Questões de Concurso

Foram encontradas 890 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2709592 Legislação de Trânsito

Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança, trata-se uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Sobre tal infração de trânsito, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2695020 Português

Por um pé de feijão


Nunca mais haverá no mundo um ano tão bom. Pode até haver anos melhores, mas jamais será a mesma coisa. Parecia que a terra (a nossa terra, feinha, cheia de altos e baixos, esconsos, areia, pedregulho e massapê) estava explodindo em beleza. E nós todos acordávamos cantando, muito antes do sol raiar, passávamos o dia trabalhando e cantando e logo depois do pôr do sol desmaiávamos em qualquer canto e adormecíamos, contentes da vida.

Até me esqueci da escola, a coisa que mais gostava. Todos se esqueceram de tudo. Agora dava gosto trabalhar.

Os pés de milho cresciam desembestados, lançavam pendões e espigas imensas. Os pés de feijão explodiam as vagens do nosso sustento, num abrir e fechar de olhos. Toda a plantação parecia nos compreender, parecia compartilhar de um destino comum, uma festa comum, feito gente. O mundo era verde. Que mais podíamos desejar?

E assim foi até a hora de arrancar o feijão e empilhá-lo numa seva tão grande que nós, os meninos, pensávamos que ia tocar nas nuvens. Nossos braços seriam bastantes para bater todo aquele feijão? Papai disse que só íamos ter trabalho daí a uma semana e aí é que ia ser o grande pagode. Era quando a gente ia bater o feijão e iria medi-lo, para saber o resultado exato de toda aquela bonança. Não faltou quem fizesse suas apostas: uns diziam que ia dar trinta sacos, outros achavam que era cinquenta, outros falavam em oitenta.

No dia seguinte voltei para a escola. Pelo caminho também fazia os meus cálculos. Para mim, todos estavam enganados. Ia ser cem sacos. Daí para mais. Era só o que eu pensava, enquanto explicava à professora por que havia faltado tanto tempo. Ela disse que assim eu ia perder o ano e eu lhe disse que foi assim que ganhei um ano. E quando deu meio dia e a professora disse que podíamos ir, saí correndo. Corri até ficar com as tripas saindo pela boca, a língua parecendo que ia se arrastar pelo chão. Para quem vem da rua, há uma ladeira muito comprida e só no fim começa a cerca que separa o nosso pasto da estrada. E foi logo ali, bem no comecinho da cerca, que eu vi a maior desgraça do mundo: o feijão havia desaparecido. Em seu lugar, o que havia era uma nuvem negra, subindo do chão para o céu... Dentro da fumaça, uma língua de fogo devorava todo o nosso feijão.

Durante uma eternidade, só se falou nisso: que Deus põe e o diabo dispõe.

Fui o primeiro a ter coragem de ir até lá. Como a gente podia ver lá de cima, da porta da casa, não havia sobrado nada. Um vento leve soprava as cinzas e era tudo. Quando voltei, papai estava falando.

– Ainda temos um feijãozinho-de-corda no quintal das bananeiras, não temos? Ainda temos o quintal das bananeiras, não temos? Ainda temos o milho para quebrar,

despalhar, bater e encher o paiol, não temos? Como se diz, Deus tira os anéis, mas deixa os dedos.

E disse mais:

– Agora não se pensa mais nisso, não se fala mais nisso. Acabou. Então eu pensei: o velho está certo.

Eu já sabia que quando as chuvas voltassem, lá estaria ele, plantando um novo pé de feijão.


(Antônio Torres. Os cem melhores contos brasileiros do século. Adaptado.)

Sabe-se que o adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se adequa diretamente ao lado de um substantivo. Considerando a afirmação, assinale a afirmativa transcrita do texto que evidencia um adjetivo.

Alternativas
Q2447694 Conhecimentos Gerais
Trata-se de uma das principais formas de manifestação da arte urbana; presente em vias públicas, sendo caracterizada geralmente por desenhos feitos à mão, murais coloridos com desenhos diversos, feitos em paredes, prédios e outras superfícies públicas. Normalmente, utiliza tinta spray, podendo, também, utilizar a técnica de stencil (molde recortado para criar desenhos). Seu objetivo principal é ocupar os espaços e deixar algum tipo de reflexão para quem os vê. Esta arte que vem ganhando visibilidade e a admiração da população, é:
Alternativas
Q2447693 Conhecimentos Gerais
Atualmente, a sociedade teve acesso a uma síndrome que afeta uma parte da população com a divulgação de vários vídeos de pessoas famosas e anônimos, em meio a crises, que podem se manifestar por meio de tiques múltiplos e ações curtas irregulares que se apresentam na forma, por exemplo, de caretas, movimentos motores e sonorizações – ações involuntárias compulsivas de músculos agonistas e antagonistas. No Brasil, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que classifica o portador desta síndrome como Pessoa com Deficiência (PcD) para todos os efeitos legais, buscando, assim, a garantia de seus direitos. O exposto diz respeito à síndrome de:
Alternativas
Q2447692 Conhecimentos Gerais
No ano de 2024, o povo brasileiro será chamado a ir às urnas para escolher seus prefeitos. Sobre as atribuições e deveres dos prefeitos, analise as afirmativas a seguir.

I. Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma.
II. Proteger o patrimônio histórico-cultural do município.
III. Organizar os serviços públicos de interesse local.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2447691 Conhecimentos Gerais
Desde os primórdios da sociedade os conflitos estão presentes, sejam por desavenças entre os membros ou busca por conquistas de territórios e riquezas. Atualmente estamos testemunhando dois grandes conflitos no mundo, que têm causado mortes e destruição. São países envolvidos nestes dois grandes conflitos:
Alternativas
Q2447690 Conhecimentos Gerais
Nas escolas públicas e privadas do Brasil acontece o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Sobre o SAEB, analise as afirmativas a seguir.


I. Os testes são aplicados duas vezes por ano nas escolas públicas e uma vez por ano nas escolas privadas.

II. Os resultados permitem que as escolas avaliem a qualidade de ensino oferecido aos estudantes.

III. A partir dos resultados busca-se melhorar a qualidade de ensino e reduzir as desigualdades existentes.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2447689 Conhecimentos Gerais
De acordo com a UNESCO, o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pode ser compreendido como as expressões de vida e tradições que comunidades; grupos e indivíduos em todo o mundo recebem de seus ancestrais e repassam a seus descendentes. A manifestação cultural que reúne canto, toque dos instrumentos como, por exemplo, o Berimbau, dança, jogos e brincadeiras desenvolveu-se como rito social e de solidariedade entre os escravos. Estratégia para lidar com o controle da violência, hoje é considerada uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil. Trata-se de:
Alternativas
Q2447688 Conhecimentos Gerais
Capacidade de energia renovável do planeta cresceu em 2023 e se aproximou de meta da COP 28, diz agência dos EUA

A capacidade de energia renovável adicionada aos sistemas energéticos do planeta cresceu quase 50% em 2023, na comparação com 2022, aponta relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

(Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/. Acesso em 18/01/24.)

Considerando as energias renováveis, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os combustíveis fósseis são considerados como energias renováveis, pois suas fontes são inesgotáveis, ou seja, a natureza os produz de forma abundante e rápida.

( ) Algumas fontes de energias renováveis são, por exemplo, as hidrelétricas, a energia solar e a eólica.

( ) A geração de energia que utiliza as ondas do mar para transformar energia mecânica dos oceanos em energia elétrica pode ser chamada de energia maremotriz.


A sequência está correta em
Alternativas
Q2447687 Conhecimentos Gerais
“O escritor modernista, nascido em São Paulo, que, durante sua vida, foi autor de livros de poesia, prosa de ficção, folclore, ensaios e história da música, sendo até hoje considerado um marco na literatura nacional. Uma de suas obras mais famosas é o livro Macunaíma. ____________________ foi nomeado chefe da Divisão de Expansão Cultural e diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo e, no cargo, fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2447686 Conhecimentos Gerais
A utilização de energia facilita o cotidiano da população. Imaginar um dia sem utilizar nenhum tipo de energia é praticamente impossível; as tarefas de casa, do trabalho, lazer, até nas emergências como na necessidade de ir a um hospital – a energia está em tudo. Para atender a tais necessidades, há várias fontes de energias, dentre elas a geotérmica. Sobre tal fonte de energia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2447685 Conhecimentos Gerais
As ações impensadas do homem ao meio ambiente trazem inúmeras consequências negativas, desastres, mudanças climáticas e outros acontecimentos que podem ser associados às ações humanas. Sobre tais ações e consequências, analise as afirmativas a seguir.

I. O lixo no oceano causa diversos danos como, por exemplo, a morte de tartarugas pela ingestão de plásticos ou quando ficam presas neles.

II. O lixo descartado em córregos e em canais abandonados em vias públicas podem ocasionar obstruções nas redes de esgotos causando alagamentos durantes fortes chuvas.

III. Quando o lixo é abandonado em um local, como um terreno baldio, o processo de decomposição da matéria orgânica resultará na liberação do chorume que contaminará o solo.


Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2447684 Raciocínio Lógico

Observe os conjuntos apresentados a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



Qual será o conjunto formado por A∩B?

