Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de montes claros - mg
Foram encontradas 425 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A técnica que completa a lacuna é:
Quanto ao exame clínico e ao planejamento integral em Odontologia, marque a alternativa CORRETA.
I. Caracteriza-se como demanda espontânea em saúde bucal a busca do usuário à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Estratégia Saúde da Família, independentemente do motivo ou do tempo de evolução do problema, de forma natural e não esperada pelo serviço. Nesses casos, os usuários sem agendamento devem ter uma escuta qualificada inicial pela equipe de saúde para análise e realização do atendimento.
PORQUE
II. A demanda programada em saúde bucal origina-se do trabalho coletivo da equipe de saúde no território, domicílios, espaços sociais, escolas, creches ou mesmo da própria UBS, após a realização de grupos, informações sociais, epidemiológicas e classificação das diversas necessidades.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
A legislação que completa corretamente a lacuna é:
( ) Os cardápios da alimentação escolar devem conter alimentos fontes de ferro heme numa frequência de 7 dias por semana e, quando tiver fontes de ferro não heme, esses alimentos deverão estar combinados com alimentos fonte de vitamina E, que melhoram a absorção do ferro não heme.
( ) O nutricionista deve realizar o diagnóstico dos alunos usando os parâmetros nutricionais antropométricos, com aferição do peso, da altura, além de outras medidas do corpo humano, ou considerar os dados epidemiológicos e nutricionais atualizados e já existentes.
( ) A avaliação da viabilidade de preparo do cardápio planejado deve ser realizada junto às escolas, no que se refere à quantidade de equipamentos e utensílios, estrutura da cozinha para a manipulação, o armazenamento dos gêneros e o número de manipuladores de alimentos em relação ao número de estudantes e horário das refeições.
( ) Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo RT do PNAE, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados (biscoitos, salsichas, balas, embutidos em geral), de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar da localidade.
( ) O nutricionista do PNAE deverá se pautar na classificação da faixa etária dos escolares para o cálculo das necessidades nutricionais. Esse procedimento irá assegurar o cumprimento de um dos objetivos do programa, que é o atendimento às necessidades nutricionais diárias mínimas dos alunos durante sua permanência em sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a ordem de cima para baixo.
( ) A vitamina E é indispensável para a coagulação sanguínea, participando da síntese de diversos fatores da cascata de coagulação. Também participa da formação dos ossos, sendo indispensável à síntese de osteocalcina que, por sua vez, se mostra necessária para a formação da matriz óssea.
( ) A vitamina C é um antioxidante lipossolúvel que mantém a integridade de membranas celulares, indispensável para a saúde do coração, olhos e prevenção de câncer. Possui ainda funções de sinalizador celular e regulação da expressão gênica.
( ) A vitamina D é um pré-hormônio e seu derivado na forma mais ativa, o 1,25(OH)2D, tem função hormonal importante no metabolismo do cálcio e fósforo. Participa na reabsorção óssea, absorção de cálcio e fósforo no lúmen intestinal e reabsorção do cálcio filtrado nos rins.
( ) O ferro é um componente presente em várias enzimas e proteínas, incluindo a hemoglobina, sendo esta de grande importância para o transporte de oxigênio para os tecidos e o retorno do dióxido de carbono (CO2) para os pulmões.
( ) O iodo (I) é essencial para a formação de tirosina e de triiodotironina, comumente denominados T4 e T3, os dois hormônios tireoidianos são essenciais para a manutenção do metabolismo normal em todas as células. Estes hormônios controlam todos os passos metabólicos da oxidação celular.
( ) A deficiência de cobre pode elevar o risco de neonatos nascerem com baixo peso corporal, de ruptura de placenta, de nascimentos prematuros e de má formação congênita. A carência de cobre está diretamente relacionada à má formação do tubo neural, uma condição que pode ter consequências graves para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a ordem de cima para baixo.
I- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição ligeira do número e do tamanho das lesões focais.
II- Doença recidivada.
III- Aparecimento suspeito e ambíguo de nova lesão.
IV- Achados morfológicos consistentes com doença estável ou responsiva, com diminuição inequívoca do número e do tamanho das lesões focais.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Qual é o diagnóstico mais provável?
I- Ao examinar os rins, irá gerar a possibilidade de detecção de algum tipo de problema em alguma dessas partes desse órgão, tais como: cálculos, dilatações, infecções, tumores (malignos ou benignos).
II- Ao examinar os rins, tem-se a possibilidade de visualização nítida da sua cápsula, sua estrutura funcional chamada de parênquima, assim como sua porção mais central e que, nas imagens ultrassonográficas, aparecem brilhantes, denominada de bacinete.
III- Na bexiga urinária, há a necessidade de uma repleção hídrica adequada, para que ela possa se distender. E, assim, obter imagens de suas paredes, da sua capacidade máxima de enchimento, dos meatos (que são os locais por onde desembocam os "canais" que trazem urina dos rins) e de sua capacidade de esvaziamento.
IV- Atualmente, o exame de ultrassom do trato urinário é uma excelente arma diagnóstica para ser usada em pacientes com queixas urinárias.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)