Questões de Concurso

Foram encontradas 13 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2408739 Enfermagem

O anexo V, da Portaria de Consolidação que normatizou as Redes de Atenção à Saúde, instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) (Origem: PRT MS/GM 3088/2011 ); Art. 1° Fica Instituída a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). (Origem: PRT MS/GM 3088/2011 ). Segundo estes anexos, são unidades pertencentes a RAPS:

Alternativas
Q2408735 Enfermagem

De acordo com o texto Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta.


1. Conceitualmente, a Educação lnterprofissional é definida como uma intervenção em que os membros de mais de uma profissão da saúde aprendem juntos, de forma interativa, com o propósito de melhorar a colaboração interprofissional e os níveis de saúde dos usuários. Educação lnterprofissional traz ao estudante a oportunidade de compreender mais claramente o trabalho como membro de equipe como prática colaborativa, aumentando a eficiência das equipes ao reduzir duplicidade de serviços.

2. A Educação lnterprofissional foi desenvolvida como uma forma de superar o desconhecimento e o preconceito entre as profissões, tendo em vista que, ao aprenderem em conjunto, as profissões saberão trabalhar melhor juntas, e, assim, melhorar a qualidade dos serviços prestados. É uma importante estratégia para o desenvolvimento de profissionais preparados para o trabalho em equipe, prática fundamental para a integralidade do cuidado.

3. A educação interprofissional deve propiciar aos profissionais de saúde uma experiência vertical de organização do trabalho na aprendizagem, onde cada profissão, partindo do paradigma biológico, desenvolva seu papel na pirâmide hierárquica do cuidado.

Alternativas
Q2408734 Enfermagem

De acordo com o texto Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta.


1. Multiprofissionalidade e a interprofissionalidade se referem à prática profissional. A educação multiprofissional ocorre quando duas ou mais profissões aprendem lado a lado por qualquer motivo. Já a educação Interprofissional é a ocasião em que duas ou mais áreas profissionais aprendem umas com as outras para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados. A primeira pressupõe que diferentes profissões estejam atuando juntas, mas não necessariamente havendo interação ou um propósito claro. A segunda implica a interação entre as profissões com vistas à colaboração em tomo de um objetivo comum.

2. A perspectiva interdisciplinar não necessariamente estimula a colaboração entre diferentes profissões, mas sim entre áreas do conhecimento que podem ser até mesmo de uma mesma categoria profissional. A interdisciplinaridade pode ser um instrumento para a educação interprofissional, mas não sinônimo.

3. O que esses conceitos têm em comum é que têm em seu cerne a necessidade da integração e de cooperação, de experiências, de saberes e das profissões. São respostas à fragmentação e segregação de saberes e de fazeres. Não são sinônimos, mas se complementam.

Alternativas
Q2408733 Enfermagem

De acordo com o texto Educação Interprofissional para Desenvolvimento de Competências Colaborativas em Saúde, leia os enunciados abaixo e marque a alternativa correta.


1. O conhecimento construído disciplinarmente limita a um único modo de analisar os fatos, fragmentando a realidade e limitando os níveis de percepção dos sujeitos envolvidos. O conhecimento organizado em disciplinas estanques não responde a complexidade das situações que se apresentam e a superação da disciplinaridade requer a integração entre os campos disciplinares.

2. A interdisciplinaridade pressupõe uma relação dialógica, de cooperação intelectual, de integração e mudança de atitude em relação ao conhecimento. Viabiliza o trabalho conjunto a partir de um projeto comum que ajude na superação das fronteiras dos núcleos de saberes, explorando várias relações e possibilidades.

3. Num currículo de pressupostos interdisciplinares, diferentes saberes são reconhecidos e contextualizados, ou seja, o objeto do conhecimento não pode ficar enclausurado numa disciplina ou numa realidade pesquisada. A interdisciplinaridade se refere aos conhecimentos, ao modo de pensar e consiste na interação de duas ou mais disciplinas em relação às suas ideias, tarefas e campos conceituais.

Alternativas
Q2408732 Medicina

Em se tratando das Ciências Sociais, com metodologias de caráter qualitativo, apropriadas para discutir a pesquisa social em saúde, Minayo compreende que a pesquisa quantitativa deve ser utilizada porque avalia a regularidade do fenômeno, e a qualitativa:

Alternativas
Q2408729 Enfermagem

De acordo com Costa-Rosa (2000) se situar em um modelo de atenção psicossocial, quanto ao objeto e meios de intervenção, significa:

Alternativas
Q2408723 Filosofia

Segundo Latour (2020), no livro Diante de Gaia: Oito conferências diante na natureza no Antropoceno termos como: novo regime climático, grande aceleração e pontos de inflexão estão sendo discutidos no meio científico. Ao que tudo indica, já podemos nos considerar habitando a época geológica do Antropoceno. Em relação ao tema:


1. Batizar uma época geológica de Antropoceno significa reconhecer que a força mais importante a moldar a terra é ação humana sobre o globo, ação que já pode ser considerada equivalente a um evento geológico, pois produziu mudanças sem ponto de retorno. Mudanças na sedimentação dos rios pela construção de barragens, mudança na acidez dos oceanos, introdução no ambiente de produtos químicos até então inexistentes, radiação artificial, extinções abruptas de espécies e construções humanas espalhadas pelo planeta em escala global.

