Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de nova petrópolis - rs

Foram encontradas 47 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1352323 História
Recentemente, o Rio Grande do Sul passou por uma influência brusca da natureza, ocasionando grandes inundações. As consequências obrigaram alguns municípios a determinar situações de emergência. Em determinado período da história, a relação do homem com a natureza era de exploração, em certas regiões, totalmente diferentes da atual, pois as enchentes dos rios possibilitavam certas vantagens, que, por consequência, tinham na economia um resultado positivo. Isso ocorria logo após o período de seca, uma vez que as enchentes proporcionavam, em certa escala, a fertilização do terreno. Nesse contexto, podemos citar:
Alternativas
Q1352322 História
Ao nos referirmos às civilizações antigas, destacando que esse território, em um período recente, passou por uma guerra com os Estados Unidos, e que, no final do século XIX, a região era dominada pelo império Turco Otomano, na ocasião, aliada da Alemanha, estamos tratando de quais territórios?
Alternativas
Q1352321 História
Estamos assistindo a uma discussão sobre o futuro da Grécia, país Europeu para o qual todas as atenções econômicas do mundo estão voltadas no momento. A superação ou não dessa crise vai constituir uma nova configuração histórica. O professor de História deve estar atento a esses notáveis acontecimentos, relacionando-os com determinado período histórico. A partir dessa reflexão, analise, nas assertivas abaixo, as características históricas da Europa antes e depois da Idade Moderna.
I. Antes da Idade Moderna, a Europa era vista como periferia do mundo mulçumano, isso se deu até 1492. II. Na relação comercial, existia uma supremacia do mundo Árabe sobre a Europa, ou seja, o Império Árabe dominava as principais rotas comerciais do chamado velho mundo. III. O mundo Árabe tinha conhecimento do mar mediterrâneo, a cultura e o conhecimento científico eram mais eficientes do que os Europeus. IV. Após 1492, a Europa passou de periferia do mundo muçulmano à “construtora de periferias” da modernidade. V. A Europa, desde cedo, dominou o mundo. No início das relações comercias, era o mundo Árabe que dependia de seus conhecimentos; hoje, todo mundo depende de suas políticas econômicas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352320 História
Recentemente, na greve dos caminhoneiros no Brasil, vimos a presença da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), criada para atuar nos estados em situação de emergência. No Segundo Reinado (1840-1889), tivemos também a criação da Guarda Nacional Brasileira. Analise as assertivas abaixo no que diz respeito ao objetivo da Guarda Nacional:
I. No segundo Reinado, ao ser reformada a Guarda Nacional, reforçou-se o processo de centralização política do Império, pois sua função era manter a ordem, a defesa dos grupos dominantes, enquanto o exército garantia as fronteiras e a estabilidade do país. II. A Guarda Nacional e o exército brasileiro tiveram a mesma função nesse período histórico: manter a ordem do país, defendendo as classes menos privilegiadas. III. Na realidade, nesse período histórico, (Segundo Reinado), em cada capital da província, existia um chefe de polícia, que era nomeado pelo ministério da justiça, portanto, a reformulação da Guarda Nacional objetivou diminuir a concorrência entre o exército. Entretanto, sua função de maior atribuição foi defender a manutenção da ordem e a defesa da elite política dominante do momento.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352317 História
Na atualidade, estamos vivendo no Brasil um período de instabilidade política, recessão de mercado, aumento da inflação, ou seja, um processo de desaquecimento da economia. Essa mesma situação já foi configurada em outros momentos históricos no Brasil, quais sejam:
