Questões de Concurso

Foram encontradas 208 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q842815 Medicina Legal
Nas provas de vida extrauterina, realizadas na perícia de fetos e bebês a termo na rotina médico-legal, utilizamos de docimásias para provar que o sujeito passivo do crime, ou da morte natural, estava vivo. Das provas e experiências mais conhecidas descritas abaixo, qual está correta?
Alternativas
Q842814 Medicina Legal
Entre as causas de morte perinatal, podemos observar as seguintes características, EXCETO:
Alternativas
Q842813 Medicina Legal

Em relação às doenças e causas de morte ligadas ao Sistema Nervoso Central, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Lesão axonal difusa é uma lesão de origem traumática, ocorrida nas regiões centroaxiais profundas de substância branca, tronco e pedúnculo cerebrais, com tumefação axonal difusa e hemorragia focal. Pode acontecer durante evento de aceleração angular isolada, sem impacto externo do couro cabeludo.

( ) Outra causa de morte cerebral seria a hemorragia intraparenquimatosa espontânea (hemorragia intracraniana). Essa situação tem como causa principal a diabetes, onde há fragilidade de paredes capilares. Pode haver dificuldade de realizar diagnóstico diferencial com os sangramentos de origem traumática, quando o periciado tem queda da própria altura após a hemorragia e pode haver lesão do córtex vizinho, adjacente à lesão principal.

( ) O hematoma epidural é um sangramento relacionado à ruptura da artéria meníngea média, ocorrendo dentro do espaço virtual periósteo. São vulneráveis, em adultos, a traumatismos, sobretudo se ocorreram fraturas cranianas e afundamentos. Por vezes, as vítimas apresentam “intervalo lúcido” que pode durar horas entre o trauma e o aparecimento das manifestações neurológicas.

( ) O hematoma subdural também ocorre com a ruptura de paredes arteriais, transponentes à superfície de convexidade dos hemisférios cerebrais, transpondo os espaços subaracnoides subdurais e desaguam no seio sagital superior. Os hematomas subdurais ocorrem com ou sem fraturas cranianas, até mesmo após traumas cranianos relativamente leves.

( ) A rotura de um aneurisma cerebral provoca perda rápida de consciência. Pode acarretar invasão sanguínea de espaços aracnoides, inundação de ventrículos cerebrais e parênquima cerebral adjacente. O mecanismo de morte envolve hipertensão intracraniana, edema cerebral, hemorragia e intenso edema pulmonar neurogênico associado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q842812 Medicina Legal

Paciente de 50 anos, após discussão com o vizinho, chega em casa com mal súbito e queda de altura quando foi ao banheiro. Encontrado por familiar já sem sinais vitais. O acompanhante não sabe relatar o nome do remédio que a vítima tomava. Parou de fumar há vários anos. Nega alcoolismo.

À necropsia, observamos: ferida contusa irregular sangrante na região frontotemporal direita. Ao rebatimento do couro cabeludo, ausência de fratura óssea ou hematoma sub-galeal. À craniotomia, edema cerebral moderado, sem sinais de contusão cortical. Presença de área de hemorragia parenquimatosa e inundação recente do ventrículo lateral esquerdo.

Coração cardiomegálico, pesando 450g. Presença de espessamento concêntrico de parede ventricular esquerda. Observamos algumas placas ateromatosas, ocluindo até 25% do diâmetro das paredes coronarianas. Pulmões com congestão e edema. Demais órgãos sem alterações.

Durante o estudo necroscópico e macroscópico desse caso, os médicos-legistas concluíram que a principal hipótese diagnóstica é:

Alternativas
Q842811 Medicina Legal
A Parada Cardíaca Reflexa (Morte por Inibição) apresenta a seguinte característica:
Alternativas
Q842810 Medicina Legal

Quanto aos diagnósticos diferenciais de adultos vítimas de Morte Súbita, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A causa mais comum de morte súbita em adultos é a cardiomiopatia hipertrófica, na qual o aumento do peso cardíaco, ventrículos e septo interventricular diminui o canal do escoamento do sangue, logo abaixo da valva aórtica.

( ) A cardiopatia isquêmica ou aterosclerótica permite o diagnóstico de Morte Súbita, mesmo se não for possível a observação macroscópica e microscópica do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

( ) Os aneurismas dissecantes da aorta, em sua maior frequência, causam a morte por tamponamento cardíaco, decorrente de hemopericárdio maciço.

( ) O mecanismo final de Morte Cardíaca Súbita é, em geral, uma arritmia cardíaca incompatível com a vida (taquicardia intensa, assistolia fibrilação ventricular).

