Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de chapada dos guimarães - mt

Foram encontradas 18 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2472443 Noções de Informática
Na área de segurança, na internet, existe um software espião, um código que, quando instalado no computador de um usuário, passa a monitorar e a capturar as informações de uso. Atualmente, representa uma das grandes preocupações da cibersegurança, principalmente por sua capacidade de roubar dados sensíveis do usuário ou de terceiros, dentro de sistemas logados ao dispositivo infectado. O grande problema desse programa são os traços de sua existência em arquivos e registros da máquina, pois é projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Esse software é conhecido como: 
Alternativas
Q2472442 Noções de Informática
Incluído no pacote gratuito de Editore de Documentos Google baseados na web, há um programa de planilhas compatível com fórmulas de célula, normalmente encontradas na maioria dos pacotes de planilhas. É possível usar funções ao criar fórmulas para manipular dados e calcular strings e números. Esse programa de planilhas é conhecido como:
Alternativas
Q2472441 Redes de Computadores
A implementação física de redes de computadores cabeadas usa meios de transmissão e conectores padronizados, mostrados na figura a seguir, ligando os computadores desktop e notebooks às portas dos concentradores, como os switches e roteadores.
Imagem associada para resolução da questão


Esse conector é conhecido por:
Alternativas
Q2472440 Noções de Informática
Ana Júlia está trabalhando em um microcomputador Intel, gerenciado pelo Windows 11 BR. Em certo instante, ela exclui um arquivo referenciado como EDITAL.PDF que se encontrava gravado na pasta Documentos, no disco local (C:), o que fez o S.O. mover esse arquivo para o recurso Lixeira. Posteriormente, precisou acessar o arquivo excluído, mas, para isso, ela precisou executar uma ação inversa, que retornasse com o arquivo para o disco local (C:). Nessas condições, ela acessou a Lixeira, selecionou o arquivo excluído EDITAL.PDF, posicionou o ponteiro do mouse sobre o nome do arquivo e clicou no botão direito do mouse. Com isso, abriu-se uma janela de diálogo, com algumas opções. A opção que Ana Júlia deve escolher nessa janela, para retornar com o arquivo à situação original, é:
Alternativas
Q2472439 Noções de Informática
Um funcionário da Prefeitura de Chapada dos Guimarães está montando uma apresentação de slides no Powerpoint 2013 BR, em um notebook com Windows 10 BR (x64). Estando em modo de edição no slide de número 7, de um total de 15, ele executou o atalho de teclado Ctrl + M. O objetivo desse atalho de teclado foi:
Alternativas
Q2472437 Noções de Informática
No uso dos recursos do Word 2013 BR (x64), em um notebook com Windows 11 BR, a execução de um atalho de teclado abre uma janela de diálogo igual ou semelhante à da figura abaixo, com o significado “Localizar e Substituir”.
Imagem associada para resolução da questão

O atalho de teclado é:
Alternativas
Q2472436 Noções de Informática
Um funcionário da Prefeitura de Chapada dos Guimarães – MT precisa, no momento, instalar o mouse com fio da figura. 
Imagem associada para resolução da questão


Esse dispositivo deve ser conectado em uma interface conhecida pela sigla:
Alternativas
Q2472435 Noções de Informática
No que se relaciona aos conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, os sistemas de arquivo são os elementos responsáveis por gerenciar como os dados são escritos, armazenados e recuperados. No âmbito do S. O. Windows 10 BR (x64), em um microcomputador Intel, o sistema de arquivos padrão é conhecido pela sigla:
Alternativas
Q2472434 Noções de Informática
No que se refere ao hardware e às tecnologias empregadas nos computadores atuais, um dispositivo é tipicamente de entrada e tem por função realizar a digitalização de textos e imagens de documentos em papel. Esse dispositivo de entrada de dados é conhecido como:
Alternativas
Q2472431 Conhecimentos Gerais
A Rússia invadiu o território ucraniano, no fim de fevereiro de 2022. Os ataques russos já duram mais de 2 anos, com fortes consequências ao território e ao povo ucraniano. Acerca dos elementos geopolíticos que envolvem esse conflito, pode-se destacar:
Alternativas
Q2472430 Conhecimentos Gerais
Em 2025, a cidade de Belém do Pará, no Brasil, será a sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Um elemento de destaque para o país anfitrião e um tópico essencial a ser abordado na COP30 são, respectivamente:
Alternativas
Q2472429 Conhecimentos Gerais
A ampliação da fronteira agropecuária no Cerrado e na Amazônia tem suscitado debates. Por um lado, esse fenômeno resultou em um notável crescimento econômico em áreas periféricas do país ao longo das últimas décadas; por outro, despertou preocupações acerca dos impactos socioambientais. No contexto dessas controvérsias, pode-se considerar que:
Alternativas
Q2472428 Conhecimentos Gerais
Décadas de negociações políticas para a concretização de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia evidenciam as contradições e diversas dimensões da globalização neoliberal. Em relação à área de atuação de cada setor econômico dos países pertencentes aos respectivos blocos, existem vozes a favor e contra a ratificação do acordo, uma vez que: 
Alternativas
Q2472426 História
O Estado Novo (1937-1945), implantado e governado por Getúlio Vargas, concluiu o longo período em que Vargas esteve à frente da presidência no Brasil, totalizando 15 anos seguidos, e que ficou conhecido como Era Vargas. Seu início ocorreu ao liderar a “Revolução de 1930” e seu desfecho, em outubro de 1945, quando foi destituído da presidência. A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um dos acontecimentos marcantes à época.
Imagem associada para resolução da questão

