Questões de Concurso

Foram encontradas 73 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1903382 Administração Geral
A classificação quanto ao uso dos documentos segue um conceito de ciclo de vida comumente chamado de teoria das três idades. No que se refere a esse tema, julgue os itens que se seguem.
I No arquivo de primeira idade, estão os documentos que se encontram em desuso ou que perderam o valor administrativo.
II No arquivo corrente, estão os documentos cuja guarda é definitiva em função de seu valor.
III O arquivo intermediário guarda os documentos que não têm como remetente ou destinatário a entidade que os guarda.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1903381 Administração Geral
A arquivologia é uma ciência e, como tal, possui alguns princípios básicos. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o princípio que se relaciona ao seguinte conceito: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras. 
Alternativas
Q1903380 Administração Geral
A estrutura organizacional de uma empresa consiste no modo como ela define sua ordenação e os agrupamentos de atividades e recursos. Nesse contexto, é considerada como a forma estrutural mais simples e antiga a estrutura
Alternativas
Q1903379 Gestão de Pessoas
A avaliação de cargos é parte essencial da elaboração do plano de cargos e salários. O objetivo é atribuir valor para cada posto a ser ocupado na organização, conforme o seu grau de relevância. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta o método que consiste na atribuição de valores aos fatores, de acordo com a quantidade de graus aplicados. 
Alternativas
Q1903378 Administração Geral
Embora não raro existam representações negativas do funcionário público, muitos compartilham orgulho e idealismo. Acerca da cultura e do clima organizacional nas entidades públicas, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1903371 Serviço Social
Assinale a alternativa que apresenta penalidades expressamente previstas no Estatuto do Conjunto CFESS/CRESS para hipóteses de descumprimento das resoluções instituídas pelo Conselho Federal de Serviço Social. 
Alternativas
Q1903369 Serviço Social
Considerando o disposto no Regimento Interno do Conselho Regional de Serviço Social da 23.ª Região, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1903284 Administração Geral
A fase mais importante do processo de contratação pública previsto na Instrução Normativa n.º 5/2017, fruto de licitação ou de contratação direta, é o planejamento, e uma das etapas do planejamento são os estudos preliminares. Os estudos preliminares têm como objetivo analisar a viabilidade do projeto e apontar os elementos essenciais que irão compor o termo de referência ou o projeto básico, alinhando-os às necessidades da Administração. É nessa etapa que serão estudadas as modelagens e as alternativas de mercado para a tomada de decisão sobre a solução a ser contratada. O artigo 24, parágrafo 1.º , da Instrução Normativa n.º 5/2017 dispõe sobre a materialização dos estudos preliminares, indicando que esse material deverá contemplar, quando couber, algumas situações. Considerando a importância dessa fase para que se cumpra o planejamento, há documentos elencados na lista descrita no artigo 24, parágrafo 1.º , da Instrução Normativa n.º 5/2017 que são obrigatórios em qualquer estudo preliminar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a lista obrigatória de documentos a serem contemplados por ocasião da produção dos estudos preliminares. 
Alternativas
Q1903282 Administração Geral
O Brasil possui uma altíssima carga tributária, que é conhecida como uma das maiores do mundo. Entre os impostos e tributos que os brasileiros têm de pagar, encontra-se o imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS). Aplicado sobre mercadorias e serviços, atinge a maioria absoluta da população, direta ou indiretamente. Há, ainda, tributos que são constituídos com fim social. É o caso do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), tributos que costumam andar acompanhados (mas é preciso destacar que são dois tributos diferentes). Apesar de possuírem a mesma base de cálculo, a destinação do valor recolhido com esses tributos é distinta. Enquanto o PIS é destinado a promover a integração social do empregado, a COFINS é uma contribuição para o financiamento da seguridade social – incluindo a previdência social, a assistência social e a saúde pública. Para realizar o cálculo correto do PIS e da COFINS, é necessário que seja observada a cumulatividade – que pode ter uma incidência cumulativa ou não cumulativa. No regime de incidência não cumulativa, acontece a apropriação de créditos em relação a custos, despesas e encargos da empresa. As organizações enquadradas nesse regime são as que apuram o imposto de renda com base no lucro real – observadas algumas exceções. As alíquotas são: PIS 1,65%; e COFINS 7,6%. Suponha-se que a empresa XYZ tenha adquirido, à vista, um lote de mercadorias, revendendo, em seguida, metade desse mesmo lote por R$ 280.000,00, que a empresa esteja sujeita, nas suas operações de compra e venda, à incidência do ICMS, a uma alíquota de 18%, e à do PIS e à da COFINS, no regime não cumulativo, e que o lucro bruto auferido pela empresa nessas transações tenha sido de R$ 58.200,00.
Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que o custo das mercadorias vendidas (CMV) na mencionada operação de venda foi igual a 
Alternativas
Q1903280 Administração Geral
A depreciação com base na vida útil econômica considera que cada bem pode ter depreciação diferente, dependendo do seu uso. Isso quer dizer que, por exemplo, um veículo, se for utilizado para o transporte de mercadorias em estrada pavimentada, terá uma vida útil estimada e, caso seja utilizado para o transporte de mercadorias em estrada não pavimentada, terá vida útil menor em função do maior desgaste. Considerando o Pronunciamento Contábil CPC 27 – Ativo Imobilizado, especificamente sobre o valor depreciável e o período de depreciação, julgue os seguintes itens.
I O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.
II O valor residual e a vida útil de um ativo são revisados pelo menos ao final de cada exercício e, se as expectativas diferirem das estimativas anteriores, a mudança deve ser contabilizada como mudança de estimativa contábil.
III A depreciação não é reconhecida quando o valor justo do ativo exceder o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil.
IV A depreciação do ativo se inicia quando ele está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento, na forma pretendida pela Administração.

