Questões de Concurso

Foram encontradas 48 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2011072 Direito Sanitário
A Lei Federal nº 8.080/1990 define que a direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:
 No âmbito da União, pelo Ministério da Saúde;
 No âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente; e
 No âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
Sendo assim, de acordo com as disposições do Art. 16 da referida lei, em regra geral, à direção nacional do Sistema de Saúde (SUS) compete, entre outras atribuições:
I. Definir e coordenar os sistemas de vigilância sanitária. II. Coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços de vigilância epidemiológica. III. Executar serviços de saneamento básico.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2011071 Direito Sanitário
Considerando a Lei Federal nº 9.782/1999, que definiu o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e criou, também, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, segundo as disposições do Art. 7º, a ANVISA poderá delegar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios a execução de atribuições que lhe são próprias, tais como, EXCETO:
Alternativas
Q2011017 Odontologia
Os retalhos de tecidos moles são, frequentemente, usados em cirurgia oral e em procedimentos periodontais e endodônticos para obter acesso ao dente subjacente e às estruturas ósseas. Sobre os princípios de planejamento, desenvolvimento e manuseio dos retalhos de tecidos moles, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Quando o retalho é determinado, sua base deve ser mais ampla que a margem livre para manter o suprimento sanguíneo adequado. Isso significa que todas as áreas do retalho devem ter uma via de vascularização ininterrupta a fim de evitar necrose isquêmica de todo o retalho ou de partes dele.
( ) O retalho deve ser mantido afastado do campo operatório por um afastador, não podendo ser apoiado em osso, mas, sim, no próprio retalho.
( ) Para que um retalho em envelope tenha um tamanho adequado, seu comprimento na direção anteroposterior, geralmente, estende-se de dois dentes anteriores a um dente posterior à área da cirurgia.
( ) Se for feita uma incisão relaxante, esta deverá estender-se desde um dente anterior até́ um posterior à área de cirurgia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2011016 Odontologia
A equipe de saúde bucal é responsável pela segurança e pelos cuidados tanto com a mãe quanto com a saúde do feto e deve tomar as precauções necessárias no atendimento odontológico conforme o trimestre de gestação. Considere as assertivas abaixo sobre as medicações que podem ser utilizadas nas gestantes:
I. A mais indicada é a lidocaína a 2%, com epinefrina 1:1000.000 – limite de 3,6 ml (2 tubetes) por sessão de atendimento.
II. A prilocaína está contraindicada.
III. Os antibióticos indicados na gestação são a penicilina e a clindamicina.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2011015 Odontologia
Sobre a hipertensão arterial sistêmica e a saúde bucal, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2011014 Odontologia
Sobre os enxaguatórios bucais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2011013 Odontologia
O termo maloclosão pode ser definido como desvio da oclusão ideal, ou seja, inclui todos os desvios dos dentes e maxilares do alinhamento normal. Associe a Coluna 1 à Coluna 2, considerando o sistema de classificação proposto por Edward Hartley Angle.
Coluna 1
1. Classe I. 2. Classe II divisão 1. 3. Classe II divisão 2. 4. Classe III.
Coluna 2
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal incorreta bilateral com o superior, estando o inferior protruído com oclusão mesial dos dentes inferiores.
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal incorreta, estando o arco inferior retruído com oclusão distal dos primeiros molares inferiores. Apresenta inclinações labiais dos incisivos superiores.
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal correta com más posições dentárias individuais, na maioria das vezes, confinadas aos dentes anteriores.
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal incorreta, estando o arco inferior retruído com oclusão distal dos primeiros molares inferiores. Apresenta inclinações linguais dos incisivos superiores.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2011012 Odontologia
Em relação à Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O índice CPI foi utilizado para identificar a presença de sangramento e cálculo na idade de 12 anos, sangramento, cálculo e bolsas periodontais rasas (de 3mm a 5mm) e profundas (6mm ou mais) nos grupos representativos dos adolescentes (de 15 a 19 anos), dos adultos (de 35 a 44 anos) e dos idosos.
( ) A Região Sul foi onde se identificou o maior percentual de adultos com cálculo (30,5%) e com bolsas (21,7%), sendo 16,7% rasas.
( ) A presença de cálculo dentário aumenta com a idade, atingindo a maior prevalência entre adultos, aproximadamente 64%, declinando nos idosos.
( ) A alteração periodontal mais prevalente em todos os grupos etários foi o cálculo, sendo o sextante superior central o mais acometido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2011011 Odontologia
São manifestações bucais mais frequentemente encontradas em pacientes soropositivos e com AIDS, EXCETO: 
Alternativas
Q2011010 Odontologia
A cárie dentária é o resultado de um processo de interação entre o biofilme bacteriano, a dieta cariogênica e os tecidos mineralizados dentais. Sobre a cárie dentária, analise o trecho abaixo:
Em uma lesão de evolução rápida, pode ocorrer perda de odontoblastos, e a dentina ______________ poderá ser produzida por células semelhantes a odontoblastos. A dentina _______________ engloba a zona de peptonização e a zona de desmineralização superficial, e a dentina _______________ engloba a zona de desmineralização profunda e a zona de dentina hiperminaralizada (esclerose de túbulos).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2010967 Enfermagem
A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveníveis. Conforme o calendário nacional de vacinação, qual vacina a criança, ao completar 3 meses de idade, estando em dia com seu esquema vacinal, precisa receber?