Homenagem a Getúlio Vargas na Esplanada do Castelo. Rio de Janeiro (09/11/1940). Arquivo Nacional. (https://jk.cpdoc.fgv.br/imagem-som/fatos-eventos/estado-novo)
Baseando-se nas informações apresentadas, pode-se destacar como características e práticas do Estado Novo:
Alternativas
Q2472425 História

Observe a charge.


Imagem associada para resolução da questão


A charge, datada do início do século XX, que retrata uma das características políticas predominantes da Primeira República no Brasil (1889-1930), também conhecida como República Velha, refere-se: 

Alternativas
Q2472424 História
As origens da cidade de Chapada dos Guimarães, assim como ocorreu com várias das antigas cidades do Centro-Oeste brasileiro, estiveram ligadas às atividades desenvolvidas pelos bandeirantes em busca de alternativas econômicas, como atesta Caio Prado Júnior, em seu clássico Formação do Brasil Contemporâneo: “Descobrira-se o ouro, ali, precisamente em Cuiabá, no ano de 1718. Porém, jazidas e aluviões escassas, comparadas às de Minas Gerais. O afluxo populacional foi muito menor, a decadência mais acentuada e rápida. Daí uma estrutura demográfica muito mais simples”.
(JÚNIOR, Caio Prado. Formação do Brasil Contemporâneo. Ed. Brasiliense. 17ª edição. São Paulo, 1981. p.58.)
A partir das informações apresentadas, um fato característico desse momento das primeiras descobertas auríferas na região é:
Alternativas
Q2472411 Português

Leia o texo a seguir:

Críticas à geração Z são cheias de pontos cegos

Notícia de jovens que vão a entrevistas de emprego com seus pais viralizou recentemente; mas já parou para pensar que os pais acham natural acompanhá-los? 



        Você deve achar que é da geração que nunca teve a melhor parte do frango. Quando era criança te obrigavam a esperar que os pais escolhessem primeiro. Agora que é adulto, sente-se constrangido – senão obrigado – a dar a melhor parte para os filhos.

        Eu acho essa história meio desonesta. Basta perceber que todo adulto se identifica com ela, não importa que idade tenha. O avô que a ouve acha que ela se refere a sua geração, mas seu filho, que hoje é pai, pensa o mesmo. Todos se reconhecem porque é natural que os pais tentem dar o melhor para seus filhos. Ao mesmo tempo, nenhum filho tem aparato cognitivo e emocional suficiente para aquilatar adequadamente esses esforços de seus pais – daí não nos lembrarmos de também termos sido privilegiados por eles.

        É como a tola frase que diz que homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos, que criam tempos difíceis, que fazem homens fortes. Trata-se de uma evidente crítica às novas gerações, considerando-as fracas e atribuindo isso a terem sido criadas nos tempos fáceis que seus pais – homens fortes crescidos em tempos difíceis – proporcionaram.

        Mas, se estendemos o raciocínio um pouquinho, ele desmorona. Ou, então, a geração anterior teria sido formada por homens fracos, já que deram ensejo aos tempos difíceis que fizeram fortes seus descendentes. Quem hoje aponta a fraqueza dos filhos raramente dirá que seus próprios pais tiveram tempos fáceis.

        Esses são só alguns exemplos de como a crítica geracional é cheia de pontos cegos. As explicações que começam com “esses jovens” normalmente são embasadas em ideias preconcebidas que parecem fazer sentido, mas que não resistem a uma análise mais profunda.

