Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de camboriú - sc

Foram encontradas 350 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2683133 Administração Geral

"As habilidades interpessoais estão relacionadas à sua capacidade de comunicar-se e relacionar-se com os outros. Um candidato com boas habilidades interpessoais tende a ir bem em entrevistas de emprego e a se destacar em processos seletivos. Os benefícios podem ser ainda maiores: melhor desempenho profissional, progressão mais rápida na carreira e uma vida social mais satisfatória".


Disponível em: https://br.indeed.com/conselho-de-carreira/desenvolvimento-de -carreira/relacionamento-interpessoal


O trecho citado fala dos benefícios que a capacidade de estabelecer um bom relacionamento com as pessoas no ambiente de trabalho podem trazer para o indivíduo. Nesse sentido, qual das alternativas a seguir apresenta uma ação que impulsiona relações amistosas no ambiente de trabalho?

Alternativas
Q2683131 Geografia

O extenso território brasileiro possui uma considerável variedade de espécies da fauna e da flora, abrigadas em seis grandes biomas. Recentemente, uma emissora de TV trouxe à tona a temática da preservação de um deles, por meio da exibição de uma novela que leva seu nome. Esse bioma é:

Alternativas
Q2683114 Português

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 10.


Por que você deve voltar a usar o despertador clássico em vez do celular?


Troquei o despertador pelo telefone cerca de 10 anos atrás, depois de contar a alguém o que eu achava ser uma história engraçada sobre como meu despertador tinha tocado uma vez na minha mala enquanto estava no porta-malas de um táxi, nos obrigando a parar para que pudéssemos silenciá-lo. A piada causou perplexidade. "Você realmente usa despertador?", perguntaram-me, como se fosse um fax.


Sucumbi à pressão dos colegas e me livrei do meu relógio antigo. E aí acabou o luxo de acordar sem notificações e começou a miséria de olhar para elas no meio da noite ao verificar a hora no meu telefone.


À medida que nosso uso de telefones celulares continua a crescer (um relatório da Deloitte de 2018 descobriu que os usuários de smartphones dos EUA verificam seus celulares 14 bilhões de vezes por dia, acima dos 9 bilhões no mesmo relatório de 2016), especialistas em bem-estar dizem que está tendo um impacto negativo em nossas rotinas matinais.


"Quando você acorda pela manhã, idealmente você quer acordar e passar um pouco de tempo dentro de sua própria mente antes de ser bombardeado com tudo o que está acontecendo no mundo. Dê a si mesmo a chance de se ajustar ao mundo desperto", diz a especialista de saúde mental e bem-estar Lily Silverton. "Historicamente, não estamos acostumados a ser tirados de nós tanto quanto somos hoje."


Antes dos alarmes, eram galos, sinos de igreja, aldravas (pessoas eram pagas para acordá-lo batendo na porta ou janela com uma vara longa, algo que acontecia até a década de 1970 no Reino Unido industrial) e até nossas próprias bexigas que nos colocavam para fora da cama.


Acredita-se que o relojoeiro Levi Hutchins, de Concord, New Hampshire, tenha inventado um dos primeiros despertadores, em 1787. Seu design só disparava uma vez às 4 da manhã, seu horário preferido para acordar. Pouco parece ser conhecido sobre os detalhes do projeto real, mas ele escreveu: "O que foi difícil foi a ideia de um relógio que pudesse soar um alarme, não a execução da ideia. Foi a própria simplicidade de fazer o toque da campainha."


Foi anos depois, em 1874, que o inventor francês Antoine Redier se tornou a primeira pessoa a patentear um despertador mecânico ajustável. E, em 1876, Seth E. Thomas patenteou um pequeno relógio mecânico de corda nos Estados Unidos, levando grandes relojoeiros americanos a começarem a fabricar pequenos despertadores. Aparentemente, os relojoeiros alemães logo seguiram o exemplo e, no final do século 19, o despertador elétrico foi inventado.


