Questões de Concurso
Foram encontradas 241 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação para a realização de ações que fortaleçam o campo profissional da educação museal e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.
Texto 2 para responder as questões de 5 a 8.
História do rock brasiliense contada por Irlam
Rocha Lima, repórter do Correio Braziliense
1 Confesso que cheguei atrasado ao rock de Brasília.
Quando desci ao porão do Cafofo, bar que Rênio Quintas
e sócios tinham na comercial da 407 Norte, para assistir
4 a um ensaio do Aborto Elétrico, o barulho já se espalhava
por vários pontos da cidade. Eu era ligado à MPB de
Caetano, Chico, Gil, Milton, Gal, Bethânia, Elis, Nara e
7 Novos Baianos e achava muito tosco aquele som que os
roqueiros brasilienses faziam.
Depois que Renato Russo veio à redação do
10 Correio para divulgar o festival que ia acontecer no teatro
da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO), na 916
Sul, e me mostrou a letra de algumas de suas músicas,
13 inclusive Geração Coca-Cola, despertou-me grande
curiosidade. Desde então, passei a acompanhar de perto
tudo o que ele e seus companheiros de movimento
16 vinham fazendo.
Assisti aos shows do Temporada de Rock, na ABO,
e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se
19 apresentaram no festival: Legião Urbana, Plebe Rude,
Capital Inicial (ainda sem Dinho Ouro Preto nos vocais),
XXX e Banda 69. À época, a Plebe era a mais falada. Depois
22 “descobri” Escola de Escândalo e passei a ouvir o que o
vocalista Bernardo Mueller tinha a dizer. Fui a alguns
shows do Escola, inclusive no Circo Voador (Rio de
25 Janeiro), e ficava impressionado com a guitarra do
“Fejão”, para muitos o melhor guitarrista da história do
rock brasiliense. Frustrei-me por não ver o Escola, com
28 seu trabalho original, seguir a trajetória da Legião, do
Capital e da Plebe, gravando disco e sendo reconhecido
30 nacionalmente.
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/brasilia-capital-do-rock/2013/03/07/InternaBSBCapitalRock,353299/historia-do-rock-brasiliense-contada-por-reporter-do-correio-braziliense.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Se, no lugar do trecho destacado em “e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se apresentaram no festival” (linhas 18 e 19), o autor utilizasse a construção da maioria das bandas, conforme a norma-padrão, o verbo da nova redação
Texto 2 para responder as questões de 5 a 8.
História do rock brasiliense contada por Irlam
Rocha Lima, repórter do Correio Braziliense
1 Confesso que cheguei atrasado ao rock de Brasília.
Quando desci ao porão do Cafofo, bar que Rênio Quintas
e sócios tinham na comercial da 407 Norte, para assistir
4 a um ensaio do Aborto Elétrico, o barulho já se espalhava
por vários pontos da cidade. Eu era ligado à MPB de
Caetano, Chico, Gil, Milton, Gal, Bethânia, Elis, Nara e
7 Novos Baianos e achava muito tosco aquele som que os
roqueiros brasilienses faziam.
Depois que Renato Russo veio à redação do
10 Correio para divulgar o festival que ia acontecer no teatro
da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO), na 916
Sul, e me mostrou a letra de algumas de suas músicas,
13 inclusive Geração Coca-Cola, despertou-me grande
curiosidade. Desde então, passei a acompanhar de perto
tudo o que ele e seus companheiros de movimento
16 vinham fazendo.
Assisti aos shows do Temporada de Rock, na ABO,
e tomei conhecimento do trabalho das bandas que se
19 apresentaram no festival: Legião Urbana, Plebe Rude,
Capital Inicial (ainda sem Dinho Ouro Preto nos vocais),
XXX e Banda 69. À época, a Plebe era a mais falada. Depois
22 “descobri” Escola de Escândalo e passei a ouvir o que o
vocalista Bernardo Mueller tinha a dizer. Fui a alguns
shows do Escola, inclusive no Circo Voador (Rio de
25 Janeiro), e ficava impressionado com a guitarra do
“Fejão”, para muitos o melhor guitarrista da história do
rock brasiliense. Frustrei-me por não ver o Escola, com
28 seu trabalho original, seguir a trajetória da Legião, do
Capital e da Plebe, gravando disco e sendo reconhecido
30 nacionalmente.
Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/especiais/brasilia-capital-do-rock/2013/03/07/InternaBSBCapitalRock,353299/historia-do-rock-brasiliense-contada-por-reporter-do-correio-braziliense.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Nas passagens “Eu era ligado à MPB de Caetano” (linhas 5 e 6), “Depois que Renato Russo veio à redação do Correio” (linhas 9 e 10) e “À época, a Plebe era a mais falada.” (linha 21), o emprego da crase é
Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.
O bumba meu boi de seu Teodoro
1 Nas noites de bumba meu boi em São Vicente
Ferrer (MA), onde nasceu, Teodoro Freire punha o pilão
na rede em que dormia para disfarçar e saía de casa
4 escondido. A mãe, que temia que o filho se machucasse
em alguma confusão, um dia descobriu o truque e
deu-lhe uma bronca. Ela foi aceitando aos poucos a
7 participação de Teodoro em festas populares.
