Questões de Concurso
Comentadas para crp-ms
Foram encontradas 460 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As referências técnicas do CREPOP desempenham um papel ético ao se envolverem na qualificação profissional, orientando práticas alinhadas com a defesa dos direitos e a promoção da transformação pessoal.
As referências técnicas em psicologia e políticas públicas têm o objetivo de melhorar a qualificação profissional de psicólogos que atuam em diversas políticas públicas.
O Plano Nacional aborda a violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de dez eixos estratégicos, incluindo a análise da situação, a mobilização, a defesa e a responsabilização, o atendimento especializado, a prevenção e o protagonismo infantojuvenil.
Apesar de mais de trinta anos de políticas de prevenção e cuidado para pessoas vivendo com HIV, o tema ainda é permeado pelo preconceito. Dessa forma, é importante destacar que o Código de Ética não contempla princípios éticos específicos para abordar essa questão.
Como política pública, o programa brasileiro de ISTs/HIV/aids tornou‑se uma referência mundial, destacando‑se, para isso, dois aspectos cruciais: a presença de um sistema de saúde público universal; e a colaboração com os movimentos sociais.
O tesoureiro do Conselho é responsável por apresentar ao plenário balanços de receitas, despesas e movimentação de contas, juntamente com o levantamento de lucro líquido e de previsão de aplicação dos valores.
A Comissão de Tomada de Contas é um órgão consultivo e fiscal, que atua como assessor do Conselho.
A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) tem a finalidade de coordenar e realizar, dentro de sua jurisdição, as atividades de orientação e de fiscalização profissional da entidade, além de prestar assistência ao plenário do CRP em questões de sua competência.
As doações não serão consideradas como uma fonte para a constituição do patrimônio do CRP‑MS.
Ao secretário do conselho compete assinar a correspondência do CRP.
Ao presidente do Conselho compete representar o CRP fora de juízo.
Afastar‑se do cargo de membro da diretoria por mais de 180 dias, seguidos ou intercalados, acarretará a perda do mandato, salvo para mulheres em licença‑maternidade.
A eleição da diretoria só será válida com a participação de, pelo menos, metade dos conselheiros presentes no plenário.
Não é permitida a reeleição dos membros da diretoria.
A eleição da diretoria será conduzida conforme o critério de escrutínio definido pelo plenário.
A multa não pode ser aplicada em conjunto com outra penalidade, e não pode trazer prejuízo às demais sanções previstas em lei.
Se não houver recurso ordinário após a imposição de penalidades como suspensão ou cassação do exercício profissional, o presidente do CR responsável pela decisão enviará o processo ao CRP dentro de trinta dias corridos após o término do prazo para a apresentação do recurso ordinário.
As causas de nulidade incluem impedimento ou suspeição de agentes envolvidos, ilegitimidade do investigado, falhas na citação, falta de defensor dativo, supressão de fases de defesa e falta de fundamentação das decisões.
Os atos processuais podem ser anulados apenas por iniciativa própria.
Pessoas próximas às partes, envolvidas ou que emitiram opinião pública sobre o caso, assim como aquelas com vínculo profissional com a pessoa investigada, estão impedidas de participar do processo.