Questões de Concurso

Foram encontradas 110 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1218139 Português
A frase abaixo em que o vocábulo bem exemplifica a classe gramatical dos adjetivos é:
Alternativas
Q1218138 Português
A frase em que MUITO é advérbio é:
Alternativas
Q1218134 Português
A frase abaixo em que o emprego do artigo definido a é obrigatório é:
Alternativas
Q1218132 Português
A frase em que a classe gramatical da palavraa está identificada corretamente é:
Alternativas
Q1218131 Português
A frase abaixo em que as três ocorrências do vocábulo O-OS sublinhadas pertencem a três classes gramaticais diferentes é:
Alternativas
Q1218130 Português
A frase que exemplifica o vocábulo bemcomo advérbio de intensidade é:
Alternativas
Q1218129 Português
A frase em que as duas formas sublinhadas pertencem ao mesmo valor gramatical (classe e tipo) é:
Alternativas
Q1218125 Português
A frase abaixo em que o vocábulo MAIS exemplifica uma classe gramatical diferente das demais é:
Alternativas
Q1218123 Português
A frase em que o vocábulo MAIS pertence a uma classe gramatical diferente dos demais é:
Alternativas
Q1218121 Português
Nos textos, os substantivos podem aparecer como seres específicos ou indeterminados; nas frases abaixo, o substantivo sublinhado que tem sentido específico é:
Alternativas
Q1218119 Português
Observe a charge abaixo, publicada após um violento atentado terrorista em Nice, na França. A charge reproduz a bandeira da França com três faixas coloridas (azul, branca e vermelha).
Imagem associada para resolução da questão


A seguinte afirmativa sobre os elementos da charge é INADEQUADA:
Alternativas
Q1218114 Inglês
Here are proverbs followed by some explanations:

1) “When the going gets tough, the tough get going.”
2) “One man’s trash is another man’s treasure.”
3) “The pen is mightier than the sword.”
4) “Birds of a feather flock together.”

( ) People have different ideas about what’s valuable.
( ) People like to spend time with others who are similar to them.
( ) Strong people don’t give up when they come across challenges. They just work harder.
( ) Trying to convince people with ideas and words is more effective than trying to force people to do what you want.

(From http://www.phrasemix.com/collections/ the-50-most-important-english-proverbs)
The opposite of “mightier” in “The pen is mightier than the sword” is:
Alternativas
Q1218101 Inglês
TEXT II
Hilarious and Entertaining

You turned on the TV looking for a good English show for learning English, and a kid’s cartoon is on. Wait, don’t change the channel! There’s so much you can learn from children’s content.
You can use children’s cartoons for learning English just as well as other shows or movies.
Sometimes they’re even better! We know what you’re thinking… “Aren’t Cartoons Just for Kids?”
“Not at all!” 
Many cartoons are fun for all ages to watch. Not all cartoons are for kids, either—“The Simpsons” and “Family Guy” might be cartoons but they both contain a lot of violence and inappropriate jokes that are definitely not for children. Even some cartoons that are for kids have several layers that can give them a completely different meaning when an adult watches them. For example, just this one short clip from “Adventure Time” has themes of marriage, love, loss and scary stalkers (people who follow you everywhere). A child might find it silly, but an adult may think it’s even disturbing!

Why Learn with Cartoons?


So you’ve decided to watch a children’s cartoon to improve your English. That’s a great idea! Here’s why:
1) Voice actors on cartoons enunciate clearly. That means they pronounce their words well so that everyone can understand them.
2) Many children’s cartoons focus on social interactions, so you can hear some real world conversations and phrases.
3) Children’s cartoons use words that are simple enough for low level English learners to understand, but also throw in plenty of challenging new words for more advanced learners.
4) If you’re watching a show for very young children, these shows are often repetitive—they repeat words, phrases and even whole sentence structures.
5) They’re usually short, about 20 minutes long. Sometimes each episode is split into two halves of 10 minutes each.
6) There are cartoons that are made specifically for learning new words and phrases!
7) Cartoons are perfect if you’re looking for a fun way to learn. And speaking of fun…
8) They’re fun to watch!