Hoje, os despertadores têm muitos designs. No entanto, tudo o que eu procurava era um despertador simples, muito parecido com o meu original. E eu comprei um na loja de materiais de construção mais próxima por £ 8,50 (pouco mais de R$ 47,00). Na primeira noite em que o usei, me senti estranhamente empolgado em realizar fisicamente as configurações em vez de deslizar pela tela. Na manhã seguinte, numa espécie de anticlímax, acordei antes do despertador. Mas já sentia que havia conquistado o dia, em vez de correr atrás dele.


De acordo com Silverton, "a tecnologia explora nossas fraquezas psicológicas". E estar conectado, ela observou, é incrível, mas terrível ao mesmo tempo. "Trata-se de gerenciar isso e criar uma rotina que funcione para você." Rotina que agora acho que tenho. A reintrodução de um despertador me dá o tempo, o espaço e a separação que meu telefone não deu. Embora meu telefone ainda esteja ao lado da cama, a diferença é que não é mais a primeira coisa que procuro.


Minha primeira expressão do dia não é mais xingar por causa de um e-mail e sentir meu sangue ferver, me pego pensando gentilmente no que eu poderia comer no café da manhã. Isso me deu uma sensação de controle e calma. Estranhamente, me fez sentir mais jovem, acho que porque a experiência parece nostálgica ou talvez porque estou dormindo melhor. E o que pode ser mais luxuoso do que isso?


CNN Brasil. Por que você deve voltar a usar o despertador clássico em vez do celular?Disponível em: emmm-veezdocceular sil.com.br/tecnologia/por-que-voce-deve-voltar-a-usar-o-despertador-clasico-em-vez-do-celular/ Acesso em: 01 ago., 2022.

Sobre as conjunções e os efeitos de sentido por elas produzido no texto "Por que você deve voltar a usar o despertador clássico em vez do celular?", analise as afirmações a seguir:


I - No trecho " À medida que nosso uso de telefones celulares continua a crescer (um relatório da Deloitte de 2018 descobriu que os usuários de smartphones dos EUA verificam seus celulares 14 bilhões de vezes por dia, acima dos 9 bilhões no mesmo relatório de 2016), especialistas em bem-estar dizem que está tendo um impacto negativo em nossas rotinas matinais", a expressão "à medida que" passa a ideia de proporcionalidade.

II - Na sentença "Estranhamente, me fez sentir mais jovem, acho que porque a experiência parece nostálgica ou talvez porque estou dormindo melhor", a conjunção "ou" dá a ideia de adição.

III - No trecho "Na manhã seguinte, numa espécie de anticlímax, acordei antes do despertador. Mas já sentia que havia conquistado o dia, em vez de correr atrás dele", a conjunção "mas" dá a ideia de alternância.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2683109 Medicina

Qual dos transtornos a seguir corresponde a um transtorno parafílico?

Alternativas
Q2683107 Medicina

Sobre o transtorno bipolar do tipo I, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2683103 Medicina

Diversos pacientes com esquizofrenia têm comportamentos motores desorganizados. Indique o item que define, corretamente, um tipo de comportamento motor anormal:

Alternativas
Q2683100 Medicina

Em relação à intoxicação aguda por cocaína ou outros estimulantes, indique o item CORRETO:

Alternativas
Q2683086 Noções de Informática

A quinta geração de rede de internet móvel, chamada de 5G, chega ao Brasil para dar maior alcance e velocidade ao serviço oferecido e traz consigo a promessa de uma grande revolução na vida pessoal, social e profissional de todos. Um dos pontos de maior destaque é a ampliação do acesso a ferramentas que possibilitam a integração de um maior número de equipamentos domésticos através de sensores e comando de voz. O conceito que abrange esse recurso está sendo chamado de:

Alternativas
Q2683082 Português

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 10.


Recursos marinhos não renováveis: vão durar?


Estanho, titânio, cascalho, calcário, enxofre, carvão e petróleo são exemplos de minerais utilizados amplamente pela sociedade atual. Estão na base das mais avançadas tecnologias que facilitam nossas vidas, mas, cabe lembrar, são recursos não renováveis. Sua exploração segue desenfreada, inclusive no ambiente marinho.


