Questões de Concurso

Foram encontradas 216 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2560553 Psiquiatria
O profissional assumiu a enfermaria da ala psiquiátrica de sua cidade e está com um paciente com quadro de esquizofrenia que já fez uso de haloperidol em dose plena por 8 semanas, não teve esbatimento dos sintomas. O profissional trocou por olanzapina por mais 8 semanas em dose plena e, ainda assim, o paciente não apresentou esbatimento dos sintomas, mantendo quadro delirante grave. Sendo assim, qual das opções abaixo seria a mais adequada para o paciente?
Alternativas
Q2560552 Psiquiatria
O profissional está no seu primeiro dia de trabalho no ambulatório de psiquiatria e atende a uma paciente de 28 anos, com quadro de transtorno de humor bipolar e que está em uso de olanzapina 20mg/noite, apresentando IMC de 35. Assim, assinalar a alternativa CORRETA a respeito do caso clínico citado:
Alternativas
Q2560551 Psiquiatria
Em relação ao transtorno dissociativo de identidade, analisar os itens abaixo:

I. Uma experiência de possessão pode ser uma característica definidora do transtorno.

II. Em geral, os indivíduos com esse transtorno experienciam a si mesmos como estados múltiplos, sobrepostos e interferentes simultaneamente entre si.

III. Entre os critérios diagnósticos, salienta-se que a perturbação pode ser parte normal de uma prática religiosa ou cultural amplamente aceita.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2560550 Psiquiatria
Ao atender o paciente N., um homem de 18 anos, o profissional anota em seu prontuário que ele vem com quadro de delírios de grandeza e alucinações auditivas há cerca de 1 ano, bem como apatia, anedonia e embotamento cognitivo. Assim, assinalar a alternativa CORRETA a respeito do caso clínico acima:
Alternativas
Q2560549 Psiquiatria
Em relação à interação entre sistema dopaminérgico e psicose, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A hipoatividade do sistema dopaminérgico mesocortical pode mediar os sintomas negativos, cognitivos e afetivos da esquizofrenia.

( ) A hiperatividade do sistema dopaminérgico mesolímbico pode mediar os sintomas positivos da psicose.

( ) A avolia é um exemplo de um sintoma positivo da psicose.
Alternativas
Q2560548 Psiquiatria
O flumazenil é utilizado para intoxicação por:
Alternativas
Q2560547 Psiquiatria
A estrutura da personalidade na Teoria Psicanalítica Clássica de Freud propõe que o id:
Alternativas
Q2560546 Psiquiatria
Assinalar a alternativa que relaciona os inibidores seletivos de recaptação da serotonina a seus respectivos intervalos terapêuticos usuais para o tratamento do transtorno de ansiedade social:
Alternativas
Q2560545 Psiquiatria
Em relação aos mecanismos de defesa classificados como defesas maduras, analisar os itens abaixo:

I. Altruísmo.
II. Ascetismo.
III. Humor.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2560544 Psiquiatria
Em relação à virada maníaca, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560542 Psiquiatria
O profissional assumiu a enfermaria da ala psiquiátrica e está acompanhando um paciente com transtorno obsessivo compulsivo. Na farmácia hospitalar, dispõe das seguintes medicações abaixo:

I. Fluvoxamina.
II. Clomipramina.
III. Sertralina.


Quais das medicações acima são indicadas no tratamento do TOC?
Alternativas
Q2560541 Psiquiatria
Em relação ao transtorno obsessivo compulsivo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Um indivíduo com TOC percebe a irracionalidade da obsessão e sente que tanto ela quanto a compulsão são egodistônicas.

( ) Em relação à epidemiologia do TOC na população de adolescentes, os meninos costumam ser mais afetados do que as garotas.

( ) Uma obsessão é considerada um comportamento.

( ) Uma compulsão é considerada um pensamento.
Alternativas
Q2560540 Psiquiatria
Em relação à lamotrigina, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Pertence à classe dos antidepressivos tricíclicos.
( ) Tem ação antimaníaca superior à olanzapina e correlatos.
( ) Tem boa resposta na depressão bipolar.
( ) A associação com ácido valproico está associada a maior risco de efeitos colaterais graves. 
Alternativas
Q2560534 Medicina
Mulher de 48 anos, obesidade grau I, com diagnóstico de câncer de mama em tratamento quimioterápico e imunoterápico com doxorrubicina e trastuzumabe. Iniciou com dispneia aos médios esforços após 4 meses da terapia, com piora sintomática nos últimos 15 a 20 dias. Vem ao seu consultório para avaliação. Baseando-se na Diretriz Brasileira de Cardio-oncologia (2020) da Sociedade Brasileira de Cardiologia, qual é a alternativa INCORRETA?
Alternativas
Q2560532 Medicina
Sobre insuficiência cardíaca (IC), é possível afirmar:
Alternativas
Q2560530 Medicina
O eletrocardiograma é um exame complementar fundamental para o médico cardiologista. De fácil acesso, baixo custo e reprodutível, quando bem analisado, fornece muitas informações. Dito isso, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560528 Medicina
A ecocardiografia fetal é uma ferramenta muito útil para o diagnóstico cardiológico intrauterino. Sobre esse exame, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560527 Medicina
Paciente masculino, 68 anos, com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tratados de forma irregular. Atendido em seu consultório, ele queixa-se de desconforto torácico e dispneia iniciados nos últimos 6 meses. No momento de sua avaliação, em repouso, apresenta-se estável e assintomático. Ao exame físico, identifica-se sopro cardíaco holossistólico, audível em todos os focos cardíacos, de intensidade 3+/6+, sem frêmito, com irradiação para artérias carótidas e com fenômeno de Gallavardin presente. Baseando-se nas características do sopro cardíaco citadas, qual é o diagnóstico CORRETO? 
Alternativas
Q2560526 Medicina
A respeito do cálculo do volume sistólico, por meio da ecocardiografia, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2560523 Medicina
Em relação às balanopostites, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Diabetes mellitus e idade acima de 40 anos são fatores de risco.
( ) A queixa principal se baseia em prurido, eritema e ardor na região da glande.
( ) A principal via de transmissão das balanopostites é o contato sexual.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: D
5: A
6: C
7: B
8: D
9: D
10: A
11: D
12: B
13: C
14: C
15: C
16: A
17: D
18: D
19: B
20: A