Aos 14, o rapaz foi sozinho para São Luís, onde
trabalhou em quitanda, como estivador e porteiro. Em
10 1953, partiu para o Rio, atuou no comércio e organizou o
bumba meu boi com a ajuda de um deputado
conterrâneo.
13 Nos anos 60, ao se apresentar com seu grupo em
Brasília, recebeu o convite, também de um político
maranhense, para ficar na cidade. Já casado com a
16 piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu
um emprego de contínuo na UnB. Ficaria na
universidade, como conta a família, por 28 anos.
19 Desde 1963, dedicou-se ao bumba meu boi no
Centro de Tradições Populares que fundou. Por causa de
seu trabalho, recebeu do governo a ordem do mérito
22 cultural em 2006. Ganhou ainda um documentário sobre
23 sua vida.
BERTONI, Estêvão. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/21386-o-bumba-meu-boi- de-seu-teodoro.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Quanto à pontuação em “Já casado com a piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu um emprego de contínuo na UnB.” (linhas de 15 a 17), assinale a alternativa correta.
Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.
O bumba meu boi de seu Teodoro
1 Nas noites de bumba meu boi em São Vicente
Ferrer (MA), onde nasceu, Teodoro Freire punha o pilão
na rede em que dormia para disfarçar e saía de casa
4 escondido. A mãe, que temia que o filho se machucasse
em alguma confusão, um dia descobriu o truque e
deu-lhe uma bronca. Ela foi aceitando aos poucos a
7 participação de Teodoro em festas populares.
Aos 14, o rapaz foi sozinho para São Luís, onde
trabalhou em quitanda, como estivador e porteiro. Em
10 1953, partiu para o Rio, atuou no comércio e organizou o
bumba meu boi com a ajuda de um deputado
conterrâneo.
13 Nos anos 60, ao se apresentar com seu grupo em
Brasília, recebeu o convite, também de um político
maranhense, para ficar na cidade. Já casado com a
16 piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu
um emprego de contínuo na UnB. Ficaria na
universidade, como conta a família, por 28 anos.
19 Desde 1963, dedicou-se ao bumba meu boi no
Centro de Tradições Populares que fundou. Por causa de
seu trabalho, recebeu do governo a ordem do mérito
22 cultural em 2006. Ganhou ainda um documentário sobre
23 sua vida.
BERTONI, Estêvão. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/21386-o-bumba-meu-boi- de-seu-teodoro.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
De acordo com a norma-padrão, assinale a alternativa correta acerca do emprego das palavras no texto.
Texto 1 para responder as questões de 1 a 4.
O bumba meu boi de seu Teodoro
1 Nas noites de bumba meu boi em São Vicente
Ferrer (MA), onde nasceu, Teodoro Freire punha o pilão
na rede em que dormia para disfarçar e saía de casa
4 escondido. A mãe, que temia que o filho se machucasse
em alguma confusão, um dia descobriu o truque e
deu-lhe uma bronca. Ela foi aceitando aos poucos a
7 participação de Teodoro em festas populares.
Aos 14, o rapaz foi sozinho para São Luís, onde
trabalhou em quitanda, como estivador e porteiro. Em
10 1953, partiu para o Rio, atuou no comércio e organizou o
bumba meu boi com a ajuda de um deputado
conterrâneo.
13 Nos anos 60, ao se apresentar com seu grupo em
Brasília, recebeu o convite, também de um político
maranhense, para ficar na cidade. Já casado com a
16 piauiense Maria Sena, que conhecera no Rio, conseguiu
um emprego de contínuo na UnB. Ficaria na
universidade, como conta a família, por 28 anos.
19 Desde 1963, dedicou-se ao bumba meu boi no
Centro de Tradições Populares que fundou. Por causa de
seu trabalho, recebeu do governo a ordem do mérito
22 cultural em 2006. Ganhou ainda um documentário sobre
23 sua vida.
BERTONI, Estêvão. Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/21386-o-bumba-meu-boi- de-seu-teodoro.shtml >. Acesso em: 21/3/2014, com adaptações.
Conforme as informações do texto, assinale a alternativa correta.
Promover e proteger o patrimônio cultural do Brasil é uma atribuição do poder público e da comunidade.
Uma das formas previstas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 para proteger o patrimônio cultural brasileiro é por meio de:
A política para o patrimônio imaterial do IPHAN é realizada por meio do registro de manifestações culturais por especialistas sem o consentimento prévio e informado ou diálogo do poder público com grupos, comunidades e segmentos sociais.
"O Distrito de Nova Teutônia possui um acervo museológico. O Museu Entomológico Fritz Plaumann, é o maior conjunto entomológico das Américas e recebe inúmeros visitantes e estudiosos do Brasil e exterior, estabelecendo para Seara um turismo científico e cultural admirável".
Disponível em: https://seara.atende.net/cidadao/pagina/historia-do-municipio
O termo "entomológico" se refere ao tipo de elemento que compõem o acervo deste museu, que é formado por:
Disponível em: Subsídios-para-a-elaboração-de-planos-museológicos.pdf (museus.gov.br). Acesso em: 23 nov. 2023.
