Questões de Concurso
Foram encontradas 186 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A respeito dos inícios rítmicos, julgue o item que se segue.
O acéfalo e o anacrúsico compartilham a característica de começar em tempo fraco, porém a anacruse vem após pausa no primeiro tempo, enquanto o acéfalo inicia-se em compasso incompleto.
Leia o texto 1 para responder às questões de 01 a 07.
Texto 1
Objetivo de princesas da Disney não é mais o casamento, revela estudo
Maria Clara Moreira
Quando Walt Disney trouxe para as telas a versão animada de "Branca de Neve" (1937), clássico alemão imortalizado pelos irmãos Grimm, lançou as bases para o que se tornaria um ícone cultural infantil.
Desde então, sucessoras como Ariel, de "A Pequena Sereia", e Tiana, de "A Princesa e o Sapo", colaboram para a formação do ideal de feminilidade de milhares de meninas mundo afora. Em suas histórias, carregam papéis e ideais que pautam, ainda na infância, os valores sociais.
Foi essa ideia que levou as pesquisadoras americanas Carmen Fought, do Pitzer College, e Karen Eisenhauer, da North Carolina State University, a aplicarem princípios da linguística para analisar como os filmes da Disney expressam as diferenças entre homens e mulheres e como essa abordagem mudou nos últimos anos.
"A feminilidade não vem do nascimento, é algo desenvolvido a partir de interações com a ideologia da nossa sociedade, e os filmes da Disney atuam como uma fonte de ideias sobre o que é ser mulher", defende Carmen.
Ela e Karen categorizaram os filmes em três eras cronológicas: Clássica, de "Branca de Neve" (1937) a "A Bela Adormecida" (1959); Renascentista, de "A Pequena Sereia" (1989) a "Mulan" (1998); e a Nova Era, de "A Princesa e o Sapo" (2009) a "Frozen" (2013) − este último não é reconhecido pela Disney como parte da franquia, mas também foi considerado pela pesquisa.
Fora "Aladdin" (1992), todos os longas da franquia das princesas são protagonizados por mulheres, embora dominados por personagens masculinos. O número de homens foi superior ao de mulheres em quase todos os exemplos, com o empate em "Cinderela" (1950), única exceção.
Carmen não acredita que povoar os longas com homens seja uma escolha consciente por parte dos produtores. Ao contrário, explica o fenômeno como uma decisão automática e inconsciente de assumir o masculino como norma.
"Nossa imagem de médicos e advogados, por exemplo, costuma ser masculina, mesmo com muitas mulheres nessas profissões. Nos filmes analisados, quase todos os papéis além da protagonista vão automaticamente para homens. Acho que é automático [para eles] colocar personagens homens como o braço direito engraçadinho e em funções menores, que passam batido", argumenta.
DIFERENÇA GERACIONAL?
Entre as eras Clássica e Renascentista, há uma diferença geracional. Os 30 anos entre "A Bela Adormecida" e "A Pequena Sereia" viram desde a luta pelos direitos civis dos negros nos EUA à morte de Walt Disney, passando pela segunda onda do feminismo.
As mudanças culturais levaram a uma princesa supostamente diferente. A sereia Ariel foi recebida pela crítica como uma rebelde, cuja independência em muito diferia da submissão das predecessoras.
O estudo de Carmen e Karen, no entanto, prova o contrário. Se desde "Branca de Neve" a quantidade de palavras ditas por personagens femininas vinha crescendo (passando de 50% para 71% em 1959), Ariel e suas sucessoras da era Renascentista reverteram a tendência de forma drástica. Todos os cinco filmes do período viram dominância masculina, cujo ápice foi "Aladdin" (90%).
"Os filmes mais recentes mostram evolução em algumas áreas. Em geral, as ideias estão sendo atualizadas. A ideia de ser salva por um homem parece ter mudado, e o casamento como meta única também. Um exemplo é Tiana, de 'A Princesa e o Sapo', cujo sonho é ter um restaurante", explica Carmen. "É possível argumentar que se esforçaram ao incluir duas princesas que salvam a si mesmas em 'Frozen'. Ao mesmo tempo, a maioria de seus personagens é masculina, e os homens ganham a maior parte do diálogo (59%)."
BELEZA NÃO É TUDO
Instigadas não apenas pela soberania do discurso, mas também por seu conteúdo, as americanas catalogaram os elogios distribuídos ao longo dos 12 filmes, buscando descobrir se as personagens mulheres são mais elogiadas por sua aparência que por suas habilidades, e se o padrão se opõe à tendência masculina.