        Sim, os mais novos apresentam diferenças. Mas, mais do que uma mudança de geração, essas diferenças apenas antecipam as mudanças dos nossos tempos.

        [...] Candidatos a empregos da geração Z (com seus 20 e poucos anos) vêm comparecendo a entrevistas acompanhados por seus pais. Superficialmente, parece um fenômeno que denuncia a imaturidade e insegurança dos jovens. Mas, preste atenção: os pais aceitam ir junto. E mais: os empregadores embarcam na onda. Um cenário que seria impossível se só uma geração estivesse insegura. 

        É fácil olhar para os filhos e identificar a fragilidade de sua geração. Mais difícil é olhar para o espelho – ou para nossa geração – e entender que fazemos também parte desses novos tempos, gostemos deles ou não.

Fonte: https://www.estadao.com.br/saude/daniel-martins-de-barros/criticas-ageracao-z-sao-cheias-de-pontos-cegos/. Acesso em 23/03/2024. Excerto.
Em “Ou, então, a geração anterior teria sido formada por homens fracos, já que deram ensejo aos tempos difíceis que fizeram fortes seus descendentes” (4º parágrafo), a conjunção destacada indica a noção semântica de:
Alternativas
Q2472406 Português

Leia o texo a seguir:

Críticas à geração Z são cheias de pontos cegos

Notícia de jovens que vão a entrevistas de emprego com seus pais viralizou recentemente; mas já parou para pensar que os pais acham natural acompanhá-los? 



        Você deve achar que é da geração que nunca teve a melhor parte do frango. Quando era criança te obrigavam a esperar que os pais escolhessem primeiro. Agora que é adulto, sente-se constrangido – senão obrigado – a dar a melhor parte para os filhos.

        Eu acho essa história meio desonesta. Basta perceber que todo adulto se identifica com ela, não importa que idade tenha. O avô que a ouve acha que ela se refere a sua geração, mas seu filho, que hoje é pai, pensa o mesmo. Todos se reconhecem porque é natural que os pais tentem dar o melhor para seus filhos. Ao mesmo tempo, nenhum filho tem aparato cognitivo e emocional suficiente para aquilatar adequadamente esses esforços de seus pais – daí não nos lembrarmos de também termos sido privilegiados por eles.

        É como a tola frase que diz que homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos, que criam tempos difíceis, que fazem homens fortes. Trata-se de uma evidente crítica às novas gerações, considerando-as fracas e atribuindo isso a terem sido criadas nos tempos fáceis que seus pais – homens fortes crescidos em tempos difíceis – proporcionaram.

        Mas, se estendemos o raciocínio um pouquinho, ele desmorona. Ou, então, a geração anterior teria sido formada por homens fracos, já que deram ensejo aos tempos difíceis que fizeram fortes seus descendentes. Quem hoje aponta a fraqueza dos filhos raramente dirá que seus próprios pais tiveram tempos fáceis.

        Esses são só alguns exemplos de como a crítica geracional é cheia de pontos cegos. As explicações que começam com “esses jovens” normalmente são embasadas em ideias preconcebidas que parecem fazer sentido, mas que não resistem a uma análise mais profunda.

        Sim, os mais novos apresentam diferenças. Mas, mais do que uma mudança de geração, essas diferenças apenas antecipam as mudanças dos nossos tempos.

        [...] Candidatos a empregos da geração Z (com seus 20 e poucos anos) vêm comparecendo a entrevistas acompanhados por seus pais. Superficialmente, parece um fenômeno que denuncia a imaturidade e insegurança dos jovens. Mas, preste atenção: os pais aceitam ir junto. E mais: os empregadores embarcam na onda. Um cenário que seria impossível se só uma geração estivesse insegura. 

        É fácil olhar para os filhos e identificar a fragilidade de sua geração. Mais difícil é olhar para o espelho – ou para nossa geração – e entender que fazemos também parte desses novos tempos, gostemos deles ou não.

Fonte: https://www.estadao.com.br/saude/daniel-martins-de-barros/criticas-ageracao-z-sao-cheias-de-pontos-cegos/. Acesso em 23/03/2024. Excerto.
Em “Agora que é adulto, sente-se constrangido – senão obrigado – a dar a melhor parte para os filhos” (1º parágrafo), o duplo travessão foi empregado para: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: C
6: E
7: A
8: B
9: C
10: A
11: E
12: A
13: E
14: E
15: B
16: A
17: A
18: C