Questões de Concurso

Foram encontradas 21 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1904187 Administração Pública
A proibição ao gestor de nomear parente e a proibição de que constem nomes ou imagens que caracterizem promoção de autoridades em divulgação de campanhas de órgãos públicos decorrem, especialmente, dos seguintes princípios constitucionais da administração pública
Alternativas
Q1904186 Direito Administrativo
Diante de informação de que determinado fiscal deixava de autuar, sem justa causa, certos produtores rurais que eram amigos dele, a autoridade competente instaurou o processo adminisTrativo cabível para apuração das possíveis irregularidades e eventual aplicação de pena.
Nessa situação hipotética, a autoridade exerceu o poder
Alternativas
Q1904175 Veterinária
Julgue os itens a seguir, no que concerne à emissão e ao cancelamento da guia de transporte animal (GTA), de acordo com a Portaria n.º 265/2017 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
I O produtor titular da exploração pecuária é responsável pela correta utilização da nota fiscal do produtor, inclusive no que se refere às informações de quantidade, sexo e faixa etária dos animais a serem movimentados. Em caso de falta do produtor titular, o preenchimento da nota fiscal do produtor poderá ser feito pelo responsável técnico da propriedade ou pelo representante municipal do órgão fiscalizador.
II A GTA poderá ser requerida pelo produtor titular da exploração pecuária ou por seu representante, em qualquer unidade local de sanidade agropecuária (ULSA) da ADAPAR ou em escritório de atendimento do município (EAM) onde está localizada sua propriedade.
III Compete ao fiscal de defesa agropecuária, médico veterinário, supervisionar e fiscalizar as emissões de GTA na área de circunscrição da ULSA pela qual responde.
IV A GTA manual deverá ser integralmente preenchida de forma legível, sem rasuras, e a segunda via deverá ser arquivada para supervisões, controles e auditorias e registrada no Sistema de Defesa Sanitária Animal no prazo máximo de 48 h após a sua emissão.
Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q1904174 Meio Ambiente
A identificação do gênero documental é fundamental para o acondicionamento e armazenamento adequados dos documentos de arquivo. O gênero de documentos a que pertencem perfis e plantas é o
Alternativas
Q1904173 Arquivologia
Na organização de um arquivo, o primeiro princípio que deve ser aplicado é o princípio do(a)
Alternativas
Q1904164 Veterinária
Zoonoses são doenças transmitidas entre os seres humanos e animais. Assinale a opção que apresenta uma doença com caráter zoonótico de grande importância para saúde pública.
Alternativas
Q1904163 Veterinária
A resenha, uma forma prática de identificação de equídeos, consta nos formulários de exames como anemia infecciosa equina (AIE) e mormo. Assinale a opção que apresenta uma informação contida na resenha nesses formulários. 
Alternativas
Q1903916 Direito Administrativo
Diante de relatos de inconsistências nos procedimentos de atualização cadastral e notificação de mortalidade de suínos, o superior da unidade avocou todos os processos que tratavam do referido assunto. Em um dos casos, julgou um recurso administrativo interposto por um particular contra decisão de um subordinado seu, tendo dado provimento ao recurso para modificar o ato recorrido.
Nessa situação hipotética, essas duas formas de atuação do gestor correspondem a exercício do poder
Alternativas
Q1903914 Direito Administrativo
Determinado ato administrativo normativo estabelecia que a pulverização de agrotóxicos deveria respeitar distância de 1.000 metros de casas, escolas, rios e mananciais. Todavia, com base em novos estudos e devido à mudança das características dos agrotóxicos, que passaram a ser menos agressivos, a administração pública passou a considerar suficiente que a distância a ser respeitada fosse de 500 metros, e editou novo ato administrativo normativo.
Nessa situação hipotética, o novo ato normativo, em relação ao anterior, promoverá
Alternativas
Q1903912 Veterinária
De acordo com a Instrução Normativa n.º 20/2016 do MAPA, que estabelece o controle e o monitoramento de Salmonella spp., os estabelecimentos avícolas comerciais de frangos e perus de corte devem
Alternativas
Q1903910 Veterinária
A peste suína africana (PSA) é uma das mais graves ameaças à produção de suínos em todo o mundo, sendo especialmente importante para os países que são grandes produtores e exportadores de produtos de origem suína, como o Brasil, onde a doença foi introduzida em 1978 e erradicada em 1981. De acordo com a Instrução Normativa n.º 50/2013 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), eventual suspeita ou diagnóstico laboratorial da PSA no Brasil, no presente, será de notificação 