Alternativas
Q2010966 Enfermagem
A assistência aos pacientes com feridas requer uma atuação da equipe multiprofissional, visando a integração das ações terapêuticas em favor da recuperação do paciente. O enfermeiro tem o papel fundamental durante a avalição dessas feridas e, para cumprir com seu papel, se torna imprescindível o conhecimento técnico/científico sobre o assunto. Referente à cicatrização das feridas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2010965 Enfermagem
Os termos técnicos fazem parte da rotina dos profissionais da enfermagem, o conhecimento dessas terminologias é primordial para o profissional enfermeiro. Assinale a alternativa que descreva corretamente o significado das seguintes terminologias: Anosmia, disfagia, afasia, nesta ordem. 
Alternativas
Q2010964 Enfermagem
As recomendações para o Suporte Básico de Vida (SBV) e para o suporte avançado de vida cardiovascular estão combinadas nas diretrizes de 2020. Conforme essas recomendações, analise os conceitos abaixo e assinale V, se verdadeiros, ou F, se falsos.
( ) Durante o atendimento de uma parada cardiorrespiratória na pediatria, a relação das compressões-ventilações sem via aérea avançada é de 15 compressões para 2 ventilações.
( ) Durante o atendimento de uma parada cardiorrespiratória na pediatria com via aérea avançada, administre compressões contínuas e uma ventilação a cada 2 a 3 segundos.
( ) Durante o atendimento de uma parada cardiorrespiratória no adulto, para manter a qualidade das compressões cardíacas, comprima o tórax com força, deprimindo-o pelo menos 3 cm.
( ) Durante o atendimento de uma parada cardiorrespiratória de um adulto, sendo o paciente com uma via aérea avançada, administre uma ventilação a cada 10 segundos.
( ) Quando disponível, é recomendado o uso de oximetria para avaliação da PCO2 para avaliar a efetividade da ressuscitação cardiopulmonar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2010963 Enfermagem
A Insuficiência Cardíaca (IC) é um problema de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, as doenças cardiovasculares já são, há algum tempo, as principais causas de mortalidade. O aumento da longevidade, associado a uma melhor sobrevida de pacientes com outras doenças cardiovasculares, faz aumentar a incidência da insuficiência cardíaca. Nesse sentido, é imprescindível ao enfermeiro o conhecimento da fisiopatologia, sinais e sintomas e tratamento dispensado a esses pacientes. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:
I. O edema agudo de pulmão é uma manifestação grave de IC e pode surgir em cardiopatas até então assintomáticos.
II. As manifestações clínicas são variáveis e dependem de fatores como a idade do paciente, a etiologia, a extensão e rapidez do surgimento da disfunção cardíaca, as causas precipitantes e as câmaras cardíacas envolvidas.
III. Em pacientes com descompensação da IC, deve-se elevar os membros inferiores para aumentar o retorno venoso.
IV. Propanolol via oral é utilizado para prevenção da IC.
V. Para avaliação da gravidade da IC, é utilizada uma escala conforme os valores pressóricos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2010962 Enfermagem
O Enfermeiro visa diariamente a excelência no seu exercício profissional para a prevenção de complicações, bem como a segurança dos seus pacientes. Para esse cuidado, utiliza-se de instrumentos avaliativos, conhecidos como escalas de avaliação. Referente a essas escalas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Escala de Braden. 2. Escala de Morse. 3. Escala de RASS. 4. Escala de Glasgow.
Coluna 2
( ) Avaliação do risco para desenvolvimento de lesões por pressão. ( ) Avaliação do nível de sedação e agitação. ( ) Avaliação do risco de quedas. ( ) Avaliação do nível de consciência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2010961 Enfermagem
Conforme NANDA 2018-2020, o diagnóstico de enfermagem “integridade tissular prejudicada” é definido como:
Alternativas
Q2010960 Enfermagem
É uma das infecções bacterianas de pele mais comum na infância, causada por Staphylococcus
Alternativas
Q2010959 Enfermagem
A estratificação de risco gestacional é definida a partir de fatores de risco, sendo agrupada de acordo com as condições individuais, socioeconômicas, familiares, história reprodutiva anterior, condições e intercorrências clínicas ou obstétricas na gestação atual. Conforme o guia da saúde da mulher na gestação, parto e puerpério do Ministério da Saúde, são critérios para uma gestação de risco intermediário, EXCETO:
Alternativas
Q2010958 Enfermagem
Conforme o novo Código de Ética da Enfermagem, assinale a alternativa que NÃO compreende uma penalidade imposta pelo sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: B
5: C
6: D
7: A
8: C
9: E
10: C
11: E
12: C
13: B
14: D
15: B
16: A
17: C
18: B
19: E
20: D