(Adapted from http://www.fluentu.com/english/ blog/best-cartoons-for-learning-english/)
In the first paragraph of Text II the writer assumes that, in relation to learning English through cartoons, the reader is:
Alternativas
Q1218092 História
Ao comparar vários livros didáticos,os professores encontraram alguns estereótipos presentes nas abordagens sobre a Idade Média europeia. Assinale a opção que apresenta conteúdos corretamente abordados nos livros didáticos a partir de uma renovação dos estudos sobre a Idade Média europeia:
Alternativas
Q1218088 História
A sala de aula é um espaço comunicacional complexo, onde são mobilizados saberes docentes e discentes, valores e afetos. O ensino de História, em particular, tem buscado oferecer um campo de reflexões que articula o debate teórico-metodológico relacionadas ao saber histórico e aos saberes pedagógicos.
Sobre as contribuições do ensino de História para uma reflexão crítica sobre a prática docente, avalie se é correto afirmar que:
I. O professor deve se libertar de influências ideológicas e transmitir conhecimentos objetivos, com vistas a preservar a neutralidade do conhecimento científico. II. O professor deve mobilizar os alunos para o enfrentamento de questões desafiadoras e indispensáveis para o exercício da autonomia intelectual e para a construção do sentido de cidadania. III. O professor deve se ater exclusivamente na transmissão oral dos conteúdos como via privilegiada para enfrentar os desafios da sociedade de alta tecnologia.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218087 História
“Desde o fim dos anos 1950 as universidades haviam se tornado lugares propícios à propagação dos valores de esquerda, sob o influxo de eventos mundiais – a revolução cubana, as guerras de libertação na Ásia e na África – e de transformações no quadro nacional – crescimento urbano e industrialização, expansão e organização dos movimentos sociais, como sindicatos entidades de camponeses e favelados. As instituições universitárias sofreram mudanças nesse período, passando de acanhadas formadoras de bacharéis a instituições que cresciam e demandavam reformas. Houve um notável aumento do número de estudantes nos vinte anos seguintes à Segunda Guerra Mundial: eram 30 mil matriculados em 1945 e 142 mil em 1964. Os estudantes universitários tornaram-se grupo social mais visível e influente, principalmente porque concentrados em alguns centros urbanos” (Motta, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 23-24)
Sobre o impacto do Golpe civil-militar de 1964 nas Universidades brasileiras, avalie se é correto afirmar que:
I. Professores e estudantes foram alvo da “Operação limpeza” – expressão dos agentes de Estado para designar a ação punitiva contra os derrotados-,oque resultou em detenções de professores e expulsão de alunos das Universidades. II. A inclusão do nome “Federal” nas universidades públicas brasileiras (Lei n. 4.759) indicou a disposição do governo para a uniformização institucional e maior controle da vida acadêmica nas instituições de ensino superior públicas. III. O Estado priorizou convênios e acordos acadêmicos científicos com a URSS e os países recém-independentes da África e Ásia, tendo em vista as orientações terceiro mundistas da política externa do novo regime.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218081 História
“[..] De acordo com esse mito do imigrante radical, a paralisação coletiva do trabalho seria algo tão inédito no Brasil que sequer haveria um termo disponível na língua portuguesa para nomear o fenômeno. Na falta dessa palavra, éramos obrigados a tomar de empréstimo aos franceses a palavra greve! [...]. No Brasil do século XIX, as primeiras formas de suspensão coletiva das atividades ficaram conhecidas como paredes. [...] Quando deixamos de lado a grève e mito do imigrante radical e nos dedicamos, em seguida, à pesquisa, encontramos paredes feitas por trabalhadores escravos ou trabalhadores livre nascidos e crescido em solo nativo. Desse modo alargamos nossa visão e percebemos outras formas de protesto dos trabalhadores. Antes da grève a parede dos escravos conseguia pressionar por melhores condições enquanto suspendia, temporariamente, os serviços; negociando também o retorno ao trabalho. Por isso mesmo, algumas fugas – inclusive as escapulidas curtas e individuais - eram eficazes como forma de negociação entre senhores e escravos. Aqui e ali, sumindo pelas falhas do sistema, mas deixando suas pistas em anúncios de jornal pagos por senhores que reclamavam o seu retorno, os cativos fugiam. (Negro, Antonio Luigi & Gomes, Flávio dos Santos. As greves escravas entre silêncios e esquecimentos. In: Outras palavras. net. 14 / 07 / 2016.)
Avalie se a professora de História do 8° ano propôs o uso do texto sobre escravidão no Brasil no século XIX, com o objetivo de:
I. Problematizar a concepção de que as greves operárias foram introduzidas no Brasil pelo imigrante italiano. II. Debater com os alunos as estratégias de resistência dos negros urbanos escravizados. III. Reafirmar a concepção de que há estreita dependência da cultura política dos trabalhadores brasileiros da cultura operária europeia do século XIX.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218079 Conhecimentos Gerais
A construção do Estado nacional esteve no centro das atenções das elites brasileiras no século XIX. A educação era um instrumento indispensável para tal empreendimento e o ensino de História o meio de difusão de uma História nacional. Este é o contexto em que se configura a História como uma disciplina escolar no Brasil. Sobre o ensino de História no Brasil no século XIX, avalie se é correto afirmar que:
I. A questão da identidade nacional em um país diversificado étnica e culturalmente esteve presente na narrativa historiográfica brasileira. II. O Colégio Pedro II, criado em 1837, introduziu o ensino de História nas oito séries, servindo assim como modelo para as demais escolas do Império. III. A preocupação com o resgate da história dos vencidos foi uma preocupação presente no ensino de História durante o século XIX.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218078 História
O mundo do trabalho na Europa capitalista foi sacudido por crescente insatisfação social, o que tornou o século XIX, por excelência, um tempo de lutas operárias e revoluções, embaladas pelos crescentes contrastes sociais de um capitalismo triunfante. Neste cenário floresceu o pensamento socialista. Sobre o movimento socialista europeu na segunda metade do século XIX, avalie se é correto afirmar que:
I. A imprensa socialista teve papel significativo para a difusão do pensamento marxista e da construção de uma cultura política operária que contribuiu decisivamente para sua socialização política. II. O crescente envolvimento do partido social-democrata na luta política parlamentar gerou intenso debate entre os socialistas em torno da opção pela revolução ou pela reforma do sistema político. III. A cultura política socialista no final do século XIX incluiu influências não-marxistas, a exemplo do proudhonismo francês e o lassallismo na Alemanha, o que contribuiu para a constituição de uma cultura popular socialista com certo grau de ecletismo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1218077 Conhecimentos Gerais
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, um professor de História elaborou um plano de aula sobre o Estado Novo que continha conteúdos, objetivos e estratégias a serem desenvolvidas. No que se refere aos conteúdos apresentados no planejamento do professor, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: A
6: C
7: B
8: E
9: D
10: A
11: D
12: D
13: C
14: A
15: B
16: C
17: D
18: D
19: E
20: C