( ) A cardiopatia hipertensiva (secundária à hipertensão arterial sistêmica) provoca, através do mecanismo de fluxo sanguíneo regurgitante: sobrecarga ventricular esquerda, possibilidade de dilatação ventricular súbita e morte por edema pulmonar agudo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q842809 Medicina Legal
No estudo dos diversos diagnósticos diferenciais de mortes suspeitas, podemos observar características e sinais fisiológicos e macroscópicos. Sobre eles, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q842807 Medicina Legal
A causa mais comum de Morte Súbita em adultos é:
Alternativas
Q842806 Medicina
Quanto à lesão celular, morte celular, inflamação e readaptação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q842805 Medicina Legal
Assinale a alternativa correta em relação a psicopatologia, técnica pericial e laudos.
Alternativas
Q842804 Medicina Legal
Assinale a alternativa correta em relação a perícias de suspeita de abuso sexual, simulação e relações entre colegas.
Alternativas
Q842803 Medicina Legal
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à legislação que regulamenta procedimentos periciais.
Alternativas
Q842802 Medicina Legal
Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos exames periciais e suas conclusões.
Alternativas
Q842801 Medicina Legal

Em relação às perícias de Dependência de Tóxicos – Substâncias Psicoativas (SPA), analise as assertivas a seguir:


I. O princípio denominado actio libera in causa deve ser considerado pelo perito em casos de embriaguez pré-ordenada de indivíduos não dependentes de SPA e, desde que não haja evidência de caso fortuito ou força maior, aponta para a inexistência de modificadores da responsabilidade penal.

II. Conforme a Lei de Tóxicos (Lei nº 11.343/2006), o diagnóstico pericial de dependência de SPA (álcool ou substâncias de efeitos análogos), na ausência de outros elementos, não é suficiente para modificar a imputabilidade do agente, reduzindo ou abolindo sua responsabilidade penal.

III. Periciando que refere redução do consumo habitual e pesado de álcool, insônia, ilusões e/ou alucinações visuais e hiperatividade autonômica, na ausência de outras condições clínicas detectáveis, sugere a presença de um quadro atual de abstinência de álcool, indicando uma hipótese diagnóstica de dependência de SPA – álcool.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q842800 Medicina Legal
Sobre as avaliações periciais para aferição da Responsabilidade Penal (RP), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q842799 Medicina Legal

Durante uma avaliação psiquiátrico-forense, o médico perito deve suspeitar de um quadro de simulação na presença de algumas circunstâncias do exame, ou sinais e sintomas apresentados pelo periciando. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:


I. Ao suspeitar de um quadro de simulação, o perito deve procurar fazer perguntas objetivas e diretas, estimulando respostas curtas e rápidas, confrontando o periciando e dificultando a estratégia do simulador de prolongar a descrição de sintomas inexistentes ou exagerados.


II. Alucinações auditivas nítidas, com vozes de comando ameaçadoras, que variam ao longo do dia, mas que ficam mais intensas quando o periciando está sozinho e diminuem quando vê televisão, não costumam estar associadas a quadros de simulação.

III. A alucinação se diferencia da alucinose, porque, nesta última, o indivíduo mantém a crítica sobre sua percepção sensorial distorcida, sentindo-a como estranha a si.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q842798 Medicina Legal
Assinale a alternativa correta sobre as responsabilidades civil, penal e ética do médico psiquiatra.
Alternativas
Q842797 Medicina Legal

Analise as assertivas a seguir em relação à atividade do psiquiatra na função de perito:


I. O psiquiatra, quando na condição de perito oficial vinculado à Órgão Público, fica obrigado a respeitar o Princípio da Hierarquia, submetendo suas conclusões periciais aos objetivos determinados pela instituição a que pertence.

II. O médico que emite documentos, como atestados, receitas, laudos ou pareceres redigidos de forma não perfeitamente legível, é passível de penalização por infração ética, conforme previsto na regulamentação do exercício profissional da Medicina.

III. Considerando-se as diferenças reconhecidas entre a relação médico-paciente e perito-periciando, é impróprio qualquer contato entre o perito e o médico assistente do periciando, porque este está sujeito às normas do sigilo profissional, ao contrário do perito que, por dever legal, está desobrigado de manter segredo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q842796 Medicina Legal

Sobre uma avaliação de suspeita de abuso sexual contra criança, analise as assertivas abaixo:


I. O momento e o contexto das relações familiares em que a denúncia de abuso foi feita têm significado relevante para as conclusões do perito.

II. A severidade do abuso sexual é diretamente proporcional à idade da vítima, e crianças entre 3 e 6 anos são as vítimas mais comuns, especialmente em famílias onde o nível socioeconômico não é o principal estressor.

III. Durante as entrevistas de avaliação, quanto maior é a quantidade de lembranças trazidas pela criança sobre determinado fato, maior é a garantia da precisão e confiabilidade da memória.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q836289 Medicina Legal
São princípios técnicos e éticos que devem nortear o trabalho do perito médico-legista, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: C
6: D
7: E
8: E
9: B
10: A
11: B
12: D
13: A
14: E
15: B
16: D
17: E
18: B
19: A
20: B