I. No primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), pois o governo que o antecedeu (PTB) deixou o país em uma situação de crise, com possibilidade incontrolável da inflação. II. No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), que, para sair da crise, implantou uma política econômica agressiva, não atraindo capital internacional, mas apostando na ajuda do FMI. III. No Governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992), em que foi introduzido o Plano Collor II, na tentativa de conter a inflação e congelar os preços. IV. No governo de José Sarnei (1985-1990), em que enfrentou-se uma aguda crise econômica inflacionária, advinda do período da ditadura militar e agravada com a conjuntura política do momento.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352314 História
Na atualidade, com o crescimento da violência, estamos ouvindo e sentindo na pele a necessidade de segurança. Diante dessa realidade, é comum o discurso no cotidiano de um saudosismo ao Regime Militar. Certamente, o professor de História deverá ter uma postura que contempla a superação da história atual com um olhar diferenciado desse período, sem impor uma verdade, mas alavancando a construção de princípios humanísticos. A partir dessa reflexão, analise as assertivas abaixo que de fato representam esses dois momentos da história.
I. O Regime Militar foi um movimento que deu início em 1984, com o objetivo de livrar o País da corrupção e do comunismo. II. O Ato institucional nº 1 pode ser chamado de “repressão”. Ele foi instituído em 9 de abril de 1964 pelo comandante do Exército e da Marinha. Entretanto, esse ato manteve a constituição de 1946. O congresso, por um pequeno período, aumentou o poder do executivo, atingindo também os direitos dos cidadãos. III. Pode-se dizer também que a violência atual é fruto de um processo histórico que atinge a todos: pobre, ricos, negros, brancos, independe de classe; porém, o Regime Militar gerou violência, causando a falta de liberdade para a maioria dos cidadãos, sem direito a se manifestarem socialmente e intelectualmente.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352208 Geografia
Conforme Oliveira, “o século XXI nos trouxe grandes desafios. Primeiramente, tornou-se fundamental entender o que está acontecendo com o clima em escala planetária, provocando mudanças cada vez mais perceptíveis – e preocupantes – nos diversos pontos do planeta. Em segundo lugar, a partir desse entendimento, impõe-se a tarefa de traçar estratégias de ação, em plano tanto global quanto local, com vistas a preservar a vida na Terra como a conhecemos”. A partir do exposto, analise as assertivas abaixo:
I. A atmosfera é fundamental para a vida na Terra. As razões vão muito além do fato de ela conter o ar que respiramos. A atmosfera é um imenso fluido com partículas que envolvem e protegem o planeta, assegurando que seus elementos sejam preservados nas condições naturais. Para que a água seja mantida em estado líquido, por exemplo, é preciso que a atmosfera assegure temperatura e pressão ideais. II. Se o eixo de rotação fosse perpendicular ao plano da órbita, não existiriam as diferentes estações do ano como as conhecemos, pois ambos os hemisférios receberiam a mesma quantidade de radiação solar durante todo o ano. A atual inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à perpendicular ao plano da órbita em torno do Sol é de 23,5 graus (23°27’). III. A Terra é a fonte de energia que controla a circulação da atmosfera. Ela emite energia em forma de radiação eletromagnética. Uma parte dessa radiação é interceptada pelo Sistema Terra-Atmosfera e convertida em outras formas de energia, como, por exemplo, calor e energia para a circulação atmosférica.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352207 Geografia