Na elaboração de um plano museológico, devem ser associados tais níveis às seguintes etapas:
I - planejamento estratégico II - planejamento tático III - planejamento operacional
P - Elaboração do cronograma e monitoramento Q - Caracterização, planejamento conceitual, diagnóstico e objetivos estratégicos R - Elaboração de projetos S - Elaboração de programas
Disponível em: Após meses de polêmica, Pollock do MAM é vendido por metade do valor inicial - Jornal O Globo. Acesso em: 23 nov. 2023.
A venda é uma forma de alienação. Institucionalmente, a Política de Descarte pode prever a venda de objetos ou espécimes que compõem o acervo, desde que respeite exigências e procedimentos previstos em lei ou outras disposições, bem como restrições previstas durante a aquisição.
Para tal fim, o Código de Ética para Museus prevê que
[Seu desenvolvimento] é mutável, variando conforme as mudanças políticas, económicas, sociais e culturais que se operam na sociedade, refletindo em cada momento escolhas e aspectos que são mais valorizados em detrimento de outros.
Disponível em: http://journals.openedition.org/midas/2984. Acesso em: 23 nov. 2023.
Os autores esclarecem que o desenvolvimento e a implementação dessas políticas culturais são de responsabilidade dos Estados-nação, seja na esfera federal, estadual ou municipal.
No contexto brasileiro, datado das primeiras duas décadas do século XXI e no âmbito dos debates sobre política pública para a área da cultura, foi promulgada a Lei nº 12.343/2010 que
A diversidade “é a representação, em um determinado sistema social, da multiplicidade de diferenças e similaridades que existem entre os indivíduos ou os grupos que os representam. [Esta noção] está, portanto, associada aos conceitos de pluralidade (...), multiplicidade ou heterogeneidade, dizendo respeito à miríade de ideias, características ou elementos distintos que distinguem os indivíduos sobre um determinado assunto, contexto ou ambiente. É (...) um vocábulo ‘incorrigivelmente plural’ e (...) incontornavelmente associado à multiplicidade de identificações culturais de cada grupo social”.
Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39632/98931. Acesso em: 23 nov. 2023.
A proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais pressupõem o reconhecimento da igual dignidade e o respeito por todas as culturas, incluindo as das pessoas pertencentes a minorias e as dos povos indígenas.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_protecao_promocao_diversidade_das_expressoes_culturais_2005.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.
No que tange aos museus, a promoção da diversidade cultural é um dos seus propósitos na contemporaneidade.
No escopo desse debate e no que se refere aos povos indígenas, conclui-se que
Trata-se do conceito de
As três primeiras ações encontram-se no escopo das medidas tomadas para limitar ou reduzir o impacto dos agentes de risco na edificação ou acervo, devendo ser acionadas durante o processo de
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/ article/view/33960. Acesso em: 12 dez. 2023.
Ao associar as palavras da autora do trecho acima, Renata Andrade, ao que preconiza o Estatuto de Museus, verifica-se que o conceito de acessibilidade empregado na política de museus é o da acessibilidade
I. É um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) que cada museu construa e atualize sistematicamente o Programa Educativo e Cultural, entendido como uma Política Educacional, em consonância ao Plano Museológico, levando em consideração as características institucionais e dos seus diferentes públicos, explicitando os conceitos e referenciais teóricos e metodológicos que embasam o desenvolvimento das ações educativas.
II. É um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) assegurar, a partir do conceito de Patrimônio Integral, que os museus sejam espaços de educação, de promoção da cidadania e colaborem para o desenvolvimento regional e local, de forma integrada com seus diversos setores.
III. É um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) garantir que cada instituição possua setor de tecnologias digitais, composto por uma equipe qualificada e multidisciplinar, com a mesma equivalência apontada no organograma para os demais setores técnicos do museu, prevendo dotação orçamentária e participação nas esferas decisórias do museu.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) estabelecer a educação museal como função das escolas reconhecida nas leis e explicitada nos documentos norteadores, juntamente com a preservação, comunicação e pesquisa.
II. É um dos princípios da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) compreender a educação museal como um processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento, em permanente diálogo com o museu e a sociedade.
Marque a alternativa CORRETA:
A assinatura da obra de arte e o material e a técnica utilizados pelo autor são considerados, respectivamente, como caracteres:
I. O papel dos museus de arqueologia e etnologia é reservado à conservação e à preservação de seus acervos.
II. Os museus de arqueologia e etnologia atuam transversalmente com a preservação e conservação de acervos etnográficos e arqueológicos, com pesquisas sobre os acervos e documentação, com a visibilização e acesso a eles a partir de abordagens pedagógicas, comunicação museológica e práticas expográficas.
III. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos, sendo sua principal tarefa o armazenamento de acervos em reservas técnicas e a conservação de sua integridade física.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos e sua principal tarefa é dar visibilidade a suas coleções a partir de exposições temporárias e permanentes, assim como por meio de atividades educativas.