O oceano tem diferentes ecossistemas, cada um deles com variados e abundantes recursos, e os minerais marcam forte presença. Nas águas mais rasas da zona costeira e da plataforma continental, os principais são o cascalho e a areia - esta é muito utilizada para produção de cimento ou vidro e aquele, útil na produção de cosméticos, fertilizantes e cimentos. Em regiões costeiras também há os ditos minerais pesados, como ilmenita, rutilo, zircão, monazita e magnetita, todos importantes para a produção de pigmentos e de ligas metálicas.


Há também os evaporitos, um tipo de rocha sedimentar formada em ambientes marinhos com pouca influência de sedimentos de origem continental. Entre os evaporitos, estão a halita, utilizada como sal de cozinha e fonte de cloro e derivados; a silvita, principal fonte de potássio para a produção de fertilizantes e fogos de artifício; a gipsita, matéria-prima para a fabricação de gesso; além da calcita, da anidrita e da dolomita, presentes na fabricação de cal para argamassa. Outro tipo de rocha sedimentar formada no ambiente marinho em grandes profundidades (maiores que mil metros) é a fosforita, bastante usada na produção de fertilizantes.


Formados ao longo de milhões de anos a partir da matéria orgânica de seres vivos, os depósitos de carvão mineral, gás natural e petróleo são importantes fontes de energia para a sociedade. O petróleo, além de ser a principal matriz energética na atualidade, também é usado na fabricação de tecidos, plásticos, detergentes, entre outros produtos.


Há, ainda, um composto energético marinho, talvez mais abundante do que todo o petróleo e o carvão: os hidratos de gás. São sólidos cristalinos semelhantes ao gelo, presentes em todas as margens oceânicas abaixo dos 500 metros de profundidade. Com uma estrutura que aprisiona gases, principalmente o metano, eles têm alto potencial energético a ser explorado.


Em diferentes profundidades do oceano, encontram-se também outros minerais: os nódulos polimetálicos, as crostas cobaltíferas e os sulfetos metálicos. Os nódulos, que contêm ferro e manganês, estão localizados sobre o sedimento marinho entre 4 mil e 5 mil metros de profundidade. Os sulfetos metálicos, ricos em ferro e cobre, são encontrados em zonas relacionadas ao vulcanismo e à expansão das placas tectônicas, a aproximadamente 3 mil metros de profundidade. As crostas cobaltíferas, ricas em cobalto, são formadas sobre estruturas rochosas em regiões entre 400 metros e 4 mil metros de profundidade.


O olhar sobre esses minerais é estratégico, uma vez que são ricos em elementos usados na construção de painéis solares, celulares, lâmpadas, ligas metálicas, vidro, lentes dos óculos, cabos de transmissão de dados, entre outros.


A obtenção desses e de outros recursos minerais do oceano apresenta desafios ambientais e tecnológicos complexos, mas que certamente não são insuperáveis. Acontece que, se nesse movimento pela exploração, a ganância pelo lucro prescindir do bem maior que é o meio ambiente, pode-se considerar o comprometimento das gerações atuais e futuras.


A diversidade biológica também é enorme nos fundos marinhos - grande parte ainda desconhecida -, e pode ser afetada de forma irreversível se os cuidados necessários não forem tomados. A obtenção desses recursos deve considerar os grandes custos envolvidos e ser feita para gerar e compartilhar prosperidade, sem inviabilizar a natureza.


Há quem se pergunte como contribuir para que a exploração não ocorra desnecessariamente e de modo predatório. Já é de grande valia uma atitude individual que considere o consumo de forma consciente e, melhor ainda, seria se, coletivamente, houvesse mais pressão para que as empresas desenvolvam produtos com maior eficiência e durabilidade, demandando menos recursos e reciclando materiais.


Retirado e adaptado de: TOLEDO, Felipe.; BIAZON, Tássia. Recursos marinhos não renováveis: vão durar? Ciência Hoje. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/recursos-marinhos-nao-renovaveis-vao-durar/ Acesso em 2 ago., 2022.