Considerando Teixeira, em relação às Placas Tectônicas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Limites Divergentes.

2. Limites Convergentes.

3. Limites Conservativos.


Coluna 2

( ) Onde as placas tectônicas colidem, com a mais densa mergulhando sobre a outra, gerando uma onda de intenso magnetismo a partir de processos de fusão parcial da crosta que mergulhou. Nesses limites, ocorrem fossas e províncias vulcânicas.

( ) Onde as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relação à outra, sem destruição ou geração de crostas ao longo de fraturas denominadas Falhas Transformantes.

( ) Marcados por dorsais meso-oceânicos, onde as placas tectônicas afastam-se uma da outra, com a formação de nova crosta oceânica.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1352206 Geografia
Conforme Magnoli e Araújo, “durante séculos, a natureza selvagem foi desprezada pela civilização ocidental. Progredir significava dominar a natureza, transformá-la em campos de cultivo, cidades e estradas. Conquistar a natureza era produzir civilização”. O Programa de Reservas de Biosfera nasceu em 1968 com o objetivo de implantar sistemas de gestão que conciliem conservação ambiental e desenvolvimento econômico em ambientes naturais selecionados. O Brasil possui a segunda e a terceira maiores reservas de biosfera do mundo, que são, respectivamente:
Alternativas
Q1352205 Geografia
Conforme Lambert, “a poluição é hoje um problema sério em muitas partes do mundo. (...) Técnicas agrícolas modernas também poluem o meio ambiente. (...) Muitos dos materiais que chamamos de poluentes existem na natureza. Entretanto, tais substâncias podem facilmente se tornar nocivas quando artificialmente introduzidas em grandes quantidades”. Nitrogênio e fósforos, na forma química conhecida por nitratos e fosfatos, contribuem para o crescimento das plantas. Entretanto se esses nutrientes químicos se acumulam em águas paradas, as algas utilizam- nos como fonte de alimento e se multiplicam rapidamente. Em pouco tempo, o lago é asfixiado por uma massa lodosa, verde, formada por essas algas. Esse processo é chamado de:
Alternativas
Q1352204 História
De acordo com Médici e Almeida, “na Rússia, o capitalismo trouxe, além de extensa variedade de pratos da culinária mundial, uma real perspectiva de lucros para os mais empreendedores, criando assim uma safra de novos ricos, mas trouxe também a extrema pobreza e o desemprego, para um povo que, há mais de 40 anos, viveu sob a tutela do governo socialista”. As medidas políticas que implantaram mudanças econômicas, políticas e sociais, dando origem à queda do regime socialista e à implantação gradual do capitalismo na Rússia foram chamadas de:
Alternativas
Q1352203 Geografia
Segundo Nogueira, “nos primórdios da civilização o ser humano se encantava com a beleza do céu estrelado, a passagem dos cometas ou com as constantes ‘estrelas cadentes’. Mais recentemente, já sabemos que admiravam a Lua e o Sol, os quais consideravam ‘deuses’ e que suas vidas dependiam deles. Assombravam-se com os eventos extraordinários, tais como eclipses, auroras, e com os fenômenos atmosféricos, os quais estão na origem de inúmeros mitos, religiões e filosofias antigas”. Em relação ao Estudo da Astronomia na Educação, analise as assertivas abaixo e assinale C, para as corretas, ou I, para as incorretas.
( ) O estudo da astronomia é sempre um começo para retornarmos ao caminho da exploração. E é por meio da educação, do contínuo exercício da reflexão e da curiosidade, natural nos jovens e crianças, que podemos compreender e interagir com essa realidade que nos cerca e adquirir os instrumentos para transformá-la para melhor. ( ) O estudo dos astros, ou seja, a astronomia foi a atividade que abriu as portas do mundo da ciência para os seres humanos. No firmamento, os primeiros homens e mulheres, ainda na pré-história, perceberam a existência de mecanismos e ciclos específicos que se refletiam em suas atividades terrenas e eram marcados pela posição das estrelas. ( ) O Sol, a cada dia, criava a divisão entre o dia e a noite. A Lua, a cada volta dada ao redor da Terra, marcava o período conhecido como mês. A posição de determinados agrupamentos de estrelas ao longo do tempo parecia indicar os melhores períodos para plantio e colheita – informações que eram consideradas desnecessárias para a sobrevivência dos primeiros agricultores, dezenas de milhares de anos atrás, mas que, mesmo assim, despertavam sua curiosidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1352202 História
Conforme Médici e Almeida, “os conflitos da antiga Iugoslávia foram resultado, entre outros fatores, da diversidade étnica e religiosa presente em seu território. Com o desmembramento da Iugoslávia, eclodiram com violência as tensões e os confrontos que tinham sido controlados durante o período em que o país viveu sob o regime socialista”. O conflito ocorrido no final da década de 1990, no sul da Sérvia, onde a maioria da população era de origem étnica albanesa e religiosa muçulmana, ficou conhecido como:
Alternativas
Q1352201 Geografia
De acordo com Moreira, sobre o Neoliberalismo no mundo contemporâneo, analise as assertivas abaixo:
I. O continente americano foi testemunha da primeira experiência neoliberal sistemática do mundo. Isso aconteceu no Chile nos anos 1970, sob a ditadura de Pinochet, regime que pode ser considerado o verdadeiro pioneiro do ciclo neoliberal da história contemporânea. II. O primeiro país de regime capitalista avançado, publicamente empenhado em pôr em prática o programa neoliberal, foi a Inglaterra, com o governo Thatcher, no final da década de 1970. III. Nos Estados Unidos, onde quase não existia um Estado de Bem-Estar do tipo europeu, a prioridade neoliberal era mais a competição militar com a União Soviética, concebida como uma estratégia para quebrar a economia soviética e, por essa via, derrubar o regime comunista na Rússia.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1352200 Geografia
Conforme Moreira, “a centração da geografia na virada do século XIX para o século XX nessa consorciação da ideologia das Sociedades de Geografia e da geografia colonial, que então viceja também na área acadêmica, cunhará, todavia, o modo de entendimento com que a ciência geográfica ficará popularizada”. A geografia acadêmica e o ensino escolar que sobrevêm herdam esse cunho pragmático da geografia comercial, empurrando o discurso geográfico e sua tradução escolar para um viés:
Alternativas
Q1352199 Geografia
Considerando Magnoli e Araújo, em relação à história da cartografia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Cartas temáticas. 2. Sensoriamento remoto. 3. Portulanos.
Coluna 2 ( ) Cartas náuticas contendo a descrição minuciosa das costas. ( ) Conjunto de informações acerca de aspectos particulares da superfície cartografada. ( ) Cartas digitais multitemáticas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1352133 Serviço Social
Boschetti problematiza as teorias do planejamento e gestão no que tange à avaliação de políticas, programas e projetos. Considerando o propósito da autora, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação de políticas sociais deve se situar na compreensão do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia. ( ) As políticas sociais são espaços de confrontação de tomadas de decisão, constituindo elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais. ( ) A análise e avaliação de políticas sociais restringem-se à utilização primorosa de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício e a eficácia das políticas expressas nos indicadores de efetividade. ( ) A gestão qualificada das políticas sociais deve privilegiar os indicadores de impactos, uma vez que o trabalho técnico qualificado deve ater-se ao racionalismo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1352131 Serviço Social
A pesquisa em Serviço Social é uma dimensão da prática dos Assistentes Sociais e uma das atribuições específicas da profissão. No estudo “As recentes tendências da pesquisa em Serviço Social”, de Mendes e Almeida, são analisadas as propostas investigativas submetidas pelos pesquisadores dessa área do conhecimento ao CNPq. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O desenvolvimento de pesquisas no Serviço Social não difere das demais áreas do saber, deriva da atuação predominantemente acadêmica de docentes e alunos da pós-graduação stricto sensu, embora se reconheça a relevância das produções dos trabalhos de conclusão do curso de graduação. ( ) A principal fragilidade da pesquisa na área do Serviço Social se dá pela inexistência de análises investigativas em torno das políticas sociais. ( ) Identifica-se ainda, na pesquisa e na produção do conhecimento em Serviço Social, a adoção de aportes teóricos e metodológicos alinhados com o conservadorismo profissional, revelados pelos temas voltados aos espaços sócio- ocupacionais do Assistente Social. ( ) É impensável a pesquisa científica fora dos espaços da pós-graduação, geradora da produção do conhecimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1352127 Serviço Social
Lacerda, ao problematizar o exercício profissional do Serviço Social, faz afirmações importantes para a reflexão sobre a prática na atualidade. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às afirmações dessa autora sobre esse tema.
Alternativas
Q1352125 Serviço Social
Faleiros (2014), ao problematizar o cotidiano profissional do Assistente Social, destaca os desafios que se apresentam na atualidade. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com o autor.

( ) Na atualidade, a responsabilização do indivíduo pelo seu bem-estar apresenta conflito com a atuação profissional e as limitações burocráticas, de poder e de recursos. ( ) O trabalho dos assistentes sociais, na atualidade, não está mais dependente de uma subordinação gerencial; a garantia da assistência social como um direito confere uma gestão dos serviços em um processo de trabalho autônomo. ( ) Salientamos que há uma lei geral dos benefícios assistenciais, a de que são sempre inferiores ao salário mínimo, para estimular e forçar ao trabalho, o que se manifesta tanto na Lei dos Pobres como nas modernas legislações de assistência social, como, por exemplo, o bolsa família.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: D
5: A
6: E
7: C
8: E
9: D
10: B
11: C
12: A
13: A
14: E
15: D
16: B
17: C
18: B
19: B
20: D