Questões de Concurso
Comentadas para al-pr
Foram encontradas 273 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Em junho de 2023, logo após a Parada LGBTQIA+ de São Paulo, um político fez uma postagem, chegou a ser compartilhada mais de 8,1 mil vezes alcançando cerda de 44 mil curtidas. A foto demostrava uma garota segurando a bandeira de arco-íris ao lado de três homens com máscara de cachorro, ajoelhados no chão – dois deles sem camisa. Na legenda, o parlamentar criticava a presença de crianças no evento, sugerindo que a imagem era da edição paulistana. Contudo, após verificação do Comprova, chegou-se à conclusão que a foto fora feita na Parada de Montreal, no Canadá, em 2019.
Por isso, com base na metodologia de checagem o consórcio, o conteúdo publicado pelo parlamentar deve ser classificado como
Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.
I. O termo Jornalismo de Precisão foi proposto por Philip Meyer para defender o uso de métodos científicos para coleta e análise de dados, em oposição às técnicas literárias do New Journalism.
II. A RAC foi usada pela primeira vez em 1940 por uma rede de TV norte-americana, mas foi abandonada devido à falta de expertise dos jornalistas, sendo retomada apenas nos anos 2000.
III. O Jornalismo de Precisão pode ser desempenhado por qualquer profissional graduado em Jornalismo, já a RAC e o Jornalismo de Dados exigem que o profissional seja graduado também em TI.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que apresenta uma característica da quarta geração.
Sobre os primeiros anos da televisão brasileira, avalie as afirmativas a seguir.
I. A primeira emissora, fundada por Assis Chateaubriand, foi a TV Tupi do Rio de Janeiro, que no dia seguinte à inauguração colocou no ar o Repórter Esso, apresentado por Heron Domingues.
II. Em seus primeiros cinco anos, a TV se popularizou chegando a quase todos os lares com uma programação integralmente gravada e sem inserções comerciais.
III. Em 1965, foi fundada no Rio de Janeiro a TV Globo e, quatro anos depois, entrou no ar, o Jornal Nacional, idealizado por Armando Nogueira e apresentado por Cid Moreira e Hilton Gomes.
Está correto o que se afirma em
Os dois modelos se diferenciam
A Globo condena de forma veemente a agressão ao seu correspondente Leonardo Monteiro e a outros colegas em Roma e exige uma apuração completa de responsabilidades.
Quem contratou os seguranças? Quem deu a eles a orientação para afastar jornalistas com o uso da força? Os responsáveis serão punidos? A Globo está buscando informações sobre os procedimentos necessários para solicitar uma investigação às autoridades italianas.
No momento, ficam o repúdio enfático, a irrestrita solidariedade a Leonardo Monteiro e demais colegas jornalistas de outros veículos e uma constatação: é a retórica beligerante do presidente Jair Bolsonaro contra jornalistas que está na raiz desse tipo de ataque.
Essa retórica não impedirá o trabalho legítimo da imprensa. Perguntas continuarão a ser feitas, os atos do presidente continuarão a ser acompanhados e registrados. É o dever do jornalismo profissional. Mas essa retórica pode ter consequências ainda mais graves. E o responsável será o presidente.
O texto apresentado acima corresponde a
1. Gênero informativo: vigilância social; 2. Gênero opinativo: fórum de ideias; 3. Gênero interpretativo: papel educativo, esclarecedor; 4. Gênero diversional: distração, lazer; 5. Gênero utilitário: auxilio nas tomadas de decisões cotidiana.
Neste contexto, de acordo com a “Classificação Marques de Melo”, provavelmente uma das mais difundidas no Brasil, correlacione os formatos aos respectivos gêneros.
( ) Indicadores econômicos
( ) Dossiê ( ) História de interesse humano ( ) Notícia ( ) Crônica
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Fase I – Pesquisa, mapeamento e diagnóstico; Fase II – Análise e interpretação; Fase III – Planejamento macro; Fase IV – Descer ao detalhamento; Fase V – Cronograma geral; Fase VI – Mensuração de resultados.
O levantamento da missão, visão, valores da organização e do histórico de repercussão e posicionamento da organização e seus concorrentes na mídia deve ser feito na
O press release _____ o formato único, tradicional, embora o modelo padrão ainda sirva de referência. Release é, essencialmente, conteúdo com características _____ para informar a imprensa. Com a adoção de conceito expandido de imprensa e até mesmo de notícia, com as novas plataformas e o contato _____ com os públicos, os conceitos ficam mais flexíveis. Sob a perspectiva de as assessorias atuarem como extensão das redações, não é possível deixar de acrescentar subsídios _____: infográficos, tabelas, animações, links etc. Na Internet, tamanho não é relevante. A unidade introdutória com _____ continua necessária, mas segue-se a possibilidade de expansão do detalhamento, com contextualização, diferentes níveis de explicação e complementos relevantes que podem ser em vídeo, som, infográficos etc. Não é mais necessário ficar preso às 25 linhas, quando é possível dar um volume de informação relevante para o leitor, seja ele jornalista ou público final.
(CAPELLA, DE FARIA E DUARTE, 2018, adaptado)
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento texto.
Em pesquisas que realizamos com dirigentes sobre relacionamento com assessores e jornalistas, queixa frequente diz respeito ao fato de que a fonte não se sente adequadamente preparada para interagir com o jornalista. Muitas vezes o assessor agenda ou reúne fonte e jornalista e age como se tivesse feito seu trabalho. Não fez. O assessor deve preparar o entrevistado, fornecendo subsídios, orientação, chamando a atenção para os aspectos que podem ser tratados, destacando números, frases, aspectos que devem ser enfatizados, expondo o contexto da entrevista, o perfil do jornalista ou do veículo. Ou seja, é sua responsabilidade fornecer briefing e deixar a fonte preparada e segura para dar a entrevista e obter o melhor resultado possível.
A expressão correta para o processo de preparação de uma fonte para interagir efetiva e positivamente com os jornalistas é
Maioria dos brasileiros apoia exigência de vacinação para os trabalhadores
Apoio soma 88%. Pesquisa aponta ainda que a maioria concorda que as empresas devem exigir que as pessoas não vacinadas passem por testes frequentemente (80%) e funcionários devem usar máscaras em áreas comuns (89%).
(https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/12/10/maioria-dos-brasileiros-apoiaexigencia-de-vacinacao-para-trabalhadores.ghtml )
A partir do informado na matéria e, de acordo com o modelo de Espiral do Silêncio, desenvolvido por um grupo de pesquisadores liderados pela alemã Elizabeth Noelle-Neuman, espera-se que as pessoas tendam a
Por isso, é correto afirmar que