Questões de Concurso Comentadas para circ - rs

Foram encontradas 3 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3098559 Noções de Informática
Em relação aos diferentes tipos de softwares, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Software de aplicação.
(2) Sistemas operacionais.
(3) Software de sistema.
( ) Gerenciam o hardware e fornecem uma interface para o usuário. Exemplo: Windows, macOS, Linux.
( ) Permitem realizar tarefas específicas, como processadores de texto (Microsoft Word), navegadores web (Google Chrome) e softwares de edição (Adobe Photoshop).
( ) Gerenciam e suportam os recursos do sistema, como drivers e utilitários.
Alternativas
Q3098556 Noções de Informática
A fonte de alimentação (PSU – Power Supply Unit) é um componente vital de qualquer computador ou dispositivo eletrônico. Sobre a PSU, analisar os itens.

I. Sua principal função é converter a energia elétrica da rede elétrica doméstica em energia utilizável pelos componentes internos do computador.

II. Deve garantir que cada peça receba a voltagem acima do necessário para operar em sobrecarga.

III. A sua potência deve ser suficiente para suportar todos os componentes do sistema.

Está CORRETO o que se afirma: 
Alternativas
Q3098386 Português
De onde vem o erro?


    Desde o nascimento, a adaptação ao mundo exterior se dá por tentativa e erro. Isso prossegue ao longo da vida.

    O conhecimento não se constrói sem risco de erro. No entanto, esse desempenha papel positivo quando é reconhecido, analisado e superado. “O espírito científico se constitui com base num conjunto de erros retificados”, escrevia Bachelard.

   Os erros nos educam quando tomamos consciência deles, mas não nos ensinam suas fontes múltiplas e permanentes, não nos dizem seu papel enorme e muitas vezes nefasto. O erro geralmente é subestimado, por falta de consciência de que sua fonte está no próprio conhecimento e de que ele constitui uma ameaça em toda e qualquer vida e por toda a vida.

    O erro é inseparável do conhecimento humano, pois todo conhecimento é uma tradução seguida por uma reconstrução. Ora, toda tradução, como toda reconstrução, comporta risco de erro. A começar pelo conhecimento dos sentidos, como a percepção visual: nossa retina é estimulada por fótons e os traduz, segundo um código binário, numa mensagem que é transmitida pelo nervo óptico, reconstruída e logo transformada pelo cérebro em percepção.

    Ora, a percepção pode ser insuficiente (miopia, presbiopia, surdez), pode ser perturbada pelo ângulo de visão, pela distração, pela rotina e, sobretudo, pela emoção. Por exemplo, os testemunhos sobre um acidente de automóvel frequentemente são muito diferentes e até opostos. É assim que nossas melhores testemunhas, nossos sentidos, também podem se enganar.

   Ideias e teorias são reconstruções intelectuais que podem ser não só errôneas, mas ilusórias. Ademais, a memória é outra fonte de erro, porque reconstrução de uma construção que deixou sua marca cerebral. Quantos erros involuntários nas reminiscências e lembranças!

    A comunicação também é fonte de erro, como indicou Shannon. Entre o emissor e o receptor, o malentendido e o mal compreendido podem até se tornar origem de conflito.

    As decisões errôneas tomadas nas incertezas e nos riscos da vida podem provocar as piores consequências. A mentira é, evidentemente, fonte de erro quando nela se acredita. Mas a pior mentira, que só pode encontrar antídoto na mente autocrítica, é aquela que o inglês chama self deception, o autoengano: somos ao mesmo tempo enganadores e enganados. Esse fenômeno, muito corrente, esconde de nós mesmos verdades pouco lisonjeiras, vergonhosas ou incômodas.


Fonte: Revista Brasileira. 2024. Adaptado. 
Qual das frases abaixo apresenta dígrafo?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E