Questões de Concurso
Foram encontradas 168 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
GOMES, Lucélia Maria Lima da Silva, OLIVEIRA, Adélia Augusta Solto de. Política de Permanência na Universidade Brasileira: Psicologia e Inserção Social pela Educação. Psi.: Teor. e Pesq. v.18, Brasília, 2022 (adaptado).
NÃO representa uma política de acesso:
Como nomeamos a técnica da análise do comportamento utilizada com base na generalização respondente e que consiste na divisão do processo de extinção em pequenos passos?
ARINÕ, Daniela Ornellas, BARDAGI, Marlúcia Pato. Relação entre fatores acadêmicos e saúde mental de estudantes universitários Revista Psicologia em Pesquisa, v.12, n.3, 2018 (adaptado).
Com base em Arinõ e Bardagi (2018), sobre a relação entre fatores acadêmicos e saúde mental de estudantes universitários, analise as assertivas:
I) Fatores acadêmicos como área, curso e período, nos quais os estudantes universitários se encontram, não têm relação com a saúde mental desta população.
II) Estudos atuais têm apontado uma diminuição da manifestação dos transtornos mentais, apresentados pelos estudantes universitários, quando comparados com a população em geral, dentre eles ansiedade e depressão.
III) A percepção negativa das experiências acadêmicas, ou seja, a baixa qualidade das experiências acadêmicas, pode influenciar o aumento do processo de adoecimentos de estudantes universitários.
IV) São fatores protetivos da saúde mental de estudantes universitários uma percepção positiva sobre suas habilidades e competências para aprender, o gerenciamento adequado de tempo e o uso de estratégias de estudos.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia-14 ed.São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).
Como é nomeada, na teoria sócio-histórica de Vygotsky, a distância entre a capacidade que os alunos têm de resolver tarefas com independência e a capacidade de resolver tarefas com o auxílio de outros indivíduos?
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia -14 ed.São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).
O trecho faz referência à técnica denominada:
Analise as assertivas:
I) Com a finalidade de interiorizar e expandir o ensino superior no Brasil, a partir do ano de 2003, foi adotada uma série de políticas públicas. Em se tratando do ensino público, essas mudanças foram estruturadas no ano de 2008, com o Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI).
II) Análises dos estudos recentes sobre o processo de escolarização em Instituições de Ensino Superior – IES têm evidenciado contextos humanizados vivenciados pelos alunos, com a qualificação das relações acadêmicas e psíquicas, o que tem contribuído para a saúde mental dos estudantes universitários.
III) A evasão escolar foi uma grande problemática no ensino superior brasileiro na década de 1990. Estudos realizados sobre a evasão escolar na atualidade, no cenário brasileiro, apontam que, com a criação de uma sólida e eficiente política de assistência estudantil, dificuldades socioeconômicos vivenciadas pelos alunos não são mais fatores que justifiquem a evasão no ensino superior.
IV) Em relação aos aspectos da gestão institucional no ensino superior, os psicólogos escolares podem ser inseridos no planejamento e oferta de serviços de assistência estudantil, que culminem com ações de orientação permanente e estratégias de acolhimento, considerando, de forma abrangente, a trajetória única de cada estudante.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento humano. 12ª Porto Alegre: AMGH Editora, 2013 (adaptado).
O estágio em que a afetividade se limita praticamente a manifestações fisiológicas da emoção, constituindo o ponto de partida para o psiquismo é denominado na teoria de Wallon como
Cf. DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Como nomeamos a forma de convívio em determinados grupos sociais, em que as pessoas convivem com outras pessoas em uma interdependência social?
A Psicologia Escolar e Educacional é uma área de atuação do (a) psicólogo(a) que tem entre as suas premissas executar ações que contribuam para o desenvolvimento humano em contextos educacionais. Trata-se de uma área que vem conquistando novos campos de pesquisa e espaços para atuação profissional.
Analise as assertivas:
I) A trabalho do psicólogo em escolas deve ter caráter clínico, restringindo-se à avaliação e identificação de alunos com distúrbios e dificuldades de aprendizagem, utilizando instrumental da psicometria.
II) O psicólogo que atua em contextos educacionais tem como compromisso político e ético o bemestar daqueles que estão envolvidos em diferentes áreas da comunidade. A escola deve ser compreendida como um espaço comunitário.
III) Atuando em contextos educacionais, o psicólogo escolar é um profissional apto a realizar intervenções de prevenção e de enfrentamento à violência nas escolas, contribuindo para a construção de espaços escolares mais saudáveis, seguindo o código de ética profissional do psicólogo.
IV) É papel primordial do psicólogo que atua em escolas, na área da psicologia escolar e educacional, resolver os problemas dos alunos em relação ao processo de aprendizagem, através de psicoterapia e terapias breves focais.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
BOCK, Ana Mercês Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia-14 São Paulo: Saraiva, 2008. (adaptado).
Como é nomeado o estágio no qual se observa uma marcante diminuição do egocentrismo intelectual e incremento do pensamento lógico?
Analise as assertivas:
I) Alunos com deficiências sensoriais devem receber serviços de apoio especializados, como sistema braile e intérprete de libras, em Centros de Atendimento Educacional Especializado – AEE, em substituição às aulas com professores na escola regular.
