratória que ocorre quando a pessoa adota a posição horizontal.
( ) Ocorrência na parada respiratória.
( ) Frequência respiratória abaixo do normal
Escolha a opção com a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1978147 Enfermagem
Em relação às recomendações para o suporte básico de vida e para suporte avançado de vida cardiovascular das diretrizes da American Heart Association de 2020, leia com atenção as afirmativas:
I. O início imediato da Ressuscitação Cardiopulmonar por socorristas leigos aumenta as chances de sobrevida no atendimento pré-hospitalar;
II. A administração de epinefrina deve ser realizada, imediatamente, em ritmos não chocáveis;
III. O acesso intravenoso (IV) é a via preferida de administração de medicação durante a ressuscitação no suporte avançado de vida;
IV. O uso rotineiro de dupla desfibrilação sequencial é recomendado em ritmos chocáveis;
V. O acesso intraósseo (IO) é aceitável, se o acesso intravenoso não estiver disponível.
Escolha a opção que apresenta apenas afirmativas VERDADEIRAS.
Alternativas
Q1978146 Enfermagem
De acordo com a Portaria nº 2.048/02, a ambulância é um veículo exclusivo para transporte de doentes. Em relação à ambulância de suporte avançado de vida no atendimento pré-hospitalar, julgue os seguintes itens:
I. A tripulação da ambulância deve ser constituída por 3 profissionais, sendo um motorista, um enfermeiro e um médico;
II. As ambulâncias são transportes terrestres, aéreos e aquaviários destinados ao tráfego de doentes em estado crítico;
III. As ambulâncias devem dispor somente de materiais e de equipamentos básicos de vida;
IV. Os veículos são destinados ao atendimento e ao transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou em transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.
Assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1978145 Enfermagem
A enfermagem perioperatória incorpora os cuidados da enfermagem nas três fases do tratamento cirúrgico: préoperatória, transoperatória e pós-operatória. Acerca das fases perioperatória, julgue os seguintes itens a seguir:
I. A fase pré-operatória inicia-se no momento em que o paciente toma a decisão por prosseguir com a intervenção cirúrgica e termina com a sua transferência para a mesa cirúrgica;
II. O pré-operatório imediato é o período de tempo que decorre desde a véspera da cirurgia até a chegada do paciente ao centro cirúrgico, ou seja, as 48 horas que antecedem a cirurgia;
III. Os cuidados no período pré-operatório começam na admissão do paciente. O paciente é orientado quanto ao horário da cirurgia, a tomar o banho e a aplicar clorexidina degermante no local do sítio cirúrgico, bem como retirar prótese dentária;
IV. A remoção dos pelos depende da sua quantidade, do local da incisão, do tipo de procedimento e da preferência do cirurgião;
V. O primeiro curativo cirúrgico por primeira intenção pode ser realizado pelo técnico de enfermagem, caso haja impossibilidade do enfermeiro assistente realizá-lo.
Assinale a opção que apresenta somente os itens VERDADEIROS. 
Alternativas
Q1978144 Enfermagem
Quanto à administração de medicamentos por via subcutânea, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q1978143 Enfermagem
Um jovem de vinte e um anos de idade com Diabetes mellitus do tipo I, chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomatologia de cetoacidose diabética. O médico prescreveu reidratação parenteral e restauração de eletrólitos.
1) Soro fisiológico de 2000 ml para 24 horas;
2) Duas ampolas de 10 ml de NaCl em cada soro fisiológico;
3) Uma ampola de 10 ml de KCl em cada soro fisiológico;
O técnico de enfermagem deverá realizar o cálculo de gotejamento para infusão da terapia medicamentosa. Calcule o gotejamento aproximado em equipo macrogotas e microgotas e assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1978142 Enfermagem
O acesso venoso é a via de administração de medicação diretamente nas veias. A partir dela, é possível fazer medicação em grande quantidade e que pela via oral não seria possível administrar. Em relação ao acesso venoso, são cuidados que devem ser tomados na manipulação pela enfermagem, EXCETO: 
Alternativas
Q1978141 Enfermagem
As cirurgias podem ser classificadas quanto ao potencial de contaminação. Esse potencial é entendido como o número de micro-organismos presentes no tecido a ser operado e deve ser classificado ao final do ato cirúrgico. Em relação às cirurgias, julgue os seguintes itens e a seguir assinale o item INCORRETO:
Alternativas
Q1978140 Enfermagem
Os riscos ocupacionais inerentes às áreas de saúde estão presentes em hospitais, clínicas, laboratórios e bancos de sangue, afetando trabalhadores como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A proteção do trabalhador aos riscos ocupacionais no ambiente laboral se faz necessária para evitar acidentes e/ou desenvolvimento de doenças incapacitantes.