2. Latour (2020) nos alerta que vivemos em modo de negação diante das mudanças climáticas, da acidificação dos oceanos, devastação de áreas naturais por meio do desmatamento e queimadas, extinção em massa de espécies que mal tivemos tempo de conhecer. Há por um lado a tomada de consciência do problema, por outro, um movimento de negação. O autor chama isso de "loucura da denegação". Vivemos nossas vidas como se as questões ambientais não fossem problema nosso, como se estivéssemos desacoplados desse planeta e esse fosse um problema das novas gerações.

3. Chamar nossa época se Antropoceno implicaria que ainda estamos no Período Quaternário, tendo saído do Holoceno e ingressado no Antropoceno. Ainda não sabemos se o limite temporal oficial do Antropoceno será no início da era industrial ou nas primeiras explosões atômicas em 1945 pelos sinais de radioatividade artificial.

Alternativas
Q2408721 Enfermagem

O texto Contratualidade e Reabilitação Psicossocial de Roberto Takimori, afirma que "os manicômios têm a capacidade de transformar qualquer manifestação de poder (positivo) por parte do paciente em negatividade pura do sintoma. Seguindo essa afirmação no caminho contrário e alternativo com intuito de proporcionar um novo modelo de atendimento, assinale a alternativa correta:


1. Poderíamos estabelecer um novo processo para restituição do poder contratual do usuário, com vistas a ampliar sua autonomia.

2. Poderíamos criar condições de possibilidade para que um paciente possa, de alguma maneira, participar do processo de trocas sociais.

3. Teríamos que modificar o pressuposto de desvaler natural para um pressuposto de valor possível.

Alternativas
Q2408718 Enfermagem

De acordo com o Guia Prático de Matriciamento em Saúde Mental, "O processo de matriciamento requer a estruturação de novas tecnologias para sua implementação. Essas intervenções constituem-se de ações de tecnologia leve, segundo o conceito de Mehry e Onocko (1997). Algumas intervenções desse tipo têm sido desenvolvidas na prática assistencial em unidades de atenção primária à saúde do SUS". Sendo assim, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2408717 Enfermagem

De acordo com Cadernos de Atenção Básica, nº 34 - Saúde Mental, "A Estratégia Saúde da Família (ESF), eixo estruturante da Atenção Básica à Saúde, concebe a família de forma integral e sistêmica, como espaço de desenvolvimento individual e grupal, dinâmico e passivei de crises, inseparável de seu contexto de relações sociais no território em que vive". É correto afirmar:

Alternativas
Q2408716 Enfermagem

Segundo o manual Saúde Mental no SUS (Brasil, 2004), os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, com o objetivo de estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu "território", o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares. Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica.


1. Os CAPS visam coordenar junto com o gestor estadual as atividades de fiscalização de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território.

2. O território é constituído fundamentalmente pelas pessoas que nele habitam, com seus conflitos, seus interesses, seus amigos, seus vizinhos, sua família, suas instituições, seus cenários.

3. As práticas realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrerem em ambientes fechados.

4. O Técnico de Referência (TR) terá sob sua responsabilidade monitorar junto com o usuário o seu Projeto Terapêutico, esclarecendo as metas terapêuticas, orientado as atividades e a frequência de participação no serviço.


Do exposto, podemos afirmar que:

Alternativas
Q2408714 Enfermagem

De acordo com o texto de Luciane Prado Kantorski e Maria Cardano, Diálogo Aberto: a experiência finlandesa e suas contribuições, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, marque a alternativa que apresenta a ordem correta.


(_) O terceiro princípio do Diálogo Aberto está relacionado com a 'flexibilidade', que deve ser garantida através da adaptação do tratamento às necessidades especificas de cada caso.

(_) O quinto princípio do Diálogo Aberto consiste na 'inclusão da rede social do usuário', como a família, os amigos e vínculos significativos em todas as reuniões de tratamento.

(_) O texto tem como objetivo descrever o Diálogo Aberto em seus princípios e enquanto prática de saúde mental desinstitucionalizante, enfatizando seu potencial terapêutico, seus resultados e suas contribuições.

(_) Desde 1960 a prática psicoterápica vem sendo uma parte da saúde pública importante na Finlândia.

(_) O novo método propõe uma mudança significativa, ao fazê-lo de modo que nenhuma decisão seja tomada sem a participação do paciente e sua rede, reduzindo o consumo de psicofármacos.

Alternativas
Q2408711 Enfermagem

No livro A Rua Como Espaço Clinico: Acompanhamento Terapêutico, é descrito uma modalidade de assistência diferenciada, que consiste em um serviço oferecido para pacientes com transtornos mentais graves. Baseado nesse atendimento chamado de Acompanhamento Terapêutico assinale a alternativa correta:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D
5: D
6: D
7: E
8: E
9: D
10: C
11: B
12: C
13: C