II) Aos sistemas de ensino compete matricular alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades em escolas regulares, e ofertar o Atendimento Educacional Especializado – AEE.
III) A escola brasileira tem, em sua história, o fracasso e a evasão escolar de uma parcela significativa dos seus alunos, marginalizados pelo insucesso, por constantes privações e pela baixa autoestima originária da exclusão escolar.
IV) Problemas conceituais em relação aos preceitos constitucionais, ou mesmo interpretações tendenciosas da legislação educacional, não são capazes de distorcer o sentido da inclusão escolar.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
De acordo com a Psicanálise, o trecho em destaque se refere à/ao:
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin (Colab.). Desenvolvimento humano. 12ª Porto Alegre: AMGH Editora, 2013 (adaptado).
Qual nome recebe o nível em que os indivíduos são capazes de reconhecer conflitos entre padrões morais e fazem os seus próprios julgamentos baseados em princípios de correção e justiça?
Analise as assertivas:
I) No Brasil, a história da Psicologia Escolar e Educacional possui raízes no período colonial. A literatura aponta que as preocupações com a pedagogia e com a educação tinham como base elaborações sobre o fenômeno psicológico.
II) Em se tratando do compromisso e perspectivas para a Psicologia Escolar e Educacional, a ação do profissional que atua nessa área da psicologia deve alicerçar-se no domínio do referencial teórico da psicologia necessário à educação, apropriando-se de conhecimentos científicos próprios do campo educativo, somados aos conhecimentos de áreas correlatas.
III) A atuação do psicólogo escolar, na atualidade, caracteriza-se por ações que visam à classificação e ao ajuste de alunos com dificuldades escolares, através da aplicação dos conhecimentos da psicologia ao contexto escolar/ educacional.
IV) A atuação em Psicologia Escolar e Educacional se restringe à escola. Não se configuram como campos de atuação do psicólogo escolar e educacional: organizações não governamentais (ONGs) e secretarias municipais e estaduais de educação.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Analise as assertivas:
I) A escolha profissional é um momento conflituoso vivenciado pelo adolescente, que nessa fase passa por mudanças físicas, psíquicas e sociais e ainda se confronta com a necessidade de escolher a profissão.
II) O uso de testes psicológicos na orientação profissional é imprescindível e tem, na atualidade, como foco a diagnose e o aconselhamento. A escolha profissional pelo adolescente que participa de um programa de orientação profissional é realizada somente através dos resultados obtidos nos testes psicológicos.
III) O exercício da Psicologia na orientação profissional se restringe a um pilar, o de organização das sessões com a realização de aplicação de instrumentos da avaliação psicológica, culminando com uma devolutiva, ao orientando, dos resultados obtidos, para a melhoria da performance acadêmica.
IV) O processo de autoconhecimento é um pilar fundamental para a escolha profissional. Conhecer-se permite ao adolescente a formulação de aspirações profissionais realistas e de acordo com as características pessoais, potencialidades, habilidades e interesses.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Sobre a relação entre ensinar e aprender, acima mencionada, na perspectiva da Psicologia da Educação, assinale a alternativa CORRETA.
Com base na Teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento humano, avalie as seguintes afirmações:
I- Piaget apresentou, como preocupação central, a elaboração de uma teoria explicativa sobre a origem das funções psicológicas superiores, partindo da premissa de que são originárias das relações sociais que o homem mantém ao longo da vida.
II- A gênese do conhecimento foi uma preocupação central na teoria de Piaget, que buscou compreender quais os processos mentais estavam envolvidos em uma determinada situação para a resolução de problemas.
III- Piaget estudou vários processos do desenvolvimento, direcionando-se aos aspectos quantitativos e não qualitativos.
IV- De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo se divide em quatro estágios. São eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Disponível em https://www.vetoreditora.com.br. Acesso em: 29 jun.2023 (adaptado).
Essa descrição corresponde ao instrumento utilizado na orientação profissional nomeado como:
Como é nomeado o instrumento balizador para atuação de uma escola, que expressa a prática pedagógica exercida e direciona a gestão das atividades?
ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica. Porto Alegre: Artmed, 1999 (adaptado).
Com base nos Fundamentos Psicanalíticos, descritos acima por Zimerman (1999), analise as assertivas:
I- O termo grupo familiar refere-se à mãe, pais, irmãos, interrelacionamentos e demais pessoas que interagem de forma direta com a criança, como avós e babás.
II- Com as mudanças intergeracionais, a configuração dos grupos familiares tem passado por profundas transformações, o que torna inquestionável que a formação da identidade do indivíduo, ao longo do ciclo de vida, é impactada pelas transformações supracitadas.
III- A família constitui-se de um campo dinâmico, agindo em fatores inconscientes. A criança a partir de um ano de idade sofre a influência dos outros, agindo de forma recíproca, modificando a estruturação do grupo familiar.
VI- O complexo fraterno, influência recíproca entre irmãos, é uma interação que interfere na estruturação individual e no grupo familiar. A literatura especializada costuma valorizar o complexo fraterno, apesar de ser uma interação de influência secundária na estruturação individual e no grupo familiar.
Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.