A quantidade de itens certos é igual a
Alternativas
Q1903277 Administração Geral
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e à uniformização do seu processo de produção e sempre considerando a convergência da contabilidade brasileira com os padrões internacionais. De acordo com o Pronunciamento Contábil CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, as informações contábeis-financeiras devem ser úteis, relevantes, e representar fidedignamente aquilo que pretendem reportar. A utilidade das informações contábeis-financeiras é aumentada se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis. Nesse sentido, é correto afirmar que as características qualitativas da informação são divididas em dois grupos:  
Alternativas
Q1834864 Direito Administrativo
A Lei n.º 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Ela estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. O administrado tem direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta direito(s) que não se enquadra(m) nesse contexto.
Alternativas
Q1834863 Direito Administrativo

    O processo administrativo, em sentido prático e amplo, é o conjunto de medidas jurídicas e materiais, praticadas em certa ordem e cronologia, necessárias ao registro de atos da Administração Pública, ao controle do comportamento dos administrados e de seus servidores, a compatibilizar, no exercício do poder de polícia, os interesses público e privado, a punir seus servidores e terceiros, a resolver controvérsias administrativas e a outorgar direitos a terceiros.


Diogenes Gasparini. Direito administrativo. 17.ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012 (com adaptações).


A  Administração Pública obedecerá, entre outros, aos princípios da legalidade, do informalismo, da oficialidade, da moralidade, da ampla defesa, da publicidade, do contraditório, da segurança jurídica, do interesse público e da eficiência. O princípio que exige o respeito ao decoro, aos padrões éticos, à boa-fé, à lealdade, à honestidade e à probidade, na prática diária da boa administração e no processo administrativo, é o princípio do(a) 