Alternativas
Q2447679 Matemática
João recebeu um trabalho, para cercar com fios de arame um terreno com formato de um quadrado perfeito, conforme a imagem a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



Sabendo-se que ele irá passar dois fios por toda a extensão do contorno do terreno, quantos metros de arame serão gastos para fazer a cerca?
Alternativas
Q2447677 Matemática
Pedro tem uma barra de chocolate, conforme a imagem a seguir. Sabe-se que ele consumiu 3/6 dos quadrinhos da barra.


Imagem associada para resolução da questão



Quantos quadrinhos da barra de chocolate restaram?
Alternativas
Q2447673 Português
Nós



      Segredos escondidos. Planos de dominação mundial. Cumplicidade de edredom. Voz no silêncio. Suspiros. Raiva. Você pensa em mim no futuro?

           “Aonde você for eu vou ao lado.”

            Nós.

         Plural, duplinha, mãos dadas. O outro lado do fone de ouvido. Playlist secreta. Piadas internas. Apelidos que não fazem sentido algum para o resto do mundo.

          Nós contra o resto do mundo. Nosso pequeno universo, nossa caixa, nosso quarto, nosso bunker.

        Nós e a minha dúvida do quanto o amor dura. Essa minha ideia de que amor é algo comestível, suculento, a melhor refeição da sua vida, mas com o tempo embolora.

            Como faz pra continuar junto por muitos anos, ainda se amando, ainda cultuando essa seita secreta que eu chamo de “nós”?

           Não te contei, mas ando com uma obsessão de querer saber isso dos casais que também são “eles” há muito tempo. Quero aprender pra te ensinar.

         Nós e essa minha teimosia em insistir no amor mesmo com tantas cicatrizes de guerra espalhadas pelo meu corpo.

             Você nem questiona quem as fez. O que te importa é esse meu pequeno pedaço de carne que ainda não tem nenhuma marca. É pequeno. Mas é fértil.
 
              Você sussurra no meu ouvido que “dessa vez vai ser diferente” e eu seguro nas suas mãos com essa fé cega que na verdade é pura teimosia.

               Dessa vez vai ser diferente.



(GICOVATE, Paula. Este é um livro sobre amor, 2014.)
O trecho “[...] e eu seguro nas suas mãos com essa fé cega que na verdade é pura teimosia.” (11º§) pode ser reescrito da seguinte maneira, mantendo sua originalidade, EXCETO: 
Alternativas
Q2447670 Português
Nós



      Segredos escondidos. Planos de dominação mundial. Cumplicidade de edredom. Voz no silêncio. Suspiros. Raiva. Você pensa em mim no futuro?

           “Aonde você for eu vou ao lado.”

            Nós.

         Plural, duplinha, mãos dadas. O outro lado do fone de ouvido. Playlist secreta. Piadas internas. Apelidos que não fazem sentido algum para o resto do mundo.

          Nós contra o resto do mundo. Nosso pequeno universo, nossa caixa, nosso quarto, nosso bunker.

        Nós e a minha dúvida do quanto o amor dura. Essa minha ideia de que amor é algo comestível, suculento, a melhor refeição da sua vida, mas com o tempo embolora.

            Como faz pra continuar junto por muitos anos, ainda se amando, ainda cultuando essa seita secreta que eu chamo de “nós”?

           Não te contei, mas ando com uma obsessão de querer saber isso dos casais que também são “eles” há muito tempo. Quero aprender pra te ensinar.

         Nós e essa minha teimosia em insistir no amor mesmo com tantas cicatrizes de guerra espalhadas pelo meu corpo.

             Você nem questiona quem as fez. O que te importa é esse meu pequeno pedaço de carne que ainda não tem nenhuma marca. É pequeno. Mas é fértil.
 
              Você sussurra no meu ouvido que “dessa vez vai ser diferente” e eu seguro nas suas mãos com essa fé cega que na verdade é pura teimosia.

               Dessa vez vai ser diferente.



(GICOVATE, Paula. Este é um livro sobre amor, 2014.)
No fragmento “Não te contei, mas ando com uma obsessão de querer saber isso dos casais que também são ‘eles’ muito tempo.” (8º§), o termo sublinhado evidencia 
Alternativas
Q2447669 Português
Nós



      Segredos escondidos. Planos de dominação mundial. Cumplicidade de edredom. Voz no silêncio. Suspiros. Raiva. Você pensa em mim no futuro?

           “Aonde você for eu vou ao lado.”

            Nós.

         Plural, duplinha, mãos dadas. O outro lado do fone de ouvido. Playlist secreta. Piadas internas. Apelidos que não fazem sentido algum para o resto do mundo.

          Nós contra o resto do mundo. Nosso pequeno universo, nossa caixa, nosso quarto, nosso bunker.

        Nós e a minha dúvida do quanto o amor dura. Essa minha ideia de que amor é algo comestível, suculento, a melhor refeição da sua vida, mas com o tempo embolora.