Em relação aos riscos relacionados à exposição ocupacional, associe a primeira coluna à segunda.
(1) Risco físico
(2) Risco químico
(3) Risco biológico
(4) Risco acidental
(5) Risco ergométrico
( ) Vírus do HIV, HEPATITE B e lactobacilos.
( ) Organofosforado e ácido sulfúrico.
( ) Distúrbio osteomuscular e lesão por esforço repetitivo.
( ) Temperatura extrema e vibração
( ) Equipamento sem proteção e arranjo físico inadequado.

Assinale a opção com a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1978139 Enfermagem
Uma senhora com Diabetes mellitus de 59 anos de idade chegou ao serviço de saúde em dúvida quanto a uma receita médica que prescrevia a administração da insulina em seringa de 100UI. Na receita médica constava prescrição de uma dose de 5 unidades de insulina regular (R) e de 15 unidades de insulina NPH diariamente, antes do café da manhã. Sobre a orientação para o preparo da dose, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1978138 Enfermagem
Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID - 19) foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. A doença tem elevadas taxas de transmissibilidade e sua letalidade é alta. Acerca das medidas de prevenção de disseminação do vírus e qualquer outro micro-organismo, assinale a opção INCORRETA: 
Alternativas
Q1978137 Enfermagem
Com a aproximação da equipe de saúde do contexto de vida das famílias, a visita domiciliar torna-se um instrumento importante para a troca de informações e favorece a realização de atividades educativas. Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto (BRASI , 2 12). São considerados principais objetivos da primeira visita domiciliar ao recém-nascido e à sua família:
I. Escutar e oferecer suporte emocional nessa etapa de crise vital da família (nascimento de um filho);
II. Orientar a família sobre os cuidados com o bebê;
III. Promover o aleitamento materno exclusivo até o mês de vida;
IV. Evitar identificar sinais de depressão puerperal;
V. Identificar sinais de perigo à saúde da criança.
Assinale a opção CORRETA. 
Alternativas
Q1978135 Enfermagem
A avaliação do estado nutricional da gestante consiste, inicialmente, na tomada da medida do peso e da altura, cuja atribuição é do técnico de enfermagem, para posterior cálculo do índice de massa corporal (IMC). A obtenção destas medidas deve ser feita com acurácia e responsabilidade, pois os dados coletados fazem parte de importante indicador durante o pré-natal. Sobre os cuidados para obtenção dessas medidas, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1978134 Enfermagem
A Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. O diagnóstico clínico pode ser considerado na impossibilidade de se comprovar a suspeita por meio de exames laboratoriais (BRASI , 2 1 ). O diagnóstico laboratorial da Tuberculose pulmonar se dá, na grande maioria dos casos, por meio de exames de escarro. Sobre a coleta de escarro, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1978133 Enfermagem
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. A Sífilis é uma dessas infecções, é bacteriana, sistêmica, de evolução crônica e causada pelo Treponema pallidum (BRASIL, 2017). Sobre a Sífilis, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q1978132 Enfermagem
Nos últimos 50 anos, a incidência de Dengue aumentou 30 vezes. No período entre 2002 e 2014, ela se consolidou como um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil, visto que tem aumentado o número de casos e hospitalizações, o agravamento do processo de interiorização da transmissão e a observação de casos graves, sobretudo, entre pessoas em idades extremas (BRASIL, 2017). Sobre a Dengue, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: C
5: D
6: C
7: C
8: D
9: B
10: B
11: D
12: B
13: A
14: E
15: B
16: E
17: E
18: B
19: E
20: B