Questões de Concurso

Foram encontradas 63 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1387038 Medicina
Mulher, 60 anos de idade, após diagnóstico de CA foi submetida a mastectomia esquerda, evoluindo com edema secundário. Cinco meses após a alta hospitalar, sentiu dor intensa em braço esquerdo, febre alta acompanhada de calafrios e cefaleia. O exame clínico evidenciou que a pele estava ruborizada e quente, com lesões bolhosas no dorso da mão e micose localizada nas regiões interdigitais da mão esquerda. Qual o diagnóstico atual?
Alternativas
Q1387035 Medicina
Um exame físico da qualidade é imprescindível para um bom diagnóstico, no caso de suspeita de Trombose Venosa Profunda (TVP) dispomos da realização do Sinal de Homans, que consiste em:
Alternativas
Q1387031 Medicina
É recomendado utilizar a classificação CEAP para a estratificação dos pacientes com doença venosa crônica. Essa classificação, que substituiu amplamente as anteriores, é baseada nos sinais clínicos, etiologia, anatomia e fisiopatologia. A classificação clínica da insuficiência venosa crônica de um paciente que apresenta hiperpigmentação da pele, lipodermatofibrose e veias varicosas com edema são:
Alternativas
Q1386980 Medicina
A ventilação mecânica é um método que busca manter níveis adequados de O2 e CO2 no organismo quando o indivíduo é incapaz de fazê-lo. Sobre as modalidades de ventilação, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q1386977 Medicina
Dor é um sintoma físico desconfortável, ou seja, o corte na perna causa desconforto do tipo queimação, pontada, latejante, etc. Mas também causa um desagrado emocional, e a ansiedade é o mais comum na dor aguda. A ansiedade se origina do temor associado a essa lesão. Será que a lesão é grave? Será que essa dor não vai parar ou piorar? Será que eu vou conseguir andar? Será que a lesão vai infectar? E outras dúvidas e ansiedades que surgem quando somos submetidos a uma dor. No caso da morfina, seu mecanismo de ação no tratamento da dor cirúrgica é a (o):
Alternativas
Q1386972 Medicina
Paciente de 5 anos, chega ao hospital com sinais clínicos de Sepse Grave, sendo necessária internação hospitalar de urgência para realização de antibioticoterapia com amplo espectro. Em relação ao suporte nutricional para esse paciente, assinale a alternativa adequada:
Alternativas
Q1386968 Enfermagem
A equipe multiprofissional deve sempre estar capacitada para auxílio e orientação das mães para esse momento único que é a amamentação. É necessária a atuação precoce e qualificada da equipe de saúde em diversos casos, tais como de mães com mamilos planos ou invertidos, amamentem seus filhos com sucesso. Entre os fatores abaixo, qual deles não auxilia nessa tarefa:
Alternativas
Q1386967 Enfermagem
Na prática clínica utilizam-se a análise da história clínica, dietética e psicossocial, e os dados antropométricos e bioquímicos, além da interação entre drogas e nutrientes para estabelecer o diagnóstico nutricional e servir de base para o planejamento e orientação dietética. Fatores como o estado geral do indivíduo/paciente, evolução da condição clínica e os motivos pelos quais o indivíduo necessita de orientação nutricional direcionam a escolha do método de avaliação do consumo alimentar. Sobre os Métodos de Inquéritos alimentares, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1386956 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) que versa sobre a Ergonomia, visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Sobre as diretrizes contidas na NR – 17, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q1386949 Fonoaudiologia
Segundo o Art. 7º, do Código de Ética do Fonoaudiólogo, constitui infração ética geral:
Alternativas
Q1386942 Nutrição
As empresas que optam por aderir ao PAT devem assegurar aos colaboradores uma alimentação equilibrada, que deve incluir: uma porção de frutas e uma porção de legumes ou verduras nas refeições principais (almoço, jantar e ceia); pelo menos uma porção de frutas nas refeições menores (desjejum e lanche). (BENETTI, 2013)
Sabendo que uma empresa precisa oferecer para 60 pessoas uma porção de melão de 120g per capita e que seu fator de correção (FC) é de 1,15. Quantos quilogramas (kg) desta fruta será necessário comprar:
Alternativas
Q1386938 Nutrição
O APPCC é um sistema racional e lógico, de caráter preventivo, na avaliação dos perigos e riscos associados à segurança de alimentos ao longo de toda a cadeia alimentar (recebimento, produção, processamento, distribuição e consumo). (GAVA, 2008).
São princípios do sistema APPCC, exceto:
Alternativas
Q1386838 Medicina
A hepatite é uma doença caracterizada pela inflamação do fígado, onde sua principal causa é a infecção por um tipo de vírus classificado como A, B, C, D e E. De todas estas, a mais grave é a hepatite tipo B, que acontece após este vírus entrar em contato com o organismo através do sexo, por via sanguínea durante a gravidez, pelas transfusões de sangue, ao compartir seringas com drogados, ou então por acidente com profissionais da saúde ao lidar com portadores desta infecção. São marcadores sorológicos característicos da hepatite crônica pelo vírus B na fase replicante:
Alternativas
Q1386837 Medicina
Diante de um paciente asmático, qual distúrbio você espera encontrar na espirometria?
Alternativas
Q1386836 Medicina
A IRA é a supressão abrupta da função renal em consequência de alterações renais agudas, caracterizada pela oligúria (volume urinário menor que 20 ml/h) ou anúria (ausência de urina). Há três tipos de IRA dependendo do local onde se dão as alterações agudas: antes do rim, no rim e depois do rim (pré-renal, renal ou pós-renal). Quais os parâmetros laboratoriais que sugerem IRA pré-renal?
Alternativas
Q1386830 Enfermagem
As Unidades de Saúde da Rede SUS Municipal de Rolim de Moura (RO), conforme adesão da “Rede Cegonha”, e preconizado pelas Portarias GM/MS nº 1459/2011 e nº 2.351/2011, tendo como um dos Componentes importantes a Atenção ao Pré-natal, consideram como primordial a capitação precoce da gestante, para que ocorra Assistência ao Pré-natal dentro do protocolo estabelecido, pois a Sífilis na gestante é uma doença de transmissão vertical, pois o treponema tem a capacidade de atravessar a barreira placentária, infectando o feto, quando a gestante não faz o tratamento adequado. Quando isso acontece, a criança adquire a Sífilis Congênita, doença grave, preocupante, cuja incidência tem aumentado nos últimos anos, segundo o Ministério da Saúde. Será considerado caso de Sífilis Congênita para fins de Vigilância Epidemiológica e assim deverá ser notificado:
Alternativas
Q1386829 Enfermagem
O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), implantado no município de Rolim de Moura (RO), segundo preconiza as diretrizes da Portaria GM/MS nº 822/2001, objetiva a detecção dos casos suspeitos, confirmação diagnóstica, acompanhamento e tratamento dos casos diagnosticados precocemente das patologias no primeiro mês de vida das crianças, nos serviços de saúde do município de Rolim de Moura. Tais patologias são:
Alternativas
Q1386828 Enfermagem
O Programa Nacional de Imunização (PNI), preconizado pelo Ministério da Saúde, introduziu a vacina Pentavalente no Calendário de Vacinação Básica desde agosto de 2013, disponibilizando-a nas Unidades de Saúde de Rolim de Moura (RO). Esta vacina imuniza as crianças menores de (1 ano) contra:
Alternativas
Q1386827 Enfermagem
O Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011, define região de saúde como o espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. Assinale a alternativa correta quanto às regiões de saúde:
Alternativas
Q1386824 Enfermagem
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Seguindo essa tendência mundial, no Brasil, em 2013, as DCNT foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes Fonte: DATASUS/MS (SIM 2013). Isso configura uma mudança nas cargas de doenças, e se apresenta como um novo desafio para os gestores de saúde. Há ainda um forte impacto das DCNT na morbimortalidade e na qualidade de vida dos indivíduos afetados, a maior possibilidade de morte prematura (30 a 69 anos) e os efeitos econômicos adversos para as famílias, comunidades e sociedade em geral. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: A
5: D
6: D
7: C
8: A
9: A
10: B
11: C
12: D
13: C
14: D
15: A
16: A
17: D
18: B
19: C
20: B