Sobre as relações de sentido construídas no texto Recursos marinhos não renováveis: vão durar?, analise as afirmações a seguir:


I-No trecho "O olhar sobre esses minerais é estratégico, uma vez que são ricos em elementos usados na construção de painéis solares, celulares, lâmpadas, ligas metálicas, vidro, lentes dos óculos, cabos de transmissão de dados, entre outros", a expressão "uma vez que" dá a ideia de explicação.

II-Na sentença "A obtenção desses e de outros recursos minerais do oceano apresenta desafios ambientais e tecnológicos complexos, mas que certamente não são insuperáveis", a conjunção "mas" apresenta a ideia de adição.

III-No excerto "Já é de grande valia uma atitude individual que considere o consumo de forma consciente e, melhor ainda, seria se, coletivamente, houvesse mais pressão para que as empresas desenvolvam produtos com maior eficiência e durabilidade, demandando menos recursos e reciclando materiais", o "se" dá a ideia de concessão.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2683073 Geologia

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2683072 Geologia

Analise as afirmações a seguir:


I- Caminhamentos elétricos objetivam o estudo da distribuição vertical dos parâmetros de isovalores de resistividade elétrica aparente.

II- Sondagem Elétrica Vertical (SEV) consiste em medir, na superfície, o parâmetro resistividade elétrica com o emprego de um arranjo de eletrodos de emissão e de recepção.

III- Os resultados do método da Eletroresistividade podem ser apresentados em forma de perfis, seções ou como plantas de isovalores de resistividades aparentes.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2683071 Geologia

Considere as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(_) Evento é o fenômeno com características e dimensões que causam pequenos danos econômicos e/ou sociais.

(_) Suscetibilidade indica a potencialidade de ocorrência de processos naturais e induzidos em uma dada área, expressando-se segundo classes de probabilidade de ocorrência.

(_) Área de risco é a área passível de ser atingida por fenômenos ou processos naturais e/ou induzidos que causam efeito adversos.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Q2683070 Geologia

Os fatores indutores/deflagradores de movimentos de gravitacionais são:

Alternativas
Q2683069 Geologia

Considere as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(_) As dunas são formações arenosas formadas pelos ventos.

(_) As restingas apenas ocorrem em dunas.

(_) Os mangues ocorrem em regiões baixas com declividade suave, constituindo verdadeiros berçários da vida marinha.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Q2683068 Geologia

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona o mineral e sua composição química:


Primeira coluna: mineral


1-cassiterita

2-rutilo

3-calcosita


Segunda coluna: composição química


(_)TiO2

(_)Cu2S

(_)SnO2


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Q2683067 Geologia

Analise as afirmações a seguir:


I- Mármore é uma rocha metamórfica com grãos visíveis de calcita e/ou dolomita.

II- Sienito é uma rocha básica em que predominam minerais como feldspato, quartzo e magnetita.

III- Gnaisse é um grupo de rocha metamórfica formada por feldspato, quartzo, mica, anfibólio, granada entre outros minerais.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2683066 Geologia

A planície litorânea marinha é constituída por sedimentos:

Alternativas
Q2683064 Geologia

Analise as afirmações a seguir:


I- Inundação é o processo de extravasamento das águas do canal de drenagem para as áreas marginais, quando a enchente atinge a cota acima do nível máximo da calha principal do rio.

II- Enxurrada é o acúmulo momentâneo concentrado de águas, em uma dada área, decorrente da deficiência do sistema de drenagem.

III- Vazão é a quantidade de água que passa por uma seção, em um dado canal de drenagem em um período de tempo.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2683063 Geologia

O curso de água perene é quando:

Alternativas
Q2683062 Geologia

O intervalo do tempo geológico do Cenozoico é dividido em:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: D
5: D
6: A
7: A
8: C
9: E
10: E
11: B
12: B
13: E
14: C
15: B
16: A
17: A
18: D
19: D
20: D