Questões de Concurso Comentadas para femar - rj

Filtrar por:
Questões com
Gabarito Comentado

Foram encontradas 708 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3089030 Medicina
Aponte a alteração cardíaca mais frequente no lúpus eritematoso sistêmico. 
Alternativas
Q3089025 Medicina
Maria, 17 anos, vai à consulta ambulatorial e relata queixa de secreção vaginal fétida, escassa, fina, de cor acinzentada, sem queixas urinárias. A paciente relata atividade sexual regular, sem uso de proteção. O quadro piora após as relações sexuais e durante a menstruação. O diagnóstico provável é: 
Alternativas
Q3089023 Medicina
Mário, 16 anos, procura a unidade de pronto atendimento com queixa de “dor de cabeça e febre”. Há 6 dias iniciou quadro de febre alta, mialgia e cefaleia intensa. Há 24 horas houve desaparecimento da febre e surgiu exantema máculopapular eritematoso em tronco e membros. Ao exame físico: lúcido, hipohidratado, taquicárdico, apresentando taquipneia leve, pulsos amplos e simétricos. Cabeça e pescoço normais, aparelho cardiovascular ritmo regular em dois tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros. Ausculta Pulmona: murmúrio vesicular presente, reduzido em base do hemitórax esquerdo, sem ruídos adventícios. Abdome flácido, doloroso à palpação do hipocôndrio direito, sem visceromegalias.
Indique o provável diagnóstico e exames complementares que devem ser realizados. 
Alternativas
Q3089022 Medicina
Adolescente de 17 anos, sexo feminino, portadora de cardiopatia congênita (estenose de aorta), vai ser submetida a um implante dentário. Não apresenta alergia medicamentosa. Já apresentou episódio de endocardite anteriormente tratada sem sequelas. Sabendo-se que a paciente não é alérgica à penicilina está indicada a profilaxia com: 
Alternativas
Q3089021 Medicina
Adolescente de 16 anos, sexo feminino, vem à consulta de rotina e relata que está fazendo dieta vegetariana restrita há 6 meses. Exame físico sem anormalidades.
A paciente deve ser orientada quanto ao risco de deficiência de 
Alternativas
Q3089020 Medicina
Adolescente de 12 anos, sexo masculino, é atendido em unidade de pronto atendimento acompanhado da mãe com queixa de dificuldade para andar há 3 dias. Mãe refere que o mesmo apresentou um quadro de “gripe” há 6 dias, tendo feito tratamento sintomático por orientação médica. Ao exame físico apresenta dor à palpação das panturrilhas, moderada dificuldade para deambular, restante do exame físico sem anormalidades. Após realização de exames complementares foi constatado aumento muito acentuado de creatinoquinase.
A principal hipótese diagnóstica é: 
Alternativas
Q3089018 Medicina
Adolescente de 14 anos, jogador de handball na escola, queixa-se de dor na parte anterior e inferior da perna direita, próximo ao joelho. Piora com a subida de escadas da sua casa. Nega traumas. Ao exame físico: Dor à digito-pressão do local. Você solicita RX simples de perfil e antero posterior da perna direita, que apresenta irregularidade e presença de ossículo junto à tuberosidade anterior da tíbia.
O principal diagnóstico é: 
Alternativas
Q3089010 Medicina
Identifique a opção que representa uma possível causa de icterícia neonatal com hiperbilirrubinemia às custas de bilirrubina conjugada. 
Alternativas
Q3089005 Medicina
Menino de 6 anos de idade apresenta edema, eritema e ferida corto-contusa na mão esquerda após mordida do seu cão de estimação que ocorreu cinco horas antes de seu atendimento no serviço de emergência (SE). No SE foram realizados os procedimentos adequados de tratamento da ferida seguido de curativo. A profilaxia de infecção deve ser feita preferencialmente com um dos fármacos relacionados a seguir. Indique-o. 
Alternativas
Q3089003 Medicina
A pneumonia é definida como recorrente quando 
Alternativas
Q3089000 Medicina
Escolar realiza exame parasitológico de fezes por orientação de seu pediatra. O exame foi positivo para Ascaris lumbricoides e Giardia lamblia.
Indique o fármaco, dentre os relacionados a seguir, a ser prescrito como terapia preferencial para este paciente. 
Alternativas
Q3088997 Medicina
Observando os marcos do desenvolvimento de acordo com a faixa etária da criança, percebe-se, ao avaliá-la, a ausência de dois ou mais marcos para a faixa etária anterior da mesma; sendo assim, a impressão diagnóstica é 
Alternativas
Q3087582 Medicina
Olívia, 60 anos, procurou atendimento ginecológico com queixa de ressecamento vaginal, dificultando sua vida sexual. Queixase, ainda, de urgência urinária. Relata menopausa aos 50 anos, tendo utilizado terapia hormonal por via transdérmica durante cinco anos. O exame ginecológico mostrou vulva com diminuição dos coxins gordurosos e apagamento dos pequenos lábios; vagina com diminuição do pregueamento e presença de petéquias pelo espéculo.
A conduta clínica indicada é: 
Alternativas
Q3087578 Medicina
Em relação às massas anexiais, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3087071 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre a doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RCU).

I A alteração radiológica mais precoce da RCU, visualizada no enema baritado, é uma delicada granularidade mucosa.
II Na DC, os achados radiográficos mais precoces no intestino delgado incluem pregas espessadas e ulcerações aftosas.
III Apesar dos granulomas serem um elemento patognomônico da RCU, raramente são encontrados nas biópsias da mucosa.
IV Ao contrário da RCU, que acomete quase sempre o reto, este segmento do intestino frequentemente é poupado na DC.

Estão corretas:
Alternativas
Q3087069 Medicina
Em mulher de 39 anos foram detectadas incidentalmente por ultrassonografia dois nódulos no fígado, porém a paciente está totalmente assintomática. O exame histopatológico de biópsia de um dos nódulos revelou adenoma hepático.
Indique a medicação que a paciente faz uso que deve ser interrompida.
Alternativas
Q3087068 Medicina
Indique a opção que corresponde à lesão tipo III da classificação de Forrest do aspecto endoscópico de úlceras sangrantes.
Alternativas
Q3087066 Medicina
Com relação às úlceras gástricas (UG), é correto afirmar que:
Alternativas
Q3087065 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre os pólipos colorretais.

I O pólipo benigno mais comum é o adenoma tubular, que perfaz sessenta e cinco a oitenta por cento de todos os pólipos removidos.
II O grau de atipia celular é variável, mas em geral há menos atipia nos adenomas vilosos.
III Os pólipos hiperplásicos em geral são pequenos e na maior parte observados na parte distal do cólon sigmoide e no reto.
IV Os pacientes com doença inflamatória intestinal com frequência apresentam pseudopólipos inflamatórios, que podem ser diferenciados dos pólipos neoplásicos somente por biópsia.

Estão corretas:
Alternativas
Q3087062 Medicina
Indique o agente infeccioso que pode causar lesão estenosante no cólon, cujo aspecto histopatológico corresponde à resposta inflamatória com tecido de granulação exuberante, cuja aparência simula câncer de cólon. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: B
6: B
7: D
8: A
9: E
10: B
11: A
12: D
13: D
14: C
15: A
16: E
17: D
18: E
19: B
20: E