Questões de Concurso

Foram encontradas 26 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2132195 Enfermagem
O acompanhamento do calendário de vacinação das crianças, é uma das atividades realizadas pelo ACS no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos. Sendo assim, as doenças preveníveis por imunização são?
Alternativas
Q2132192 Enfermagem
Durante o pré-natal, as gestantes são orientadas sobre diversos cuidados, entre eles a vacinação. É recomendado que todas as gestantes façam a vacina contra o/a: 
Alternativas
Q2132189 Saúde Pública
A atuação dos Agentes Comunitários de Saúde nas ações básicas com relação à saúde da mulher pode ser, exceto:
Alternativas
Q2132186 Odontologia
Embora não haja uma ordem de nascimento exata (pois cada bebê tem seu próprio desenvolvimento), há um período médio e uma ordem em que cada dente normalmente nasce. Entre as afirmações abaixo, qual não corresponde a ordem correta: 
Alternativas
Q2132185 Odontologia
A Equipe Saúde da Família e por sua vez, a equipe de Saúde Bucal, registram, entre outros dados, os atendimentos prestados. A coleta destes dados são as principais fontes de informação do sistema informatizado que recebe a seguinte denominação: 
Alternativas
Q2132184 Odontologia
A bactéria mais comumente responsável pela cárie é: 
Alternativas
Q2132183 Odontologia
De acordo com a Portaria nº 2436 de 2017 – Política Nacional de Atenção Básica 2017, as competências específicas do Técnico em Saúde Bucal que atua na atenção básica por meio da Estratégia Saúde da Família é, exceto:
Alternativas
Q2132182 Odontologia
O Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. De acordo com a ANVISA (MS), assinale a resposta correta sobre os tipos de EPIs que devem ser utilizados pelos profissionais das equipes de odontológicas:
I. Gorro; II. Óculos de proteção; III. Protetores faciais; IV. Máscaras V. Avental; VI. Luvas; VII. Calçados.
Alternativas
Q2132181 Odontologia
A Portaria nº 599/GM de 23 de março de 2006 definiu:
Alternativas
Q2132180 Odontologia
A lesão cariosa é considerada a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e o desequilíbrio nesse processo pode causar uma progressão da desmineralização e formação da lesão de cárie. Esse processo é influenciado por muitos fatores determinantes, o que faz da cárie dentária uma doença multifatorial. Considera-se, entre outros, como principais fatores de risco, exceto: 
Alternativas
Q2132179 Odontologia
Qual da estrutura abaixo, não faz parte da composição do dente: 
Alternativas
Q2132178 Odontologia
Em relação as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
I. Atividade de cárie: é a velocidade com que a dentição é destruída pela cárie. II. Prevalência de cárie: representa o número total de dentes ou superfícies cariadas em uma população, independente de terem recebido tratamento ou não; III. Incidência de cárie: representa o aumento do número de lesões de cáries em um indivíduo ou população;
Alternativas
Q2132177 Odontologia
Segundo o Ministério da Saúde - ANVISA, assinale a resposta correta:
Alternativas
Q2132146 Medicina
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. De acordo com o Ministério da saúde, fazem parte das PICS:
Alternativas
Q2132145 Medicina
A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. O agente etiológico da enfermidade é o Mycobacterium tuberculosis. Tratando-se de tuberculose, assinale a questão incorreta de acordo com Ministério da Saúde/2022:
Alternativas
Q2132143 Medicina
A vacina dupla adulto – dT, é uma vacina fabricada com produtos de bactérias e contém toxóide diftérico e toxóide tetânico, e a vacina tríplice bacteriana acelular protege contra a difteria, tétano e coqueluche. São aplicadas por via intramuscular e na gestante é realizada para a proteção da própria gestante e para a prevenção do tétano no recém-nascido. Em relação a estas vacinas, pode-se afirmar:
Alternativas
Q2132141 Medicina
Na Hanseníase, a investigação tem o objetivo de romper a cadeia epidemiológica da doença, procurando identificar a fonte de contágio do doente, e descobrir novos casos. De acordo com o Ministério da Saúde, considera-se como contato intradomiciliar: 
Alternativas
Q2132140 Medicina
A raiva é uma Antropozoonose, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Sua transmissão se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mas raramente pela arranhadura e lambedura de mucosas. O período de incubação é extremamente variável, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no homem e de 10 dias a dois meses no cão. Em relação ao esquema para profilaxia da raiva humana com vacina cultivo celular, segundo a DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SC, é correto afirmar:
Alternativas
Q2132139 Medicina
De acordo com o Protocolo Clinico e diretrizes terapêuticas para a Hanseniase/MS, o tratamento medicamentoso na hanseníase (poliquimioterapia - PQT), é definido de acordo com a classificação operacional de cada caso. Essa classificação é fundamental para selecionar o esquema de tratamento adequado. Em relação ao tratamento PQT, escolha a opção correta: 
Alternativas
Q2132138 Medicina
De acordo com a Lista de Doenças de Notificação Compulsória do Ministério da Saúde, as respectivas alternativas abaixo apresentam agravos de notificação compulsória, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: A
6: D
7: B
8: A
9: C
10: C
11: C
12: D
13: D
14: D
15: C
16: B
17: B
18: C
19: C
20: C