Alternativas
Q1903909 Veterinária
A Portaria n.º 220/2014 da ADAPAR disciplina os procedimentos de vigilância para a peste suína clássica em estabelecimentos de criação de suínos no estado do Paraná, dispondo limites críticos de mortalidade mensal de suínos nas granjas produtoras. Nos termos dessa portaria, torna-se obrigatória a comunicação à ADAPAR se, na fase de produção, a taxa de mortalidade de leitões de maternidade em granjas de ciclo completo que não pratiquem o vazio sanitário for
Alternativas
Q1903908 Veterinária
Considerando as disposições da Lei n.º 11.504/1996 do estado do Paraná, julgue os próximos itens.
I A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) detém poder de polícia administrativa e sanitária, sendo-lhe permitido livre acesso aos locais que contenham animais e seus produtos e aos que comercializem produtos veterinários no território do estado do Paraná.
II Entre as penalidades aplicáveis ao infrator da citada lei inclui-se a vedação do crédito rural, por meio dos agentes financeiros oficiais do estado.
III A confecção e atualização de cadastros, diferentemente da vacinação de animais efetuada pelo estado, é um serviço isento de taxas.
IV À SEAB é facultado, mediante sua determinação e coordenação, firmar convênios com entidades públicas e privadas para indenizações decorrentes do sacrifício ou abate sanitário de animais, entre as ações de profilaxia, controle e erradicação de enfermidades.
Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q1903902 Veterinária
A Resolução DIPOA/DAS n.º 10/2003 instituiu o Programa Genérico de Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) a serem utilizados nos estabelecimentos de leite e derivados que funcionam sob o regime de inspeção federal, como etapa preliminar e essencial dos programas de segurança alimentar do tipo análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC). A respeito dos PPHO, julgue os próximos itens.
I Prevenir a contaminação direta, que atinge mais facilmente as superfícies dos equipamentos, utensílios, instrumentos de processo e manipuladores de alimentos contaminados, é a prioridade máxima dos PPHO.
II Segurança da qualidade da água, higiene dos empregados e controle integrado de pragas são pontos básicos para a estruturação do plano de PPHO.
III A elaboração e a implantação do plano de PPHO são de única e exclusiva responsabilidade do responsável técnico do estabelecimento de leite e derivados.
IV Após a elaboração e implantação dos PPHO, dentro dos prazos estabelecidos no citado documento normativo, o plano deverá ser encaminhado à ADAPAR, que, por sua vez, deverá encaminhá-lo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Assinale a opção correta
Alternativas
Q1903901 Veterinária
Doença que afeta exclusivamente os suínos, a peste suína clássica (PSC) pode ocorrer de forma aguda (com mortalidade muito alta), de formas menos graves (quadros crônicos) ou de formas que afetam negativamente a reprodução dos animais contaminados. Acerca da PSC e de assuntos a ela relacionados, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1903900 Veterinária
Com relação à fiscalização de produtos de uso veterinário, regida pelo Decreto-lei n.º 467/1969, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1903897 Veterinária
Com relação ao controle da brucelose no Brasil e ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), assinale a opção correta. 
Alternativas
Q1903895 Veterinária

Situação hipotética 1A3-I


Em uma pequena propriedade rural, verificou-se a morte de algumas aves após elas terem contraído doença desconhecida. Inicialmente, os animais doentes estavam sendo isolados do lote. No exame clínico, as aves apresentaram sinais respiratórios anormais, nervosos e problemas digestivos. Foram constatados, ainda, espirros e respiração ofegante, asas caídas, pernas distendidas, torção de cabeça e pescoço, andar em círculo e de costas, depressão, falta de apetite, paralisia completa e diarreia com aspecto aquoso e esverdeado.

Na situação hipotética 1A3-I, a provável enfermidade apresentada pelas aves é
Alternativas
Q1903893 Veterinária
A tristeza parasitária, uma das doenças a que se deve dispensar grande importância em bovinocultura de leite, ocasiona altos índices de mortalidade quando não tratada. A respeito dessa doença, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1903884 Português

Texto 1A1-II



Sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto 1A1-II, o vocábulo “conforme” (Imagem associada para resolução da questão l.16) poderia ser substituído por 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: A
6: D
7: B
8: B
9: A
10: B
11: A
12: B
13: D
14: B
15: D
16: A
17: C
18: B
19: D
20: C