Questões de Concurso
Foram encontradas 164 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O ser humano revelou-se capaz de dividir o átomo, derrotar o câncer e produzir um “Dom Quixote”. Só não consegue dar um destino razoável ao lixo que produz. E não se contenta em brindar os mares, rios e lagoas com seus próprios dejetos. Intoxica-os também com garrafas plásticas, pneus, computadores, sofás e até carcaças de automóveis. Tudo que perde o uso é atirado num curso d’água, subterrâneo ou a céu aberto, que se encaminha inevitavelmente para o mar. O resultado está nas ilhas de lixo que se formam, da Guanabara ao Pacífico. De repente, uma boa notícia. Cientistas da Grécia, Suíça, Itália, China e dos Emirados Árabes descobriram em duas ilhas gregas um micróbio marinho que se alimenta do carbono contido no plástico jogado ao mar. Parece que, depois de algum tempo ao sol e atacado pelo sal, o plástico, seja mole, como o das sacolas, ou duro, como o das embalagens, fica quebradiço – no ponto para que os micróbios, de guardanapo ao pescoço, o decomponham e façam a festa. Os cientistas estão agora criando réplicas desses micróbios, para que eles ajudem os micróbios nativos a devorar o lixo. Haja estômago. Em “A Guerra das Salamandras”, romance de 1936 do tcheco Karel Čapek, um explorador descobre na costa de Sumatra uma raça de lagartos gigantes, hábeis em colher pérolas e construir diques submarinos. Em troca das pérolas que as salamandras lhe entregam, ele lhes fornece facas para se defenderem dos tubarões. O resto, você adivinhou: as salamandras se reproduzem, tornam-se milhões, ocupam os litorais, aprendem a falar e inundam os continentes. Passam a ser bilhões e tomam o mundo. Não quero dizer que os micróbios comedores de lixo podem se tornar as salamandras de Čapek. É que, no livro, as salamandras aprendem a gerir o mundo melhor do que nós. Com os micróbios no comando, nossos mares, pelo menos, estarão a salvo.
(Ruy Castro. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/. 31.05.2019. Adaptado)
… dividi-lo… / … descobriram-no em duas ilhas… / … aprendem a geri-lo…
(Ruy Braga. Dilemas do teletrabalho. Revista E. mai. 2019. Adaptado)
Mesmo trabalhando em casa, quase sempre _______________ regras que _______________________ a produção a ser realizada. Na verdade, o empregador acaba sendo __________________ já que deixa de arcar com os custos _________________ para a manutenção do espaço destinado à realização das atividades. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Considerando a responsabilidade civil de indenizar de João a Antônio, assinale a alternativa correta.
A conduta correta a ser adotada é:
Assinale a alternativa que apresenta a opção para o tratamento mais adequado das crises agudas desse paciente
Mulher, 72 anos, queixa-se de mal-estar geral, dispneia aos grandes esforços, perda de equilíbrio, fraqueza e dormência nas pernas e nos pés. Exame fisico: afebril, discretamente ictérica, hipocorada ++/4+, bulhas rítmicas a 2 tempos sem sopros, ausculta pulmonar normal, abdome indolor, ausência de visceromegalias. Exame neurológico: marcha atáxica, hipoestesia simétrica e paresia distal de MMII com arreflexia profunda. Exames laboratoriais: hematócrito = 28%; hemoglobina= 9,6%; VCM= 112, plaquetas = 98000/mm³, leucócitos= 4000/mm³, bilirrubina total = 3,2 mg/L, bilirrubina indireta = 2,6 mg/L.
A hipótese diagnóstica mais provável para esta paciente é:
O medicamento mais adequado para o tratamento desses sintomas é:
Homem, 65 anos, procura programa de rastreamento para câncer de pulmão. Antecedentes pessoais: tabagismo 39 maços/ano. Tomografia de tórax de baixa dosagem apresenta nódulo sólido, único, medindo 17 mm em parênquima de lobo inferior de pulmão direito.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta
a seguir.
A conduta mais adequada é o tratamento
Assinale a alternativa que contém apenas exames úteis para a correta confirmação diagnóstica.
Assinale a alternativa que contém o diagnóstico e conduta, respectivamente.
Entre outros cargos importantes, Ghosn era
(http://bit.ly/2MBVitK. Adaptado)
A notícia foi pautada sobre
A entidade responsável pela vinda de médicos de Cuba para o Brasil era
O voto brasileiro foi contrário à
Esse vulcão está localizado
Assim sendo, as ESF optaram por desenvolver o trabalho com um grupo do tipo