Alternativas
Q1834856 Redação Oficial
A redação oficial é a maneira por meio da qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. Sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa do da literatura, do do texto jornalístico, do da correspondência particular etc. Na redação oficial, deve-se obedecer a alguns atributos para se atender às suas finalidades básicas. Sendo assim, o atributo segundo o qual deve-se ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias, e é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as ideias secundárias, conduzindo o leitor a um contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios e sem excessos de palavras e de ideias, é o da
Alternativas
Q1834854 Administração Geral
O processo de comunicação dentro de uma organização ocorre no momento em que o remetente emite uma mensagem ao destinatário, por intermédio de um canal de comunicação. O destinatário decodificará a mensagem, que poderá chegar até ele com algum ruído (ou bloqueio, dependendo do canal utilizado) e, então, a partir daí, produzirá o retorno, a resposta. A informação poderá gerar interpretações diferentes para diferentes destinatários, ocasionadas pela formação cultural, pela formação educacional, pela experiência etc., mas que serão sanadas por meio de treinamento/condicionamento. A informação é o produto da análise dos dados existentes na empresa, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados em determinado contexto para transmitir conhecimento e permitir a tomada de decisão no momento certo. Assim, a oportunidade, a propriedade, a clareza, a exatidão, a não preconcepção, entre outros, são atributos que tornam a informação valorizada. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o atributo que deve ser priorizado na produção da informação. 
Alternativas
Q1834853 Gestão de Pessoas
É fato provado que os empregados trabalham com muito mais estímulo em uma organização na qual exista um sistema de remuneração que eles compreendam e considerem justo. Para ser elaborado um sistema justo e equitativo de remuneração, a fim de estimular o desempenho profissional, será necessário proceder prioritariamente 
Alternativas
Q1834852 Administração Geral
A empresa, para atingir seus objetivos, se serve do capital, dos recursos humanos, da terra (matéria-prima) e da forma como gerencia esses três fatores e os recursos tecnológicos de que dispõe. A maneira como essas pessoas estão alocadas dentro da empresa, com divisão de setores, cargos e tarefas, é chamada de estrutura organizacional. Tal estrutura trabalha com níveis hierárquicos e determina a relação entre os líderes e seus liderados. Quando os recursos estão organizados em departamentos, tais como departamento administrativo, departamento contábil, departamento de marketing, departamento de desenvolvimento, departamento de produção, entre outros, tem-se uma organização do tipo estrutura 
Alternativas
Q1834850 Arquivologia
A avaliação de documentos consiste em identificar valores e em definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico, o microfilme ou qualquer outro. Nesse processo de avaliação, é recomendado que haja uma interação com uma equipe multidisciplinar, reunindo, além do arquivista, profissionais das unidades às quais os documentos se referem. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1834849 Arquivologia
A microfilmagem é um método de se gerenciar e armazenar informações, por meio da captação de imagens dos documentos, por um processo fotográfico. Conforme o art. 1.º do Decreto n.º 1.799/1996, a microfilmagem, em todo o território nacional, autorizada pela Lei n.º 5.433/1968, abrange os documentos oficiais ou públicos, de qualquer espécie e em qualquer suporte, produzidos e recebidos pelos órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, inclusive da administração indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e os documentos particulares ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas. Quanto a esse tema, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q1834848 Arquivologia
É nos protocolos que se inicia a gestão documental. Para garantir que os documentos públicos cumpram as finalidades administrativas e legais para as quais são produzidos, faz-se necessário aplicar normas e procedimentos que assegurem o seu efetivo controle desde a sua origem até a sua destinação final, eliminação ou guarda permanente; daí sua importância. O protocolo é a área responsável pelo recebimento e pela distribuição de correspondências, documentos e processos e pelo controle do seu fluxo na instituição. A linha de atuação é estratégica tanto para a instituição quanto para a área de documentação, pois orienta a atuação do gestor público e promove a participação e o acesso dos cidadãos aos documentos arquivísticos relacionados aos atos governamentais. Os serviços de protocolo dispõem de terminologia própria para identificar as atividades que executam. Entre elas, há a anexação de processo aos autos de outra ação ou demanda que com ele apresente alguma relação, em função da solicitação de uma das partes ou por determinação legal. Essa atividade é denominada
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: D
6: A
7: D
8: E
9: B
10: D
11: E
12: B
13: D
14: C
15: A
16: B
17: C
18: D
19: B
20: A