            Como faz pra continuar junto por muitos anos, ainda se amando, ainda cultuando essa seita secreta que eu chamo de “nós”?

           Não te contei, mas ando com uma obsessão de querer saber isso dos casais que também são “eles” há muito tempo. Quero aprender pra te ensinar.

         Nós e essa minha teimosia em insistir no amor mesmo com tantas cicatrizes de guerra espalhadas pelo meu corpo.

             Você nem questiona quem as fez. O que te importa é esse meu pequeno pedaço de carne que ainda não tem nenhuma marca. É pequeno. Mas é fértil.
 
              Você sussurra no meu ouvido que “dessa vez vai ser diferente” e eu seguro nas suas mãos com essa fé cega que na verdade é pura teimosia.

               Dessa vez vai ser diferente.



(GICOVATE, Paula. Este é um livro sobre amor, 2014.)
Em Você sussurra no meu ouvido que “dessa vez vai ser diferentee eu seguro nas suas mãos com essa fé cega que na verdade é pura teimosia. (11º§), há o emprego das aspas. Considerando este recurso gráfico, é possível afirmar que, EXCETO: 
Alternativas
Q2447668 Português
Nós



      Segredos escondidos. Planos de dominação mundial. Cumplicidade de edredom. Voz no silêncio. Suspiros. Raiva. Você pensa em mim no futuro?

           “Aonde você for eu vou ao lado.”

            Nós.

         Plural, duplinha, mãos dadas. O outro lado do fone de ouvido. Playlist secreta. Piadas internas. Apelidos que não fazem sentido algum para o resto do mundo.

          Nós contra o resto do mundo. Nosso pequeno universo, nossa caixa, nosso quarto, nosso bunker.

        Nós e a minha dúvida do quanto o amor dura. Essa minha ideia de que amor é algo comestível, suculento, a melhor refeição da sua vida, mas com o tempo embolora.

            Como faz pra continuar junto por muitos anos, ainda se amando, ainda cultuando essa seita secreta que eu chamo de “nós”?

           Não te contei, mas ando com uma obsessão de querer saber isso dos casais que também são “eles” há muito tempo. Quero aprender pra te ensinar.

         Nós e essa minha teimosia em insistir no amor mesmo com tantas cicatrizes de guerra espalhadas pelo meu corpo.

             Você nem questiona quem as fez. O que te importa é esse meu pequeno pedaço de carne que ainda não tem nenhuma marca. É pequeno. Mas é fértil.
 
              Você sussurra no meu ouvido que “dessa vez vai ser diferente” e eu seguro nas suas mãos com essa fé cega que na verdade é pura teimosia.

               Dessa vez vai ser diferente.



(GICOVATE, Paula. Este é um livro sobre amor, 2014.)
Em “Você pensa em mim no futuro?” (1º§), o termo em destaque corresponde a um(a):
Alternativas
Q2447666 Português
Nós



      Segredos escondidos. Planos de dominação mundial. Cumplicidade de edredom. Voz no silêncio. Suspiros. Raiva. Você pensa em mim no futuro?

           “Aonde você for eu vou ao lado.”

            Nós.

         Plural, duplinha, mãos dadas. O outro lado do fone de ouvido. Playlist secreta. Piadas internas. Apelidos que não fazem sentido algum para o resto do mundo.

          Nós contra o resto do mundo. Nosso pequeno universo, nossa caixa, nosso quarto, nosso bunker.

        Nós e a minha dúvida do quanto o amor dura. Essa minha ideia de que amor é algo comestível, suculento, a melhor refeição da sua vida, mas com o tempo embolora.

            Como faz pra continuar junto por muitos anos, ainda se amando, ainda cultuando essa seita secreta que eu chamo de “nós”?

           Não te contei, mas ando com uma obsessão de querer saber isso dos casais que também são “eles” há muito tempo. Quero aprender pra te ensinar.

         Nós e essa minha teimosia em insistir no amor mesmo com tantas cicatrizes de guerra espalhadas pelo meu corpo.

             Você nem questiona quem as fez. O que te importa é esse meu pequeno pedaço de carne que ainda não tem nenhuma marca. É pequeno. Mas é fértil.
 
              Você sussurra no meu ouvido que “dessa vez vai ser diferente” e eu seguro nas suas mãos com essa fé cega que na verdade é pura teimosia.

               Dessa vez vai ser diferente.



(GICOVATE, Paula. Este é um livro sobre amor, 2014.)
Assinale, a seguir, a alternativa em que está INCORRETA em relação à classificação do termo em destaque.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: A
5: A
6: A
7: D
8: D
9: B
10: C
11: A
12: A
13: A
14: C
15: C
16: D
17: A
18: C
19: D
20: D