Aqui, "A Pequena Sereia" se mostrou progressista. O filme deu início à era Disney que reduziu de 55% para 38% a quantidade de elogios à beleza das personagens. No lugar, as princesas passaram a ser celebradas por suas habilidades (um aumento de 12 pontos percentuais em relação aos filmes clássicos) e personalidades. A tendência se manteve durante a Nova Era.
Na contramão da diminuição dos elogios à aparência das personagens femininas, a pesquisa descobriu que personagens masculinos cada vez mais têm a beleza, e não as habilidades, elogiada.
Os números refletem a inclusão de profissionais mulheres em seu processo de criação. Entre os exemplos notáveis estão "A Bela e a Fera" e "Valente". Idealizados por mulheres (Linda Woolverton e Brenda Chapman, respectivamente), os dois têm heroínas criadas para serem novos modelos para meninas, desta vez baseados em força de vontade e independência.
"Torço para que façam filmes mais representativos. É algo que necessitamos em toda a mídia, não só na Disney", opina Carmen. "Se nós não tomarmos a decisão de incluir maior diversidade étnica, etária e de gênero na mídia, continuaremos a escolher automaticamente a maioria, ou seja, homens brancos."
Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/02/1734943-objetivode-princesas-da-disney-nao-e-mais-o-casamento-revela-estudo.shtml >. Acesso em: 13
abr. 2016. [Adaptado].
A correspondência entre o operador discursivo em destaque e a descrição de seu funcionamento dentro dos parênteses ocorre em:
A “Fazenda Canas” foi desapropriada pelo governo em 1887 em razão de:
A origem do nome Canas se deu em função da desapropriação por parte do governo de uma fazenda denominada “Fazenda Canas”. O dono dessa fazenda na ocasião da desapropriação era:
Assinale a alternativa em que o pronome relativo “que” exerce a função de objeto indireto:
Na imagem abaixo temos, essencialmente:
Qual valor desta nota?
Observe o trecho
Dadas as afirmativas,
I. As primeiras três notas da peça configuram o uso de bordadura.
II. Trata-se de um excerto extraído de uma fuga, pois o tema é apresentado, acima e reaparece no baixo, compassos depois.
III. A nota marcada no segundo compasso, com um retângulo, é um contratempo.
IV. As notas marcadas no nono compasso, com um retângulo, corresponde a uma escala menor melódica descendente.
V. Allegretto Moderato, apresentado no início da peça, indica mudanças de dinâmica
verifica-se que estão corretas apenas
I. A fuga é geralmente ternária composta por exposição, desenvolvimento e reexposição.
II. São elementos da fuga: sujeito, proposta ou antecedente, resposta ou consequente.
III. São elementos da fuga: contrassujeito ou contrarresposta.
IV. São elementos da fuga: stretto e pedal.
V. É elemento da fuga: fugueta.
verifica-se que estão corretas apenas
Observe a imagem.
Nela existe a realização de um baixo cifrado. Observe que faltam dois acordes, no segundo compasso, das vozes do tenor, do
contralto e do baixo. Assinale a alternativa possível de condução de vozes que evite erros comuns em harmonia, tais como oitavas
paralelas, quintas paralelas, entre outros.
Nas partituras 4A3-II e 4A3-III, o pianista pode decidir entre tirar ou colocar algumas notas da mão direita, visto que essas duas partituras são exemplos de diferentes resoluções do baixo cifrado dado.
A nota Ré Sustenido que aparece no sexto compasso é a quinta aumentada do acorde da dominante.
Considerando a música e seus vários contextos, julgue o item seguinte.
A série harmônica, conhecida também como escala de
acordes, é um fenômeno natural observado nos instrumentos
de percussão.
Na nomenclatura musical, a nota sol♭ é enarmônica de si#.
Disponível em: EM, DART PRÁTICA. TEORIA DA MÚSICA. 2015. Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Pará.
Analise o texto a seguir atentando-se às lacunas. Em música, a palavra ____ é empregada para designar a maneira pela qual compositores de épocas e países diferentes apresentam os _____ básicos da música (melodia, harmonia, ritmo, ____, _____ e textura). A maioria desses elementos está presente em todos os _____ da história da música. É a maneira particular como esses componentes são tratados, equilibrados e combinados que faz com que certa peça tenha o sabor característico ou o estilo de determinado período. A alternativa que apresenta a sequência correta de palavras para o preenchimento das lacunas é: