Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de taquari - rs

Foram encontradas 79 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2063087 Veterinária

A ingestão de alimentos que contenham micotoxinas pode causar graves efeitos sobre a saúde animal, especialmente entre os não ruminantes. Aflatoxinas, zearalenona e fumonisinas são as mais prevalentes nos grãos que compõem as rações destinadas aos suínos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:


I. Aflatoxinas possuem propriedades hepatotóxicas e carcinogênicas. 


II. A sensibilidade dos suínos aos efeitos tóxicos das aflatoxinas é uma das maiores dentre as espécies animais.


III. Zearalenona é uma micotoxina com características estrogênicas produzida por fungos do gênero Fusarium, principalmente F. graminearum.


IV. As fumonisinas, produzidas pelo fungo Fusarium verticillioides (moniliforme) são a causadora da síndrome do edema pulmonar em suínos.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q2063086 Veterinária
Desde o dia 1º de setembro deste ano voltou a vigorar a nova legislação que discorre sobre a destinação das carcaças com achados de cisticercose bovina. Pelas regras que passam a vigorar, mesmo as carcaças que contenham apenas um cisticerco calcificado devem ser separadas para tratamento térmico. A medida traz implicações para a indústria frigorífica, que terá que reservar espaço em suas câmaras frias para receber essas carcaças e armazená-las por um período mínimo de 10 dias a uma temperatura de -10°C. Também pode optar pelo tratamento pelo calor. A regra não é nova, apenas sua implementação foi adiada de 18/08/2020 para 01/09/2022. A cisticercose bovina é um achado que evidencia, no bovino abatido, a presença da:
Alternativas
Q2063085 Veterinária
O microrganismo reconhecido como um patógeno de importância veterinária, por causar pneumonia grave, muitas vezes fatal, em potros de um a seis meses de idade, hoje, ele é também reconhecido como um patógeno oportunista em humanos, causando pneumonia, muito semelhante à de equinos. Dentre as características da bactéria, destacam-se a versatilidade e a ampla capacidade de adaptação a ambientes tão diversos como o solo e o organismo de mamíferos. É um problema mundial e, no Brasil, é assinalada como uma das doenças mais severas na criação de potros. Potros infectados são a principal fonte de infecção em fazendas com histórico da doença, pois disseminam grandes quantidades do agente infeccioso virulento em suas fezes até a sétima semana de vida. A infecção ocorre principalmente pela inalação de partículas de poeira contaminadas com o agente, apesar de o trato alimentar ou a pele lesada servirem de porta de entrada. A alta concentração de cepas virulentas dessa bactéria encontrada no ar exalado por potros doentes sugere que a transmissão direta entre potros é possível, podendo levar a um impacto significante na prevalência da doença em haras de criação. Esse trecho é compatível com a doença causada pela bactéria classificada como:
Alternativas
Q2063084 Veterinária

As bactérias causadoras da tuberculose pertencem à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium. São bastonetes curtos, aeróbicos, imóveis, não esporulados, apresentando aspecto granular quando corados, medindo de 0,5 a 7,0 μm de comprimento, por 0,3 μm de largura, sendo a álcool-ácido resistência sua principal característica. Em relação à tuberculose bovina, analise as assertivas abaixo:


I. O Mycobacterium bovis tem um amplo espectro de patogenicidade para as espécies domésticas e silvestres, principalmente bovinos e bubalinos.

II. O M. tuberculosis é a principal causa de tuberculose no ser humano. Pode infectar bovinos, porém não causa doença progressiva nessa espécie.

III. A principal forma de introdução da tuberculose em um rebanho é a aquisição de animais infectados.

IV. A vacinação das fêmeas 30 dias antes do parto e a vacinação dos bezerros aos 3 meses de idade é a forma mais eficaz para realizar o controle da doença nos rebanhos bovinos e bubalinos.


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q2063083 Veterinária
Ao realizar o teste do anel no leite de mistura de uma propriedade leiteira, foi identificada a coloração azul da camada de creme de leite na parte superior do tubo. A interpretação positiva da reação indica que nessa amostra do leite foi detectada a presença de: 
Alternativas
Q2063082 Veterinária

Algumas doenças infecciosas que acometem o homem e/ou animais são causadas por microrganismos bacterianos. Esses agentes são classificados sob diversos parâmetros como forma (cocos, bacilos, etc.), coloração (Gram-positivos, Gram-negativos, Álcool-Ácido Resistentes), motilidade, assim como a capacidade de formar endósporos como ocorre com as bactérias dos gêneros Bacillus e Clostridium. Em relação à esporulação e aos endósporos, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O endósporo é uma forma de resistência e não tem capacidade de se multiplicar.

( ) O fenômeno de esporulação ocorre quando a bactéria se encontra em ambiente desfavorável como, por exemplo, alteração de pH, tensão de oxigênio, depleção de nutrientes.

( ) As bactérias que esporulam são desprovidas de parede celular.

( ) Quando a bactéria inicia o processo de esporulação, podem ser formados diversos endósporos, dependendo do tempo que ela ficará em estado de dormência no ambiente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q2063081 Veterinária
Doença de Lyme e febre maculosa são zoonoses classificadas como metazoonoses, pois o agente necessita passar parte do seu ciclo em um animal invertebrado. O invertebrado envolvido na transmissão dessas doenças é denominado popularmente como: 
Alternativas
Q2063080 Veterinária
Em relação à raiva, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2063079 Veterinária
A clostridiose, popularmente conhecida como “doença da superalimentação”, por ser mais frequentemente observada em ovinos que recebem na dieta grande quantidade de alimentos concentrados ricos em amido, também na súbita mudança na dieta para uma ração melhor, assim também quando faltam alimentos ricos em celulose, é causada por uma bactéria anaeróbica, com a forma bacilar, esporulada e Gram-positiva. A enterotoxemia, provocada pela ação dessa bactéria, também ocorre em outras espécies animais, preferentemente herbívoros. Essa doença é derivada da toxina épsilon, produzida por: 
Alternativas
Q2063078 Veterinária
De acordo com o IBGE (2021), no município de Taquari, foram produzidos mais de 1.500.000 litros de leite derivados da ordenha de 1.153 vacas, que representou um valor de mais de dados, relacionando tanto a produção de leite como a de laranja, mostram a importância dessas duas atividades, mas também permitem prever que, eventualmente, ocorra a ingestão de uma laranja por um bovino, o que pode obstruir o esôfago do animal. Na ocorrência desse tipo de obstrução, o bovino apresentará um quadro típico de:
Alternativas
Q2063077 História
Quando o historiador Leandro Karnal afirma que devemos entender “o exercício do profissional da História de muitas formas”, significa que:
I. É preciso estabelecer um diálogo entre o passado e o presente.
II. Não existe passado “puro” e “total”.
III. O professor de história deve dar aulas com base apenas na concepção atual e no cotidiano, pois a realidade possui, na sua essência, uma verdade objetiva e subjetiva do conteúdo palpável.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2063076 História
Analise as assertivas, considerando o contexto histórico da Era Vargas, de 1930 a 1945:
I. Adotou uma política de defesa do setor cafeeiro para tentar salvar os agricultores da crise econômica, causada pela chamada Crise de 1929.
II. Objetivando estabilizar os preços em um cenário internacional, queimou o excedente de café, assim como também proibiu novas plantações de café.
III. O Estado varguista criou vários órgãos de planejamentos e desenvolvimento da economia, tornando-se o principal investidor no setor industrial, com o desenvolvimento das indústrias estatais de base.
IV. Para fortalecer o Estado Novo, ou Estado varguista, o Brasil não quis se envolver na Segunda Guerra Mundial, pois o envolvimento poderia colocar o Brasil em modelo de governo ditatorial fascista, e isso não era o objetivo de Getúlio Vargas, pois segundo a historiografia, sempre governou de forma democrática e populista, pensado exclusivamente nos mais pobres.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2063075 História
Analise as assertivas abaixo a respeito do contexto da Regência Trina Permanente no Brasil, considerando a participação e os objetivos de diferentes partidos:
I. Durante o período da Regência Trina Permanente, os três partidos que se enfrentavam eram: Partido Liberal Exaltado, Partido Liberal Moderado e o Partido Restaurador.
II. O Partido Liberal Moderado, ou conhecido também historicamente como Chimango, defendia a efetiva independência do Brasil com o mínimo de alterações no processo político nacional.
III. Representando a tendência conservadora, o Partido Restaurador defendia a volta de D. Pedro I ao Brasil.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2063074 História
A reforma político-social, realizada por Sólon na Grécia, dividiu a sociedade não mais segundo a origem dos indivíduos, mas, sim, baseada na riqueza que cada um possuía. Considerando as realizações político-sociais do seu governo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2063073 História
Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, referenciando-se ao contexto da Grécia antiga.
( ) Embora existisse língua, religião, costumes diferentes que unissem os gregos às cidades-estados, essas eram politicamente independentes. Essa pluralidade e diferença política nos possibilita afirmar que a Grécia antiga não chegou a formar um Estado centralizado no conhecido Período Arcaico.
( ) No Período Clássico, os dórios conquistaram a região do Peloponeso, dominando os aqueus que ali habitavam. Sendo assim, nessa região fundaram a cidade de Esparta, que foi uma grande rival de Atenas.
( ) O Período Arcaico é o intervalo entre os séculos V e IV a.C., que, tradicionalmente, é conhecido por meio das obras de Homero. É nesse período que a Grécia viveu o seu apogeu cultural com a fundação do Parthenon pelo governo de Péricles.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2063072 Educação Física
Dentro das habilidades motoras fundamentais de manipulação, existem as de propulsão e de absorção. Assim, enumere 1, para propulsão, ou 2, para absorção.
( ) Arremessar. ( ) Quicar. ( ) Dominar a bola. ( ) Pegar. ( ) Volear.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2063071 Educação Física
Em relação aos tipos de fibras musculares, analise as assertivas abaixo e assinale V, I, e conseguem gerar ações musculares mais rápidas. virtude de uma maior quantidade de mitocôndrias e dos citocromos que contêm ferro.
( ) As fibras de contração rápida (tipo II) têm maior capacidade de hipertrofia em relação às do tipo I, e conseguem gerar ações musculares mais rápidas.  
( ) As fibras de contração lenta (tipo I) têm uma cor mais avermelhada em relação às do tipo II, em virtude de uma maior quantidade de mitocôndrias e dos citocromos que contêm ferro.
( ) As fibras do tipo II têm uma capacidade glicolítica menos desenvolvida que as do tipo I.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2063069 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular descreve 8 dimensões do conhecimento. Assinale a alternativa que representa a descrição abaixo: “Refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal. Trata-se do mesmo tipo de conhecimento gerado pela experimentação (saber fazer), mas dele se diferencia por possibilitar ao estudante a competência necessária para potencializar o seu envolvimento com práticas corporais no lazer ou para a saúde. Diz respeito àquele rol de conhecimentos que viabilizam a prática efetiva das manifestações da cultura corporal de movimento, não só durante as aulas, como também para além delas”.
Alternativas
Q2063068 Pedagogia
“Na BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental. Cabe destacar que a categorização apresentada não tem pretensões de universalidade, pois se trata de um entendimento possível, entre outros, sobre as denominações das (e as fronteiras entre as) manifestações culturais tematizadas na Educação Física escolar”. Das alternativas abaixo, qual NÃO representa uma unidade temática listada na Base Nacional Comum Curricular? 
Alternativas
Q2063066 Biologia
“Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada pelo Poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. [...] A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos”. Por Maria Helena Varella Bruna. Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/poliomielite-paralisia-infantil/. Apesar de ser considerada erradicada no Brasil desde 1990, a atual baixa na cobertura vacinal tem acendido o alerta para o risco de volta da doença. A vacinação contra essa e outras doenças é importante, porque a vacina é capaz de induzir, no indivíduo, a imunidade:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: B
5: E
6: C
7: D
8: A
9: D
10: C
11: C
12: C
13: E
14: E
15: B
16: E
17: B
18: A
19: C
20: A